Stumpy-> Whippet (142)-> BlackSin (202) / LE (330)-> Green (378)-> Stumpy (397)

tinric

Super Moderador
os discos originais 160mm se forem iguais aos meus pesam 117 gramas cada, os ashima pesam 82 e 70 gramas aproximadamente. e custam cerca de 15 euros cada...

link sobre os exustar: http://www.forumbtt.net/showthread.php/18462-Pedais-Exustar-PM25?highlight=exustar

outro link: http://www.forumbtt.net/showthread....s-Exustar-pm25-com-Folga/page2?highlight=pm25

giro que um user no tópico de cima diz que os pedais são bons, no outro pede ajuda porque tem folga... não percebo.

outro: http://www.forumbtt.net/showthread....-quais-comprar?p=497080&viewfull=1#post497080

Boas
Pois, por via das duvidas e todas as indecisões, o pedais se calhar vão ser mesmo os shimano 540, o peso é parecido, são mais feios sim, mas também não se vêm e são bons de certeza.
Os discos, sim, são quase 100 gramas no par, mas tenho que ponderar pois os euros sao poucos e o objectivo é de 11 para 10 kg, não de 9 para 8 ou algo assim que se tenha que ir tão longe.

Quero também salientar que pedalo por lazer e não em provas, pelo que me interessam componentes de durabilidade média alta. (não procuro peças muito leves, mas que depois durem 2 ou 3 mil km apenas)

Espero não estar a fugir ao tópico com as dúvidas, mas têm ajudado bastante.

Obrigado e boas pedaladas.
 
Last edited:

tinric

Super Moderador
Boas

1ª redução de peso (custo = 0 )
Como hoje fui dar sangue e não pude ir pedalar fiz algo que já devia ter feita à muito, e acreditem ou não... foram 150 gr em terra, lixo e 6 parafusos para os porta bidons de agua, (6 e grandes e pesados).
Desmontei e limpei tudo... pedaleiro, cassete, desviadores, rolamentos das rodas (só não os consegui tirar e já tenho uma beca de ferrugem num :(... mas qual nao foi o meus espanto quando tinha 11,250 gr antes e 11,100 gr depois :)

Agora este mês é ver o que se consegue juntar de guito para em Agosto antes ou depois das férias (Setembro eventualmente) investir logo tudo de uma vez.

Tenho um dente partido no prato de 32 de resto nem está muito mau, não se sente a corrente a saltar nem falhar, acham que é grave a falta do dente? Ou pode andar assim mais uns tempos?

Deixo o primeiro registo de redução de peso que vou continuar a registar e a seguir os vossos conselhos.

Abraço.
 
Boas!
As tampas dos visores dos manipulos...Tens aquí no fórum várias fotos dessa operação.
Nos punhos, o que eu falei (bontrager race xxx lite), pesam 15 gr. o par!!!Existem punhos com até 100 gr.

Abraço.
 

tinric

Super Moderador
Boas, Giantfreerider


- Pedais exustar pm-25 (têm o mesmo sistema de encaixe da shimano e pesam 280gramas por 50euros);
- Cassete, se te sentes com força, ia para uma slx de 28 dentes, que pesa 240gramas e anda pelos 35 euros;
- Pneus, kenda karma para a frente e small block 8 para trás, cerca de 30euros o par (o par costuma ficar abaio de 1kg...);

Daqui estou virado para os pedais sim, fui ve-los ao vivo, são muito bonitos e lubrificando de vez em quando não acredito que dêm grandes problemas.
A cassete esquece... eu ando com 34 dentes e não creio que vá para 32 ou estás a falar do prato tirar o 22 e o 32 e meter apenas um 28? (também não me parece.. que o 22 ainda me faz falta :))
Os pneus kenda karma ou o small block 8 onde compras só um por menos de 30 euros? É que custam 45 € cada :S cerca de 30 o par... fico já com dois pares :)
 

Fábio A.

New Member
Onde é que esses pneus custam 45e cada? Que é para eu nunca lá comprar .. :lol:
O Karma custa 15e cada, e o SB cerca de 18e se não estou em erro...

Quanto à cassete, não tem nada a ver com os pratos da pedaleira que falas...
A cassete 11-32 para 11-34 só muda mesmo o carreto mais leve, em que a 32 torna-se um bocadinho mais pesada mas nada de grave. ;)

Cumpz
 

tinric

Super Moderador
Onde é que esses pneus custam 45e cada? Que é para eu nunca lá comprar .. :lol:
O Karma custa 15e cada, e o SB cerca de 18e se não estou em erro...

