Sistema Brain em qq quadro?

Netlogin44

New Member
Viva!

Eu estou para comprar um bicla nova (Specialized Epic), porque tem na suspensão traseira um sistema inteligente que bloqueia, activa, entre diferentes tipos de piso.

A minha questão é: dará para colocar este tipo de sistema num outro quadro?

Em vez de comprar a Specialized, comprar a biclar ás peças e dps mandar montar. Porque tenho outras peças e gostaria de as aproveitar, caso contrário ficam em stock se precisar de alguma.

Obrigado e boas pedaladas!

PS: Ainda não sei qual o quadro que vou comprar no caso de dar, por isso peço uma ajudinha...
 

Claudio32

New Member
Boas,

Creio que o sistema Brain e exclusivo das bicicletas da Specialized.

Agora se a Specialized vender a suspenção com o brain e se fores um McGyver podes montar num outro quadro embora não me pareca que possa ser feito de uma forma simples visto este sistema ser feito e ajustado para a geometria de cada modelo especifico da Specialized.
 

sangas

New Member
Boas,
o sistema brain é o ProPedal em versao "musculada", como tal, se tens preferencia por qq outro quadro esquece o brain
qq amortecedor da FOX bem afinado terá um comportamento identico, mas com mais conforto!
Por exemplo, algumas das bikes de 2010 que trazem os FOX com boost valve na minha apresentam um comportamento muito mais duro,
sendo muito parecidos, em nivel de conforto, com os epic!
Logo, nao te prendas ao brain, compra o quadro que mais gostas e um bom FOX!!!
Abraços
 

Raposinha

New Member
Netlogin44 said:
Viva!

Eu estou para comprar um bicla nova (Specialized Epic), porque tem na suspensão traseira um sistema inteligente que bloqueia, activa, entre diferentes tipos de piso.

A minha questão é: dará para colocar este tipo de sistema num outro quadro?

Em vez de comprar a Specialized, comprar a biclar ás peças e dps mandar montar. Porque tenho outras peças e gostaria de as aproveitar, caso contrário ficam em stock se precisar de alguma.

Obrigado e boas pedaladas!

PS: Ainda não sei qual o quadro que vou comprar no caso de dar, por isso peço uma ajudinha...

Boas

Se tens uma montagem, porque é que não compras só o quadro epic ? Assim sempre podes aproveitar o que tens.

sangas said:
Boas,
o sistema brain é o ProPedal em versao "musculada", como tal, se tens preferencia por qq outro quadro esquece o brain
qq amortecedor da FOX bem afinado terá um comportamento identico, mas com mais conforto.

Que eu saiba a posição de ProPedal é um bloqueio permanente do amortecedor logo nunca será tão comfortavel como um brain nem que o brain fade esteja todo fechado porque sempre que levar uma pancaca ele vai amortecer coisa que no fox não acontece na posição de Propedal.

Acho que estas a comparar coisas que não têm comparação, o Fox RP23 é um amortecedor desenhado para ser o mais polivalente possível e que tem a possibilidade de ser bloqueado se o rider assim o desejar, o Brain é desenhado para ir bloqueado e tem a possibilidade de ser mais sensivel se o rider assim o desejar, mundos completamente opostos.

sangas said:
...algumas das bikes de 2010 que trazem os FOX com boost valve na minha apresentam um comportamento muito mais duro,
sendo muito parecidos, em nivel de conforto, com os epic!
Logo, nao te prendas ao brain, compra o quadro que mais gostas e um bom FOX!!!
Abraços

Não sei onde é que fostes buscar esta opinião mas é completamente ao comtrario, o sistema boost valve é identico ao sistema de camara de ar externa usado nos DHX e DHX air só que a camara de nitrogenio encontra-se no interior do amortecedor e não permite regulação externa ao contrario dos DHX.

A função desta camera é precisamente permitir um funcionamento mais sensivel e progressivo do amortecedor.

