Scalpel 26' versus Scalpel 29' versus F29'

Rui Marçal

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Ontem foi dia de testes...


Experimentei uma Cannondale F29 5 e uma Cannondale Scalpel 29 3. Claro que teria de as comparar entre elas e a minha Scalpel 26' (já não digo o modelo pois já tem muitos upgrades, mas está entre a Ultimate e a Scalpel 1, lol...)


Não me vou alongar nos componentes de cada uma, pois há um desiquilíbrio delas para a minha. Tentei focar só no comportamento geral delas e principalmente no tamanho da roda.


O local de testes era curto, mas tinha um pouco de tudo. Já as tinha experimentado noutras ocasiões mas nunca todas juntas e no mesmo local.


O Teste foi feito no mesmo single, uma descida a variar entre os 8% e os 20% com cerca de 500m. Depois voltava para trás e teria de subir. Começa com um single em espaço aberto, onde podia mandar-me por ali abaixo que em caso de desvio apanhava o tojo para me amparar a queda (coisa que não aconteceu). O piso tinha uns pequenos regos, em terra seca e pouco irregular. De início um pequeno drop com uma travagem um pouco forte e virar à esquerda. Depois começa a descer com uma inclinação a média de 8% e com curvas rápidas. Quase no final uma pequena reta onde há 2 pequenas lombas e onde as rodas descolam do chão para de seguida ter de travar bem e entrar num pequeno single com pedra e 2 curvas apertadas. Depois era voltar para trás por um caminho ligeiramente diferente onde começava a subir com uma inclinação de 20%, com pedra solta. O resto da subida era básica e sem história...


Comecei por esta:




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Quando comecei a pedalar, agora e das outras vezes, nota-se bem o peso da montada e a inércia provocada pelo diâmetro da roda. Depois de embalada tudo bem.


Ao fazer o 1º pequeno drop, tudo bem, nada de especial, mas logo na 1ª curva onde tinha de travar, a traseira saiu toda de lado. Muito fixe, muito divertido, mas pouco eficaz e kit de unhas era preciso. Já esperava esta reação, pois já a tinha experimentado antes e estes travões Shimano Deore são mesmo muito maus, principalmente atrás, muito pouco sensíveis, nada progressivos. Ao mínimo toque lá vai a roda de rastos.


Comecei a descer e nas curvas rápidas nota-se em relação às rodas 26' que a agilidade é menor, mas com esta roda grande há outra liberdade para erros e sempre se pode compensar o atraso a curvar com uma saída mais larga na curva. Neste tipo de piso era possível, pois fora do single a erva é rasteira. Se for num single fechado onde temos um espaço curto e temos de ser cirúrgicos como um bisturi (Scalpel) então aí temos a roda grande mais lenta que a roda pequena. Aqui a falta de agilidade é compensada com o atalhar. Com a roda 29' podemos ser mais brutos, não precisamos do kit de unhas tão afiado, é ir em frente o mais possível.


Na parte mais rápida do single, parece que vamos sobre alcatrão. Isto não se deve tanto à roda grande mas sim à lefty que é fabulosa. Quando passei com a minha 26' a sensação foi precisamente a mesma.


Quando cheguei à parte das lombas notei pela 2ª vez o peso excessivo da montada. Saltar saltou, mas é pesada.


2ª travagem e lá vai a traseira para o outro lado. Mais uma vez muito divertido, mais que a minha 26' ou mesmo a Scalpel 29'. Para andar de lado a F29 é rainha. Mas perde-se tempo. Entro no single mais estreito e com pedra e 2 curvas lentas e aqui é que está o maior problema. Não é tão fácil virar aquelas rodas e mete-las onde queremos. Passar passa, mas não passa com elegância. Como a roda é maior pode-se atalhar onde dá...


De seguida foi voltar para trás e começar a subir. Avozinha metida e vamos embora pelas pedras acima. Esta roda sobe bem, mas tem de ter velocidade para vencer a inércia do diâmetro, para vencer o peso a mais e para atalhar a direito. Mais uma vez o peso fez-se sentir e penso que a relação de 24 no prato da frente deveria passar para 22...Pois nunca mais tirei a avozinha quase até ao final...Como não tem amortecedor, é um pouco saltitona e perde alguma tração.


Foi a vez de saltar para cima da Scalpel 29 3, esta mais parecida com a minha.


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No arranque, senti a mesma coisa que na F29, muito pesada, mas um pouco pior. Penso que não foi pelo peso que possa ter a mais mas porque alguma da força perde-se no amortecedor traseiro.