Quanto à cassete, não tem nada a ver com os pratos da pedaleira que falas...
A cassete 11-32 para 11-34 só muda mesmo o carreto mais leve, em que a 32 torna-se um bocadinho mais pesada mas nada de grave. ;)

Cumpz

Boas,
Sim eu sei a diferença entre a cassete de 34 e 32... mas como alguem me estava a sugerir uma cassete de 28 (seria certamente o prato)
Os pneus ao preço que vi só se são os tubeless mesmo (estes que falam são normais para converter?) é que vi em duas lojas diferentes e o preço mesmo em lojas de net ronda os 45. Mas ok. Vou ver melhor pois quero mesmo trocar o pneu de trás e este se todos dizem bem deve ser mesmo bom :)

Sim já compreendi a diferença e encontrei o karma de 15 a 17 e o sb de 19 a 20 e pouco.
O que estava a ver era o Pneu Kenda Small Block Eight 26x1.95 e este sim custa os 45.

Abraço
 

Giantfreerider

New Member
Boas,
A cassete é que tava a dizer para pores uma de 11-28 dentes. Os pratos da pedaleira mantinhas.
Quanto aos pneus, sugeri-te pneus kevlar normais, para converteres em tubeless!;)
Vê na poison-bike.net, tem lá os kenda karma e small block 8 ao preço que o Fábio disse!
Cumps
 

fitty77

New Member
Boas,
Sim eu sei a diferença entre a cassete de 34 e 32... mas como alguem me estava a sugerir uma cassete de 28 (seria certamente o prato)
Os pneus ao preço que vi só se são os tubeless mesmo (estes que falam são normais para converter?) é que vi em duas lojas diferentes e o preço mesmo em lojas de net ronda os 45. Mas ok. Vou ver melhor pois quero mesmo trocar o pneu de trás e este se todos dizem bem deve ser mesmo bom :)

Sim já compreendi a diferença e encontrei o karma de 15 a 17 e o sb de 19 a 20 e pouco.
O que estava a ver era o Pneu Kenda Small Block Eight 26x1.95 e este sim custa os 45.

Abraço

Onde é que esses pneus custam 45e cada? Que é para eu nunca lá comprar .. :lol:
O Karma custa 15e cada, e o SB cerca de 18e se não estou em erro...

Quanto à cassete, não tem nada a ver com os pratos da pedaleira que falas...
A cassete 11-32 para 11-34 só muda mesmo o carreto mais leve, em que a 32 torna-se um bocadinho mais pesada mas nada de grave. ;)

Cumpz

Atenção que os Kenda que aparecem a esse preço têm a borracha diferente e são mais pesados. Não estou a dizer que vale ou não a pena, apenas que estamos a comparar coisas diferentes. A esse preço, o que se arranja são as versões 60tpi, e as versões mais caras são 120tpi. Para além disso, alguns sites anunciam as versões 60tpi com os pesos das versões mais leves. Por exemplo um SB8 60tpi 1.95 pesa mais de 500g, enquanto que a versão 120tpi deve andar pelas 420, mais coisa menos coisa (se não estou enganado). Daí as diferenças de preço brutais que se encontram...
 

tinric

Super Moderador
OK.

Decisões tomadas e orçamento encaminhado.

Digam de vossa justiça para já:

Cassete SLX
Pedais Exustar pm-25
Pneu Kenda Karma para trás (com no tubes)
O disco Ashima 140 (alguem sabe onde se vende o apoio para o disco de 140 ou o preço (fotos)

Espero assim passar a minha roda de trás que está nos 2,5 kg para menos de 2kg, pois é onde sinto a bike mais pesada.
Poupo: 100 gr na cassete + 80 no disco + umas 400 no pneu, camara, liquido... a correr bem seriam umas 600 gr por cerca de 100 eur... o que não seria mal, acho eu.
Mais 135 gr nos pedais, so de uma vez vão 700 gr. (ficam a faltar 300 ou 400)
 
Last edited:

tinric

Super Moderador
Já encontrei os adaptadores dos discos 140 trz na casa dos 10 euros... de 14 gr

É isso ou há mais barato e melhor?
 

tinric

Super Moderador
Boas pessoal.

