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rodinhas chamine

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boas
Pois é amigo tenho a ligeira impressão que ''já foste'' ou seja isso não deve dar para soldar, o melhor deve ser começares a pensar numas rodas novas, ou então uma só para a frente.
 

tinric

Super Moderador
Não se vendem cubos destes à parte,... logo... roda nova sim, mas nada disso...

Nem que tenha que se fazer um enchimento qualquer com solda ou algo assim e depois abrir com uma broca... nos dias que correm... nem que ande com um raio a menos... tenho 23 :) há rodas com menos... fora de brincadeira... tenho que arranjar solução e não pretendo desistir desta roda de forma alguma...

Só que não sei quem faz trabalhos desta natureza por aí. Agora não acredito que não haja.

Não levem a mal, mas o povo está habituado... "ah e tal... estragou mete-se novo..." eu sou contra esse principio.. estragou ... arranja-se..

Além dos € que se poupam... (e que não tenho para um par de rodas novo) nunca iria deixar estas rodas que ao fim de quase 13000 km me deram o primeiro dissabor... as coisas não duram para sempre... mas estas ainda vão ter que fazer mais uns bons km...

Se alguém souber de quem possa fazer estes trabalhos informe-me por favor.

Obrigado.
 
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tinric

Super Moderador
Parece que descobri uma maneira de tirar peso às rodas :)

22917839.jpg


Em principio já arranjei quem me faça um trabalho no cubo... vamos ver depois o resultado final... se for bom (e segundo ouvi dizer será.... ) teremos uma boa solução para aluminios aqui pela zona centro oeste :)

Agora um àparte... já alguém enraiou uma roda com pneu e ar e tudo? :) desculpem a pergunta parva ou não mas fico curioso... estando o pneu bem montado e "colado" em tubeless se seria inconveniente ou ajuda ...
 

nogueira.nuno

Active Member
Quando se enraia uma roda de novo e a seguir se instala um pneu e se enche ou finaliza á uma compressão no Aro que por vezes "pode" causar que precises de dar um aperto extra ;)

Neste caso como já tens o pneu instalado e com ar como dizes de certo é só encaixar os raios e finalizar!

Em principio isso tem solução nem que se compense no final com mais tensão nos outros raios, as rodas NUNCA mais são as mesmas ou nesse raio mas safa.
 
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tinric

Super Moderador
Daí mais ou menos a minha pergunta (sei que não se faz assim) mas pergunto se enraiar já com o pneu montado pode ser muito mau...

Pergunto isto porquê?! Como fui agora no fim do trabalho à oficina onde deixei o cubo e o sendo obvio que se trabalha melhor com o cubo na mão e não enraiado na roda... desmontei num instante lá na oficina... nem tão pouco despejei o pneu (recém montado e convertido)...

Ou seja .. a ideia seria não o desmontar... dado que a nivél de pressão tudo "deveria" (teóricamente) ou não, estar como estava com o cubo montado.

Estou muito errado?

Talvêz esteja a contrariar as leis da fisica e a minha ideia seja muito estupida... mas...
 

nogueira.nuno

Active Member
Não, nenhuma pergunta ou ideia é estupida e só o é quem pensa que sabe tudo ;)

É assim, eu esvaziava o pneu e enchia depois de enraiar e verificava novamente a tensão dos raios para ter a certeza que estava tudo OK, até porque como dissevai ter que se dar um jeito a nivel de tensão para não aplicar a normal ou necessaria naquele raio.

Não sei de qualquer maneira como é que vão fazer o trabalho ou de que forma mas seria assim que eu fazia no teu caso.
 
lol tinric muito bem, és despachado :)

Olha que há alguma probabilidade de o aro com a pressão exercida pelo pneu cheio e sem o apoio dos raios dar um salto e ficar num oito... ou não.. mas pelo seguro é melhor mesmo esvaziar.
 

tinric

Super Moderador
Sim.. não vá o diabo tece-las que com a sorte que ando...


Obrigado ai pelos coments...

é que me recuso à ideia do "estragou... compra-se novo" quando com algum trabalho e dedicação se mete como ou melhor que novo :)

novidades logo que tiver... (vou agora mesmo esvaziar a roda :))
 
Antes demais, deixa-me dizer-te que nem todos têm a coragem para fazer uma reparação dessas. Espero que corra bem.
Não esquecer de tirar os rolamentos fora antes de começar a soldar, se limpares os lubrificantes também evitas muito fumo. Se o cubo tiver algum autocolante e o queres manter é melhor tentares tirar antes da temperatura subir.
Para mim isso é coisa para ser feita em algumas operações:
- desmontar
- limpar
- lixar a zona a soldar para expor a cru o aluminio a soldar
- soldar, eu ia pelo enchimento.
- rectificar no torno
- rectificar na frese
- pintar
- montar

Espero que não fiques com um cubo com o material todo destemperado, deve haver forma de voltar a temperar uma peça, mas de isso não percebo nada.
Tenho um familiar que na vida so repara componentes em aluminio, ja la vi algumas coisas dificeis, mas um cubo de bike nunca.
Espero que corra bem.
 

tinric

Super Moderador
Boas mecanico

antes demais obrigado pelas dicas e pela "preocupação" de que tudo corra bem que sinto nas tuas palavras.

