Sou assim tão fraquinho?

Joseelias

Well-Known Member
andre.f.a.silva

Melhor que uma explicação é um bom vídeo. :D

Ai a Sunn que se vê nesse vídeo... Possivelmente de titânio ou de Aço Chromoly de alta gama... Se lhe pudesse deitar as mão traía logo a minha Lava Dome! :D
 

Joana Simoes

New Member
Joseelias e andre.f.a.silva e todos o que me deram força

Agradeço-vos imenso....realmente este video tirou-me umas dúvidas que tinha....estive a mudar o selim e não sabia se punha mais para a frente ou para trás....mas agora já sei :)

Sinais de incentivo já tive dois :D....um deles estava parada numa subida a deitar os pulmões boca fora, as pernas doridas....quando passa um ciclista a subir a rua como se tivesse sentado na esplanada do café lol e grita-me "boraaaaaaaaa miudaaaaaaa forçaaaaaa boraaaaaaa"...ri-me, montei-me e subi!

O outro incentivo, estava à espera que o semáforo ficasse verde, a descansar com o pé em cima do lancil, e passa uma carrinha cheio de homens e um diz: vê lá se não cais!!! Ri-me outra vez, e mostrei-lhe dois dedos do meio :)

and that's the spirit!!!
 
Last edited:

coolmike

New Member
Costumo ler mais do que escrever, mas esta ultima mensagem da joana... nao pude ficar indiferente.

PARABENS, costuma dizer-se que tudo começa com um pequeno passo... no teu caso foi com um pequeno tralho, mas importa é não desistir.

Se serve de exemplo, eu há anos que não andava de bicicleta e quando o fazia, fazia 15/20kms e chegava esgotado... vá... para dizer a verdade... MORTO! ele eram os musculos todos doridos, o rabo que nem se fala, as costas rebentadas... ui... um martírio!

No fim de Maio (dia 21) decide que ia pedalar...troquei a minha 26 por uma 29 (e ouvi 1001 comentários negativos, que me chamavam parvo, que diziam que 29 ia custar, etc) e toca de pedalar...

No test-drive...apontei para os 20km... fiz 25 em 1h03m... entusiasmei-me! 2 dias depois, com o rabinho a 'assentar', toca de ir pedalar... mais 27km e 1:07... parecia doido!


Pensei pra mim... "olha lá, tu se calhar até te safas a pedalar"... e comecei a andar mais regularmente, 2/3x por semana ao fim do dia... resultado, levo 1500km feitos e 70h de treino e confesso que já me sinto viciado! :)

A minha palavra para todos? Não desistir!
 
Acho que o exemplo do coolmike é mais que um exemplo! ;)

O que temos de saber é que os resultado não aparecem de um dia para o outro, mas vão aparecendo... Não podemos ficar desanimados se num certo dia fizemos um mau tempo a fazer x kms... Por vezes temos derrotas outras vezes vitórias :)
Quanto á bike não te esqueças de fazer lubrificações e revisões aos componentes, tens aqui um canal do YouTube caso tenhas dificuldades. Não sei se sabes Inglês, se não souberes Inglês tenta no canal PatoCycles ;)
https://www.youtube.com/user/MBRmagazine/videos

Cumps
 
Basicamente sinto me igual ao coolmike. nunca fiz nenhum desporto! basicamente era so educação fisica na escola e mesmo assim nunca liguei muito! Quando era novito ate aos meus 15 anos fazia uma media de 6 km por dia (ia e vinha para a escola de bike)! Bem, comecei então em junho com a minha antiga bicicleta rigida que já não pegava nela há uns 5 anos! E fui fazendo uns kms por dia! Nada de mais, falamos de voltas de 6/7 km!!! Fiz isso durante 1 semana, quase todos os dias, na semana seguinte ganhei coragem e la fiz 15! Feito tolo que nem agua levei! A meio já estava a morrer, mal cheguei a casa ate tive que me deitar um bocado! Optei ai por comprar uma bike nova! Aproveitei a campanha da sportzone e la comprei uma berg roda 29 mas que pesa uns 15kg! Mas 5*! O problema esta que nessa semana choveu, logo andei umas 2 vezes com ela com voltas de aprox 10km!

Na semana seguinte fui chamado para uma cirurgia e ... 1 mês sem poder pegar na bike!
Dia 22 julho tive consulta e a medica la me disse que podia andar de bicicleta, mas em estrada por causa do pó e riscos de quedas maiores! E logo nesse dia...fiz 24km seguidos!

Nessa mesma semana fiz no dia 24 13km e no dia aseguir logo mais 27! No domingo armei me e pronto... 40km! Aqui já cheguei todo roto a casa!

Conclusão semana passada fiz uma media de 117km! sendo que domingo fui com o meu primo na sua de estrada e la fiz 55! Com muito custo já para o fim! Mas tirando o rabo não tinha dores!

Basicamente é preciso força vontade, sou sincero e pena descobrir isto com 25 anos, mas nada me alivia mais a cabeça e o stress de um dia de trabalho que chegar a casa, montar na bicla e ir dar uma volta até ao furadouro! Aquela 1 ou 2 horas fazem milagres!

