Rui Marçal
New Member
Ontem foi dia de testes...
Experimentei uma Cannondale F29 5 e uma Cannondale Scalpel 29 3. Claro que teria de as comparar entre elas e a minha Scalpel 26' (já não digo o modelo pois já tem muitos upgrades, mas está entre a Ultimate e a Scalpel 1, lol...)
Não me vou alongar nos componentes de cada uma, pois há um desiquilíbrio delas para a minha. Tentei focar só no comportamento geral delas e principalmente no tamanho da roda.
O local de testes era curto, mas tinha um pouco de tudo. Já as tinha experimentado noutras ocasiões mas nunca todas juntas e no mesmo local.
O Teste foi feito no mesmo single, uma descida a variar entre os 8% e os 20% com cerca de 500m. Depois voltava para trás e teria de subir. Começa com um single em espaço aberto, onde podia mandar-me por ali abaixo que em caso de desvio apanhava o tojo para me amparar a queda (coisa que não aconteceu). O piso tinha uns pequenos regos, em terra seca e pouco irregular. De início um pequeno drop com uma travagem um pouco forte e virar à esquerda. Depois começa a descer com uma inclinação a média de 8% e com curvas rápidas. Quase no final uma pequena reta onde há 2 pequenas lombas e onde as rodas descolam do chão para de seguida ter de travar bem e entrar num pequeno single com pedra e 2 curvas apertadas. Depois era voltar para trás por um caminho ligeiramente diferente onde começava a subir com uma inclinação de 20%, com pedra solta. O resto da subida era básica e sem história...
Comecei por esta:
Quando comecei a pedalar, agora e das outras vezes, nota-se bem o peso da montada e a inércia provocada pelo diâmetro da roda. Depois de embalada tudo bem.
Ao fazer o 1º pequeno drop, tudo bem, nada de especial, mas logo na 1ª curva onde tinha de travar, a traseira saiu toda de lado. Muito fixe, muito divertido, mas pouco eficaz e kit de unhas era preciso. Já esperava esta reação, pois já a tinha experimentado antes e estes travões Shimano Deore são mesmo muito maus, principalmente atrás, muito pouco sensíveis, nada progressivos. Ao mínimo toque lá vai a roda de rastos.
Comecei a descer e nas curvas rápidas nota-se em relação às rodas 26' que a agilidade é menor, mas com esta roda grande há outra liberdade para erros e sempre se pode compensar o atraso a curvar com uma saída mais larga na curva. Neste tipo de piso era possível, pois fora do single a erva é rasteira. Se for num single fechado onde temos um espaço curto e temos de ser cirúrgicos como um bisturi (Scalpel) então aí temos a roda grande mais lenta que a roda pequena. Aqui a falta de agilidade é compensada com o atalhar. Com a roda 29' podemos ser mais brutos, não precisamos do kit de unhas tão afiado, é ir em frente o mais possível.
Na parte mais rápida do single, parece que vamos sobre alcatrão. Isto não se deve tanto à roda grande mas sim à lefty que é fabulosa. Quando passei com a minha 26' a sensação foi precisamente a mesma.
Quando cheguei à parte das lombas notei pela 2ª vez o peso excessivo da montada. Saltar saltou, mas é pesada.
2ª travagem e lá vai a traseira para o outro lado. Mais uma vez muito divertido, mais que a minha 26' ou mesmo a Scalpel 29'. Para andar de lado a F29 é rainha. Mas perde-se tempo. Entro no single mais estreito e com pedra e 2 curvas lentas e aqui é que está o maior problema. Não é tão fácil virar aquelas rodas e mete-las onde queremos. Passar passa, mas não passa com elegância. Como a roda é maior pode-se atalhar onde dá...
De seguida foi voltar para trás e começar a subir. Avozinha metida e vamos embora pelas pedras acima. Esta roda sobe bem, mas tem de ter velocidade para vencer a inércia do diâmetro, para vencer o peso a mais e para atalhar a direito. Mais uma vez o peso fez-se sentir e penso que a relação de 24 no prato da frente deveria passar para 22...Pois nunca mais tirei a avozinha quase até ao final...Como não tem amortecedor, é um pouco saltitona e perde alguma tração.
Foi a vez de saltar para cima da Scalpel 29 3, esta mais parecida com a minha.
No arranque, senti a mesma coisa que na F29, muito pesada, mas um pouco pior. Penso que não foi pelo peso que possa ter a mais mas porque alguma da força perde-se no amortecedor traseiro.