Já fui deixar a máquina no emagrece :) acreditem ou não, pesada na balança da BikeZone aqui das Caldas, a minha roda de trás com chavetas, cassete, disco, pneu e camara com liquido pesava nada mais, nada menos que 2.767 gr... :S até fiquei azul, pensava que a minha balança ao acusar 2500 mais ou menos estava a roubar para o peso... afinal estava a roubar mas era ao contrário.

Agora para a semana já vou postar aqui o peso da roda com cassete e pneu novo no tubes.. a ver se só nisto foram mais de 500 gr à vida... estou em crer que sim.

Era para ser so para depois das férias... mas esta parte vai já.

Abraço e boas pedaladas.
 

essence_s

New Member
Ah, pois é!!Normalmente as balanças não de precisão, roubam ..no peso...
Bons investimentos, muito bem, estás no bom caminho
 

tinric

Super Moderador
Ah, pois é!!Normalmente as balanças não de precisão, roubam ..no peso...
Bons investimentos, muito bem, estás no bom caminho


Pois, até tou com medo é se os 11,250 Kg que acusou a bike toda, afinal são 11,5 :( mas vamos ver, assim que a for buscar já peso lá a roda e a bike toda a ver se isto baixa dos 10 Kg antes de chegarmos a setembro...

É mais fácil tirar 5 Kg ao piloto que 1 à bike :) e mais barato.. muito mais...

Abraço e obrigado pelo coment.
 

pimentoski

New Member
para veres o erro da balança tenta pesar 2 garrafões de água de 5 litros ao mesmo tempo... tem de dar 10 kilos e pouco, por acaso até tenho o peso de um garrafão vazio mas agora não sei de cor, depois digo. a minha balança made in china não chegou a falhar por 50 gramas... nada mau. o ideal até é pesar 3 garrafões porque nas balanças normalmente quanto maior é o peso maior é o erro... e se ela for fiável nos 15 kilos vai ser fiável nos 10 ou 11 kilos da tua bicicleta.
 

tinric

Super Moderador
Boas pimentoski, fiz isso logo que a comprei e também me pareceu fiavel, num garrafão estava muito proximo dos 5 nos dois muito dos 10, não fui aos 3.
Depois pesei também um Kg de arroz ou açucar ou o que foi e também me pareceu bem.
Podia não estar afinada quando pesei a roda e não reparei.

De qualquer modo, digital é sempre mais fiável.


Vou testar com os garrafões e também ver se há diferença desta para outra balança cá de casa num ou dois garrafões de àgua ou Kg de qq coisa pois daqui até conseguir meter a máquina nos dois garrafões de peso :) ainda devo ter que a pesar umas quantas vezes.

Obrigado pela dica.

Abraço e boas pedaladas.
 

tinric

Super Moderador
BOAS.

Ao fim de muitas indecisões e pesquisa, e principalmente com o pouco t€mpo disponivel que tenho deixo a lista de componentes. (em bold os novos).

Sei que alguns seriam discutiveis, mas como refiro, o t€mpo é o principal factor de influencia para a escolha da gama SLX em vez de XT por exemplo.

Como decidi trocar logo toda a transmissão e pedais. Fica a faltar o pneu da frente, o disco 140 Ashima atrás e os punhos XXX a ver se assim chega a sub10.


2ª feira, quando for buscar a máquina, já apresento fotos e o peso pois não sei como vai ficar.


Quadro - Liga M4, tubos manipulados e com tecnologia ORE, escoras em mono-stay
Suspensão - Fox F90 RL 90mm de curso, pré-carga de ar, recuperação, compressão e bloqueio
Caixa direcção - 1 1/8", alumínio com inserção de 10mm, rolamentos selados
Avanço - Specialized inclinação ajustável, oversize, forjado e maquinado a CNC
Guiador - Specialized XC recto, oversize, alumínio 2014 de espessura variável, 5º de recuo, 600mm
Punhos - Specialized MTB, composto duplo
Travão dianteiro - Avid Juicy 7 hidráulico, disco de 160mm
Travão traseiro - Avid Juicy 7 hidráulico, disco de 160mm
Manetes travão - Avid Juicy 7
Desviador dianteiro - Shimano M581 LX, abraçadeira de 34.9mm, bottom swing, dual pull
Desviador traseiro - SRAM X.0, 9 velocidades, caixa longa
Manípulos mudanças - M X-9 trigger, 9 velocidades
Cassete - SLX 11/32D
Corrente - XT/SLX
Pedaleiro - SLX 22D/32D/44D
Pedais - EXUSTAR PM25
Rodas - MAVIC CROSSTRAIL
Pneu dianteiro - Specialized Fast Trak Pro 26x2.0", kevlar, composto duplo (COM CAMARA E LIQUIDO)
Pneu traseiro - KENDA KARMA 26x2.0 COM LIQUIDO NO TUBES
Selim - Specialized BG Rival, carris em Cromoly ocos
Espigão selim - Specialized em alumínio 2014 de espessura variável, 30.9 x 350/400mm
Aperto espigão - Alumínio 7050 anodizado com blocagem, 34.9mm, preto


Digam de vossa justiça e ideias.