Se eu estiver enganado corrijam-me por favor.

Cumprimentos
 

Atomic22

New Member
Boas companheiros, há dias estive com um companheiro que tinha uma susupenção brain na bike e que por acaso tb tinha um quadro Epic com brain. passo a explicar a suspenção dianteira tb tinha brain e por achar o sistema estranho questionei-o como funcionava ao que me disse que tal como o brain do quadro, o da suspenção dianteira funciona com o mesmo sistema, quando leva uma pancada começa a actuar, se continuar a irregularidade do terreno, logo vai-se adaptando.
Quanto a este tipo de suspenção dianteira creio que sirva num outro quadro.
Não sei se a tua pergunta dizia respeito à suspenção dianteira com brain mas qq das forma aqui vai o meu entendimento.
Aquele abraço
 

zemike

New Member
Raposinha said:
Que eu saiba a posição de ProPedal é um bloqueio permanente do amortecedor logo nunca será tão comfortavel como um brain nem que o brain fade esteja todo fechado porque sempre que levar uma pancaca ele vai amortecer coisa que no fox não acontece na posição de Propedal.

Acho que estas a comparar coisas que não têm comparação, o Fox RP23 é um amortecedor desenhado para ser o mais polivalente possível e que tem a possibilidade de ser bloqueado se o rider assim o desejar, o Brain é desenhado para ir bloqueado e tem a possibilidade de ser mais sensivel se o rider assim o desejar, mundos completamente opostos.

Estás enganado, o sistema Propedal do Fox não é um bloqueio.
 

zykon

Super Moderador
O sitema propedal não é mesmo um bloqueio. É um conceito parecido ao brain.
Tal com o manitou também tem, o sistema SPV...

As suspensões é a mesma conversa, outras marcas tem sistemas semelhantes. Mas sinceramente na suspensão dianteira prefiro ser eu a decidir quando é que ela trabalha, e não estar a espera de sistemas "inteligentes"...

Dediquem-se um bocadinho à leitura do fórum que vão encontrar coisas incríveis !
 

Raposinha

New Member
Atomic22 said:
Boas companheiros, há dias estive com um companheiro que tinha uma susupenção brain na bike e que por acaso tb tinha um quadro Epic com brain. passo a explicar a suspenção dianteira tb tinha brain e por achar o sistema estranho questionei-o como funcionava ao que me disse que tal como o brain do quadro, o da suspenção dianteira funciona com o mesmo sistema, quando leva uma pancada começa a actuar, se continuar a irregularidade do terreno, logo vai-se adaptando.
Quanto a este tipo de suspenção dianteira creio que sirva num outro quadro.
Não sei se a tua pergunta dizia respeito à suspenção dianteira com brain mas qq das forma aqui vai o meu entendimento.
Aquele abraço

As suspensões Specialized S90, E100 e S120 podem ser instaladas em qualquer quadro desde que o diametro inferior da testa do quadro seja de 1,5 polegadas.

zemike said:
Raposinha said:
Que eu saiba a posição de ProPedal é um bloqueio permanente do amortecedor logo nunca será tão comfortavel como um brain nem que o brain fade esteja todo fechado porque sempre que levar uma pancaca ele vai amortecer coisa que no fox não acontece na posição de Propedal.

Acho que estas a comparar coisas que não têm comparação, o Fox RP23 é um amortecedor desenhado para ser o mais polivalente possível e que tem a possibilidade de ser bloqueado se o rider assim o desejar, o Brain é desenhado para ir bloqueado e tem a possibilidade de ser mais sensivel se o rider assim o desejar, mundos completamente opostos.

Estás enganado, o sistema Propedal do Fox não é um bloqueio.

Se calhar não me fiz entender, se puseres o botão de regulação da compressão na posição de propedal ( posição de maior dureza ) não bloqueias a suspensão ? Se não é um bloqueio o que é ? Podes elucidar-me ?

zykon said:
O sitema propedal não é mesmo um bloqueio. É um conceito parecido ao brain...

