sram X01

edununo

Well-Known Member
Não vão pelo peso.
A simplicidade é a grande vantagem. Prefiro de longe este grupo a qualquer 3x9 ou 2x10 de gama média.
 

diogobike

Member
Penso que a melhor combinação possível para isto do 1x11(para quem quiser gastar pouco), será neste momento na minha opinião, a cassete xt M8000+ desviador Traseiro NX+ manipulo NX+ corrente XT...

Alguem sabe quando vai estar disponível para venda este novo grupo?
 

JoaoAM

Member
Por menos de 300 euros já se arranja o GX (mas com k7 e corrente m8000)

Não vejo nada de muito bom neste grupo, relativamente ao gx que era o concorrente do xt
No máximo, este novo poderá competir com o futuro Slx ou deore, so o futuro o dirá.
 

klaser

Well-Known Member
A SRAM viu a caca que fez em apostar somente numa gama de transmissão que obrigava a mudar o cepo ou até a roda contra um grupo muito mais barato e "plug and play" para a maioria,como o XT 8000 e agora quer correr atrás do prejuízo....
 

lpsferreira

New Member
Os 10T fazem para mim toda a diferença para quem quer ter apenas um prato.
Só quem ainda não pedalou com 10T dirá que é igual ou quase igual.

Os 10T equivalem quase ou mesmo a 3T a mais na frente.
 

fabio viana

Well-Known Member
@lpsferreira, pois o problema é mesmo esse, o carreto de 10t...

Se uma pessoa não quiser "penar" muito nas subidas mete um prato de 32t, mas depois perde muito a rolar, isto com o carreto de 11t.

Mas como é preciso o cepo XD e como o mesmo não está disponivel para todos os tipos de cubos, dá que pensar na altura de meter 1x11 sem ser com 10t..
 

klaser

Well-Known Member
Concordo 100% Jocas..e um 2x11 então...os dois pratos sem tanta diferença entre si em termos de número de dentes,não quero outra coisa...
 

lpsferreira

New Member
Tudo dependerá e muito do uso que lhe dás.
Pergunta à minha filha mais nova se quer voltar a ter 2 pratos.
E são apenas 11 anos (irá fazer os 12 na próxima semana)...
 

klaser

Well-Known Member
Tou a usar na roda 29 28-38 e 11x40... dá para subir tudo e no 38x11 acabar com as pernas :D
Para uma transmissão 2 pratos não ser desconfortável a diferença máxima entre pratos não deve ser superior a 10 dentes na minha opinião...
 

edununo

Well-Known Member
A SRAM não fez caca com o carreto de 10. É mesmo a grande vantagem.
Quem dá 1000 euros por um X01 ou XX1 está-se a marimbar se tem de gastar 50 euros num cepo. Quem tem bikes com grupos destes tem rodas a condizer e nessas facilmente se arranja o cepo.
A inteligência deste grupo para budget bikes está mesmo no aproveitamento do cepo standard. Porque aí já conta o orçamento. Nem todas as rodas de gama base possuem esse cepo. Vai ser engraçado ver bikes sub 1000 euros com 1x11.

Outra coisa importante é o facto de na SRAM existirem 2 tipos de desviadorés traseiros. No NX, X1, X01 e XX1, apenas dão para grupos 1x11. Não funcionam em 2x11 ou 3x11. Estão optimizados para mono-prato.
No grupo GX o desviador de 11v para 2 ou 3 pratos é totalmente diferente do desviador GX mono.
 

klaser

Well-Known Member
Não disse que o carreto de 10 é caca,,disse que as estratégias de mercada da SRAM são uma caca,é só ver o que fizeram na estrada,desdenhando os grupos eletrónicos,a e agora andam a correr atrás com o tap....
 

edununo

Well-Known Member
Exacto. Nesse aspecto foi a Shimano a ficar para trás.

Quanto à estrada, é verdade que ficaram atrasados face ao DI2 da Shimano e EPS da Campagnolo mas parece-me que este grupo wireless vai fazer história.
 
