Sou assim tão fraquinho?

coolmike

New Member
Venho aqui deixar publicamente os meus parabéns à Joana que ontem surpreendeu toda a gente (e aposto que a ela própria) fazendo uma voltinha que deu direito (entre outros) a subir o cristo rei, e a Joana, qual ciclista, cumpriu com o objectivo!

29km e 330m de acumulado, para quem conheceu os pedais à pouco mais de 1mês é muito bom ;)

Aqui fica o resumo:
http://www.strava.com/activities/177992081
 

Joana Simoes

New Member
Coolmike....obrigada mesmo!!

Sem dúvida alguma que me surpreendi.... quando ainda estávamos no ponto de encontro eu disse que achava que tinha sido má ideia....era tudo profissional....fui ao engano looool
Quando em Pêra um Sr me disse que eu nunca ia chegar ao Cristo Rei, que o melhor era eu voltar para trás, juro que pensei em fazê-lo....se não fosse o apoio que tive depois desse episodio, principalmente o apoio da Isa, podes crer que tinha voltado para trás sozinha....
Não me senti mt bem, que uma volta k todos faziam em pouco tempo, tivessem demorado o triplo do tempo por minha causa.
Apesar de ter morrido várias vezes durante o percurso, no fim, quando chegámos ao parque....nunca me senti tão bem....

Não me canso de agradecer o apoio de todos/as!!! Adorei a experiência, mesmo com todas (muitas) dificuldades :D
 

Jocas22

Active Member
nunca deixar de tentar
todos as saídas fazer mais um pouco que na anterior
vai sempre ao teu ritmo e não tentes acompanhar o dos outros quando sentes que não consegues principalmente no inicio das voltas enquanto o "motor" não aquece

agora a diversão a sério é quando levares isso pro mato, por perto tens a apostiça, mata da machada, e claro a arrábida.

boas pedaladas vizinha :cool:
 

Jocas22

Active Member
:rotfl::rotfl::rotfl: estiveste bem... mas vai mantendo os objectivos em algo mais saída após saída e depressa andas por todo o lado.

Tambem fazia voltas á baia do Seixal no inicio, hoje faço pra cima de 100kms e mais de 2000 acumulado em 6 horas...
 

Joana Simoes

New Member
bom Jocas22...como estive agora a ler comparações de rodas para ver que bike compro agora, respondo-te assim....

Peso Global da Bicicleta:
Numa comparação directa entre pessoas magras e gordas, existem diferenças significativas. Como seria de esperar, uma pessoa magra é um pouco mais leve do que uma gorda e substancialmente mais leve do que uma que mal aguenta uma subida... e cada grama a menos ajuda o atleta a ser mais rápido.

fica aqui o post real para não pensares que sou maluca....mas achei piada ás comparações :)

Peso Global da Bicicleta:
Numa comparação directa entre bicicletas 26', 27,5 e 29' idênticas, existem diferenças significativas. Como seria de esperar, uma 26' é um pouco mais leve do que uma 27,5' e substancialmente mais leve do que uma 29'... e cada grama a menos ajuda o atleta a ser mais rápido.

para eu fazer 100km bem que me pode doer o rabo lolol neste momento a minha meta é subir uma rua aqui no seixal, que me deixa sempre a meio loooooool
 

Jocas22

Active Member
epá não penses que sugeri passares já a fazer algo desse genero, vai com calma claro. E sim sei bem que o peso das bikes faz diferença. Só sugeri que fora de estrada é mais giro este desporto, e que com gosto e alguma dedicação as voltas vão ficando maiores no espirito do topico. ;)

agora fiquei curioso em saber que subida é essa no seixal?:confused:
 

Joana Simoes

New Member
ahahahahaha nao vale gozares.....tas a ver os bombeiros a caminho dos barcos do seixal? tem uma bomba de gasolina dos bombeiros tb.....essa subidinha!!!!! pequenina mas super inclinada...não a consigo subir...
 