Não tou a ver onde é que esta a semelhança do conceito, o sistema brain é o unico que utiliza valvula de inercia o que permite uma utilização "hands free" ao passo que no RP23 tens que andar a rodar o botãozinho azul para obteres o amortecimento desejado e de uma forma completamente diferente do brain.

Continuo a achar que estão a comparar dois sistemas com filosofias de utilização completamente diferentes, o brain visa principalmente a eficacia de pedalada deixando o conforto para segundo plano ao passo que o RP23 pretende atingir uma maior polivalencia de utilização.

Cumprimentos
 

P.M.

Member
O brain implica fixação no quadro para este e o posicionamento também é importante para o correcto funcionamento da válvula. Se o material não interessa, para isso mesmo é que existem classificados :roll:
Talvez te aceitem algo em retoma...

Quanto ao resto da discussão, já existem uns quantos posts a explicar o funcionamento e diferenças entre cada sistema, de modo que é pesquisarem!
O funcionamento deles é diferente... Propedal não é bloqueio, mas sim restrição da compressão.

P.M.
 

sangas

New Member
P.M. said:
... Propedal não é bloqueio, mas sim restrição da compressão....
Esse é o principio do propedal, e que eu saiba tambem o é no brain, mas como eu afirmei, no brain alem de ser externo e mais eficiente, ou mais duro comforme as opinioes!!

Raposinha said:
Se calhar não me fiz entender, se puseres o botão de regulação da compressão na posição de propedal ( posição de maior dureza ) não bloqueias a suspensão ? Se não é um bloqueio o que é ? Podes elucidar-me ?

Se fosse realmente um bloqueio para que serviriam entao as varias posiçoes do propedal no RP23??

....Não tou a ver onde é que esta a semelhança do conceito, o sistema brain é o unico que utiliza valvula de inercia o que permite uma utilização "hands free" ao passo que no RP23 tens que andar a rodar o botãozinho azul para obteres o amortecimento desejado e de uma forma completamente diferente do brain....

Quanto a isto aconselho-te vivamente a olhar para para o brain, pois se é para ser "Hands Free" espero que os possuidores deste sistema tenham algumas propriedades mentais de movimentaçao de objectos, pois nao vejo a brain a ser regulado sozinho!!

Abraço
 

Raposinha

New Member
Boas


Não sabia que o RP23 não bloqueava na posição de mais firme pois isto é o que acontece em muitos amortecedores ???

Como é obvio quando estou a falar de utilização "Hands Free" estou a falar do desbloqueio que é automatico e não da afinação do brain.

Cumprimentos
 

sangas

New Member
Boas,
se nao estou em erro o unico amortecedor da Fox que bloqueia é o RPL, o float R so tem rebound e propedal sempre activo sem possibilidade de regulaçao, o RPL tem bloqueio e possibilidade de de propedal on ou off, o RP23 tem propedal on ou off e ainda a possibilidade de regulaçao do propedal.
Para uma informaçao mais concreta sempre podes perder 5min a ler as caracteristicas:
http://www.foxracingshox.com/bike/10/shocks/FLOAT/RP23

Abraços
 

fitty77

New Member
Reforço que o Pro-pedal não é um bloqueio puro, como já foi dito.

Em relação à questão do hands free, presumo que se estejam a referir ao facto de o brain abrir quando necessário e fechar logo a seguir de forma automática, certo? Então e o pró-pedal funciona como? Exactamente da mesma forma. Aquilo é um amortecimento activo que se adapta às condições do terreno de forma imediata. Para verem, eu na minha bike andava sempre com o pro-pedal activo, fosse em subidas, descidas, fosse onde fosse, e ele funciona sempre exemplarmente sem necessidade de recorrer à posição de aberto nas descidas, por exemplo. Para além disso, o sistema brain apresenta a desvantagem do factor peso... Sinceramente acho que mais uma vez o marketing ajuda bastante.... E com isto não quero colocar em causa a validade do sistema em termos de eficácia.