Descubri a pouco 2 opçõe de cassetes de 10v com relação 9-42 para quem não quiser trocar para 11v só que tem de comprar cepo XD,o problema que vejo são as relações e o preço,as 2 tem preços quase idênticos

http://reviews.mtbr.com/first-look-ethirteen-9-44-trs-cassette/2
http://bythehive.com/e-thirteen/components/2016-trs-cassettes/ , e*thirteen TRS+ Cassette 9,10,12,14,17,20,24,28,35,42(300g)(289euros).

http://www.leonardifactory.it/shop/2387-general-lee-9-42-10s/ , Leonard General Lee 9-42 9-11-13-15-18-21-24-29-35-42 (250g)(280eurs).

Cada cassete tem os seus pros e contras. Na GENERAL LEE os pros é peso,relações mais leves mas os contras são os pratos mais altos são de alumínio e em termos de duração devem ser fracos mesmo que seja uma relação alta(29-35-42)e sendo assim devem durar menos que os pratos mais baixos e a cassete tem que se comprar toda.

Na ethirteen o peso é um pouco mais alto e as relações mais pesadas mas o que percebi a cassete é construía em 3peças,se uma dessas partes estiver mais gasta pode-se comprar só essa e não a cassete toda que é bom, se quisermos mudas de 10v para 11v também podemos comprar só a peça que é preciso.

Eu estou mais virado para a ethirteen prefiro ter um pouco mais de peso e durar mais mesmo que seja so para fazer competição
 

fabio viana

Well-Known Member
Esse e*thirteen parece ser uma boa opção...

E caso uma pessoa queira mudar para as 11v, basta tirar os 3 carretos maiores e comprar um com 4 carretos para fazer as 11v... nada mal pensado da parte deles..

Mesmo que se tenha de adquirir umas rodas com cepo XD ou arranjar um cepo XD para as rodas atuais, fica bem mais barato do que estar a comprar um sistema de 11v da sram para ter o carreto de 10t
 

kanoysta

Member
Para mim nenhuma das marcas fez caca. Lol. Fizeram opções diferentes, ambas com prós e contras, e ambas com mercado para vender muito ... Muito mesmo :)
Optar pela Gama mais alta ou mais baixa é opção pessoal que vai sempre existir. Deixem lá as guerras de preços de lado pois nunca acabam. O que pra uns é caro, pra outros não é. E depois é como tudo, nem sempre vamos comer a um restaurante gourmet ... Mas tb nem vamos ao mc donalds. Cada um sabe de si e da sua carteira :)
Uma coisa é certa para mim. Já usei 3x10, 2x10... E nada me fará voltar atrás depois de ter usado 1x11 da sram.
Ainda me lembro de ficar reticente quando tirei um prato do 3x10 lol. Agora até parece ridículo.
Aliás ainda me lembro de todas as críticas ao sistema 1x11 mesmo antes de ser comercializado. Lol. Parecia o apocalipse :)
Eu aconselho qq um a experimentar. Se gostar e pudere, que mude. Se não gostar ou não puder, não muda. Lol
Reconheço que ter 1 prato só n é tão polivalente como ter 2. E para determinadas aventuras troco o 32 por um 30. Mas dp no terreno é como se n tivesse transmissão. Não damos por ela pq n é preciso preocupar com nada. É só meter uma acima ou abaixo ... Até n dar mais. Lol
 
sim a cassete ethirteen só serve para quem queira manter as 10v se não mais vale comprar 11v de raiz. Mas a uma opção para transformar uma transmissão de 10v para 11v com uma simples troca de corrente e claro cassete.

Basta ter este kit http://www.rapide.co.za/product/sram-11-speed-shifter-adapter/ , isto é uma peça que se instala num SRAM X0\X9 ou X7 trigger que de 10v fica a trabalhar para 11v,o desviador traseiro fica igual porque o que comanda é o trigger, o problema é que com compra e transporte o preço fica em 24euros( http://www.***********/en/home/1059-shifter-converter-10-to-11s.html) mas se já tiverem o trigger muito melhor
 
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