Sou assim tão fraquinho?

Joana Simoes

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coolmike....voltar a fazer a volta da costa?!?!?!?!? looooooooooooool só daqui a muito tempo!!!!! Não volto lá enquanto não conseguir subir razoavelmente bem....fiquei com o orgulho ferido na Cotovia hahahahahhaha subi aquilo tudo com a bicicleta na mão! Poruqe achas que vcs esperaram 1h para eu chegar?!?!?! looooooool
 

Lanwolve

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Parabéns pela nova montada. Também senti um pouco isso quando comprei a minha bike, depois de me iniciar no BTT com uma bicicleta do Continente. Passava a semana toda a arranjá-la para ir dar uma volta ao fim-de-semana. Quando terminava a volta já não travava e a roda traseira vinha a desviar-se dos pregos. lol

Bicicleta nova é uma motivação extra para passares mais tempo a andar com ela, com isso a forma vai subindo gradualmente.

Boas pedaladas! :yeah:
 

Joseelias

Well-Known Member
Joana Simoes

Uma coisa muito, mas muito importante é treinar a cadência de pedalada certa. É uma das bases para a resistência. Depois de ter a cadência certa é ir passando as mudanças de forma a manter essa mesma cadência sem ligar muito a que velocidade se vai.

A base teórica é de 80 rotações/pedaladas por minuto. Isto é, um dos pés/pedais tem que fazer 80 voltas num minuto o que dá um pouco mais que uma rotação por segundo. Ao inicio parece que se está a pedalar um pouco rápido mas depois de te habituares vais ver que já não queres outra cadência. Claro que há quem tenha uma cadência um pouco mais pesada ou mais leve, e há sempre uma variação pessoal. Tal como numa subida, descida ou aceleração as coisas podem variar um pouco.

Esta cadência é boa pois a maior parte do pessoal tem tendência a pedalar muito lento e pesado no inicio, mas o corpo humano tem mais resistência que força e em pouco tempo as forças vão-se. Já para não falar na pressão colocada nas articulações.

Podes experimentar treinar num sitio sem grande movimento e em plano, marcando o tempo com o ciclocomputador ao começo do minuto durante 30 segundos por exemplo. Tentas de inicio dar uma pedalada por segundo, e depois aceleras um pouco e ao fim dos 30 segundos vês se deste 40 pedaladas. Fazes isto regularmente e durante algum tempo, e vais estando atenta. Mantens essa atenção até o teu corpo se adaptar a esse ritmo e passado pouco tempo as coisas encaixam de tal forma que se torna automático, e se saíres fora do ritmo sentes logo.
 
coolmike

A questão aqui não é as vantagens ou desvantagens do tamanho da roda.
O que eu disse, e pelos vistos não ficou claro, é que quem não anda rápido em 26 também não vai andar rápido em 29.

Quanto à inércia a rolar, esse ponto é correcto, mas isso também implica muito maior inércia a acelerar. É pior em percursos onde não dá para manter um ritmo constante e se tem de acelerar muitas vezes. Ora não se conseguindo andar rápido, que é o tema aqui, as vantagens são reduzidas ou não se aproveitam mesmo.

Ar ler a tua resposta fico com a sensação que em 26 andavas a 20 km/h e com 29 passas-te a andar a 40 km/h. Desculpa mas reservo-me o direito a não acreditar nisso.

Aliás só o facto de conseguires rolar a 40 km/h já significa que tens um andamento bastante bom.

A Joana já comprou, e apesar de achar que devia ter esperado e comprar uma melhor ainda ( uma 9.1 por ex ), fez bem em comprar uma 26.

De volta ao tema inicial, para andarem mais rápido implica sempre mais treino.

Com treino regular, de inicio a velocidade vai aparecendo com facilidade. Depois há que aumentar a carga, aumentar o tamanho e dificuldade das voltas ou fazer séries que são muito boas para aumentar a velocidade.
 

coolmike

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@Joseelias isso foi uma das coisas que aprendi e que tenho notado imensa diferença. A minha cadencia normal andava na casa dos 60, o que me fazia andar sempre a fazer força (e todo contente, que pedalava nas mudanças pesadas). entretanto comecei a tomar atenção a esse facto e actualmente tenho uma cadencia média na ordem das 80/85rpm's que já nem preciso controlar, faz parte do meu ritmo. Senti especialmente que subo muito melhor porque faço menos força e que a nível cardíaco tenho menos oscilações.

