Santa Cruz Blur XC com menos de 11 kgs

jpsantos

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Nuno Prazeres said:
Essa solução parece-me perfeitamente aceitável para voltas com piso "amigável" e sem descidas "ai Jesus!". Agora para os terrenos onde eu normalmente uso a bike pode ser desastrosa uma "desinchadela" rápida.

Posso dizer que já andei por diversos tipos de piso e até agora :yeah: e inclusive trilhei o pneu ficando um buraco com 3 a 6 mm sem "incomodar" a câmara de ar (agora é que eu não me safo...doh )


João Santos
 

Nuno Prazeres

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Nuno Prazeres said:
Na lista de componentes mencionados para a futura bike há algumas correcções a fazer:
:arrow: Syntace P9 para o poste com um ganho previsto de cerca de 20 gramas após corte.
:arrow: Syntace F99 para o avanço com um ganho previsto de cerca de 40 gramas.
:arrow: Rodas DT Swiss 240, XR 4.2, Aerolite com uma perda prevista de cerca de 70 a 90 gramas.

Uma vez que a solução me sai mais barata, provavelmente comprarei uns belíssimos apertos Tune de 54 gramas pelo que as alterações não deverão mexer demasiado no peso total do conjunto podendo até resultar num pequeno ganho de 20 ou 30 gramas.

Equipamento a caminho... :D

As componentes virão de 3 sites diferentes. Pelas minhas contas poupei algo em torno de 40% senão mais face aos belos preços da nossa não menos bela nação... :s

Até houve um lojista que se quer juntar a uma próxima encomenda porque o preço que o importador lhe faz em revenda para um certo equipamento é mais caro cá do que na net na Alemanha. :evil:

O quadro vem do importador nacional. Vamos lá a ver quanto tempo demora... Já lá vão duas semanas...

À medida que for chegando tudo, peso e publico aqui...
Vou querer confirmar tudo até ao grama :p
 

Nuno Prazeres

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A espera é desesperante... :s

O quadro só deve chegar no fim do mês. :cry:

Entretanto vou colocando as evoluções no meu blog.

Vou tentar pesar e analisar todos os componentes colocando algumas fotos.

Infelizmente parece que vou ter tempo para isso. :roll:

A análise mais recente é a do pedaleiro XTR.

http://myblurxc.blogspot.com
 

ruiabreu

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Sim senhor...bom teste ao pedaleiro.

Estou à espera de vender o meu para comprar um igual...mas até agora ninguém mo comprou :)

Mas pelo que vi do teu teste e pelo que já tenho visto desde à já uns meses, parece-me que a XTR 2007 é mesmo a pedaleira indicada para a minha Santa Cruz.

Continua com essas montagens...já agora, se quiseres ajuda em como fazeres a manutenção do Sistema VPP avisa.
 

Nuno Prazeres

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ruiabreu said:
Sim senhor...bom teste ao pedaleiro.

Estou à espera de vender o meu para comprar um igual...mas até agora ninguém mo comprou :)

Mas pelo que vi do teu teste e pelo que já tenho visto desde à já uns meses, parece-me que a XTR 2007 é mesmo a pedaleira indicada para a minha Santa Cruz.

Continua com essas montagens...já agora, se quiseres ajuda em como fazeres a manutenção do Sistema VPP avisa.

Obrigado pelas tuas amáveis palavras.

Pelo que vejo na foto, tens uma Nomad, não é verdade? Para mim é uma das cinco melhores bicicletas de sempre.

Sou capaz de te chatear sim quando tocar a fazer a manutenção do VPP. :wink:

:evil: Já passou um mês desde que fiz a encomenda. :evil: Mas é um mal geral. Nos Estados Unidos também há muitas queixas quanto ao ritmo de entregas da Santa Cruz. Eles defendem-se alegando que os atrasos se devem ao apertadíssimo e moroso processo de controlo de qualidade mas cá para mim devem é fazer um stock inicial reduzido em Setembro, distribuem e depois entram num ritmo de produção com base em encomenda directa.

Muito provavelmente o meu quadro ainda não passa de um conjunto de tubos soltos que aguardam um volume de encomendas suficiente para que se inicie a produção de um lote.

Entretanto o blog foi actualizado com o comentário às rodas que chegaram ontem.
 

ruiabreu

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Sim tenho uma Nomad. :D
Estou muito satisfeito com ela...nem dá vontade de parar, apetece estar sempre a andar porque dá um gozo de te deixar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Só queria mesmo alterar a pedaleira...não tenho razões de queixa da Atlas, mas o cromado não fica bem com o branco do quadro. É mesmo a razão principal.

