emparlace said:
... podes deixar a tua opinião em relação aos cubos das várias rodas que tens?
Não sei se é aqui o sítio apropriado, mas ...
Se eu opinar sobre as montagens ZTR não é off-topic :wink:
Peso 65 kg (com peso a mais) e dou um tratamento soft às rodas porque não faço competição (nem imito) mas, sobretudo, porque tenho rodas que cheguem para distribuir o uso.
Eu avaliaria os cubos pela necessidade de manutenção e pela eficácia. Mas a segunda, não sei avaliar apenas pela utilização. Há muitos factores em jogo na roda para além da eficiência ao rolamento e aquele com que me debato com maior frequência é o alinhamento dos discos de cada vez que troco de rodas. As ZTR Olympic/a2z com cubos Stan são um martírio para alinhar nos Magura SL – os discos estão sempre a roçar. Este, aliás, é um problema que faz esquecer completamente as vantagens das montagens com peso reduzido.
No que respeita à manutenção, os meus a2z levaram rolamentos novos na roda de trás quando as comprei (em 2ª mão). Foi um calvário! Ao que parece os rolamentos têm uma medida não standard que só a a2z vende e, pelo menos na altura, o representante não estava a prestar o melhor serviço – este tema foi muito debatido neste fórum. Só por isto fiquei de pé atrás relativamente aos a2z. Ao fim de não mais de 1500-2000 km não voltaram a ser abertos, mas vão ser na próxima semana porque está surgir uma folga suspeita (novamente) na roda de trás.
Actualmente encontramos montagens com aros ZTR e cubos a2z em todas as lojas. Faz-me pensar que há uma política comercial agressiva (talvez a razão dos tais patrocínios que alguém referiu). Vejamos se não é apenas fogo de vista como aconteceu da primeira vez..
No que respeita aos Tune King/Kong, estiveram sempre montados numas ZTR Race com cubos Hope flutuantes e pneus Racing Ralph. Têm sido utilizadas (quase) apenas em maratonas mas poucas. Os maus-tratos incluem os do percurso das 24Horas de Monsanto deste ano que deu para instantaneamente arrancar o pneu da roda da frente mesmo no final (felizmente) a pique de uma das descidas. Até agora zero de problemas.
Os cubos DT Swiss fazem parte de umas DT 1450 que têm montados discos centerlock XTR. São pau para toda a obra. Das 3 rodas que tenho, sem dúvida que são as que eu utilizaria sempre na Stumpjumper FSR se eu fosse um rider agressivo.
Se eu hoje comprasse umas rodas para substituir estas, certamente, que iria para a montagem sugerida pelo Jepas. Não é peso-pluma, mas …
Esta é uma avaliação muito pouco científica mas não creio que se consiga dizer mais. Até porque, no fim, o preço é muitas vezes o factor importante. Neste capítulo as montagens com a2z ganham com grande vantagem (se compradas on-line :wink