Jocas22

Active Member
isso é mesmo assim, lembro-me de ter enfrentado uma subida que me ia matando no inicio, hoje passo por lá e aquilo nem luta dá, é a evolução natural de qualquer desporto, a prática vai trazendo os resultados.
 

coolmike

New Member
joana, quando pensares em trocar de bicicleta, experimenta uma 29, nao ligues a quem disser que custa mais, ou que é para prós. eu troquei para 29 e ja voltei a usar as 26, e posso dizer-te que mesmo a subir é mais suave e sobe melhor a 29. Logo que entra em andamento, fica mais leve porque embala
 

Joana Simoes

New Member
coolmike, pensei em trocar de bicicleta mal acabei a volta ao Cristo Rei lol estive a ve-las vs minhas possibilidades vs o uso que vou dar......hoje vou comprar uma rockrider 520....estive a ver as de 29 e além de carissimas, são muito acima do que eu preciso. Não vou competir pa lado nenhum, acho que esta é mais que boa para mim :D
 

hrbc

New Member
Joana, se andas de bicicleta é porque certamente tens uma bicicleta para andar. Pelo que percebi andas á relativamente pouco tempo.
Porque não andas mais um tempo e fazes mais uns valentes km na bicicleta que tens, e depois quando já tiveres algum "traquejo" trocas por uma bicicleta de qualidade.
Digo isto, porque certamente essa bicicleta que mencionas-te comprar, não há-de ser muito diferente da que tens, e pouca ou nenhuma diferença vais notar na troca.
O meu conselho é andares na que tens e quando trocares, trocar por uma bicicleta de qualidade que realmente notes diferença.
 

elvales

Active Member
E sendo mais fraca "obriga" a compensar com o físico logo é melhor para melhorar a condição da ciclista ;)
 

coolmike

New Member
as 29" nao se justificam por ires "correr", mas por teres uma bicicleta que alia conforto com usabilidade. Agora claro que isso tem custos e esses sao sempre os mais importantes ;)

No entanto concordo com os comentarios anteriores, que talvez seja preferivel rolares mais alguns km's com a que tens e depois pensar no futuro ;)
 
“Apesar de ter morrido várias vezes durante o percurso, no fim, quando chegámos ao parque....nunca me senti tão bem....” ( Joana Simões, mensagem #62 )

Gostei desta frase, é daquelas coisas que não se explicam, não sabemos bem porque, mas que nos fazem continuar.

Eu sou dos fraquinhos que não conseguem andar a velocidades médias altas, por isso venho deixar os meus palpites.

Existe aqui no fórum um utilizador, rene ou remi, não me lembro, alguém que me ajude, que começou a andar de bicicleta depois de o médico o ter feito apanhar um susto, tinha de começar a ter cuidado com o estilo de vida que levava : fumava muito e tinha o peso bem acima do recomendado. Começo a treinar, foi tomando o gosto, e hoje penso que treine bastante e que anda bastante bem. Procura o exemplo dele que acho que te vai motivar.

Para melhorares a forma física é importante não parares. Vai aumentando aos poucos que progressivamente começas a ver resultados. Não consegues fazer uma subida, não faz mal, treina em plano a uma velocidade superior. Em pouco tempo passas pela subida sem dar por ela.

Quanto a trocar de bicicleta, subscrevo o que diz o hrbc ( #74 ).

Quando à roda 29 tens de dar um grande desconto a tudo o que lês, especialmente à parte de serem mais rápidas e permitirem velocidades maiores. A grande maioria, se não a totalidade, de possuidores de 29 em que isso acontece, treinam regularmente e com alguma intensidade.

Por exemplo no meu caso que ando relativamente pouco, e faço médias dentro das que o autor deste tópico faz, não é por mudar de bicicleta que vou passar a andar mais depressa ( já experimentei ). Para isso acontecer só treinando mais.

Eu quando comprei a bicicleta que tenho actualmente, e é quase 3 kg mais leve que a anterior, estava à espera que isso acontecesse devido ao menor peso. Mas não, a velocidade em plano continuou a mesma.

Para finalizar não pares, vai andando. Se ficares cansada, no dia a seguir podes fazer uma caminhada de recuperação que é melhor que ficares em casa no sofá. No dia seguinte, se já estiveres bem, outra volta de bicicleta e assim por diante.

Se tirares meia hora por dia para o desporto, o que nem é muito, daqui a pouco tempo as voltas não te vão custar nada e as subidas vão começar a parecer descidas.
 