Em relação ao VPP ainda à uma semana fiz a manutenção da minha, embora ainda não fosse preciso e os rolamentes estarem em muito bom estado, pelo que li, é aconselhável lubrificar com uma massa própria os veios do sistema VPP, muito pessoal faz isso logo que recebe o quadro ainda novo para evitar chatices e aqueles barulhos incómodos. Os links inferiores do VPP estão numa posição um pouco complicada e estão sempre sufeitos a levar com muita águra, terra, pó, pedras, etc...por isso é que convém estarem sempre bem librificados.

Por isso é que peguei nessa massa e já está pronto.

Achei interessante na tua análise a questão da potência aplicada. Nunca tinha visto isso desse ponto e realmente é interessante e com muita lógica.
 

Nuno Prazeres

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ruiabreu said:
Os links inferiores do VPP estão numa posição um pouco complicada e estão sempre sufeitos a levar com muita águra, terra, pó, pedras, etc...por isso é que convém estarem sempre bem librificados.

Pois... :roll: Ainda há pouco atravessei uma ribeira que era suficientemente funda para tapar o VPP. É necessária alguma ferramenta ou massa lubrificante específica?

ruiabreu said:
Achei interessante na tua análise a questão da potência aplicada. Nunca tinha visto isso desse ponto e realmente é interessante e com muita lógica.

Penso que te referes à entrada de ontem no meu blog.
Pois é... desde há muito que os cientistas do desporto se dedicam a estes assuntos principalmente no que se refere ao ciclismo de estrada principalmente no contra-relógio. Na BTT há a ideia que o factor "técnica" é tão dominante que nem vale muito a pena pensar-se na potência produzida.

A matemática não perdoa. Dois ciclistas que cheguem ao empatados à meta após um esforço de uma hora a uma velocidade próxima de 22 km/h chegariam com 100 metros de diferença se o atrito dos cubos forçar a um consumo de mais 2 watts.
 

ruiabreu

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Nuno Prazeres said:
Pois... :roll: Ainda há pouco atravessei uma ribeira que era suficientemente funda para tapar o VPP. É necessária alguma ferramenta ou massa lubrificante específica?

Não é preciso nenhuma ferramenta especial.
Para uma boa lubrificação tens de ter uma massa especial chamada "Anti-Seize". Depois de desmontares todos os pivots e os seus veios deves lubricá-los todos com essa massa que protege da água, corrosão e devido à sua forte aderência aos materiais mantém sempre tudo muito bem lubrificado!

Um pormenor é que desmontar é fácil e montar também é, mas tens de ter, ou convém ter, uma chave dinanométrica, ou chave de torque, para apertares tudo com os valores como recomendados pela Santa Cruz.

Depois é só andar! :D

Olha que a minha, ainda antes de ter feito a revisão, andou bem fundo na água e bem mal tratada! Como ela merece ser! :D

13067546pk6.jpg


11238048ds3.jpg
 

Vitorzip

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Nuno Prazeres said:
Blog actualizado com todos os preços e proveniências.

http://myblurxc.blogspot.pt

http://myblurxc.blogspot.com , querias tu escrever...

Edit: Muito completa a tua analise das compras. Gostei também do reparo que fizeste á questão da inercia dos cubos. Normalmente não falo nisso a ninguém porque penso que sou o unico a me preocupar, afinal não...

Abraço
 

ruiabreu

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HR said:
Eu não sou o Nuno, mas também não as consigo ver...  :mrgreen:

Eu bem me parecia....como não me apetecia fazer fazer o upload, fui buscar o link destas fotos num Forum onde já as tinha posto, mas para as ver precisava de fazer login. Como no meu PC não preciso da password as imagens aparecem...mas dps é que lembrei que se calhar os outros users não tinham acesso...

Editado e corrigido com o upload.
 

Nuno Prazeres

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Já que estamos no cantinho do peso, porque é que não colocas uns flutuadores de esferovite na Nomad? Pesam menos de 50 gramas e pelo que vejo podem ser muito úteis. :D :D :D :D :D :D :D

A Nomad é linda e duma eficiência sem igual. Se eu andasse mais numa onda de 140mm + era certinho. Esse quadro ganha todos os comparativos que já li.

Agora o meu problema é que sou tão tosco :oops: :oops: :oops: a descer que, com um bicharoco desses, as quedas em vez de serem dadas a 30 passariam a ser a 45km/h com as consequências óbvias...

