Sistema Brain

TheShadow

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Então na Nerve XC 8.0, por exemplo, posso regular o amortecedor de forma a não perder rendimento na pedalada, de modo a ficar uma espécie de sistema brain?

Na nerve tens o RP23 certo?
ou tens aberto ou propedal com 3 posições.
é um bom sistema pois tenho uma xc e uso o sistema.

No entanto o BRAIN não é só um sistema que se possa equiparar aos sistemas das outras marcas.
O BRAIN é um sistema que juntamente com o sistema FSR faz um conjunto soberbo.

Não sei se se metesse um sistema brain num quadro canyon ou num santa cruz, etc..... tinha o mesmo efeito.

Não é só o sistema que se pode avaliar.
É a conjugação dos componentes que fazem a diferença.
 

andrextr

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pmgf

Se tu souberes pedalar sentado com velocidade constante sem fazer gincana, não precisas de nenhum brain nem de nenhuma plataforma, porque a verdade é que o amortecedor não comprime se não houver deslocações do centro de massa.

O brain é muito bonito mas tira a sensibilidade toda. A roda não cola tão bem ao chão.

TheShadow: Ser FSR ou outra coisa qualquer é igual e não influencia o brain. Essa coisa dos sistemas é so marketing, na realidade é praticamente tudo igual (já sei, vão começar todos a discordar..então eu proponho o seguinte.... andem de olhos vendados, e depois tentem adivinhar o sistema da bike!!)

Um abraço :)
 

tpfernandes

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Eu tenho um RP2 na Foxy e a pedalar com o propedal aberto é sempre a abrir, bombeia pouquíssimo, com o propedal fechado não bombeia. Simples e barato!
 

andrextr

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Ora ai esta o que eu dizia.

Qualquer bike FS desde que a pedalar sentado de forma constante e sem gincanas, nao bombeia.

Isso do bombear e dos sistemas de suspensão, no fundo acaba por ser um pouco para puxar mais "negocio" :D

E o pessoal com menos "brain" acaba por acreditar mais nesses esquemas.... eheheh
 

andrextr

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AH, e já agora, um factor que ajuda muito no bombear é o rebound rapido demais!!! Basta uma pequena oscilação originada pela pedalada, se o rebound estiver muito rapido, provoca oscilações sucessivas amplificadas!

Há muita gente que tem amortecedores XPTO e o catano, não sabe para que serve os botões, pensam que já vêm afinadas da loja, e depois andam ai com amortecedores a fazer de fisga ou com 0% de SAG :D
 

rc33

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Sou um ente supremo eu é que sei que um sistema com muitos anos, testado e analisado por entendidos na materia não passa de uma fraude..............xiça a cada um.
 

andrextr

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rc33 Isso era para mim? Pois, seguindo essa logica: 4 bilioes de moscas tb nao podem estar erradas, o melhor era eu começar a comer "o mesmo que elas" (para não dizer o nome) :D

O brain funciona para o que foi feito. De facto ele não bombeia. Mas tira sensibilidade.

Em que situações é que a bike sofre de bombear? Em acelarações explosivas / sprints / pedalar em pé ---> (Coisas que normalmente toda agente faz quando experimenta uma bike pela primeira vez!!)

Qual destas 3 situações é a mais comum numa volta normal? Nenhuma! (Em 90% do tempo a pessoa vai sentada a um ritmo regular e constante - excepto competições)

Então valerá apena estes sistemas para um utilizador de FDS? Cada um sabe de si.


E ja agora deixo aqui um video podre do coraças com quase 4 anos, feito por mim :lol: ahah

[video=youtube;Fb_qHymSMGc]http://www.youtube.com/watch?v=Fb_qHymSMGc[/video]

Foi nesta altura que comecei a escrever a minha tese de doutoramento sobre SUSPENSION BOBING :) ahah
 

xman

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Boas,

Um vídeo vale mil palavras. Dois vídeos vale duas mil? :)

[video=youtube;6N_DVakzRcY]http://www.youtube.co/watch?v=6N_DVakzRcY[/video]

Com o Brain bloqueado a descer um degrau.
[video=youtube;sa_DlBx8qpQ]http://www.youtube.com/watch?v=sa_DlBx8qpQ[/video]