Em principio seria melhor meter o small block atrás e o karma á frente, mas para já vou testar assim e depois quando mudar o da frente (para o mes em principio) já vejo como se comporta este atras e decido como quero deixar.

Fica a faltar para já e dentro do orçamento o disco de 140 ashima e o respectivo adaptador, e os punhos.

Em orçamento baixo, estão a ver mais alguma coisa que possa mudar para ganhar umas gramas???

Sei que o SLX em cassete e pedaleiro perco cerca de 80 gr para o XT, mas pela diferença de preço (cerca de 100 euros) para já terá que ficar assim, além de gostar pessoalmente do pedaleiro SLX e estar curioso para ver com fica na minha Bike, estou confiante que ficará muito fixe dadas as cores da bike e do pedaleiro.
 
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tinric

Super Moderador
Boas pessoal.

Ontem fui buscar a minha bike... confesso que esperava ver um pouco menos peso na balança, mas cá vai:

03082010.jpg


Na pedaleira XT antiga acusou 866 gr a nova SLX se forem os 890 anunciados (não a pesei) aumentei umas 30 gramas (mas acho que fica bem a bike assim)

03082010007.jpg


Está um pouco suja pois não tive paciencia para tirar fotos e fui logo testar o material e ver como se comporta.
Na roda de trz baixou umas incriveis 700 gramas, passou de 2767 para 2075.

A nivel de teste que fiz, 50 km divididos entre ontem 20 e hoje 30, do pneu karma já tinha lido boas criticas acerca dele a curvar... confirmo e assino por baixo... não so a curvar, mas a subir... em areia fiquei parvo... muito bom... para o mes vem um para a frente tambem.

Os EXUSTAR PM25, tenho lido alguns a dizer mal do encaixe e desencaixe... só tenho a dizer... foi como os tirei da caixa... ou os meus Shimano 505 eram muito maus.. ou estes são mesmo muito bons... (tambem não apanharam lama ainda) mas até agora só tenho a dizer bem.

A minha menina faz exactamente hoje 3 anos... teve uma pequena prenda... este pequeno upgrade e emagrecimento...
Mas estou a ver que tenho que mudar o nome ao topico pois não sei se vou conseguir chegar aos sub 10 como pretendia... mas ainda não desisto já.

Peço ajuda ao pessoal para mais umas dicas, tirando o pneu frente (que vai levar o karma tambem), o disco 140 trz, punhos bontrager race xxx, que já tenho em mente, assim a baixo preço o que se pode fazer mais???

03082010001.jpg


03082010004.jpg


03082010005.jpg
 
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Ferrugem

New Member
Boas!
A troca o espigão, guiador ia ajudar na baixa de peso pesquisa truvativ world cup, compra punhos bontrager race xxx lite o pneu da frente com liquido é pesado
 

epictimon

Member
boas,
há componentes que para quem tem pouca disponibilidad€ compensa comprar usado, como è o caso do avanço um syntace f99 que já vi por estas bandas a cerca de 50€ que custa o dobro e pesa 90gramas e em relação ao teu..... o guiador e esse selim e guiador podem ser usados! uma questão de oportunidade...
 

tinric

Super Moderador
Boas,

Sim, o espigão, banco, avanço e guiador... a longo prazo... (como diz o nome do tópico) lá para o Natal pode ser que se chegue a sub10... por agora quero é pedalar e aproveitar enquanto ainda sinto a ultima redução de peso, pois daqui a nada já não a sinto e é como se sempre assim tivesse sido.

Depois posto uma analise mais detalhada com mais uns Km em cima.

Tenho duvida quando à troca de um avanço pois o meu é muito curto (75 mm acho eu) e elevado (12º ajustaveis) (cerca de 150 gr) o que dá uma posição confortavel, boa descida sem prejuizo das subidas... a mudar para um Ritchey, WCS 4AXIS O/S 90mm, 114 gr, 52 eur na poison...(por exemplo) não sei se ganho ou perco mais que o que tenho agora...
 
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