Em relação à pergunta em questão neste tópico, não será impossivel adaptar o sistema (principalmente se se tratar do sistema 2009) desde que o amortecedor traseiro tenha as mesmas dimensões, mas ainda assim requer alguma bricolage para colocar o brain lá atrás... Já o sistema de 2008 será dificilmente adaptado noutros quadros (talvez nas Merida que não me lembro do modelo, mas cuja arquitectura traseira era identica, excepto o amortecedor). Seja como for, na minha óptica e para ser coerente com o que disse, preferia obviamente não inventar muito e recorrer a um quadro com o RP23, sem duvida alguma (principalmente depis de já conhecer o amortecedor...)
 

Raposinha

New Member
Boas

fitty77... responde-me ao seguinte, quando pedalas de pé com força, a suspensão traseira bombeia ?

Acho que é melhor abrirmos um tópico sobre este assunto porque isto vai dar pano para mangas.

Cumprimentos
 

fitty77

New Member
Raposinha, com o sag ajustado para mim (obviamente medindo em aberto), colocando em pro-pedal na posição 2, não há bombeio de qualquer espécie, se circulares em estrada lisa. Obviamente que se fores para terrenos irregulares, estiveres a pedalar e olhares para o amortecedor, o vez a mexer, mas isso não é bombeio, mas sim o amortecedor a fazer o trabalho dele (como acontece com o Brain na Epic).

Na posição 3 igualmente, mas penso que a posição mais eficaz será a 2 (enfim, depende do terreno, mas a posição 3, para quem usa o pro-pedal em permanencia como eu uso, já pode retirar alguma eficácia em terrenos mais irregulares no controlo da tracção, tornando a traseira mais saltitona, enfim, dependerá da maneira como cada um pedala e da sua técnica). Na posição 1 sente-se algum bombeio (aliás, nunca a usei... mas pode haver quem a prefira por causa de trazer mais conforto mas ainda assim algum controlo da pedalada e tracção). Enfim, a posição preferida, para mim é a 2, e em alguns casos a 3.

Em relação a abrir um novo tópico, isso já foi discutido em vários, daí que desconfio que poderá não haver essa necessidade. MAs se assim entenderem e se a moderação o permitir, não vejo qualquer entrave.
 

jginja

New Member
fitty77 said:
Aquilo é um amortecimento activo que se adapta às condições do terreno de forma imediata. Para verem, eu na minha bike andava sempre com o pro-pedal activo, fosse em subidas, descidas, fosse onde fosse, e ele funciona sempre exemplarmente sem necessidade de recorrer à posição de aberto nas descidas, por exemplo.

Viva, aproveito para colocar a minha questão aqui.
Eu tenho um RP2 na minha Rush.
Normalmente uso a alavanca do ProPedal aberta (para o lado esquerdo), se a empurrar para o lado oposto, o direito, o ProPedal fica activo, ou seja nota-se menos o bombear da suspensão. A minha pergunta é se eu usar a alvanca sempre para o lado direito não tenho sensações similares como quando o amortecedor tem mais pressão do que devia para um determinado peso de rider?
O facto de usar sempre o ProPedal activo não prejudica o funcionamento do amortecedor?
Obrigado desde já pelos esclarecimentos.
 

fitty77

New Member
Em relação a danificares o amortecedor pelo uso do pró-pedal em permanencia, posso dizer-te que usei assim durante 2 anos, e a unica coisa que o amortecedor sofreu foram as normais revisões.

