Que grande confusão que para aqui vai.
O Brain é um sistema composto por um amortecedor (até aqui tudo normal) e uma válvula de inércia (o tal "Brain"). Como o nome indica, é uma válvula que se opõe à alteração do estado estático em que está normalmente, logo, só abre quando o amortecedor é obrigado a comprimir por movimentos da escora com inércia superior ao que estiver programado, ou seja, quando apanha uma pancada. A válvula é aberta quando a pressão hidráulica excede um certo valor, programado pelo utilizador, e que é dada pela força que é composta pela aceleração da escora e pela massa do sensor. Assim, consoante a aceleração é pequena (pancadas pequenas, pedalar, etc.) ou grande (pancadas de irregularidades do terreno, aterragem no selim, etc.), a válvula vai, ou não, abrir, funcionando o amortecedor normalmente, naquela e só naquela pancada. No caso de a frequência das irregularidades ser grande, maior que a frequência de abertura e fecho natural da válvula (inverso do período que decorre entre a abertura e fecho desta) a suspensão vai funcionar como uma normal, totalmente aberta.
Existem depois bloqueios mecânicos, e efeitos de plataforma, que são coisas diferentes.