Last edited:

Joana Simoes

New Member
Bom...too late hahahhahah já comprei a 520 :D fui com a "minha treinadora" comprá-la e depois foi-me ensinar a meter as mudanças e ver como me sentia na menina nova.
Não ia ver mta diferença??? Ah pois não lololol a sensação que tive, é que tenho de aprender outra vez a andar hahahahahahah esta é completamente diferente do meu triciclo!
A andar, a travar, a pôr mudanças, o peso, como me sento, a sensação que tenho em cima dela....enfim...super diferente mesmo do meu triciclo! Até as rodas me parecem diferentes e são 26 na mesma...vai-se lá entender porquê.

Não quero andar só em frente! Agora é habituar-me a esta e vou tentar a subida do demo!!!! hahhahahahahah tenho 15 dias de férias para me habituar até lá ir....Não querendo ofender ninguém (mesmo), estou-me pouco lixando para velocidades, médias e outras medidas (que não entendo) que leio aqui tão frequentemente.
Daqui a 1 ano até poderei estar a discutir essas coisas lolol mas por ora, só me quero divertir sem stress e largar o sofá :D

Há coisas que ainda não percebo como vcs conseguem lolol andar com aquelas botas enfiadas nos pedais, aqueles selins finissimos, andarem em pé e até mesmo, beber água ao mesmo tempo que andam :) gosto mt de vos apreciar sim, e um dia conseguir isso, massssssssss agora é mesmo subir aquela rua hahhahahahaahha

Só para resumir....leio tudo super atentamente, peço opiniões, peço conselhos, mas há coisas que ainda são muito à frente aqui pá je :D
 

coolmike

New Member
António13_PT eu sou um dos "adeptos" da 29" e tal como vários desde tópico, nunca fui ciclista no passado.

No início do ano, por vontade própria, decidi que este seria o meu ano de mudar, e por isso no dia 4 de janeiro comecei a fazer algum auto-treino sozinho, perdendo em 3 meses 25kg. (não com btt, mas com eliptica).

com a chegada do bom tempo, era altura de ir treinar para a rua, mas havia um senao, a minha bike (velhinha) estava a pedir a reforma. comecei a pesquisar e li muito bem (mas especialmente muito mal) das 29. A maioria dizia-me, com tu, que para quem não costuma pedalar com regularidade ia ser um erro, que ia sofrer, que ao ia conseguir subir e que me ia cansar mais cedo. E eu ouvi...ouvi...ouvi... mas acima de tudo pensei e decidi-me mesmo pela 29, afinal de contas se ia comprar, comprava a medida "da moda" (e também a que melhor se adequava à minha estatura).

Esta compra aconteceu ha cerca de 3 meses e desde aí comecei a pedalar. Não tinha qualquer treino e posso-te dizer que não tive qualquer dificuldade de habituação à 29. alias, digo que essa dificuldade acontece com mais facilidade a quem pedala mto em 26 e que ja conhece os seus limites, e ao mudar para 29 vai sentir-se mais fraquinho.

Ao longo deste periodo, e com mais de 1500km rodados, ja tive a curiosidade de experimentar 26's e 27.5's durante alguns km's, para comparar o meu andamento e esforço, e tenho a dizer que a 26 é de longe mais lenta e mais penosa para subir, quanto à 27.5 não notei grande diferença.

A bicicleta ser mais rápida explica-se pelo conjunto de diametro de roda e transmissão com relação diferente. Além disso sendo 29" tem um momento de inercia muito superior o que faz com que embale mais e se torne mais leve depois de começar a rolar. A titulo de exemplo digo-te que na relação mais pesada com uma cadencia na ordem dos 80/90 a minha bicicleta faz velocidades na casa dos 40km/h. Na 26 fico longe disso.
 

coolmike

New Member
@Joana, agora é voltar à costa e repetir a volta, para sentires as diferenças na máquina (e no motor :))

O nosso desafio não podem ser as médias dos outros ou o que os outros conseguem, o nosso desafio tem de ser ultrapassar as nossas limitações e fazermos cada dia melhor.

Eu posso dizer-te que cada vez faço médias piores! E porque? Porque tenho aumentado o número de km's, a quantidade de subidas e o mudado de tipo de piso. Se isso me preocupa? não, porque me sinto melhor!
 
Top