Em relação ao comportamento do amortecedor se assemelhar à presença de mais ar na camara, bem, obviamente que a dureza aumenta, mas o comportamento do amortecedor é diferente e é essa a vantagem do sistema. O beneficio que ganhas na pedalada e no controlo da tracção, tanto a subir como a descer é incrementado, coisa que não acontece quando colocas ar a mais no amortecdor, pois a unica coisa que vais fazer é aumentar a dureza e consequentemente a leitura do terreno sai prejudicada (e é aí que o pró-pedal traz o maior beneficio). Tu tens o RP2, mas se tivesses um RP23, a diferença entre os diferentes 3 niveis de pro-pedal dá uma ideia melhor de como aquilo funciona.
 

sangas

New Member
Raposinha said:
Boas

fitty77... responde-me ao seguinte, quando pedalas de pé com força, a suspensão traseira bombeia ?

Acho que é melhor abrirmos um tópico sobre este assunto porque isto vai dar pano para mangas.

Cumprimentos


Boas,
Atençao que a geometria do quadro é a parte mais importante, tenta por um RP23 numa bike do continente e ve o comportamento! Ai nem o amortecedor se safa!!
Temos que ter em conta sempre a geometria, quanto mais directa mais é notorio o bombear!!
Abraço
 

tdasbikes

New Member
Boa tarde,

Estive a ler com alguma atenção o desenvolvimento do post e fiquei com a seguinte dúvida:
Se o fox RP23 na posição de pro-pedal bloqueia e desbloqueia apenas quando é necessário porque tem como opção mais 2 posições de regulação? completamente aberto e completamente bloqueado?
No da specialized segundo entendi não tem, apenas tem um regulador de maior ou menor sensibilidade de bloquear ou abrir? parece-me que faz mais sentido, caso contrário surge-me a questão o fox rp23 bloqueia e desbloqueia sozinho ou não?

Estou para trocar de bike e a opção vai ser uma suspensão total e gostaria de ficar mais esclarecido.

Apesar de a minha questão poder parecer off-topic, julgo que não será pois também pode ajudar o autor do post a decidir entre o brain da specialized e o FOX RP23 que talvez seja de mais fácil adaptação a maioria dos quadros.

Obrigado
 

Raposinha

New Member
Boas

O RP23 não bloqueia em qualquer uma das posições mesmo na posição de mais firme, o que acontece quando selecionas a posição de propedal, é uma restrição mais firme do circuito hidraulico de baixa velocidade que tenta eliminar o indesejavel vai e vem do movimento de pedalada dai o nome propedal. Tens ainda a tua escolha na posição de propedal três posições de firmeza.

No brain a regulação é precisamente da sensibilidade de abertura do desbloqueio.

fitty77 said:
Reforço que o Pro-pedal não é um bloqueio puro, como já foi dito.

Em relação à questão do hands free, presumo que se estejam a referir ao facto de o brain abrir quando necessário e fechar logo a seguir de forma automática, certo? Então e o pró-pedal funciona como? Exactamente da mesma forma. Aquilo é um amortecimento activo que se adapta às condições do terreno de forma imediata...

Se fosse como estas a escrever não era preciso botões para nada, suspensões activas por enquanto só com muita electrónica e ainda não chegaram ao mundo das bikes infelizmente

sangas said:
Raposinha said:
Boas

fitty77... responde-me ao seguinte, quando pedalas de pé com força, a suspensão traseira bombeia ?

Acho que é melhor abrirmos um tópico sobre este assunto porque isto vai dar pano para mangas.

Cumprimentos


Boas,
Atençao que a geometria do quadro é a parte mais importante, tenta por um RP23 numa bike do continente e ve o comportamento! Ai nem o amortecedor se safa!!
Temos que ter em conta sempre a geometria, quanto mais directa mais é notorio o bombear!!
Abraço

O contrario tambem é verdade, tenta lá por um amortecedor de supermercado numa boa bike a ver o que aconteçe !?
Acho que o fytty77 não tem nenhuma bike de supermercado com RP23 contudo a questão das geometrias não vem ao caso uma vez que só estamos a debater o conceito e funcionamento do fox e do brain. Se pomos ao barulho os diversos sistemas de suspensão traseiros nunca mais daqui saimos.

Cumprimentos
 
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