Sei que ainda tenho muito pela frente, até porque as minhas medias metem vergonha, mas eu não me preocupo com isso! Não quero ganhar a volta a portugal!

Edit: Há e sou ainda realmente noob com isto das bicicletas! Numa das voltas saltou me a corrente e foi um filme para a voltar a colocar! Por isso se me arrebentar um pneu acho que chamo o reboque!
 
Last edited:

Joana Simoes

New Member
Quando me inscrevi e comecei a dar muitas vistas de olhos pelo forum pensei....bom....nem vou "abrir a boca" isto é tudo do pro!! O facto é que desde que escrevi o primeiro post, sempre tive bons feedbacks e apoio....então agora ninguém me cala hahahha

Quando fui comprar a bike, não percebia nada e disse: olhe...dê-me uma que ande! Estou viciada!! Mesmo todas as dores adjacentes. Não ando todos os dias porque realmente não aguento, as pernas não obedecem lolol mas dia sim dia não lá vou eu....andando mais depressa ou mais devagar, vou e que se lixe o resto.

Na primeira queda, que até foi bastante espalhafatosa, dei cabo da campaínha lolol mas como as correias já chiam também não preciso dela, antes de chegar a algum lado as pessoas já olham para trás heheheheh este fim de semana fui comprar camaras de ar, uma bomba, etc etc e esqueci-me do lubrificante das correias heheheh

Flaviorodrigues
quando falaste no reboque o que eu me ri!!!! Nos primeiros dias de aprender a andar de bike, punha as mudanças de trás ás 2 e 3 seguidas lol claro que a correia saltou!!! eu mal sabia o que era uma correia, quanto mais saber arranjar. Encostei a bike a um muro, sentei-me no chão à chinês e pus-me a olhar. Mexeriquei em todo o lado e pumba!! 5 minutos estava aquilo no lugar outra vez :D
Já fui comprar os aparatos todos caso me fure um pneu, mas ainda só vi no youtube como se fazia, e não era com um pneu 26...MASsssss uma mulher enrascada é pior que um homem bêbado!!!!!
 
Joana, podes não andar todos os dias o que é o ideal!
Acredita em mim porque a opinião que tenho também é a que muitos defendem! Tão importante como treinar/andar de bike é também descansar, o descansar é fundamental! ;)

Força! ;)
Cumps
 

Joana Simoes

New Member
Joana, podes não andar todos os dias o que é o ideal!
Acredita em mim porque a opinião que tenho também é a que muitos defendem! Tão importante como treinar/andar de bike é também descansar, o descansar é fundamental! ;)

Força! ;)
Cumps

Sim, sem dúvida alguma que é importante...mas eu quero tudo para ontem heheheheh não vejo a hora de me conseguir pôr em pé como vejo toda a gente a fazer, a ficar sem dores nos pulsos da força que faço para a frente ainda....sei lá, tanta dificuldade que tenho ainda.
Gostava sim de sair todos os dias mas a realidade é dura!!!! Não dá lol
 

Mig31

Member
Joana,

A dor nos pulsos, apesar de ser normal para quem está a iniciar-se no BTT, pode estar relacionada com a má posição das mudanças e manetes dos travões, se tiveres isso montado demasiado para cima ou demasiado para baixo. Se for esse o caso, experimenta baixar/subir um pouco o ângulo das mesmas, de forma a manteres os pulsos com menos curvatura e consequentemente mais relaxados!
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
@ Joana Simoes

Para se andar todos os dias a puxar, que acaba por seres o que fazes pois ainda não tens grande forma física, não basta força de vontade. É preciso fazer uma alimentação muito mais pensada e usar mesmo suplementos para o corpo não entrar em esgotamento. Os ciclistas profissionais é o que fazem. Como disse, podes não ser uma profissional mas o trato que dás ao teu corpo em 15km pode equivaler a muitas dezenas de km para tem está bem treinado. Mas mesmo assim, mesmo os atletas profissionais descansam para permitir o corpo recuperar.

Um monitor de frequência cardíaca nesse campo ajuda muito, pois pode evitar que andemos em frequências cardíacas prejudiciais. No próximo dia 14 vão haver uns no Lidl. Por norma as coisas do Lidl até têm uma qualidade bem aceitável nesta área e são baratos. Não é absolutamente indispensável e é uma despesa extra mas é muito útil.

Quanto às mudanças de trás podes passar sem problemas 2 e 3 de cada vez. Tens é que ter em atenção como tens as mudanças da frente. Se fores na 2 da frente (a do meio) em principio podes usar todas as mudanças atrás, da mais leve à mais pesada. Mas se tiveres na 3 à frente (o prato grande) só deves de andar nas três ou 4 mudanças mais pesadas atrás (os carretos mais pequenos). A mesma lógica aplica-se ao prato mais pequeno da pedaleira (com o número 1). Neste prato usas as 3 ou 4 mudanças mais leves atrás (os carretos maiores). Isto para evitar que a corrente fique demasiado cruzada, o que pode levar a que saia da pedaleira, que faça ruídos, ou pior, que parta a corrente ou avarie o desviador traseiro.
 