Depois do drop feito sem qualquer problema a 1ª travagem...Mais outra desgraça. Neste caso são uns Magura MT2. Se não tivesse visto que a marca dos travões era outra, pensaria que seria precisamente a mesma marca e o mesmo modelo. Mesmo assim, o comportamento foi melhor que o da F29, pois o amortecedor traseiro "obriga" a roda a colar-se mais ao chão e a traseira derrapa menos. Mas não é divertida neste caso como foi a F29. Este é um dos problemas das FS, a traseira tende a saltitar em derrapagem, efeito do amortecedor. Ganha-se em eficácia e segurança, mas perde-se em diversão.


Chegado às curvas, o efeito é o mesmo da F29 sem diferenças.


Nos saltos, correu um pouco melhor porque o amortecedor de trás ajuda a elevar mais alto, fazendo de "trampolim".


Na travagem à direita, menos diversão, mais controlo.


No single com as curvas apertadas as mesmas sensações da F29.


A subir e a passar nas pedras, depois da avozinha metida, a sensação mais uma vez é muito semelhante à F29, mas com 2 pequenas diferenças. Neste caso e por causa do amortecedor perde-se alguma força a pedalar e a traseira salta pouco a ultrapassar as pedras maiores, ganhando mais tração.
De salientar, que se a inclinação aumentar, a tendência da roda da frente querer levitar é grande. Noutras ocasiões, que não esta isso é notório.
Se no caso da F29 senti a falta de uma mudança mais lente, aqui tenho a certeza que um prato 22 seria um opção muito melhor. Fui por ali a acima sempre na avozinha...


Por último passei para a minha 26'.


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No arranque dispara mais rápido que as 29', muito mais rápido. É a roda mais pequena e principalmente os 9,450 kgs puxam pouco pelos cavalos. Faço o drop da mesma forma mas com menos confiança. A 26' tem uma posição de condução muito agressiva, baixa. As 29' é mais descontraída, menos deitada, mais longe do chão o que dá outra confiança.


Mas como estou habituado a esta posição, a velocidade foi a mesma.


Na 1ª travagem, perfeição. São uns Hope Race Evo X2 e discos flutuantes. Como já tinha escrito muitas vezes, são excelentes e a pouca derrapagem que fiz, não passou disso mesmo, tudo controlado...


Entro nos singles, e onde quis meter a roda da frente ela foi, para onde ela é apontada ela vai. Claro que a atenção tem de ser outra e a concentração também, mas é mais divertido. As curvas são mais rápidas e mais fechadas. É fixe. E aqui, não se chama guiar como nas 29'. É mais pilotar, lol...Não quero com isto dizer que é melhor ou pior a roda 26' e a 29' nestas circunstâncias, é diferente.


A 26' é ágil, divertida mas também exige mais kit de unhas e atenção. A 29' é rápida e descontraída.


Com a 26' sente-se o terreno. Com a 29' sente-se a velocidade.


Nos saltos, a 26' voou, é muito mais leve o problema foi a seguir para travar...pois is ficando sem espaço porque fiquei surpreendido com a velocidade a que cheguei à curva. É que o meu kit de unhas não é assim tão bom e como vinha formatado das rodas 29' ia correndo mal, lol...Mas o que é certo é que travei consegui fazer tudo como queria e onde queria. Até fiquei admirado mas a bike surpreendeu-me e as pulsações dispararam como se fosse a subir, lol...Avancei para o single mais estreito com as curvas e quando dei por mim estava feito. É que entrei muito rápido e nem tive tempo de analisar o que tinha feito, lol...Voltei para trás e fiz tudo novamente, mas nos saltos mais devagar...


Nos singles então verifiquei o que já sabia. Esta bike é mais "curta", pelo menos na prática, a baixa velocidade é um mimo. Podemos parar, olhar, analisar por onde podemos passar, pedalar e arrancar rápido. Quando a técnica aumenta e a velocidade diminui não dá hipótese. É maneirinha.


Volta para trás, ponho a avozinha e começo a pedalar em direção às pedras.


Antes de lá chegar passo para a 2ª mudança. Lá está, mais uma vez o pouco peso e a roda pequena. Não preciso da avozinha neste local, essa fica para "outras" subidas ainda mais inclinadas...


