Roda 26, qual o seu futuro?

LDM

New Member
Boas pessoal,

Vou dar a minha opinião, passei de 26 rígida de +- 10kg para uma 29 13kg suspensão total, comecei a ter um desempenho brutal nas provas porque não é o peso BIKE que importa mas sim a preparação física de cada um.
Ainda tenho a 26 e não consigo ter o mesmo desempenho, mesmo nas grande subidas.

Boas pedaladas
 

warrior75

New Member
Na minha opinião tudo importa. Claro que a preparação física é mais importante, mas o peso da bike também conta muito.
Então o peso das rodas importa de que maneira.
 

Rui Marçal

New Member
Concordo com as ultimas opiniões do Joca22 e do Warrior. Não concordo nada com a opinião do LDM.

O peso não conta? Conta e conta muito. Basta tirar umas 250 GRS num pneu e nota-se logo a diferença.
 

Jocas22

Active Member
ora bem, sai mais um convertido á 29 aqui pra mesa do canto. :cool:

Lá fui com uma f29 de 10.4kgs (rodas slr), e fiz-me á Arrábida, trilhos do costume. Esta é parte do meu relato da aventura. A parte relevante pra aqui.


Impressões: FABULOSA. Não tenho palavras pra máquina.
A geometria das 29 evoluiu, e esta tem um peso simpático (10.4kg, mais 1.1kg que a minha) e as sensações são completamente diferentes de quando experimentei um quadro de 26 esticado pra caber umas rodas 29 e com um peso de bike de DH.

Não fui a estradões nem estradas esgotar a talega, não tenho sequer curiosidade se rola melhor que a minha ou não, é-me tinto. Passei a vida quase no prato 24, nem sei pra que andei a carregar a talega. O controlo é soberbo, os singles fazem-se mais depressa com mais confiança, aquilo embala e é a adrenalina a subir, não curva nada pior, tenham juízo é o que digo. A subir é um canhão, paredes, papa tudo, tudo mesmo, basta ter perninhas. Estou fora de forma e mesmo assim foi sempre a abrir, é PR’s no strava pra todos os gostos, mas principalmente na Vigia onde saquei mais de 2 minutos, sim é verdade, mais de dois minutos com mais um 1.1kg de bike e prai mais 350gr a mais entre rodas e pneus (rodinhas de 1350gr e ron evo). Senti logo que ia fazer miséria. E já ando há muito tempo a lutar com aquela subida. E de verdade senti que podia fazia melhor. Descidas então nem se pode comparar de tão injusto que seria.
Eu fazia PR’s em todo o lado, a sério nao fosse alguns problemas na maquina e demasiada gente nos trilhos numa bela manha de Outono. Conheco tudo aquilo como a palma da mão, já sei onde ir pra esquerda ou pra direita, com esta safoda vamos pelo pior sitio e ela não se nega a nada.

Resumo: quero uma 29, zero de duvidas. Lá vou pra 29 mas á minha maneira, certamente não será uma Dale com pena minha.

Uma palavra pro Joao Nunes que me confiou mais de 2.000€. Á pessoas assim. Um grande obrigado.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Já há por aí inúmeras f29 usadas para venda (de diversos valores), tais como outras marcas/modelos! ;)

Não esquecer que ainda há muita 29er mal desenhada. É ver bem o que se compra. ;)
 

Jocas22

Active Member
pois medroso sei bem disso. Então as famosas scale há muitas.

Só pra acrescentar que nao usem o argumento que "ai ele diz isto porque tem uma 29 ou já a comprou e nao quer dizer que fez um mau investimento", não tenho nem comprei nenhuma 29 ao dia de hoje, nem tenho nada apalavrado ou coisa que o valha.

Só pra acrescentar que na famosa subida da vigia fui injusto. Pra ser honesto devia ter comparado as subidas dentro da mesma forma fisica.... então é assim: na volta desta 5ª feira (esta 5ª feira, há 2 dias), fiz 14m14s, hoje fiz 10m28s. Nem sei o que dizer. Quase 4 minutos, dava pra tanta coisa. Chego é mais depressa a casa :mrgreen:
 

Medroso#78

Active Member
LOL, é fácil, de manhã por exemplo, é deixar-se dormir mais um pouco..... acaba por chegar a casa à hora habitual. :D
...com estas e com outras não tarda passa por aí a "sfregôna". :p
 

Rui Marçal

New Member
Boas Jocas22,

É realmente a experimentar e onde conhecemos que se retiram as melhores conclusões.

Mas atenção a uma coisita, tu experimenta te uma das melhores bikes 29, uma Cannondale F29 com Lety, e, olha, que a Lety faz muita diferença. É só a melhor suspensão que anda por aí, e a Lety papa mais irregularidades que o tamanho da roda. Se o orçamento não chega para essa bike, já as há à venda em 2° mão. Compra o que gostas e onde te sentes bem.
 

warrior75

New Member
Jocas22 até que enfim que encontro alguém que partilha a mesma opinião que eu, a 29er a subir é mesmo superior á26er, canhão mesmo.
Gosto muito da F-29, ponderei a compra de uma em 2ª mão, só não comprei porque estava a 800kms.
 

