Santa Cruz Blur XC com menos de 11 kgs

Nuno Prazeres

New Member
Estou em vias de montar uma SC Blur XC (tamanho L) e vou tentar fazer uma bicicleta leve mas sem embarcar em componentes excessivamente frágeis ou menos funcionais.

Objectivo: meias-maratonas e XC.

Convirá não esquecer que o curso traseiro é de 115mm pelo que não será seguramente um quadro para ser montado com uma suspensão ligeira e com pouco curso (Ex: SID).

Algumas peças (as que estão a verde) transitam da bike anterior ou já as comprei.

Aceitam-se todas as sugestões, comentários ou críticas.

À partida tinha pensado em ser mais ou menos isto mas estou mais do que aberto à mudança:

Porta Bidon Specialized 50
Travão T Magura Marta SL 310
Travão F Magura Marta SL 330

Cabos Nokon 80
Cassette SRAM 273
Corrente SRAM 257

Pedaleiro Shimano XTR 770
Desviador F Shimano XTR 149
Desviador T SRAM X9 245
Suspensão Rockshox Reba Team 1700

Quadro Santa Cruz Blur XC 2490
Punhos Ritchey WCS 26
Guiador Easton EC70 124

Direcção Ritchey WCS 124
Pedais Crank Bros SL 266
Selim SLR XC Gelflow 178
Poste Easton EC70 218
Mudanças SRAM XO GripShift 180
Avanço Ritchey WCS 140
Pneu F Specialized 580
Pneu T Specialized 580
Câmaras Michelin 280

Rodas Mavic Xmax SLR 1550


Total 10900

Os 100 gramas abaixo dos 11kgs ainda servem como "almofada" para cobrir a possibilidade mais do que natural do peso estar sub-estimado.

Muitos valores (todos os dos componentes a verde) foram apurados por mim com uma balança de precisão. Os restantes foram extraídos dos sites de referência sobre a matéria. Evitei sempre utilizar dados dos fabricantes.
 

Jorge Medeiros

New Member
Boa combinação de componentes...
Estou a montar uma Epic Marathon 2007 e temos várias escolhas em comum. O que difere basicamente:
- Optei pelos Avid Ultimate em vez dos Magura, mas julgo que entre os 2 venha o diabo e escolha...
- A suspensão vai ser uma FOX 100X... já a pesei e tem 1707g (o mesmo que a Reba)... ainda tiro umas gramas quando cortar o tubo...
- Em vez de SRAM vou para o conjunto XTR. Continuo a preferir o sistema Rapid Fire Plus da shimano, mas é tudo uma questão de hábito... já testei os SRAM e funcionam mesmo muito bem!

Em relação ao peso final incluis:
- No peso do quadro o aperto do tubo de selim?
- A Caixa de direcção?
- O fecho-rápido das rodas?

Estamos a falar dum acréscimo (hipotético) de cerca de 250g ao peso final do conjunto...

Abraço e boa sorte com a máquina!
 

Nuno Prazeres

New Member
Boas!

Obrigado!

Considerei os Avid mas gosto mais dos Magura pelo facto de utilizarem óleo mineral e não DOT que é altamente corrosivo. Mas como muito bem dizes, equivalem-se em peso e funcionamento.

A F100X deve ser uns gramitas mais leve do que a Reba Team - 20 ou 30 por causa do bloqueio manual desta última. A Reba tem uma versão com o topo em carbono mais cara e mais leve 50/70 gramas mas não me pareceu justificar o investimento. Agora em funcionamento é comparar um Mercedes (a Reba) com um Rolls Royce (a Fox) mas isso também se paga.

Quanto à transmissão, continuo fiel aos gripshifts e gosto muito da resposta pronta que os sistemas SRAM 1:1 dão face aos Shimano em 2:1. Reconheço que os desviadores são menos resistentes mas, com toda a objectividade, testei uns rapidfire XTR 2007 há um mês e desiludiram-me um pouco principalmente os manípulos que são versáteis, lindos de morrer, perfeitos ao toque (até o mecanismo de rotores internos faz uns clics duma beleza sonora indescritível) mas a verdade é que para mim são extremamente difíceis de operar em terreno irregular porque passam muito facilmente duas ou mais mudanças sem que se pretenda. Agora à frente, aquele conjunto pedaleiro/desviador são duma eficiência incrível. A corrente passa como se duma cassette se tratasse, sem saltinhos, sem esticões, às vezes tinha que olhar para baixo para ter a certeza que tinha mudado mesmo de prato tal era a suavidade. Isto para não falar da rigidez das alavancas e eixo.