Ao passar nas pedras, sentem-se mais que na Scalpel 29. A roda pequena lê melhor os calhaus. Mas enquanto que nas 29 posso cortar a direito, com a 26' posso escolher por onde quero passar. Agilidade da bike assim o permite e posso optar melhor. É mais lenta com certeza. O pior pode ser em singles onde não me posso desviar das pedras. Mas como ela é mais leve esse problema e colmatado por uma maior facilidade em subir obstáculos/degraus.


A grande vantagem neste tipo de terreno é a capacidade de arranque a baixa velocidade. Posso parar sem por o pé no chão, escolher, apontar e imediatamente arrancar. Com as 29' tem de se fazer mais força e basta apanhar uma pedra com uma das rodas a baixa velocidade e paramos.


Daí para cima não há mais história. Cheguei lá acima em 4º com a 26', em 2ª com a F29 e em 1ª com a Scalpel 29'.


Já antes tinha andando muitos km e sempre em single com esta Cannondale Scalpel 29 4...


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É um bocado diferente da Scalpel 29 3 porque não tem lefty e isso faz uma diferença do caraças. Mais uma vez os travões são muito maus.


Concluindo, para mim, ainda não experimentei uma roda 29' que me enchesse as medidas para o que faço e gosto de fazer. São singles técnicos, tanto a subir como a descer. E o que não gosto de fazer são maratonas ou estradões.


Se calhar, a Scalpel 29 poderia encher-me as medidas, pois é muito mais leve que estas 29', embora seja mais pesada quase 500grs que a minha e custar quase 10 000€, lol...


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Há mercado para ambas as rodas e ainda há as 27,5', quanto a mim as mais equilibradas...


Para quem anda na competição, faz muito estradão como é a maior parte das maratonas e meias maratonas, a roda 29' é uma opção.


Mas para quem pedala ao fim de semana, não entra em competição, etc...a 26' serve perfeitamente.


Por outro lado. Para quem não tem muito dinheiro para gastar e quer aproximar-se de uma roda 29', troque os pneus por uns mais largos, que também aumentam o diâmetro da roda, compram um guiador mais largo, para cima dos 640mm e melhoram e muito a posição de condução, aumentam a confiança e passam melhor pela pedra. Ganham alguns pontos com a roda 26' de uma maneira muito barata.


Não é inteligente, malta que tem roda 26' a pesar 11kgs e até menos, trocar por rodas 29' a pesarem 13kgs e muito mais ainda. Desmontam-se de um bom cavalo e passam a andar de pileca que só anda bem é a descer e a direito.
 
D

danielkezia

Guest
Muito bom tópico e texto excelente.

Parabéns pela crónica e pela tua opinião bem formada e explicada ao detalhe!

Não deixa de ser a TUA maneira de ver as bicicletas, sendo que é sempre dificil não compares com a tua bicicleta pois com ela já deves ter imensos klm's e claro, está pensada de ti para ti.

Obrigado pela partilha de experiência.

Cumps
 

Rui Marçal

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Obrigado Daniel,

Não é fácil tentar esquecer a minha bike que realmente está pensada e afinada para mim.

Já lhe fiz muitos upgrades nesse sentido.

E quantos rideres conheces que poderiam ter feito o mesmo, alterar para melhor o que tem e uma forma muito mais barata...
 

Medroso#78

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Boas

Como SEMPRE o nosso amigo Rui, deixa nos um relato detalhado muito bom, do que foi a sua experiência com todas estas bike´s, comparativamente com a sua. :)

...antes de mais, deixa-me que questione o seguinte, por exemplo; quando trocas de carro, mesmo este sendo melhor que o que estás habituado, nas primeiras voltas, sentes-te à vontade para conduzi-lo, e tirar partido de tudo o que ele tem de melhor para dar ao condutor?!

.....em relação às bike´s, que é o que interessa aqui, ao fazer o comparativo, acho que seria mais justo comparar bike´s com pesos semelhantes (esquecendo os preços de custo). Dp há casos e casos, o meu por exemplo, comprei uma 29er igualmente FS, mais leve do a que tinha/tenho 26. Não poderia estar mais satisfeito com a compra que fiz. :)

Agora, concordo sim, plenamente, quando referes o que acontece muitas das vezes, que é trocar uma boa/leve bike 26, por um "môno" 29er. ;)

obs: eu sei, e compreendo, que dp do investimento pormenorizado feito na tua scalpel, não é fácil "venda-la" e voltar à estaca 0 (comprar uma 29er, e começar a melhora-la). A vida é muito mais que as bike´s...... e na 26 SEMPRE irás onde eu vou na 29er. Tal como eu iria na minha 26 onde vou na 29er.... mas.... depois de um ano de 29er, com muitos km feitos em TODO tipo de terreno, já mais pensei em trocar a 29er, por uma 26 de igual (ou até menor) peso. ;)
 

Rui Marçal

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Boas Medroso#78,

Tens razão na questão do estar ou não habituado às outras bikes, mas como tinha dito, já não era a 1º vez que tinha andado com elas. Ou que nunca tinha feito foi experimenta-las todas ao mesmo tempo e no mesmo local. Mesmo assim, é normal "dominar" melhor a minha que as outras...