Outra coisa que não ligamos, mas que afecta imenso, tem a haver com a posição que tomamos na bicicleta, uma pequena variação na nossa posição pode ter ENORMES efeitos na volta, quer a nível de desgaste físico, quer a nível de dureza. Já por 2x que fiz uma pequena variação na minha posição do selim, visto que tenho tendencia a andar muito baixo. Na primeira vez subi 10mm e senti que tinha mais potencia em recta. (em contrapartida andei 1 semana com a sensação que tinha levado um pontapé nos 'tintins').
Ontem (e com os ditos já recuperados), decidi ficar num ponto intermédio e subir 5mm, ao fim de 12km fui obrigado a voltar ao original visto que o que estava a ganhar em plano estava a fazer-me sofrer a subir, parecia que levava a roda travada. Experimenta diferentes afinações de altura do selim e de posicionamento (mais adiantado ou mais recuado) e certamente que vais notar diferenças.

@joana, voltas à subida, nem que faças metade à mão, mas vais ver que sentes imensa diferença ;)
 

coolmike

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António, não passei dos 20 para os 40, nada disso. mas posso dizer-te que directamente (ou seja, de uma semana (26) para a seguinte (29)) o mesmo percurso tem variações de cerca de 3/4kmh(se pensarmos em velocidades médias de 18 para 22/23 no mesmo percurso, eu considero enormes diferenças). Quanto às vantagens, sugiro mesmo que se experimente uma 27,5 ou uma 29, pois acredito que em grande parte dos casos, vai ser uma boa surpresa, como foi para mim.

Óbvio que esta é a minha opinião pessoal e vale o que vale, dai eu nunca ter dito que a Joana fez bem ou mal em comprar 26, pois cada um de nós terá uma experiência diferente. E para além de tudo esta experiência também é em muito afectada pela altura visto que por muito que as marcas tentem, a geometria de um quadro 29 em tamanho S não consegue ser igual à geometria de um M de roda 26 e isso pode afectar a posição de conforto de cada pessoa.
 

ORANGE_77

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A Joana é um exemplo para muita gente, eu se não fosse a bicicleta não sei o que seria da minha saúde sou uma pessoa que gosto de comer bem e beber bem...tenho 95 kg para 179 cm ou seja segundo os dados do IMC estou quase obeso :) mas o restante tip colesterol e essas coisas estão em valores normais.

Agora com o nascimento da minha filha o tempo tem-se reduzido mas como não posso parar para não prejudicar a família faço uns treinos de 80 a 90 km ao sábado com a bike de btt em estrada e cerca de 30 km ao domingo num percurso de btt claro que isso obriga-me a sair cedo de casa levantar tipo as 7h da matina para estar mais cedo em casa aliás no domingo passado quando cheguei do treino as minhas "princesas" ainda dormiam mas lá está quem disse que era fácil. No outro dia tive a proposta irrecusavél do meu sogro para ajudar na apanha da batata e eu queria tanto treinar solução foi fazer 40 km ate sua cas logo de manhã cedo gramar 3 horas no campo a carregar sacos de 40 kg e depois mais 40 km até casa conclusão ajudei o sogro e ainda cumpri o objectivo de treinar, conclusão no pain no gain, claro que sabe bem estar na cama ao fim de semana mas não se pode ter tudo correcto?
 

Joana Simoes

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uhm....por isso a "minha treinadora" me gritava tanto..."mantém a cadência joana mantém a cadência!"....vou de férias com a bike nova.....resumindo....treinar em plano, 40 pedaladas por 30 segundos....mas como sei que depois continuo com essa contagem? É só "sentir"?
 

Medroso#78

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Boas,

Antes de mais PARABÉNS a TODO(A)S que se esforçam para ter uma vida saudável. ;)

.....quanto às dicas, TODAS são boas mas.... com TANTOS NÚMERO e contagens, para além dos "constantes" enganos (toca a recomeçar do zero LOL) vamos a ver se ninguém adormece a pedalar!!!! :D

Continuação de muitas/"bouas" pedaladas.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ coolmike

A cadência certa é de facto muito importante.

Relativamente à altura do selim, especificamente, eu regulo-me pelas medidas do seguinte site: http://www.ebicycles.com/bicycle-tools/saddle-height/mountain-bike

Quanto aos tintins... :D

Ao subires o selim vais ficar mais deitado e isso vai-te causar mais pressão na frente. Ora, uma forma de compensar isso é baixares a frente do selim um pouquinho. Depois de nivelares a parte de cima do selim na horizontal (com um nível) tenta baixar a frente 5mm, e se ainda sentires problemas baixa 10mm. Mudei à pouco tempo de selim, e contra toda a lógica pela qualidade do design deste, estava a sentir algumas dormências. Experimentei baixar a frente 10mm e ficou tudo resolvido. Nos primeiros dias sentia um pouco mais de peso nos ossos das ancas (que é onde deve de estar), mas depois deixei de notar e hoje não tenho qualquer dormência que é uma sensação horrível.

A afinação do selim é muito pessoal. Não só a geometria de cada bicicleta é diferente colocando o corpo de cada ciclista numa posição distinta (mais vertical ou deitado), como a anatomia de cada pessoa é diferente.
 