Cumps.
X.
 

rc33

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:rolleyes:Não quero particularizar a questão, mas vou processar o Mike Sinyard por fraude. E ja sei quem vai ser o meu Advogado:rolleyes:
 

andrextr

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rc33 deixa-te de cenas, lê o que eu escrevi, se não queres perceber o que eu quis dizer, o problema é teu.

os videos que meteram aqui não dizem muito. é claro que descer um degrau activa o brain e afunda o amortecedor. o problema é em impactos de alta velocidade!!! por exemplo, passar por cima duma raiz saliente a 25kmh! Impactos rapidos! O que acontece é que a roda bate na raiz, manda um impacto, resalta a roda (entretanto a valvula do brain já abriu) e quando a roda aterra do resalto então é que o amortecedor absorve!! E depois o pessoal vai ver o oring (xii espetaculo amorteceu metade do curso ..........)

Num sistema tradicional onde o amortecedor trabalha livremente, a roda engole melhor a raiz, e não há aquele impacto/resalto/coice inicial.

E portanto para mim o brain não é uma HT nem é uma FS pura. É algo ali no meio! O que para muita gente é o ideal.

Para mim o ideal é amortecedores de mola. Se há duas coisas na vida em que eu prezo a sensibilidade, a suspensão é uma delas :mrgreen: Mas cada um tem os seus ideais.

Um gando abraço. rc33, amigo, aqui para nos 2 q ninguem esta a ouvir, o teu brain é dos brains mais espectaculares que ha por ai eheh tou a brincar ctg :) Boas pedaladas.
 
Boas

O Mike Sinyard é um tipo muito esperto e como empresário tiro-lhe o chapeu, foi a Fox sacou-lhes o seu melhor engenheiro que por acaso foi o criador dos sistemas Terralogic e Propedal e pimba mudou-lhes o nome para Brain ( só por uma questão de patentes ) e fez uma carrada de gente feliz ( eu não sou um deles ) com o seu Marketing ultra eficaz.

Boas Pedaladas
Adilson Fernandes
 
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TheShadow

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Cada um com a sua ideia.
Nunca irá haver consenso na matéria.

Eu já tive (ainda cá mora ) uma VAG Rigida.
Tenho uma suspensão total com rp23 (Nerve)
E irei experimentar Brain (stump 2009) em breve.

Opiniões ficarei com elas para mim, pois sou eu que vai andar com as bikes.
Já se viu aqui que há quem goste, quem não goste e quem vai experimentar......................


abraço e boas pedaladas
 

TheShadow

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É o nome do tópico, portanto é a questão principal.
Se queres discutir outros sistemas acho melhor abrir um novo topico com outro titulo por exemplo:

Os vários Sistemas de suspensão total, seus prós e contas ou vantagens e desvantagens
 

andrextr

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E já agora, uma coisa que eu não tenho bem a certeza.

Como funciona o SAG do Brain? Eu sei que o amortecedor leva a pressão para ficar com os 20% de SAG (+-), mas depois, como o sistema BRAIN bloqueia o movimento do amortecedor quando não há impactos, isso quer dizer que ele não vai comprimir com o peso do ciclista, e portanto, na pratica a bike não vai ter SAG. Certo?

Ou seja, com o brain a roda não vai colar em depressões do terreno, porque o amortecedor está na posição totalmente esticada! É assim?

Fixe fixe, era alguem ter a paciencia de filmar (com uma camara de slowmotion tipo casio elixim), com Brain e sem Brain, o comportamento em determinadas irregularidades/situações. Para comparar ambos :) O teste tem e que ser feito com o mesma pessoa (peso), mesma pressao do amortecedor, bikes com curso identico (de preferencia a mesma bike), e com velocidade igual nos obstaculos (ok ja perceberam a ideia, tudo igual excepto o ter brain ou não) :D
 

xman

Member
Boas,

O Sag do Brain é muito simples, basta estar sentado na bicicleta parado durante uns segundos e ele baixa até fica com o Sag, relativo ao teu peso.
Em andamento o amortecedor, mesmo bloqueado, mexe o Sag até que desbloqueia (por um buraco, ressalto ou por um salto) e ai mexe até voltar a bloquear.

Cumps.
X.
 
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