Claro que o ideal era experimentar bikes mais equilibradas. As 2 29' até são equilibradas em equipamento e peso. A minha é que destoa. Por isso não falei de equipamento e tentei abstrair-me disso e concentrar-me só no diâmetro da roda. O que não é fácil, pois tudo está ligado direta ou indiretamente.

Quanto à tua compra, dificilmente irias achar a 29 pior, pois foste para melhor em quase todos os aspetos. Mas não é o que o resto do pessoal costuma fazer...

Se eu achasse a 29' um pouco melhor que a minha, talvez até ponderasse vender a minha 26'. Mas o problema é que eu ainda não encontrei essa bike. Todas as outras 29' que já experimentei eram muito piores que estas. Mas se agora estivesse para comprar uma bike nova, talvez fosse na onda, talvez...

Mesmo assim, se agora estivesse comprador de bike nova, por exemplo, se me tivessem roubado a minha, antes das 29' iria olhar 1º para as 27,5' e 26'.
 

Ming@s

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Excelente topico.

Eu troquei a minha 26" que tinha 10,300kg por uma 29" que de origem tem 11,500kg.

Facilmente e com poucos euros baixo a menina para os 10,300kg depois posso ver a diferença, acho que a relação peso tem muito a ver.

Cumps.
 
Belo testemunho sim sr., gostei de ler.
Eu já tive oportunidade de experimentar uma F29c 3, uma Scalpel Carbon 29 1 e tenho uma Cube 26" com cerca de 12.5kg(vergonha e dor lol) e realmente destas três a que mais me agradou foi a Scalpel mas está claramente fora do meu alcance financeiro pelo menos para já. O problema maior é ter a 26 toda "stock" o que a torna num chumbo autêntico mas também não quero estar a investir numa bike de roda "ultrapassada". Eu sei que podia tirar peso facilmente sem gastar muito dinheiro na minha Cube mas a minha maior duvida ainda é o tamanho da roda. Eu sou mais domingueiro que outra coisa mas mesmo assim vou fazendo algumas maratonas e sinto que muitas das vezes a 29er dava jeito, mas também nunca experimentei uma 650b.
O ideal podia ser uma Scalpel 29, era só uma questão de treinar mais regularmente para ter pernas para a gaja mas pronto não há dinheiro não há palhaço.
Adorei a posição de condução da Scalpel ao invés da flash, achei a flash demasiado agressiva, ambas com tamanho M mas encaixei-me muito melhor na scalpel.
 

jaba

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Belo post! E o teu último parágrafo diz quase tudo sobre o que a grande maioria da malta agora faz, troca bikes 26 acima da média com bom peso, por 29er pesadonas, mais caras, na maioria dos casos só porque sim!
Vejo o meu caso, dizem-me pra trocar...pra quê? Para o que ando a minha FS de 11,400kg em alumínio serve que é um mimo...quanto muito umas 27,5...mais...não vale a pena!
 

Rui Marçal

New Member
Boas Fabio,

Troca de pneus, por uns mais largos e notas logo uma boa diferença. Mete um guiador mais largo e começas logo a descer melhor. Fica baratinho.

Olá Jaba,

Grande parte do pessoal que trocou de 26' para 29' pensava que com elas rodava melhor, subia melhor, etc...Quanto muito, vejo-os a descer um pouco melhor. Quanto ao resto, as pernas não vieram incluídas, continuam a ganir como os outros, lol...
 

petiagos

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Excelente review dos testes efetuados. Estou com tu ...se arranjar uma 29 com o peso e componentes que tenho na minha 26....experimento de bom grado. Agora experimentar uma 29 com mais 3 kgs e componentes inferiores a minha ... dispenso !!! Ainda hoje nuns singles feitos no Monsanto pensava na agilidade brutal que a Ghost me oferece---tomara eu ter mais técnica. Roda 29 em alguns spots onde passei... certamente perco agilidade.
 

nmp

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Boa análise amigo Rui.

