Shimano XT M8000 - 2016

tinric

Super Moderador
Ok, confesso que não tenho andado muito dentro das novidades...

nem sabia (ou tinha tido interesse) que havia cassetes SRAM mais baratas... falava para a diferença das de 200 eur mais ou menos...

Assim, por 117.5 na R2-bike/SRAM-GX-Cassette-11-speed-XG-1150-10-42-Teeth uma cassete 10-42 já é outra história... já é como bem dizes... não é por aí... mas de 80 para 200 já é outra conversa.. x2 ao ano... seriam 240€ e ai sim... significativo (para mim pelo menos)


sram_mtb_gx_cassette_xg1150_side_l.jpg



Ainda assim falamos de diferenças significativas no preço dos desviadores e dos minipulos.... e note-se que eu tenho duas transmissões SRAM no que toca a este ponto.


No entanto falas de uma coisa "engraçada" :D "cruzamentos desnecessários" eheheh... isso já não se usa.. toda a vida se falou que era 3 pratos... o pequeno para os 3 maiores carretos, o do meio podia cobrir quase toda a cassete (excepto extremos) e o grande para os 3 carretos mais pequenos...

Quem nunca olhou para a curva que uma corrente faz do prato 32 para um expander 42 não sabe o que é um "cruzamento desnecessário"... mas isso são outros 500... eu também me rendi a 1x10 na HT... não que não tenha tudo a jeito para lhe voltar a meter 2 pratos quando ou se assim me apetecer...


Mas como bem dizes.. há que diferenciar os nossos andamentos mais allmontaneiros, de um andamento mais maratonista... não me vejo a rolar 30 ou 40 kms que sejam na minha HT com prato 30 à frente... e com expander 40 já me custam algumas subidas...


EDIT: ainda assim quer-me parecer que a maior "evolução" ainda está aqui:

FC-M8000-1_zz_zz_STD_S1_draft.png


os NW são muito bonitos e tal... mas estes dentes... mais finos e altos, deverão trazer algumas vantagens e duração face aos NW... (digo eu)
 

Jocas22

Active Member
Falando dos desv e manipulos shimano serem mais baratos...Olha que ja ha pessoal a combinar sram com xtr 11v, se vires atras pus ai um exemplo, e segundo todos eles sem problemas. A minha ideia é mesmo essa, um combo mas sempre com a cassete sram :)
 

miguelcarromeu

Active Member
As cassetes SRAM, a manter a "tradição", irão sempre gastar-se mais depressa que as Shimano. Desisti há uns anos. Mas gosto mais da passagem entre carretos, é um facto. Parecem mais suaves. Mas como a carteira manda e 200g não me fazem tanto confusão, esqueci isso. O meu setup é sempre cassete Shimano XT mais corrente SRAM 1050.

Quanto aos cruzamentos, pois... tanta história ao longo dos anos e nunca se cruzou tanto as correntes como agora; ou seja, as durações das transmissões vão começar a ser amplamente reduzidas.

Outra coisa que aqui ainda não se falou (penso) é o facto de os novos travões M8000 não serem compatíveis com os i-spec anteriores (já olhei para os travões e não vejo mesmo maneira) e, de acordo com o que se vai lendo, o desviador de 10v funciona bem com o shifter de 11v.
 

Jocas22

Active Member
a duração depende do material da cassete, não sei como será com esta 1150, de que material é feita, mas pelo menos a construcção é totalmente diferente das x01/xx1

segundo li e até vi um video da sram em laboratorio com essa historia dos cruzamentos (ela tinha suportado nao sei quantos kms sempre a cruzar indo do mais pequeno pro maior e vice versa, mas claro laboratorio). Pelo menos supostamente a corrente sram foi desenhada do zero para suportar os cruzamentos sem saltar mas tambem sem desgastar em excesso como aconteceria com as de 10v mas que muitos usam com um so prato. Ai pelo menos deve ser desgastar pratos cassete e corrente á bruta. Com as correntes de 11v ainda nao li nada sobre isso de quem use no terreno, se duram mais ou menos.

desv 10. manipulos de 11.... qual é o objectivo, essa nao percebi.
 

edununo

Well-Known Member
X01 por aqui com cerca de 5000 kms e a cassete está para durar. Acredito piamente que vai fazer 7000 kms.
A trocar, será quase de certeza pela 1150. A 1195 pode ser 100g mais leve mas custa o dobro.
 

edununo

Well-Known Member
Uso a corrente SRAM XX1.
Abusei na primeira. Fiz 2300 kms.

Corrente 1 - fiz +- 2300 kms. Se calhar deveria ter rodado mais cedo. Contudo, quando saiu ainda tinha pouco esticamento.
Corrente 2 - fiz +- 1100 kms.
Corrente 3 - fiz +- 1000 kms.
Corrente 2 - entrou novamente para fazer outros +- 1000kms. Está ok e não salta.
Corrente 3 - deverá entrar para fazer outros +- 1000kms.