O peso final inclui a caixa de direcção (está na lista) Ritchey WCS - 124 gr. (inclui tampa e parafuso do aheadset)

O aperto do tubo do selim, o amortecedor e o dropout foram considerados com o quadro - 2490 gr (valor a confirmar)

Os apertos das rodas Mavic pesarão cerca de 90 gr no conjunto. Os sites da especialidade apontam para que o par de rodas ronde os 1460 gr pelo que cheguei aos tais 1550 gr.

De qualquer modo, este e o quadro são os pontos onde tenho mais dúvidas. Ainda tenho 100gr de "tolerância" para o peso alvo.

Se quisesse mesmo esticar as coisas (300/400 gramas a menos), bastaria montar pneus mais leves que os há minimamente aceitáveis com 400 e poucos gramas e usá-los como UST (sem câmara e só com selante). Ficava em cima dos 10500gr mas dificilmente me mandaria para terreno muito exigente.

Eu considerei fazer esta montagem com a Epic mas além de ficar provavelmente mais pesada, penso que o Fox RP23 com o magnífico propedal regulável e o FSR já são tão bons que o brain acaba por ser desnecessário. Acrescenta peso e complexidade ao sistema e (pelo menos na Epic que testei) nem sempre dá a resposta esperada no momento pretendido.
Se a Specialized tivesse uma StumpJumper "light" (peso do quadro inferior a 2500gr, 100mm de curso e o Fox RP23) seria a maratonista perfeita e seria essa a minha próxima bicicleta. O FSR é uma referência incontornável.

A tua prevê-se que fique com que peso?

Abraço e força nisso!
 

Jorge Medeiros

New Member
A caixa de direcção foi mesmo distracção minha... lol

Já coloquei por ai a informação com o peso do quadro Epic FSR Marathon 2007 - Tamanho M - 2504g
O peso final da Epic deverá ficar a rondar os 10,7Kg... Mas falta-me confirmar os pesos de alguns componentes.

Isto com a Epic já é um namoro que vem de longa data... lol. Este ano, com a inversão do amortecedor traseiro, as critícas têm sido favoráveis relativamente à eficiência do BRAIN e decidi finalmente arriscar... vamos a ver como corre;)

Abraço e boas pedaladas!
 

ruiabreu

New Member
Acho que tens aí uma boa combinação para uma grande Santa Cruz! Agora é tudo menos 50g aqui...menos 70 ali...muitos euros para pagar! :D

A meu ver, e claro que a carteira não é minha :) , existem aí uns componentes que para além de serem superiores (mais caros tb!) te iriam tirar ainda mais umas gramas...

Cassete: Shimano XTR - 224 gramas ou até mesmo a XT que pesa 264 gramas e é bastante mais barata.
Desviador traseiro: SRAM X.0 (aconselho mesmo!)

O desviador traseiro penso que devias ter mesmo em conta devido a performance.

Caso decidas pôr exactamente como dizes ficas com um avião!

Dps de montada pôe umas fotos!
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Boas escolhas sem dúvida, as minhas escolhas pessoais seriam um pouco diferentes em alguns componentes, mais por uma questão de estética/preferência, que de peso, até porque duvido que conseguisse um peso mais comedido.

Nuno, esclarece-me uma dúvida, se as rodas pretendidas são as Xmax SLR, então porquê a utilização de pneus com camara de ar?
Ou invertendo a questão, se a solução pretendida é câmara de ar e pneus convencionais, porquê as SLR ?

Uma montagem com uns aros XR 4.2, raios aerolite e uns cubos tune, bem como os apertos, fica-te com um peso (e p€so) inferior às SLR (digo eu).
 

