Shimano XT M8000 - 2016

JoaoAM

Member
mas se eu comprar logo a versão ispec, funciona com os meus travões?
shimano deore 2012 m596
desculpa lá mas não percebo nada disto xD
 

Mr.sa

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se tiveres a pensar mais tarde fazer o upgrade dos travões, compensa na mesma comprares o ispec
 

JoaoAM

Member
Mas o ispec tem como prender sem ser à braçadeira dos travões? Caso peça agora o ispec, é possível que montar e fixar ao guiador com o que vem?
mais tarde irei fazer sim
 

miguelcarromeu

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Lembrei-me agora que tens outra solução se quiseres meter já o i-spec: comprar só 1 travão. Sempre fica mais em conta e quando puderes logo metes o outro.
 

Mr.sa

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não precisas de comprar a nova versão de travões XT para teres ispec, a versão anterior já tem isso.
 

1pronto

New Member
Bem, mesmo antes de ver ao vivo já tirei algumas conclusões.

XT vs GX

XT - Vantagens: mais barato(atendendo aos preços de lançamento) , 1 desviador traseiro compatível para 1x11 e 2x11(opção caixa longa para 3x11), não é necessário mudar o cepo.

SRAM GX - Vantagens: cassete com 10t, mais leve e mais bonito(o que é relativo).

Corrijam-me se estiver enganado.
 

tinric

Super Moderador
Por acaso também vi ao vivo este fim de semana numa loja aqui da zona, uma KTM montada com XTR 11 e com suspensão RS RS-1 ... (esta muito mais bonita e poderosa ao vivo que nas fotos)


Mas no que toca a este tópico... para mim dar 200 eur por uma cassete que pode durar 3 meses, está fora de questão... dar 80 (preço médio da XT...) sem dúvida bastante aceitável face aos atuais 40 e tal da cassete XT 10v + 40 a 60 do expander 40t ou 42t...

Então em resumo, para quem está a pensar mudar transmissão... meter uma cassete que não obriga a mudar o cepo... e só ter que meter um desviador e manipulo com preços nada do outro mundo... eu, por exemplo que já "fui 100%" SRAM, atualmente só uso os manipulos e desviadores (que ainda considero melhores (ou diferentes vá)) que os shimano...

Em tempos era tudo SRAM (pedaleiros, travões, cassetes, correntes....)

Nos dias que correm, e como correm, estou em crer que este grupo XT 11v, vai "aniquilar" a SRAM neste ponto...

Pelo que por alguma coisa melhor que seja a SRAM... 10t contra os 11t da cassete... falamos de, no caso do prato 32... 2.91 para a Shimano (de mudança mais pesada) contra 3.2 para a SRAM...
ou no caso de 34, algo semelhante (mediante as pernas de cada um e a forma de pedalar) nessa luta... falando de 3x mais preço por cassete + o preço de 1 cassete para mudança do cepo... o bocadinho de velocidade de ponta que se perde, fica esquecido face ao preço a pagar por tão pouco... diria que mais vale investir no prato a seguir (32 para 34 ou mesmo 34 para 36)

Eu, com duas bikes (uma delas com 1x10) em SRAM ... garantidamente que a pensar nisso... a próxima transmissão seria/será XT 11v... e deixando passar um pouco a febre da novidade, estou em crer que o preço ainda pode descer um pouco... com o preço de uma cassete mete-se uma transmissão inteira.


E isto, vendo a cassete montada na bike que falo acima... me inspira muito mais confiança (de durabilidade) que a SRAM (note-se que não sei se a cassete era XT ou XTR (mas creio ser XTR)


Daqui e em forma de conclusão, para mim... na bike que já tenho em 1x... seria só trocar desviador e manipulo pois quando a cassete e expander derem o berro... já teria que se trocar por outros ao mesmo valor de uma cassete XT 11v. Vendendo o que lá tenho em SRAM... ficará não a "custo zero" mas não muito longe disso... a médio/longo prazo... o pedaleiro sim, pois parece-me que estes pratos XT vão ser muito mais eficazes que os atuais NW que por aí andam (posso estar enganado)
 

miguelcarromeu

Active Member
A mim também não me restam muitas dúvidas. A somar a isso, o facto de ter gasto, por exemplo, quase 50€ na cage da OneUp Components, faz com que a solução de 1x10 seja quase obsoleta.
 

gteles

Member
Gastas uma cassete em 3 meses? Até amor deves fazer em cima da bicicleta...