Neste momento o cubo já está num senhor que costuma reparar as peças de motas de um amigo que faz freestyle está sempre a danificar material... foi ele que me aconselhou.

O cubo foi demosntado totalmente e limpo e depois desraiado (já na oficina) por acaso os autoculantes não tirei mas não me interessam minimamente... se ficar depois tudo preto melhor :)

Em relação ao processo, discuti logo com o senhor em que sugeri e ele concordou logo também, será enchimento e não tentar soldar a peça que se partiu dado ser tão pequena, certamente derretia logo.

Quanto a empenos ou destemperamentos... dado que até tem uma boa superficie na zona a soldar, espero que tal não aconteça.

Quanto a perfeição (tornos e freses...) informei logo que o meu objectivo não é a perfeição ali numa zona entre raios e tapada pelo disco na zona do parafuso ainda por cima... quero aquilo forte, se ficar "bonito" melhor senão...

Entre isso e ponderar comprar uma roda nova como foi sugerido... por todos os motivos... também espero que corra bem...

Se empenar ou correr mal por algum motivo olha... já ponderava a hipotese de andar com um raio a menos...

4ª feira em principio já teremos novidades... esperemos que boas.


Só uma questão... como saberei se destemperou?!

O senhor da oficina, que me pareceu bastante profissional e me foi recomendado por alguém que já experimentou muitos trabalhos desta natureza... ainda que em peças maiores, disse-me que a solda a TIG atinge os 600º... para ser sincero e só agora ao googlar vejo que algumas ligas de aluminio temperam aos 500º... sendo que os 600º seriam um máximo local... vamos ter fé :)

Abraço
 

pimentoski

New Member
estou muito curioso para ver o resultado final, espero que isso tenha solução... mas podes sem dúvida tentar dar um bocadinho de menos tensão nesse raio (se for possível).
 

tinric

Super Moderador
sim pimentoski, mas se bem compreendi... aquilo vai ficar forte... pois vai ser cheio totalmente... (um bocado maciço) e depois aberto o rasgo para passar o raio.


em aço até domino qualquer coisa as soldaduras que já trabalhei numa serralharia (embora na parte dos aluminios fazia as rampas para BMX com estruturas em aço...) e uma boa solda fica tão ou mais forte que o aço ou aluminio neste caso...

A ver vamos... mas sim... veremos todos o resultado
 

tinric

Super Moderador
Boas

daSilva, é fazer as contas
quadrodirec.jpg

quadrocomp.jpg


1399gr - 33gr das peças da caixa de direcção que pesei umas iguais no outro dia em casa do meu colega... de que me interessa dizer que pesa X se pesa Y, pesa o que pesa, para mim estrá bom, se pesasse 1Kg ficava mais contente mas se pesasse 1,5 Kg também não o mandava fora por isso.

Ricardo, quanto ao cubo essa também é a minha certeza... se ficar bom, fica por ali posso ficar descansado e também... se voltar a acontecer já sai onde recorrer.

Abraço ... vou trabalhar :(
 
Sobre as temperaturas para temperar e destemperar não sei, nem como se faz.
Tenho um primo que repara jantes de automóvel, muitas por dia, e que já deve ter derretido milhares de varetas de solda, aquilo depois de aquecer o aluminio fica mais macio, depois para voltar a colocar com a dureza inicial não sei como se faz.
Mantém o cubo sobre vigilância depois de montado, não vá isso pregar uma partida.
 

tinric

Super Moderador
Boas pessoal...

Amanhã já vamos ver o resultado... também estou curioso.

Em relação a resistencia... um raio a menos ou com um bocadinho menos tensão também não me há-de fazer muita falta que até nem estou muito pesado (67-68 kg) mas eu posto ai umas fotos de pormenor para ver o que me dizem.

Quanto ao peso do quadro, sim foi uma bela surpresa mas não me canso de dizer que o aluimino não é mais pesado que o carbono... às vezes o pessoal tem essa ideia mas não é completamente certa...

Agora a prioridade é ver o resultado do cubo... e arranjar uma boa almofada para me sentar amanhã (espero) a enraiar e desempenar se necessário a roda para ver se fica pronta para sabado :)
 
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