Nuno Prazeres

New Member
Obrigado pelos vossos comentários: :)

Tentando responder a todos:

Jorge: de facto ouvi dizer maravilhas do amortecedor Specialized nomeadamente que é muito mais suave no "ligar/desligar" do brain. Foi por muito pouco que não fui para esse quadro. Aliás eu tenho uma Specialized em açozinho do bom (é de 1996) e nunca me deixou ficar mal, vamos lá a ver como se porta este domingo em Mafra (50km). Vai ser díficil estar à altura da excelente surpresa que me ofereceu o ano passado - a velhinha levou-me ao colo e fiz o 4.º tempo, nem queria acreditar... :shock:

Rui: a bike não sairá barata de facto mas, ao contrário do que é costume, penso que com uma passagem de componentes da antiga aqui, umas compras via net dali, fico com uma solução bem mais barata do que comprar uma bike de suspensão total completa na loja com as duas vantagens óbvias: mais leve do que a maioria das bikes de série mesmo topo de gama e quadro e componentes ao meu gosto.
As cassettes Shimano que tenho usado gastam-se muito depressa pelo que não quis ganhar peso aí. Quanto ao XO já usei um e de facto nota-se uma resposta melhor. Bem mais "ríspida" do que o X9 penso que pela maior rigidez da caixa dos pulleys mas (e estás a falar com um tipo que deu enormes banhos de lama à bike neste inverno) o meu X9 em 8 meses nunca, repito, nunca me falhou uma passagem.

Ludos:
Claro que quem anda há uns anos nisto, já sabe aquilo que prefere. :) Eu por exemplo sou um daqueles cromos (deve haver 1 em cada 20 :lol:) que gosta de gripshifts, embora reconheça que os manípulos tipo rapidfire e triggers estão muitíssimo melhores do que há 11/12 anos, que foi quando comecei a andar de BTT.

Quanto às rodas, a minha dúvida foi sempre entre as SLR e as DT 1540. Pensei também em mandar fazer umas baseadas não nos cubos Tune, que não sei se são assim tão robustos, mas sim nos DT 240 que já testei e achei absolutamente excepcionais. Nas SLR atrai-me o peso e principalmente a rigidez lateral que dificilmente se consegue com rodas custom. As DT, apesar de serem 100 gramas mais pesadas e ligeiramente menos rígidas lateralmente, à partida são bem mais fiáveis e resistentes mas têm o "problema" de só estarem disponíveis em Centerlock.

De qualquer forma vou dar muita atenção ao teu aviso, suspendo a encomenda das rodas, e vou mas é investigar se consigo uma montagem do tipo que sugeres mais concretamente DT 240s (para rotores IS), DT XR4.2 e raios aerolite.

Alguma sugestão de fornecedor em conta via Net??? :wink:

Finalmente o tema tubular vs câmara. O teu comentário faz todo o sentido. No entanto as SLR por terem essa versatilidade iriam pelo menos servir para experimentar fazer uma montagem sem câmara sem necessitar de mais nada a não ser de selante e da válvula que penso já vem de série. Como nunca experimentei montar um pneu regular (sem UST) sem câmara, era da maneira que ficava a saber se é coisa para merecer a pena sem ter que estar a investir em kits XPTO.

Boas pedaladas
 

vacalouca

Member
Para montagem de rodas sugerir-te-ia a Actionsports.de. O único senão é que não têm os raios que referes, mas têm os Sapim CX-RAY que são equivalentes.

Fica-te-iam por volta de 472€ mais portes. Com nipples em alumínio seriam mais 10€.

Comprei lá umas rodas recentemente (DT5.1+Hope Pro2+ Sapim Race), embora para outras andanças e posso-te dizer que à primeira vista gostei muito do trabalho deles. Quando as tiver montadas posso dar uma opinião mais fundamentada mas isso só daqui a uns tempos.

Quanto às cassetes achei curiosa a tua opinião, pois as Sram são conhecidas por se gastarem mais rápido que as Shimano. Mas realmente não se pode tomar isso como uma verdade absoluta.

Fica bem
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Steel is real, já dizia o outro :mrgreen: Mas isso são outros 50centimos e eu sou suspeito :wink:

Relativamente à questão das rodas que te levantei, foi só pela opção do sistema que vais utilizar.

Eu estou totalmente rendido aos tubeless, mas tubeless verdadeiro, isto é, aqueles em que o próprio aro veda, não sistemas com fitas.
Tenho umas Bontrager Race Lite Tubeless, que funcionavam à base de fitas (já vinham de origem), julgo que aquilo é igual ao material/sistema da DT Swiss até porque se não estou em erro é a DT Swiss que faz as rodas Bontrager. Um empeno vertical na roda de trás, aliado à falta de manutenção que dei aos cubos, e ainda o facto de perder pressão sabe-se lá por onde, faz-me encostar as ditas às boxes, e optar pelo aro xm819 com uns cubos xt e uns raios dt. Não é uma montagem leve, mas era o p€so ideal para a altura :mrgreen:

Teres umas rodas com uns aros tubeless, dá-te realmente a versatilidade de poderes usar UST ou camara de ar, mas normalmente quem experimenta tubeless não quer outra coisa, claro, com a utilização de um auto-vedante. A não ser que faças um rasgo é montar, andar, gastar o piso do pneu e tirar fora.
Para mim, foi das melhores "revoluções" nas bikes, portanto pondera bem isso.