Depois do drop feito sem qualquer problema a 1ª travagem...Mais outra desgraça. Neste caso são uns Magura MT2. Se não tivesse visto que a marca dos travões era outra, pensaria que seria precisamente a mesma marca e o mesmo modelo. Mesmo assim, o comportamento foi melhor que o da F29, pois o amortecedor traseiro "obriga" a roda a colar-se mais ao chão e a traseira derrapa menos. Mas não é divertida neste caso como foi a F29. Este é um dos problemas das FS, a traseira tende a saltitar em derrapagem, efeito do amortecedor. Ganha-se em eficácia e segurança, mas perde-se em diversão.
Chegado às curvas, o efeito é o mesmo da F29 sem diferenças.
Nos saltos, correu um pouco melhor porque o amortecedor de trás ajuda a elevar mais alto, fazendo de "trampolim".
Na travagem à direita, menos diversão, mais controlo.
No single com as curvas apertadas as mesmas sensações da F29.
A subir e a passar nas pedras, depois da avozinha metida, a sensação mais uma vez é muito semelhante à F29, mas com 2 pequenas diferenças. Neste caso e por causa do amortecedor perde-se alguma força a pedalar e a traseira salta pouco a ultrapassar as pedras maiores, ganhando mais tração.
De salientar, que se a inclinação aumentar, a tendência da roda da frente querer levitar é grande. Noutras ocasiões, que não esta isso é notório.
Se no caso da F29 senti a falta de uma mudança mais lente, aqui tenho a certeza que um prato 22 seria um opção muito melhor. Fui por ali a acima sempre na avozinha...
Por último passei para a minha 26'.
No arranque dispara mais rápido que as 29', muito mais rápido. É a roda mais pequena e principalmente os 9,450 kgs puxam pouco pelos cavalos. Faço o drop da mesma forma mas com menos confiança. A 26' tem uma posição de condução muito agressiva, baixa. As 29' é mais descontraída, menos deitada, mais longe do chão o que dá outra confiança.
Mas como estou habituado a esta posição, a velocidade foi a mesma.
Na 1ª travagem, perfeição. São uns Hope Race Evo X2 e discos flutuantes. Como já tinha escrito muitas vezes, são excelentes e a pouca derrapagem que fiz, não passou disso mesmo, tudo controlado...
Entro nos singles, e onde quis meter a roda da frente ela foi, para onde ela é apontada ela vai. Claro que a atenção tem de ser outra e a concentração também, mas é mais divertido. As curvas são mais rápidas e mais fechadas. É fixe. E aqui, não se chama guiar como nas 29'. É mais pilotar, lol...Não quero com isto dizer que é melhor ou pior a roda 26' e a 29' nestas circunstâncias, é diferente.
A 26' é ágil, divertida mas também exige mais kit de unhas e atenção. A 29' é rápida e descontraída.
Com a 26' sente-se o terreno. Com a 29' sente-se a velocidade.
Nos saltos, a 26' voou, é muito mais leve o problema foi a seguir para travar...pois is ficando sem espaço porque fiquei surpreendido com a velocidade a que cheguei à curva. É que o meu kit de unhas não é assim tão bom e como vinha formatado das rodas 29' ia correndo mal, lol...Mas o que é certo é que travei consegui fazer tudo como queria e onde queria. Até fiquei admirado mas a bike surpreendeu-me e as pulsações dispararam como se fosse a subir, lol...Avancei para o single mais estreito com as curvas e quando dei por mim estava feito. É que entrei muito rápido e nem tive tempo de analisar o que tinha feito, lol...Voltei para trás e fiz tudo novamente, mas nos saltos mais devagar...
Nos singles então verifiquei o que já sabia. Esta bike é mais "curta", pelo menos na prática, a baixa velocidade é um mimo. Podemos parar, olhar, analisar por onde podemos passar, pedalar e arrancar rápido. Quando a técnica aumenta e a velocidade diminui não dá hipótese. É maneirinha.
Volta para trás, ponho a avozinha e começo a pedalar em direção às pedras.
Antes de lá chegar passo para a 2ª mudança. Lá está, mais uma vez o pouco peso e a roda pequena. Não preciso da avozinha neste local, essa fica para "outras" subidas ainda mais inclinadas...
Ao passar nas pedras, sentem-se mais que na Scalpel 29. A roda pequena lê melhor os calhaus. Mas enquanto que nas 29 posso cortar a direito, com a 26' posso escolher por onde quero passar. Agilidade da bike assim o permite e posso optar melhor. É mais lenta com certeza. O pior pode ser em singles onde não me posso desviar das pedras. Mas como ela é mais leve esse problema e colmatado por uma maior facilidade em subir obstáculos/degraus.