Tenho o low cost Sram X01 ha mais de 6 meses e ando 2 vezes por semana (30 + 70kms) e ainda na semana passada medi a corrente (xx1) e estava impecavel, a mim uma corrente faz +/- 1500kms e uma cassete pode fazer 3 correntes...
Opinião pessoal, troquei de um sistema 2x10 e foi das melhores coisas que fiz ;)
 

Pedro Barradas

Super Moderador
tenho andado com transmissão SLX (3x10) ,3 correntes em rotação. fizeram cerca de 6500km. os pratos tambem já não estão muito bons, mas irei trocar em breve
 

miguelcarromeu

Active Member
O tinric disse "pode" gastar-se em 3 meses. E pode. Já gastei uma cassete e corrente SRAM em 2 meses (cerca de 2000 km). Basta as condições ideias: inverno, lama, muitos kms semanais.
 

tinric

Super Moderador
Nem diria tanto... houve tempos em que conseguia fazer mais de 1000 kms por mês... sem ir ao limite, sim, à conta de uma corrente que nem mil kms me durou, derreti uma cassete em 1300 kms... em coisa de 1 mês e pouco... mas nessa altura o normal sim, era uma corrente por mes e uma cassete de 3 em 3... (infelizmente pouco durou essa época :D )

Ainda assim, para mim quem investe numa transmissão de topo das duas uma... ou tem muito na carteira e tanto faz se a cassete custa 200 ou 300 (e se dura 3 meses ou 3 anos)... ou os pilotos de "topo" que procuram bons resultados nas provas, e para isso têm que treinar muito... e em provas não se olha muito ao cuidado com o material... acredito sim, que haja pessoal a derreter uma cassete destas em 3 meses ou menos...

Mas isso é como cada um... eu a meter meteria XT (muito mais barato e se calhar com melhor relação qualidade/preço), por exemplo se fosse comprar uma bike nova que viesse com Sram 11v... teria que ter a certeza que depois poderia meter uma XT destas ... mas isto sou eu que não me importo de ter um componente "caro" se for preciso, desde que não um de desgaste como uma cassete, corrente, etc...
 

Jocas22

Active Member
com jeitinho... lubrificação e limpezas após as voltas, e sem cruzamentos desnecessários, em 10v consigo fazer com uma cassete os tais 6000kms +/- com 3 correntes (KMC que Shimano acho que duram menos). Pelo Strava a minha media é um pouco abaixo dos 200K por semana. Senão me enganei nas contas dá 30 semanas ou 5 meses mais ou menos. Arredonda-se pros 6 meses pois raramente chego aos 200K btt por semana.

A cassete 1150, como ja tinhamos falado, fica nos 120€ e a XT nos 90€. São 30 euros de diferença e claro é dinheiro, mas não é nada por ai além. Resta saber se faz diferença ter a velocidade 10 atras, acho que isto depende do que se faz e da escolha do prato da frente. Temo que ou metia um prato grande demais á frente e sofria nas subidas... ou mais pequeno e a direito andarei a rodar no vazio, eu nao gosto de rolar mas pro que eu faço nao consigo evitar por vezes e outras faço-o mesmo porque gosto de variar o terreno e alguns assim o exigem. Tambem moro longe da serra e a burra nem sempre vai de carro e por vezes faz a travessia até á serra a rolar no deserto sempre a direito.

A diferença pra cassete xt seriam 60 euros por ano. Como dizia o outro: é dinheiro, claro que é. É alguma coisa de relevante tendo em conta o que gasto neste desporto, não!

Isto pra mim claro. O people do enduro que raramente rola a direito nao precisa do prato 10 pra nada.
 

SeteGu

Active Member
Eu concordo com a ideia do Tinric... salvo talvez calços/pastilhas de travão (por uma questão de segurança) nunca investiria (a menos que tivesse a nadar em €€) muito dinheiro em material de desgaste de topo.

Isto também claro... porque não pratico este desporto com vista à competição.
 
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