Last but not least, em termos estéticos é dificil bater as Xmax (seja qual for o modelo), e o peso também é muito porreiro.

É capaz de ser um bocado incoerente da minha parte, ter levantado uma questão, e agora vir defender uma solução que deita por terra a questão que levantei anteriormente :mrgreen: :lol: mas pronto, é o meu bitaite :wink:

Ainda, relativamente ao centerlock, os meus cubos XT são centerlock, e o único "problema" que originaram foi a compra forçada de uns rotores centerlock, mas em termos práticos não constituem problema nenhum, uma vez que já usei umas pinças hayes hfx9, e agora estou a usar umas avid juicy nuns rotores LX sem problemas, ainda não houve foi t€mpo para uns rotores centerlock XTR, que por acaso são bem catitas :p

A conclusão a tirar desta confusão toda é que deves ponderar bem o sistema que vais usar, UST ou "normal", e fazer a escolha das rodas em consequência disso.

Desculpa lá não ter ajudado e ter baralhado tanto :roll:

Boas decisões :twisted: :lol:
 

Nuno Prazeres

New Member
vacalouca said:
Para montagem de rodas sugerir-te-ia a Actionsports.de. O único senão é que não têm os raios que referes, mas têm os Sapim CX-RAY que são equivalentes.

Obrigado! Por acaso os meus pedaleiros virão de lá por isso sempre se poupava nos portes. Vou já investigar.

Quanto ao tema das cassettes admito que possa depender também da corrente usada e ainda mais do estado dela. Eu uso SRAM PC991 e tento mantê-la sempre em condições mínimas...

Ludos:
Obrigado pelaa explicações.

Tubeless vs câmara - deve haver rios de tinta sobre este tema. Como faço algumas competições (sem nenhuma ambição especial a não ser chegar ao fim com a certeza que não poderia ter andado mais depressa) já tenho a minha quota parte de furadelas inoportunas mas só num dos casos foi por trilhar a câmara mas foi depois de me ter armado em all-moutiner e voado um par de metros para bater num calhau com a roda de trás rebentando logo o pneu.
Penso que pelo meu estilo de condução e por ser leve face à altura tenho pouca tendência para furar trilhando a câmara. Por outro lado não vejo muita vantagem em andar com tubeless a 35 psi porque apesar do ganho em aderência e conforto a resistência ao rolamento deve aumentar brutalmente.

Rotores - nunca usei travões de disco a não ser em bicicletas de teste pelo que não estou suficientemente confiante relativamente a utilizar rotores de marcas diferentes. Para ser sincero nem tinha ainda pensado nisso. Claro que se há marcas independentes a fazerem rotores "genéricos" é porque existe algum grau de liberdade quanto a esse aspecto, digo eu...

Quanto a teres-me baralhado mais, estás redondamente enganado. :) Se estes teus posts são para me baralhar, estás convidado para me baralhar mais sempre que quiseres! :wink: :lol:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
:lol:

O meu objectivo não é baralhar, antes pelo contrário, é esclarecer, deambulando um pouco sobre os assuntos a ter em consideração :D

Relativamente aos rotores e às coisas no geral, eu confesso que também não era ou não sou muito apreciador de misturas, à partida se uns travões têm uns rotores específicos que fazem conjunto, supostamente é porque aqueles vão funcionar melhor, mas com a compra das rodas com cubos centerlock fui forçado a meter uns rotores LX, que como disse, já bombaram nos hfx9 e agora funcionam nos juicy sem problemas :)

Uma coisa porreira que as bikes têm tido ao longo da sua evolução, é o seguimento de padrões, componentes extremamente compatíveis uns com os outros, independentemente da marca. Alguns podem achar uma saloiice pegada ter um pedaleiro de uma marca, os pratos de outra, os desviadores de outra, a cassete e a corrente de outra, mas a mim não me incomoda muito (na volta sou um bocado saloio :lol: :lol: ).

