Sistema Brain

pmgf

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Boa tarde. Como não sou entendido nestas coisas gostava que me esclarecessem. As Specialized (por exemplo as Epic) têm o sistema brain, oferecendo o conforto de uma FS mas o desempenho de uma rigida. As outras marcas têm algum sistema semelhante? Estou a perguntar porque tenho estado a ver bikes, mais precisamente Canyon, e parece-me que não têm esse sistema. Ando a pensar em comprar uma FS mas sem esse sistema da-me a sensação que se perde um pouco da potência da pedalada.
 

rc33

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O sistema brain da spec faz a leitura do terreno abrindo ou fechando o amortecedor cosoante o terreno, podes por mais duro ou mais macio vai do gosto de cada um. Facilitando assim a vida ao ciclista que nao tem que estar preocupado em abrir ou fechar o amortecedor.
 

Morg

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Idênticos penso que não há, existem sistemas para ter o mesmo efeito que é o evitar amortecer quando não é preciso.

No brain o bloqueio é automático e nos outros sistemas é efectuado pelo ciclista.
 
D

dvd_viola

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Que eu saiba só a Specialized tem este sistema de válvula de inércia, pois é patenteado por eles e desenvolvido em parceria com a Fox. No entanto tens outrs marcas que têm bloqueio no guiador, com as Scott que têm também eles patenteado o "Twinloc" que te permite bloquear a suspensão da frente e o amortecedor tudo no mesmo comando.
Eu tenho uma Epic Expert de 2010 e por isso posso ser suspeito, mas acho que nos modelos de 2010 ou 2011 o sistema foi modificado e funciona muito bem. Está bloqueado quando tem de estar bloqueado e abre quando tem de abrir, tem de estar é bem afinado, no entanto noto que quando ele se encontra fechado e apanha o 1º impacto para ele abrir, este impacto é quase sempre teu. Resumindo se ele estiver fechado no 1º e só no 1º impacto a bike comporta-se com se fosse uma rígida, só abrindo posteriormente.
No entanto se optares por uma Specialized (de 2010 ou 2011) ficas sem duvida muito bem servido. Mas como já te disse eu sou suspeito. Podes ainda optar por uma marca que te permita bloquear o amortecedor no volante, mas nunca é igual pois só tens a opção de aberto/fechado. Em quanto que o sistema “Brian” para alem de te abrir ou fechar o amortecedor, abre-se ou fecha-se o mesmo progressivamente consoante o tipo de terreno e deste maneira não tens sempre a mesma “dureza “ esta varia com o tipo de terreno.
Já agora a Connandale tem agora um sistema idêntico, mas para as suspeições frontais Lefty, mas os preços são atronomicos.
Espero ter ajudado qq coisa.
 

pmgf

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Ou seja, numa bike de outra marca vou ter sempre que bloquear manualmente certo? E quando se da uma pedalada mais forte o amortecedor traseiro baixa certo?
 
D

dvd_viola

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Certo. Mas com o Brain tb baixa só que é muito pouco não perdento qq rendimento na pedalado com isso.
 

pmgf

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dvd_viola pois eu estou interessado numa Epic, talvez a Comp 29er 2011 (mas só depois de experimentar uma bike com roda 29, a informação e analises que vi deixaram-me curioso mas também não vou gastar 2800 euros numa bike de roda 29 sem experimentar) ou uma Expert. Só que comparando preços com outras marcas, em termos de equipamento as outras marcas, como a Canyon, são superiores. O sistema brain é espectacular, é muito mais pratico do que bloqueares manualmente e não perdes potência na pedalada.
 

FSilva

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Eu tenho uma Stump com brain e quando vou a subir ou a na estrada estrada o brain fecha o amortecedor completamente, mesmo nas pedaladas mais fortes ele não abre logo, é claro que se fizeres várias vezes força ele vai acabar por abrir. Embora seja o modelo de 2009, nunca notei o primeiro impacto, talvez tenha a ver com a condução ou então do modelo da bike. Falo apenas por mim.
Das outras marcas que conheço, nenhuma delas faz isto automaticamente, tens de o fazer manualmente. O que tens mais parecido é o pro-pedal dos amortecedores FOX em que o amortecedor está aberto mas não oscila tanto quando pedalas.

Boas pedaladas
 

louDiego

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existe amortecedores que bloqueam automaticamente sem ter de bloqueados... nao se recordo de quais, acho que o sistema se chama propedal... ou talves nao lol
 

CANSADO

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Só uma "pequena" grande correção. Com o BRAIN da specialized, este nunca baixa com a pedalada, pois o amortecedor só responde a impacto do terreno, ou seja vindo de baixo. Como na pedalada a força vem de cima, o BRAIN não deixa ir a baixo. Para este funcionar na perfeição, o ideal é andar com ele totalmente fecaho. Perdendo obviamente um pouco de conforto, mas nada de extraordinario.
 