A grande vantagem neste tipo de terreno é a capacidade de arranque a baixa velocidade. Posso parar sem por o pé no chão, escolher, apontar e imediatamente arrancar. Com as 29' tem de se fazer mais força e basta apanhar uma pedra com uma das rodas a baixa velocidade e paramos.
Daí para cima não há mais história. Cheguei lá acima em 4º com a 26', em 2ª com a F29 e em 1ª com a Scalpel 29'.
Já antes tinha andando muitos km e sempre em single com esta Cannondale Scalpel 29 4...
É um bocado diferente da Scalpel 29 3 porque não tem lefty e isso faz uma diferença do caraças. Mais uma vez os travões são muito maus.
Concluindo, para mim, ainda não experimentei uma roda 29' que me enchesse as medidas para o que faço e gosto de fazer. São singles técnicos, tanto a subir como a descer. E o que não gosto de fazer são maratonas ou estradões.
Se calhar, a Scalpel 29 poderia encher-me as medidas, pois é muito mais leve que estas 29', embora seja mais pesada quase 500grs que a minha e custar quase 10 000€, lol...
Há mercado para ambas as rodas e ainda há as 27,5', quanto a mim as mais equilibradas...
Para quem anda na competição, faz muito estradão como é a maior parte das maratonas e meias maratonas, a roda 29' é uma opção.
Mas para quem pedala ao fim de semana, não entra em competição, etc...a 26' serve perfeitamente.
Por outro lado. Para quem não tem muito dinheiro para gastar e quer aproximar-se de uma roda 29', troque os pneus por uns mais largos, que também aumentam o diâmetro da roda, compram um guiador mais largo, para cima dos 640mm e melhoram e muito a posição de condução, aumentam a confiança e passam melhor pela pedra. Ganham alguns pontos com a roda 26' de uma maneira muito barata.
Não é inteligente, malta que tem roda 26' a pesar 11kgs e até menos, trocar por rodas 29' a pesarem 13kgs e muito mais ainda. Desmontam-se de um bom cavalo e passam a andar de pileca que só anda bem é a descer e a direito.
Experimentei uma Cannondale F29 5 e uma Cannondale Scalpel 29 3. Claro que teria de as comparar entre elas e a minha Scalpel 26' (já não digo o modelo pois já tem muitos upgrades, mas está entre a Ultimate e a Scalpel 1, lol...)
Não me vou alongar nos componentes de cada uma, pois há um desiquilíbrio delas para a minha. Tentei focar só no comportamento geral delas e principalmente no tamanho da roda.
O local de testes era curto, mas tinha um pouco de tudo. Já as tinha experimentado noutras ocasiões mas nunca todas juntas e no mesmo local.
O Teste foi feito no mesmo single, uma descida a variar entre os 8% e os 20% com cerca de 500m. Depois voltava para trás e teria de subir. Começa com um single em espaço aberto, onde podia mandar-me por ali abaixo que em caso de desvio apanhava o tojo para me amparar a queda (coisa que não aconteceu). O piso tinha uns pequenos regos, em terra seca e pouco irregular. De início um pequeno drop com uma travagem um pouco forte e virar à esquerda. Depois começa a descer com uma inclinação a média de 8% e com curvas rápidas. Quase no final uma pequena reta onde há 2 pequenas lombas e onde as rodas descolam do chão para de seguida ter de travar bem e entrar num pequeno single com pedra e 2 curvas apertadas. Depois era voltar para trás por um caminho ligeiramente diferente onde começava a subir com uma inclinação de 20%, com pedra solta. O resto da subida era básica e sem história...
Comecei por esta:
Quando comecei a pedalar, agora e das outras vezes, nota-se bem o peso da montada e a inércia provocada pelo diâmetro da roda. Depois de embalada tudo bem.
Ao fazer o 1º pequeno drop, tudo bem, nada de especial, mas logo na 1ª curva onde tinha de travar, a traseira saiu toda de lado. Muito fixe, muito divertido, mas pouco eficaz e kit de unhas era preciso. Já esperava esta reação, pois já a tinha experimentado antes e estes travões Shimano Deore são mesmo muito maus, principalmente atrás, muito pouco sensíveis, nada progressivos. Ao mínimo toque lá vai a roda de rastos.