Agrada-me esta compatibilidade imensa, por oposição ao monopolismo, os dual-lever nunca me convenceram mais pela questão monopolista do principio que por outra coisa, com os manipulos tinhas que papar o desviador traseiro shimano, bem como os travões (hidráulicos).

UST vs Câmara, deve haver mesmo paletes de Kilobytes, e rios de tinta sobre o assunto, não tenhas dúvidas, e o pior (ou não) é que cada cabeça, sua sentença.
A maior desvantagem disto, é que para experimentares o UST, tens forçosamente que andar com umas rodas umas centenas de km's e tirar as tuas conclusões, e isso normalmente sai-te do bolso, não é habitual haver rodas para test-drive.

Eu tenho 1,87m e peso 74Kg ou menos, e nem por isso me safava dos furos, sobretudo aqui no Alentejo que a partir de Abril começa a ficar tudo seco, picos e tretas dessas... o tubeless com o belo do magikseal veio mesmo pôr o ponto final nisso.
Também não tenho um estilo de condução agressivo, tanto que era raríssimo uma trilhadela.

O factor pressões baixas que os UST permitem são mais importantes nas HT, onde se reflecte mais o conforto, do que nas FS.

O ust para mim, veio mesmo para ficar, e só por isso tenho insistido que ponderes bem essa decisão :D

Boas pedaladas :wink:
 

ruiabreu

New Member
Já agora Ludos, se puderes, ajuda-me aqui numa coisa...

Eu tenho as CrossMax XL na minha bike...como tu bem sabes tubeless. O que acontece é que os meus pneus de eleição são os Kenda Nevegal, mas estes pneus, na medida que eu tenho (2.35), não existem em tubeless.
Será possível montá-los na mesma como se fossem tubeless? Pergunto isto porque eu numa ocasião em que tive um furo e estava a mudar o pneu em casa, lembrei-me de experimentar e colocar o Nevegal 2.35 normal sem câmara de ar. O que é certo é que resultou! O unico problema é que os pneus já tem um certo uso e já têm dois ou três pequenos furos de picos que obviamente começava a sair ar. Por isso é que não pude experimentar.

Será possível montar? E o Magic Seal ajudava nesse pequenos furos de picos?

Se puderes esclarecer-me agradecia.

Nuno Prazeres desculpa lá o :eek:fftopic: mas isto também te pode ajudar caso venhas a optar numa solução como a minha.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Rui, eu não sou nenhum guru da cena, baseio-me somente na minha experiência :wink: Mas já que pediste, eu mando o meu bitaite :mrgreen: :lol:

Vamos lá ao :eek:fftopic:

Relativamente à utilização de pneus normais, como se fossem tubeless é possível, há relatos de casos desses espalhados aqui no fórum, a dada altura houve até uma "pancada" com uns panaracer, que funcionavam +/- bem como UST apesar de não serem. Claro que estamos a falar da utilização do material para um propósito para o qual não foi desenvolvido, e existem sempre riscos. Um pneu ust tem caracteristicas especificas, que um normal não terá, apesar de servir.

Sei de um companheiro do pedal que andou um pneu normal como tubeless, e a dada altura o pneu descolou do aro, perdeu o ar instantaneamente, e do malho ninguém o safou, apesar de ir a descer, não teve consequências graves, só o cromado arranhado.
Pessoalmente, não sou grande adepto destas "invenções", dispenso riscos desnecessários, no teu caso, tu é que sabes até onde estás disposto a arriscar a tua segurança :roll:

Em todo o caso, já que experimentaste, se tiveres disposto a arriscar, o magikseal em principio vai-te resolver o problema desses pequenos furos que tens no pneu, vai vedá-los.

No site do importador, estão explicitas as limitações do produto:

MAGIKSEAL não garante a máxima eficiência contra objectos com diâmetro superior a 3mm, nas secções mais finas, e aproximadamente 6mm nas secções mais espessas do pneu, na zona de contacto com o piso.

Boas pedaladas :)
 

Nuno Prazeres

New Member
ruiabreu said:
Nuno Prazeres desculpa lá o :eek:fftopic: mas isto também te pode ajudar caso venhas a optar numa solução como a minha.

Desculpas aceites :)

Mas já que estamos nesta onda, e isto é o cantinho do peso, tenho que fazer a pergunta a ver se algum entendido na matéria me responde.