Simon

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Boa noite pmgf,
Além do brain da specialized (funciona através de válvula de inércia que abre quanto existe uma pressão exercida no sentido ascendente), existe o fox terralogic 2011 que também funciona por válvula de inércia e por aquilo que já li funciona muito bem e existe ainda o magura durin sl que tem um principio de funcionamento muito idêntico.
 

pmgf

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Desde ja agradeço a todos pelos esclarecimentos! :) Por exemplo, a Canyon Nerve XC 8.0 parece-me ser uma bike interessante e traz uma Fox Float RP2 Boost Valve XX. Neste caso só tem o sistema de bloqueio manual?
 

jginja

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Viva.
(...) "Já agora a Connandale tem agora um sistema idêntico, mas para as suspeições frontais Lefty, mas os preços são atronomicos."
De facto havia, creio que já não faz parte dos modelos actuais, um modelo Lefty que tinha uma cartridge Terralogic da Fox, ou seja, fazia o mesmo trabalho que faz o amortecedor da Specialized.

Um amortecedor FOX Float RP23 com Boost Valve faz um trabalho fantástico. Eu tenho um Float RP2 sem Boost Valve e a diferença é enorme. O RP23 bem afinado e com o Propedal no máximo praticamente não bombeia e tem uma capacidade de amortecer as irregularidades que me perguntava se estava fechado ou aberto.
Andei alguns dias com um na minha Rush, pois o meu estava na revisão, e fiquei maravilhado com o seu funcionamento.
O facto de o RP23 bombear menos do que o RP2 permite arranques mais rápidos e vivos.
 

Alf

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Que grande confusão que para aqui vai.

O Brain é um sistema composto por um amortecedor (até aqui tudo normal) e uma válvula de inércia (o tal "Brain"). Como o nome indica, é uma válvula que se opõe à alteração do estado estático em que está normalmente, logo, só abre quando o amortecedor é obrigado a comprimir por movimentos da escora com inércia superior ao que estiver programado, ou seja, quando apanha uma pancada. A válvula é aberta quando a pressão hidráulica excede um certo valor, programado pelo utilizador, e que é dada pela força que é composta pela aceleração da escora e pela massa do sensor. Assim, consoante a aceleração é pequena (pancadas pequenas, pedalar, etc.) ou grande (pancadas de irregularidades do terreno, aterragem no selim, etc.), a válvula vai, ou não, abrir, funcionando o amortecedor normalmente, naquela e só naquela pancada. No caso de a frequência das irregularidades ser grande, maior que a frequência de abertura e fecho natural da válvula (inverso do período que decorre entre a abertura e fecho desta) a suspensão vai funcionar como uma normal, totalmente aberta.

Existem depois bloqueios mecânicos, e efeitos de plataforma, que são coisas diferentes.
 

pmgf

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Então na Nerve XC 8.0, por exemplo, posso regular o amortecedor de forma a não perder rendimento na pedalada, de modo a ficar uma espécie de sistema brain?
 

rc33

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Que grande confusão que para aqui vai.

O Brain é um sistema composto por um amortecedor (até aqui tudo normal) e uma válvula de inércia (o tal "Brain"). Como o nome indica, é uma válvula que se opõe à alteração do estado estático em que está normalmente, logo, só abre quando o amortecedor é obrigado a comprimir por movimentos da escora com inércia superior ao que estiver programado, ou seja, quando apanha uma pancada. A válvula é aberta quando a pressão hidráulica excede um certo valor, programado pelo utilizador, e que é dada pela força que é composta pela aceleração da escora e pela massa do sensor. Assim, consoante a aceleração é pequena (pancadas pequenas, pedalar, etc.) ou grande (pancadas de irregularidades do terreno, aterragem no selim, etc.), a válvula vai, ou não, abrir, funcionando o amortecedor normalmente, naquela e só naquela pancada. No caso de a frequência das irregularidades ser grande, maior que a frequência de abertura e fecho natural da válvula (inverso do período que decorre entre a abertura e fecho desta) a suspensão vai funcionar como uma normal, totalmente aberta.

Existem depois bloqueios mecânicos, e efeitos de plataforma, que são coisas diferentes.
O Alf não podia ser mais esclarecido. O mesmo efeito ao de um carro com velocidades manuais e outro com velocidades automaticas.
 

NSilvaXP

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Boas!

Falamos de sistemas anti-bombeio na pedalada.
Temos os sistemas mecânicos "indepentes" (que não dependem do amortecedor): a Specialized tem o Brain, a Santa Cruz o VPP (agora o VPP2), a Ibis com sistema idêntico ao da Santa, etc e tal...
E sistemas de plataforma incorporados nos amortecedores: como é o caso do Propedal da Fox e outros similares.

Quanto à eficácia dos diferentes sistemas apenas posso falar do Brain, que é o que possuo na minha Stumpy! Aquilo funciona que é um mimo! Depois de acertado para o teu peso e estilo de pedalada (o que é feito sem recurso a ferramenta) podes andar por todo o tipo de terrenos sem preocupações com bloqueios e desbloqueios - um luxo!

Também falam muito bem dos sistemas VPP da Santa e da Ibis!

Cumpz,
 
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