Comecei a descer e nas curvas rápidas nota-se em relação às rodas 26' que a agilidade é menor, mas com esta roda grande há outra liberdade para erros e sempre se pode compensar o atraso a curvar com uma saída mais larga na curva. Neste tipo de piso era possível, pois fora do single a erva é rasteira. Se for num single fechado onde temos um espaço curto e temos de ser cirúrgicos como um bisturi (Scalpel) então aí temos a roda grande mais lenta que a roda pequena. Aqui a falta de agilidade é compensada com o atalhar. Com a roda 29' podemos ser mais brutos, não precisamos do kit de unhas tão afiado, é ir em frente o mais possível.
Na parte mais rápida do single, parece que vamos sobre alcatrão. Isto não se deve tanto à roda grande mas sim à lefty que é fabulosa. Quando passei com a minha 26' a sensação foi precisamente a mesma.
Quando cheguei à parte das lombas notei pela 2ª vez o peso excessivo da montada. Saltar saltou, mas é pesada.
2ª travagem e lá vai a traseira para o outro lado. Mais uma vez muito divertido, mais que a minha 26' ou mesmo a Scalpel 29'. Para andar de lado a F29 é rainha. Mas perde-se tempo. Entro no single mais estreito e com pedra e 2 curvas lentas e aqui é que está o maior problema. Não é tão fácil virar aquelas rodas e mete-las onde queremos. Passar passa, mas não passa com elegância. Como a roda é maior pode-se atalhar onde dá...
De seguida foi voltar para trás e começar a subir. Avozinha metida e vamos embora pelas pedras acima. Esta roda sobe bem, mas tem de ter velocidade para vencer a inércia do diâmetro, para vencer o peso a mais e para atalhar a direito. Mais uma vez o peso fez-se sentir e penso que a relação de 24 no prato da frente deveria passar para 22...Pois nunca mais tirei a avozinha quase até ao final...Como não tem amortecedor, é um pouco saltitona e perde alguma tração.
Foi a vez de saltar para cima da Scalpel 29 3, esta mais parecida com a minha.
No arranque, senti a mesma coisa que na F29, muito pesada, mas um pouco pior. Penso que não foi pelo peso que possa ter a mais mas porque alguma da força perde-se no amortecedor traseiro.
Depois do drop feito sem qualquer problema a 1ª travagem...Mais outra desgraça. Neste caso são uns Magura MT2. Se não tivesse visto que a marca dos travões era outra, pensaria que seria precisamente a mesma marca e o mesmo modelo. Mesmo assim, o comportamento foi melhor que o da F29, pois o amortecedor traseiro "obriga" a roda a colar-se mais ao chão e a traseira derrapa menos. Mas não é divertida neste caso como foi a F29. Este é um dos problemas das FS, a traseira tende a saltitar em derrapagem, efeito do amortecedor. Ganha-se em eficácia e segurança, mas perde-se em diversão.
Chegado às curvas, o efeito é o mesmo da F29 sem diferenças.
Nos saltos, correu um pouco melhor porque o amortecedor de trás ajuda a elevar mais alto, fazendo de "trampolim".
Na travagem à direita, menos diversão, mais controlo.
No single com as curvas apertadas as mesmas sensações da F29.
A subir e a passar nas pedras, depois da avozinha metida, a sensação mais uma vez é muito semelhante à F29, mas com 2 pequenas diferenças. Neste caso e por causa do amortecedor perde-se alguma força a pedalar e a traseira salta pouco a ultrapassar as pedras maiores, ganhando mais tração.
De salientar, que se a inclinação aumentar, a tendência da roda da frente querer levitar é grande. Noutras ocasiões, que não esta isso é notório.
Se no caso da F29 senti a falta de uma mudança mais lente, aqui tenho a certeza que um prato 22 seria um opção muito melhor. Fui por ali a acima sempre na avozinha...
Por último passei para a minha 26'.
No arranque dispara mais rápido que as 29', muito mais rápido. É a roda mais pequena e principalmente os 9,450 kgs puxam pouco pelos cavalos. Faço o drop da mesma forma mas com menos confiança. A 26' tem uma posição de condução muito agressiva, baixa. As 29' é mais descontraída, menos deitada, mais longe do chão o que dá outra confiança.
Mas como estou habituado a esta posição, a velocidade foi a mesma.
Na 1ª travagem, perfeição. São uns Hope Race Evo X2 e discos flutuantes. Como já tinha escrito muitas vezes, são excelentes e a pouca derrapagem que fiz, não passou disso mesmo, tudo controlado...