Nada salta e está tudo ok.
Quanto muito poderá estar um pouco mais ruidosa.

As cassetes 1199 e 1195 são feitas em aço chromoly 4130 e maquinados de uma única peça. É acrescentado um carreto de 42 em alumínio. Pesam 260 a 275g.
A 1180 tem os 3 primeiros carretos maquinados de uma única peça é os restantes até ao 36 são presos por pinos. São novamente em aço chromoly 4130. O carreto de 42t é de alumínio. Cerca de 315g.
A 1175 é em aço chromoly 4130 com carreto 42t em alumínio. Todos os carretos são independentes e presos por pinos. Cerca de 325g.
A 1150 é toda em aço chromoly 4130, carreto 42 inclusive. Todos os carretos são independentes e presos por pinos. Cerca de 394g.

Como o material é sempre o mesmo, a durabilidade deverá ser semelhante.
 
Esta conversa agrada-me.
Tenho X01 original e assustei-me quando vi o preço da cassete.
truques para poupar cassete?
mudar aos 1000 km de corrente?
 

Jocas22

Active Member
ednuno,
Se fizermos como fizeste ou no tradicional 1000k e troca, a verdade é que a 3ª corrente entra nova quando a cassete tem +/- 2000kms, pelo que a 2ª entrar com 2300K não é por ai.
Mas a 3a corrente que usaste ja entrou com 3400K, nao tiveste problemas? em 10v ia dar de certeza, ali uns 1os kms bem torturantes de mudanças a entrar mal e a saltar ate que ela acamasse se é que acamava.

nao sei qual a diferenca de resistencia do cromoly pro aluminio (para alem do aluminio ser bem mais leve) mas o carreto 42 é dos que mais sofre (eu diria que é mesmo o que mais sofre, o mais pequeno já é pra rolar e sempre sofre menos, digo eu) com a torção da corrente por estar numa ponta. Se houver diferença significativa pode bem ter impacto na corrente para alem do impacto em si mesmo claro.
 

Jepas

Super Moderador
Mas a 3a corrente que usaste ja entrou com 3400K, nao tiveste problemas?

É completamente diferente colocar uma corrente nova numa cassete que levou 3 correntes em 3000km de colocar uma corrente nova numa cassete que levou a mesma corrente durante 3000km.
O que se sugere é que se troque a corrente com a frequência necessária para que o seu desgaste seja mínimo e não gaste os dentes da cassete. No limite, se a corrente for trocada com muita frequência a cassete e os pratos duram para sempre (um pouco à semelhança das transmissões por correia onde o desgaste ocorre "apenas" na correia e não nas polias).
 

gteles

Member
Planeio mudar a corrente do X1 mais ou menos a cada 1500kms (uso a corrente XX1), claro que vou medindo o desgaste da corrente.
 

edununo

Well-Known Member
É verdade. A 3a corrente entrou nova já tendo a cassete uns 3400 kms.
Posso-te garantir que não saltou nem teve aquele período para acamar.
Estou surpreendido com esta resistência da cassete.
Ainda bem. :)
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Também eu rodo as correntes... só a partir dos 5000k de K7, é que comecei a notar algumas dificuldade em acamar uma corrente nova.. mas nada que uns 70km de BTT não dessem logo conta ;)
 

SeteGu

Active Member
Pedro Barradas mas assim a corrente nova não tem um desgaste muito mais acelerado?

Porque não colocar uma antiga em "meia vida"?

De resto... é bom saber que ainda duram bastante. Resta comparar com as Shimano 11v.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
SeteGu...Meti uma nova porque a rotação assim obrigou. Uma dels teve final de vida ;) portanto para manter a rotação teve de vir uma nova.
Reumindo em 6500km 1xK7 SLX (10V); 3 correntes 1xHG54 e 1xHG74 e 1x HG75 ( esta última está boa - não chega a 0,75 e vai entrar em rotação com a corrente/K7 nova actual)
 

gteles

Member
A grande diferença entre a shimano e a sram em 11V é que na sram o prato pequeno é de 10 e na shimano é de 11...
 

Jocas22

Active Member
ednuno,

era mesmo ai que queria chegar, entao sempre se confirma que a corrente tem algo de "especial". Com uma corrente de 10v a historia ia ser bem diferente e falo com experiencia. ;)
 

Jocas22

Active Member
imensa gente a reclamar la fora com o xtr9000 (1*11) e a linha de corrente no carreto mais pequeno, demasiada gente pra ser apenas má afinação. Se suceder o mesmo com o xt.... por cá alguem tem 9000 1*11?
 
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