Joseelias

Well-Known Member
uhm....por isso a "minha treinadora" me gritava tanto..."mantém a cadência joana mantém a cadência!"....vou de férias com a bike nova.....resumindo....treinar em plano, 40 pedaladas por 30 segundos....mas como sei que depois continuo com essa contagem? É só "sentir"?

Sim, contas 40 pedaladas com o pé direito, por exemplo, em 30 segundos. Ou se quiseres 20 pedaladas em 15 segundos para ser mais fácil.

Depois de ver mais ou menos qual é o ritmo tentas manter sempre e fazes de vez em quando uma contagem. Tenta fazer isto de preferência em plano e depois de verificares qual é a mudança que te permite ter a rotação certa, por exemplo e ao calhas 2 à frente e 4 atrás, andas sempre nessa mudança quando vais em plano. Nas subidas tens que mudar mas tenta manter a mesma cadência.

Com o tempo vais passar a ter mais resistência e força e depois essa mudança já é fraquinha para ti, mas quando isso acontecer já aprendeste o ritmo certo.

Vais ter que insistir durante uns quantos treinos até começares a entrar no ritmo naturalmente. Não é instantâneo. E mesmo depois de já estares a pedalar mais ou menos assim vai verificando uma vez por outra até teres a certeza que já pedalas de forma natural assim. É um pouco trabalhoso ao início mas é das coisas mais importantes no ciclismo.

Eu estive parado uns bons anos da pratica do ciclismo, e quando regressei uma das coisas que fiz logo na primeira saída foi verificar se ainda estava com a cadência certa. Felizmente parece que o corpo não se esqueceu e desde o regresso que esse era o meu ritmo. Isto é, depois de aprenderes o corpo já não esquece excepto quando te distrais muito, ou estás muito cansada e perdes algum discernimento e tens que te lembrar de corrigir o ritmo de pedalada.
 

Joana Simoes

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ok...entendido....sempre pensei que fosse sentar e andar :D mas ela é altura de selins, ela é altura do guiador, ela é quadros S ou M, ela é contagens de pedaladas....etc etc etc.....ai mãe!!

Mas entendido na teoria....quando me montar logo digo como foi a prática.....mt em que pensar a andar de bike!! pela santa!!!
 

Jocas22

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este é um dos desportos/hobbies mais complexos que se pode imaginar, e se levado a sério também pode ser bastante oneroso. É um milhar de coisas e coisinhas, que com o passar do tempo quem anda mais tem de se preocupar. A alimentação, a água, as ferramentas, o equipamento, a manutenção, a roupa, o calçado,....

Mas o pessoal começa sempre naquela de comprar uns ferros agarrados a 2 rodas (são todos iguais no fundo), uns tenis, uma t-shirt e uns calcoes e quando dá por ela nem sabe onde se meteu... se me dissessem que até as palmilhas são fundamentais á uns tempos eu ria-me.
 

Joana Simoes

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lol não sei porquê mas isso assentou-me que nem uma luva :D uso uns tenis quaisquer....desde que dê pa pôr o pé...serve! Comprei agora uns calções com uma carneira melhor porque senti o que dói lolol mas de resto...serve tudo t-shirt e andamento! Não vejo onde vou ficar melhor por usar coisas mais técnicas (roupa i.e)
 

Jocas22

Active Member
pode parecer estranho pra quem agora começa a pedalar como disse, mas uns calcoes pelo menos sem uma boa carneira, ou uma camisola que não se ensope em suor, meias frescas e que não se enrolem nos sapatos, são apenas exemplos de pormenores que fazem diferença. Mas se continuares depois chegas lá

e já nem falo quando chegar o inverno, entre o frio e a ameaça constante de chuva é isto mas a triplicar:cool:
 

Jocas22

Active Member
até o capacete que parecem todos iguais, se a circulação de ar não for boa torna-se demasiado quente, se for muito pesado é incomodo... bom mas já chega de assustar hihihi
 
Haha começo me mesmo a concordar com o nosso amigo Jocas22! Ao inicio comecei nisto de calções de praia e tshirt! Depois lá fui a sportzone e comprei uns calções e uns jerseys! Agora olha para os tenis que uso (tenis normais mesmo) e penso... tenho que investir nuns pedais de encaixe e numas sapatilhas! Já sei que mais mês menos mês lá terá que ser! Mas tambem como os € não abundam tem que se ir com calma!

Já encomendei o meu ciclocomputador, outra coisa que achava uma simples paneleirice! "Há e tal so serve para mostrarem aos amigos quantos kms fazem"... agora vejo que da jeito nos treinos!

Enfim!
 

Joana Simoes

New Member
flavio e eu é que cheiro a leite?!?!??!!??! ah pois é bébé!! posso não saber de cadências, mas já tenho ciclocomputador!! :D cheiras a leiteeeeeeeeeeeeeeee
 
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