Falando de coisas boas...

Chegou o resto do material!!!! :D :D :D Fica a faltar... o quadro :cry: :cry: :cry: :cry:

O poste e o avanço Syntace até dão pena de meter na bike de tão espectaculares que são (fotos brevemente no blog). Os apertos Tune então parecem uma peça de ourivesaria.

Já os cabos Nokon apesar do excelente aspecto dão ideia de ser terrivelmente complexos de instalar. Alguém sabe se é possível usar cabos de kevlar em "mangueira" Nokon? Deve ser uma solução de peso mínimo e eficiência máxima.
 
Last edited by a moderator:

ruiabreu

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Nuno Prazeres said:
Agora já consigo ver as fotos, LOL!

Muito bom!!!! :bompost: :bompost:

Já que estamos no cantinho do peso, porque é que não colocas uns flutuadores de esferovite na Nomad? Pesam menos de 50 gramas e pelo que vejo podem ser muito úteis. :D :D :D :D :D :D :D

A Nomad é linda e duma eficiência sem igual. Se eu andasse mais numa onda de 140mm + era certinho. Esse quadro ganha todos os comparativos que já li.

Agora o meu problema é que sou tão tosco :oops: :oops: :oops: a descer que, com um bicharoco desses, as quedas em vez de serem dadas a 30 passariam a ser a 45km/h com as consequências óbvias...

Falando de coisas boas...

Chegou o resto do material!!!! :D :D :D Fica a faltar... o quadro :cry: :cry: :cry: :cry:

O poste e o avanço Syntace até dão pena de meter na bike de tão espectaculares que são (fotos brevemente no blog). Os apertos Tune então parecem uma peça de ourivesaria.

Já os cabos Nokon apesar do excelente aspecto dão ideia de ser terrivelmente complexos de instalar. Alguém sabe se é possível usar cabos de kevlar em "mangueira" Nokon? Deve ser uma solução de peso mínimo e eficiência máxima.

Bem para começar, eu acho que te enganaste numa coisa, com a Nomad os tombos poderiam ser dados a 45km/h ou mais, mas de certeza que em vez 30 tombos davas bastante menos até porque a bike iria ajudar-te, e muito, quando em certas ocasiões não temos "unhas" e as suspensões "comem" tudo o que aparece, corrige erros, trajectórias e até pensamos que somos prós! :D Por isso, a Nomad iria fazer com que caisses menos! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Em relação às fotos, aquela última em que estou com a água pelos joelhos, não era a parte mais funda. Nós parámos ali porque já não conseguiamos padalar mais debaixo de água! :D O meu primo que tirou essa foto, na zona dele, a água já lhe dava pelos tomates! :D
Só um pormenor para quem vê as fotos, essas fotos foram tiradas numa descida da Senhora do Minho para Ponte de Lima, já mesmo a chegar a Ponte de Lima, quem já foi a Santiago de Compostela pelos "Caminhos de Santiago" desde Braga, teve obrigatóriamente de passar por lá! Eu já fui e naquela zona já tinha água, muito menos, mas tinha, por isso deve haver aqui pessoal que conhece bem aquele caminho.

Agora a tua bike...bem isso vai ficar :shock: :shock: :shock:
Os componentes Tune são obras primas, mas digo-te os componentes Syntace são do melhor que há!! Além de bonitos e leves, são mesmo muito bons!
Os cabos Nokon muito sinceramente não conhecia...mas 47,50 euros por uns cabos :shock: será que vale mesmo a pena?
Já agora, no blog tens Avanço Syntace P99 mas não será Syntace F99? E espigão de selim Syntace P9, não será antes Syntace P6?

Quanto tempo mais tens de esperar pelo quadro? Pelo meu esperei 1 mês...na altura já estava desesperado mas pelo que tenho visto não é muito tempo...
 

ruiabreu

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Já agora para completar a manutenção do sistema VPP, para evitar que lixo se acumule no link inferior e também evitar que a água ou lama bata directamente nesse link, aconselho a fazeres o seguinte:

CIMG2014.JPG


CIMG2018.JPG


Ainda não o fiz na minha, mas vou fazer.
É simples, prático, útil e LEVE! :)
 

Nuno Prazeres

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satch said:
E já agora, o guiador que escolheste é o syntace lowrider carbon? Ou talvez o duraflite para esse tipo de montagem, não?

Vou para já usar o Easton EC70 que tenho na bike actual. São 124 gramas e gosto muito da ergonomia dele.