Eu uso uns Specialized Fast Track 2.0 (580gr) em Kevlar com câmara (que pesa cerca de 140gr).
Ora como existe uma versão deste pneu em UST, qual será a penalização de peso associada a mudar para um sistema tubeless (incluindo 50/60gr de selante por roda)?

Ludos? :wink: Convence-me!!!! :D
 

Mcalhau

New Member
ruiabreu said:
Já agora Ludos, se puderes, ajuda-me aqui numa coisa...

Eu tenho as CrossMax XL na minha bike...como tu bem sabes tubeless. O que acontece é que os meus pneus de eleição são os Kenda Nevegal, mas estes pneus, na medida que eu tenho (2.35), não existem em tubeless.
Será possível montá-los na mesma como se fossem tubeless? Pergunto isto porque eu numa ocasião em que tive um furo e estava a mudar o pneu em casa, lembrei-me de experimentar e colocar o Nevegal 2.35 normal sem câmara de ar. O que é certo é que resultou! O unico problema é que os pneus já tem um certo uso e já têm dois ou três pequenos furos de picos que obviamente começava a sair ar. Por isso é que não pude experimentar.

Será possível montar? E o Magic Seal ajudava nesse pequenos furos de picos?

Se puderes esclarecer-me agradecia.

Nuno Prazeres desculpa lá o :eek:fftopic: mas isto também te pode ajudar caso venhas a optar numa solução como a minha.

Boas

Eu também não sei muito sobre o assunto em questão, mas o que te posso dizer é que já li algures (li primeiro numa revista e depois li num site) que essa possibilidade existe, mas quem a utiliza mais são os que fazem competição e maioritariamente nos EUA. Deixo aqui uma ligação para o site da Stan no Tubes, pois lá ( e nessa revista) diz quais os pneus recomendados para esse uso (na revista se bem me lembro acho que também vinham os aros).


http://www.notubes.com/support_tire.php

Boas pedaladas
 

Nuno Prazeres

New Member
:eek:fftopic: :eek:fftopic:
Nuno Prazeres said:
Penso que pelo meu estilo de condução e por ser leve face à altura tenho pouca tendência para furar

Mais valia ter estado caladinho... Provoquei os Deuses com esta...

Fiz a Maratona de Mafra no Domingo (50km), que foi uma prova que preparei com muito sacrifício e dedicação a ver se conseguia melhorar o 4.º lugar do ano passado.
Ia muito bem, já confortavelmente no Top 3, :podio: e a 15km do fim levei com um prego bem grosso na roda traseira que não havia selante que lhe valesse. Depois andei uns bons 15/20 minutos à guerra com o CO2 e a bomba :evil: até finalmente conseguir arranjar solução para meter uns míseros 20 psi ou menos na câmara que me serviram para me arrastar até ao fim perdendo para aí 15 ou 16 lugares no processo.

Dois meses com 70 horas de treino envolvendo acordar de madrugada muitas vezes. 3 reconhecimentos parciais. Alimentação cuidada. 2 kgs perdidos (no corpo, não na bike). 35kms de impecável gestão do esforço e PIMBA!!!! :evil: :evil: :grrr: :grrr: :grrr:
Tudo por culpa de ter escrito o que escrevi aqui... :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr:

Nunca digam (nem escrevam) nada do tipo: "Ah! Eu praticamente não furo!" ou "Eu cá não caio há mais de 6 meses!" Etc... :evil:

"Eles" não perdoam :s

:eish: :eish: :eish: :eish: :eish: :eish:

Ficou-me de emenda...
:back2topic:

Na lista de componentes mencionados para a futura bike há algumas correcções a fazer:
:arrow: Syntace P9 para o poste com um ganho previsto de cerca de 20 gramas após corte.
:arrow: Syntace F99 para o avanço com um ganho previsto de cerca de 40 gramas.
:arrow: Rodas DT Swiss 240, XR 4.2, Aerolite com uma perda prevista de cerca de 70 a 90 gramas.

Uma vez que a solução me sai mais barata, provavelmente comprarei uns belíssimos apertos Tune de 54 gramas pelo que as alterações não deverão mexer demasiado no peso total do conjunto podendo até resultar num pequeno ganho de 20 ou 30 gramas.

Entretanto estive a namorar uns Schwalbe Nobby Nic 2.1 que me permitem ganhar praticamente 200 gramas face aos Specialized Fast Track. Um assunto a estudar com cuidado dado que os FT são os melhores pneus que tive em toda a minha vida.
 

ruiabreu

New Member
Poís é Nuno...grande azar mesmo!