Joana Simoes

New Member
Antes do mais quero pedir desculpa ao autor deste post por estes offtopics todos....mas foi surgindo a conversa.

@ Joseelias, andre.a.f.silva, Mig31....

Fiz tudo o que me disseram! Trouxe a bike para casa (fica na arrecadação), pus-me em frente ao espelho, liguei o video que puseram aqui de como colocar o selim, pus óleo nas correias (fui ver ao youtube tb), e quando ia a mexer no guiador, o parafuso, nem pá direita nem pé esquerda!! Como não consegui mexer naquilo, lembrei-me de uma oficina de bicicletas que há a 5 minutos da minha casa e voilá! Assunto resolvido. Sem dúvida muito melhor com o guiador mais para baixo. Ainda me doi alguma coisa, mas mt pouco mesmo.
Quando ás dores no coxis...não sei dizer se está melhor com este selim, estou tão dorida que agora tem de passar algum tempo lol

@Joseelias

Isso das mudanças já me tinham explicado, mas depois da correia saltar :) Já me safo bem nessa área. Em relação ao monitor de frequência cardíaca, há um truque para saber quando estamos na hora de parar....enquanto estás a fazer desporto (seja ele qual fôr), está tudo bem enquanto não tiveres dificuldades extremas para falar. Quando começar a faltar o ar a falar, é sinal de STOP. 2 minutinhos quietos e siga outra vez.
Como só páro em subidas, 1º porque as pernas não me obedecem, e 2º eu falo sozinha nas subidas, principalmente a chamar-lhes nomes :D fico logo a saber quando não consigo falar.
Cada maluco com a sua mania :D
Hoje fui dar a "volta do Demo"....são só 5km mas catano....o percurso tem 5 subidas....as 3 primeiras faço-as....a 4ª é onde páro sempre a meio....não consigo subir mesmo aquilo! Nem com todas as mudanças a ajudar....é a minha meta.....fazer aquela subida :D!!!
 

hrbc

New Member
Eu sou do grupo que leio mais que o que falo, no entanto leio coisas pelas quais tenho que comentar, pois revejo-me em algumas dessas coisas que vou lendo. Espero que com o que vou escrever seja capaz de te motivar Joana, a ti , e a tantos quanto possível.

Como disse revejo-me em algumas coisas que vou lendo, no entanto essas lembranças, já lá vão, há uns anos valentes atrás á uns milhares de kms e algumas centenas de horas em cima da bicicleta, quero com isto dizer que daqui a uns tempos serás capaz de dizer o mesmo.

E o que é certo é que estás no caminho correto para isso, e nunca deixes de te impor objetivos sejam eles quais forem, pois mais tarde ou mais cedo irás alcança-los.
 
Last edited:

balkaum

Member
Antes do mais quero pedir desculpa ao autor deste post por estes offtopics todos....mas foi surgindo a conversa.

A natureza do tópico evoluiu naturalmente para esta discussão, a motivação, não é off topic, não tens por que pedir desculpa. Motivamo-nos(?) mutuamente é bom, ponto.
 

Joana Simoes

New Member
Hrbc

Milhares de km?!?!?! Nem consigo imaginar-me assim... inscrevi-me para ir este sábado a uma saída noturna que estão a organizar aqui nos meus lados.
Disseram que é um percurso relativamente fácil para iniciantes, mas são muitos km...já pensei se não estou a dar um passo maior Que a perna, mas por outro lado, o que tenho a perder?!?!
Menos mal que se vai passar perto do hospital Garcia de Orta....qualquer coisa fico-me por lá hahahaha

Obrigada pelo incentivo!
 

coolmike

New Member
joana, fala lá nessa saída... é que também sou de relativamente perto (corroios) e pode ser que tb me junto ao pessoal ;)
 

coolmike

New Member
teoricamente ja fecharam as inscricoes, mas ainda mandei mail, ver se vou fazer esse nocturno, afinal de contas faço essa zona varias vezes por mês de bike e conhecer novos trilhos é sempre bom ;)
 

Hardskin

Well-Known Member
Joana Simoes

Primeiro dar-te os parabéns pela força e motivação perante as dificuldades de quem, em relação ás bikes, ainda cheira a leite.
:nana: Ok, OK, leite com chocolate.:rotfl:
Segundo, parabéns (outra vez!!??) pelo tua boa onda e sentido de humor, evidentes desde a tua 1ª intervenção neste forum.
Sentido de humor esse, sem o qual me estarias agora a mandar ir para o...:shh:
Venham mais Joanas Simoes para animar este antro de maníacos-obsessivos... espera lá!! Não tarda muito estás como eles (eu não,eu não!!):rotfl:
Espera lá (outra vez!!??)... só agora reparodoh... Simões, está tudo dito.:yeah:

Desculpem lá o:eek:fftopic::mad:

 
Top