Se fosse comprar um novo, seguramente que iria pelo Syntace Lowrider.

ruiabreu said:
Bem para começar, eu acho que te enganaste numa coisa, com a Nomad os tombos poderiam ser dados a 45km/h ou mais, mas de certeza que em vez 30 tombos davas bastante menos até porque a bike iria ajudar-te, e muito, quando em certas ocasiões não temos "unhas" e as suspensões "comem" tudo o que aparece, corrige erros, trajectórias e até pensamos que somos prós! :D Por isso, a Nomad iria fazer com que caisses menos! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu por acaso não caio muito mas corto-me. Caio tipo uma vez de 3 em 3 meses. Com a Nomad cairia tipo uma vez por ano mas magoava-me mais. :)

ruiabreu said:
Agora a tua bike...bem isso vai ficar :shock: :shock: :shock:
Os componentes Tune são obras primas, mas digo-te os componentes Syntace são do melhor que há!! Além de bonitos e leves, são mesmo muito bons!
Os cabos Nokon muito sinceramente não conhecia...mas 47,50 euros por uns cabos :shock: será que vale mesmo a pena?
Já agora, no blog tens Avanço Syntace P99 mas não será Syntace F99? E espigão de selim Syntace P9, não será antes Syntace P6?

Quanto tempo mais tens de esperar pelo quadro? Pelo meu esperei 1 mês...na altura já estava desesperado mas pelo que tenho visto não é muito tempo...

A bike vai ficar um mimo mas a espera é horrível... Já começo a olhar para aqueles componentes de luxo a pensar em metê-los na velhinha specialized de 1996 de tanto que me doi tê-los ali a sofrer dentro do caixote a verem-me sair para treinar.

Quanto aos "cabos" Nokon o que realmente interessa é a chamada bicha e não o cabo que é semelhante aos habituais. A bicha além de ser mais leve (50/60% dos Shimano), por ser constituida em pequenos elementos de alumínio, forma um tubo totalmente rígido que, contariamente aos outros, não deforma quando o cabo estica pelo que aumenta significativamente a eficiência. Se num futuro upgrade lhe meter cabos em Kevlar é dois em um.

Tens razão quanto ao erro de designação dos componentes Syntace. Já corrigi. Obrigado!

Aquele mini guarda lamas, além de bonito e leve, deve ajudar em muito a prolongar a longevidade do VPP entre manutenções.

Onde se arranja?
 

ruiabreu

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Nuno Prazeres said:
Aquele mini guarda lamas, além de bonito e leve, deve ajudar em muito a prolongar a longevidade do VPP entre manutenções.

Onde se arranja?

Aquilo é um guarda lamas normal em que depois é adaptado, cortado à medida e preso com abraçadeiras. É uma coisa simples de fazer...o único "trabalho" que tens é de encontrar um com a largura perfeita. Isso é algo que até devia vir de origem em todas as bikes com VPP, aliás a V10 trás mas é a única.

Mas podes crer que dá mesmo muito jeito até porque o link inferior está numa posição em que está sempre sujeito a tudo!

Quanto tempo para o quadro? Já deves estar a deserperar...com o material todo prontinho a ser montado...  :twisted:
 

Nuno Prazeres

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ruiabreu said:
Nuno Prazeres said:
Aquele mini guarda lamas, além de bonito e leve, deve ajudar em muito a prolongar a longevidade do VPP entre manutenções.

Onde se arranja?

Aquilo é um guarda lamas normal em que depois é adaptado, cortado à medida e preso com abraçadeiras. É uma coisa simples de fazer...o único "trabalho" que tens é de encontrar um com a largura perfeita. Isso é algo que até devia vir de origem em todas as bikes com VPP, aliás a V10 trás mas é a única.

Mas podes crer que dá mesmo muito jeito até porque o link inferior está numa posição em que está sempre sujeito a tudo!

Quanto tempo para o quadro? Já deves estar a deserperar...com o material todo prontinho a ser montado... :twisted:

A Orbea Oiz deste ano passou a incluir uma solução semelhante. O amortecedor fica mesmo por cima da roda traseira e era um iman de porcaria. Mais dia menos dia os quadros mais sensíveis nesse aspecto vão todos trazer mini guardalamas integrados.

Quanto ao tempo para o quadro, há 2 semanas a estimativa era um mês mas há 4 semanas também era um mês.

Se fosse uma Ibis Mojo compreendia-se mas com uma marca como a Santa Cruz...
 
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