Entro nos singles, e onde quis meter a roda da frente ela foi, para onde ela é apontada ela vai. Claro que a atenção tem de ser outra e a concentração também, mas é mais divertido. As curvas são mais rápidas e mais fechadas. É fixe. E aqui, não se chama guiar como nas 29'. É mais pilotar, lol...Não quero com isto dizer que é melhor ou pior a roda 26' e a 29' nestas circunstâncias, é diferente.
A 26' é ágil, divertida mas também exige mais kit de unhas e atenção. A 29' é rápida e descontraída.
Com a 26' sente-se o terreno. Com a 29' sente-se a velocidade.
Nos saltos, a 26' voou, é muito mais leve o problema foi a seguir para travar...pois is ficando sem espaço porque fiquei surpreendido com a velocidade a que cheguei à curva. É que o meu kit de unhas não é assim tão bom e como vinha formatado das rodas 29' ia correndo mal, lol...Mas o que é certo é que travei consegui fazer tudo como queria e onde queria. Até fiquei admirado mas a bike surpreendeu-me e as pulsações dispararam como se fosse a subir, lol...Avancei para o single mais estreito com as curvas e quando dei por mim estava feito. É que entrei muito rápido e nem tive tempo de analisar o que tinha feito, lol...Voltei para trás e fiz tudo novamente, mas nos saltos mais devagar...
Nos singles então verifiquei o que já sabia. Esta bike é mais "curta", pelo menos na prática, a baixa velocidade é um mimo. Podemos parar, olhar, analisar por onde podemos passar, pedalar e arrancar rápido. Quando a técnica aumenta e a velocidade diminui não dá hipótese. É maneirinha.
Volta para trás, ponho a avozinha e começo a pedalar em direção às pedras.
Antes de lá chegar passo para a 2ª mudança. Lá está, mais uma vez o pouco peso e a roda pequena. Não preciso da avozinha neste local, essa fica para "outras" subidas ainda mais inclinadas...
Ao passar nas pedras, sentem-se mais que na Scalpel 29. A roda pequena lê melhor os calhaus. Mas enquanto que nas 29 posso cortar a direito, com a 26' posso escolher por onde quero passar. Agilidade da bike assim o permite e posso optar melhor. É mais lenta com certeza. O pior pode ser em singles onde não me posso desviar das pedras. Mas como ela é mais leve esse problema e colmatado por uma maior facilidade em subir obstáculos/degraus.
A grande vantagem neste tipo de terreno é a capacidade de arranque a baixa velocidade. Posso parar sem por o pé no chão, escolher, apontar e imediatamente arrancar. Com as 29' tem de se fazer mais força e basta apanhar uma pedra com uma das rodas a baixa velocidade e paramos.
Daí para cima não há mais história. Cheguei lá acima em 4º com a 26', em 2ª com a F29 e em 1ª com a Scalpel 29'.
Já antes tinha andando muitos km e sempre em single com esta Cannondale Scalpel 29 4...
É um bocado diferente da Scalpel 29 3 porque não tem lefty e isso faz uma diferença do caraças. Mais uma vez os travões são muito maus.
Concluindo, para mim, ainda não experimentei uma roda 29' que me enchesse as medidas para o que faço e gosto de fazer. São singles técnicos, tanto a subir como a descer. E o que não gosto de fazer são maratonas ou estradões.
Se calhar, a Scalpel 29 poderia encher-me as medidas, pois é muito mais leve que estas 29', embora seja mais pesada quase 500grs que a minha e custar quase 10 000€, lol...
Há mercado para ambas as rodas e ainda há as 27,5', quanto a mim as mais equilibradas...
Para quem anda na competição, faz muito estradão como é a maior parte das maratonas e meias maratonas, a roda 29' é uma opção.
Mas para quem pedala ao fim de semana, não entra em competição, etc...a 26' serve perfeitamente.
Por outro lado. Para quem não tem muito dinheiro para gastar e quer aproximar-se de uma roda 29', troque os pneus por uns mais largos, que também aumentam o diâmetro da roda, compram um guiador mais largo, para cima dos 640mm e melhoram e muito a posição de condução, aumentam a confiança e passam melhor pela pedra. Ganham alguns pontos com a roda 26' de uma maneira muito barata.
Não é inteligente, malta que tem roda 26' a pesar 11kgs e até menos, trocar por rodas 29' a pesarem 13kgs e muito mais ainda. Desmontam-se de um bom cavalo e passam a andar de pileca que só anda bem é a descer e a direito.