O grande choque aí é mesmo comparar com uma 26 de carbono com um peso como o da tua!! :)
As máquinas que andaste são de alumínio, com rodas pesadas que, na minha modesta opinião, é dos fatores mais importantes nas 29er. Naturalmente que ao passares para a tua máquina as sensações seriam melhores...
Se tiveres oportunidade rola numa F29 Carbon ou uma scalpel em carbono, com rodas razoáveis e coloca aqui as tuas sensações!!
No entanto, é sempre de louvar o feedback que colocaste relativamente a essa experiência!

Cumprimentos
 

Ming@s

New Member
Isso mesmo nmp não podemos comparar duas maquinas se não tiverem praticamente o material equivalente e peso muito perto uma das outras.

Eu na minha 29" subo bem e ando bem, agora quando levar com umas rodas novas ai sim vou poder falar.

Cumps.
 

Rui Marçal

New Member
Boas nmp.

Claro que o comparativo é um pouco esquisito pois a 26' é quase de topo e as outras são da gama baixa. Eu mesmo disse isso. Também por isso não me foquei nos componentes que aí então...

O que tentei foi concentrar-me no diâmetro das rodas esquecendo o resto. É que eu não sou jornalista nem tenho acesso a bikes como as revistas, que quanto a mim deixam muito a desejar na treta de comparativos que escrevem. Lá, quase que não há defeitos, é tudo bom, looll...Aprendo mais aqui com a malta que a ler revistas portuguesas da "especialidade", lol....

O que também quis dizer, é que as vantagens das 29' não são bem como as pessoas pensam e falam. Lá está, se formos para topos de gama e entrega-las a malta com kit de pernas, elas voam melhor que um 26' em muito tipo de terreno, não em todos...

Por acaso até tenho um colega meu que tem uma Scalpel Ultimate, mas o raio do encaixe dos pedais não são SPD...Mas ainda a hei-de experimentar...

Por exemplo, aí para a tua zona, a roda 29' ainda trás menos vantagens que aqui para o Ribatejo, pois por aí tens serras bem melhores e bem mais agressivas...

Boas Mingos,

Umas rodas mais leves fazem uma grande diferença, disso não tenhas dúvidas, é onde o peso mais conta é nas rodas. E é aqui que as 29' também perdem um pouco para as 26', pois as rodas serão sempre mais pesadas nas 29' e os pneus também, bem como os travões de disco que tem de ser maiores...

Se tivermos exatamente o mesmo material na bike 26' e na bike de 29' e quando falo no mesmo material falo de umas rodas Mavic Crossmark SLR, falo de uns Maxxis Ikon tubellesse ready com a mesma medida 2.2 e falo de uns disco Hope flutuantes...

As SLR 26' pesam 1440 grs, as 29' pesam 1620 grs. Os pneus pesam 1080 grs para roda 26' e 1180 grs para roda 29'. Os discos de 140 mm para trás na 26' pesam 73 grs e para a frente de medida 160 mm pesam 92 grs. Já para a 29' os discos de trás de 160 mm pesam 92 grs e para a frente de 180 mm pesam 146 grs...

Tudo somado dá um peso nas rodas para a roda 26' de 2685 grs e para a roda 29' de 3038 grs. A diferença ainda é muito significativa pois são mais 353 grs a mais onde elas mais se fazem sentir...já nem vou falar nos preços...
 

ernez

Active Member
A minha opiniao e exatamente a mesma de todos os que tem comentado o factor roda versus peso. Neste momento tenho uma 29 com 9900g menos 400g que a minha 26, a 29 efetivamente a rolar e a descer e melhor a subir e mais pastelona mas tambem nos cansamos menos numa maratona, tenho consciencia que neste aspeto podemos dar um poco mais de nos proprios, eu senti estas diferencas apenas nas maratonas onde nao chegamos praticamente a fazer pausas no percurso, nas voltinhas com os amigos e para quem so faca isso nao acho nenhuma vantagem na mudanca de roda, cumprimentos.
 
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Rui Marçal

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Ora aqui está uma opinião quanto a mim muito consensual... Sem dúvida que as 29' para maratonas e meias maratonas é rainha em muitos pisos, e, então se houver pernas...
 

jaba

Member
Aqui concordo. No último fim de semana, fiz uma com uns amigos, quase todos dentro do mesmo nível técnico, médio/baixo ;) , e enquanto houve subidas, singles, etc, fui sempre na frente...quando chegou o último km que era bem rolante...o único que tinha 29er lá foi andando...
 
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