Mas olha que isso de dizer que a mim não me acontece...a mim isto... a mim aquilo...dá mesmo azar! :D Não existe perdão...

Para te dar também exemplos disso, comigo também me aconteceu algo parecido...antes de ter os meus actuais pneus (Kenda Nevegal), tinha uns Minion da Maxxis e furava sempre pelo menos 1 vez em cada saída...e muitas vezes furava duas...andava sempre com duas câmaras de ar! Decidi então mudar para os Kenda e a partir dessa altura andei bastantes semanas até meses!!! sem furar, mas continuava com as 2 câmaras de ar! Até que um certo dia lembrei-me de "gabar" os ditos pneus: estes pneus são 5 estrelas! nunca furam! Na saída seguinte lembrei-me também de levar só 1 câmara, já que não furava tirava peso das costas, e não é que furei 3 vezes!!! Tiveram de me ir buscar praticamente ao monte! Enfim... :D
Outro amigo meu no meu do monte, quando estavamos a preparar para uma descida disse-me: "tenho em casa um drop-out à uns meses largos...quando precisar dele não o vou ter!". Não é que começamos a descer e o drop-out dele desfez-se mesmo À minha frente! :D ...

Mas o pior, foi um amigo que antes de vir para casa dps de um passeio organizado, lembrou-se de se pôr numa na Cruz de Cristo em pedra, não era para gozar, mas enfim...são aquelas brincadeiras...até que ao vir embora, a bike que vinha montada no suporte, caiu e um carro passou-lhe por cima...conclusão ficou sem bike e ainda teve a despesa do carro! Coincidências é certo... :D mas eu sei lá...


Quando as coisas estão a correr bem o melhor mesmo é estarmos calados!! :D

Um abraço e menos furos!


ps: já agora os Kenda Nevegal são sem dúvida os melhores pneus que tive até hoje! Não mudo tão cedo!
 

jpsantos

New Member
Boas,

apesar de ter aros tubeless não vou "à bola" com o sistema (manias minhas :roll: ) utilizo o sistema de fitas entre a câmara de ar e o pneu e acho um bom compromisso entre furos/peso com bons resultados, já não me lembro da última vez que furei ( prontos :mrgreen: já fostes ...), há quem utilize uma radiografia em vez da fita também com muito bons resultados (segundo eles).

Que dizem deste sistema num ponto de vista de fiabilidade versos redução de peso?


Já agora deixo aqui um link de uma marca que estive a ver hoje que contém um kit de conversão de aros "normais" para tubeless com o respectivo liquido anti-furo, ouvi dizer :roll: que se obtém bons resultados com pneus sem serem tubeless

http://www.notubes.com

e o filme de demonstração

João Santos
 

Nuno Prazeres

New Member
jpsantos said:
já não me lembro da última vez que furei ( prontos :mrgreen: já fostes ...),

Ai fostes fostes :D :D :D :D

Essa solução parece-me perfeitamente aceitável para voltas com piso "amigável" e sem descidas "ai Jesus!". Agora para os terrenos onde eu normalmente uso a bike pode ser desastrosa uma "desinchadela" rápida.

Ao menos o UST fica na jante mesmo sem ar.

Enfim...

Compromissos... cada vez mais tudo isto é feito de compromissos... peso, custo, performance, durabilidade e para cada um de nós há um ponto óptimo. Resta-nos encontrá-lo :mrgreen:
 

ruiabreu

New Member
jpsantos said:
Boas,

apesar de ter aros tubeless não vou "à bola" com o sistema (manias minhas :roll: ) utilizo o sistema de fitas entre a câmara de ar e o pneu e acho um bom compromisso entre furos/peso com bons resultados, já não me lembro da última vez que furei ( prontos :mrgreen: já fostes ...), há quem utilize uma radiografia em vez da fita também com muito bons resultados (segundo eles).

Que dizem deste sistema num ponto de vista de fiabilidade versos redução de peso?


Já agora deixo aqui um link de uma marca que estive a ver hoje que contém um kit de conversão de aros "normais" para tubeless com o respectivo liquido anti-furo, ouvi dizer :roll: que se obtém bons resultados com pneus sem serem tubeless

http://www.notubes.com

e o filme de demonstração

João Santos

Bem! Esse video é qualquer coisa.... :shock:
 
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