Jocas22

Active Member
warrior,
acabei por nao indicar ai mas a lefty estava pra alguem mais pesado que eu. Não foi por ai. Aliás era a unica coisa que nao estava como se fosse pra mim. É que nem mexi no espigao, estava perfeito

Rui,
mas o objectivo era mesmo esse, testar uma boa 29 e não um pau de vassoura qualquer, e com um peso decente (e rodas decentes). Tinha também de ter as minhas medidas. Felizmente consegui cumprir com todos os requisitos.

Bom pessoal como o € não abunda posso desvendar que vou fazer ums montagem surpresa, não vou comprar nenhuma bike completa. Não passará dos 9.5kg. Aliás se tivesse mais de 10kg nem considerava a coisa, isto antes de montar esta de 10.4kg, se calhar estava a ser exigente demais. Aguardem. :cool: Se pudesse era sempre uma f29, mas pra ter o peso que queria era coisa pra euros brutais, ter uma só por ter com deores e 12kg, isso nunca o faria. Talvez se aparecesse um quadro á venda por um bom preço. Duvido.
 

2stupid

Member
Viva!

Jocas22
Tiraste 4 minutos numa subida de 14 minutos (minutos, certo?) e com 1,1kg a mais.
Ou seja, mantendo o peso que tinhas na 26, e apenas mudando para roda 29 vais tirar 5/6 minutos?
Estou, tal como implícito no teu post, a considerar que todas as outras variáveis se mantém.

Há por aí um vídeo do Sauser, que numa Epic 29 para uma Epic 26, numa subida de 19 minutos (ele a fazê-la, para mim no mínimo seria de 30/40 minutos) tira 11 segundos.
Ponto em desfavor, vídeo de 2011... há que equacionar a evolução das geometrias (não sei muito bem o que isto significa, mas parece-me bem)

Peace
2stupid
 

ORANGE_77

New Member
Boas Jocas22 então tudo o que foste postando acerca de 26vs29 e no teu caso em defesa das 26 foi escrever só por escrever.....ou então a defendeste as 26 sem conhecimento de causa das 29...

Agora não me leve a mal mas numa subida de 14 min tirar 4 min ao melhor tempo e ter como base apenas o diâmetro de roda parece-me demasiado, mas prontos se fosse numa volta e em 60 min ser 4 min mais rápido e plausível mas quem sou eu para contrariar a sua palavra parabéns por se ter rendido à roda 29...
 

1pronto

New Member
Este post já tem 114 páginas!!! Penso que só escrevi uma vez e já foi há bastante tempo.

Olhando para algumas páginas é notório que como o tempo passa as opiniões, fruto da conjuntura, também mudam.

Eu continuo a andar na minha baratucha 26, o dinheiro não abunda e não me posso dar ao luxo de trocar de bicicleta só porque me apetece.

Quanto às 26er, penso que a continuar assim será cada vez mais difícil ter uma em condições, pois as peças (rodas, suspensões) vão subir de preço e começar a escassear.

A morte das 26er a acontecer, e tudo aponta para aí, será causado pelas 27,5er e não pelas 29er.
Atualmente, como o mercado está, quem não gosta de 29er compra 27,5er e não uma 26er.

Não vou defender umas em detrimento de outras, mas espero que a minha 26er se aguente mais uns bons anitos, pois independentemente do tamanho da roda eu gosto é de andar de bicicleta. Não ando de bicicleta armado em professional e a fazer corridinhas de fim de semana xaropado como muitos que eu conheço.
 

Jocas22

Active Member
Orange,
nao sei se por estares desatento, ou apenas em favor de defender sabe-se lá o quê (mudou de ideias é parvo. Ou estares na defesa cega de A ou B) como disse as 29 evoluiram muito e o peso é fundamental.
Se tenho problemas em mudar de ideias? nenhum. Se tu tens? que raio posso eu fazer. Penso que me expliquei. Tinha experimentado como disse e no contexto que referi e agora o mesmo. Quem quer lê, quem discorda discorda, não estava a escrever nenhuma tese, era uma OPINIAO

Posso colocar link pros tracks, podes duvidar, mas eles lá estão. Posso dizer que nao fui de mota. Podes nao acreditar. Podes dizer que na 5ª estava cansado e no Sabado nao, sinceramente quando muito seria o contrario e 5ª cansava-me pra Sabado. Enfim nunca mais acaba. Acredita quem quer, como disse posso é deixar os tracks e a minha palavra. Os tempos e a sua evolução, ia tirando tempo mas pouco. De qualquer maneira espero que tenhas percebido os 4 minutos. Pro melhor tempo só tirei 2 minutos. Os 4 seriam nas mesmas condições, sensivelmente como é óbvio.

Agora diz-me lá achas que abri uma loja, que quero-te convencer? Pra mim cada um compra a que quiser, e diverte-se como quiser. Longe de mim querer influenciar. Só digo isto: experimentem, mas experimentem como deve de ser, estabelecam uns criterios e tentem cumpri-los, nada de camioes de 15kg, rodas de 2.5kg, guiadores de 580mm, o vosso tamanho, ajustem tudo. ;)

Print do strava
 

Jocas22

Active Member
esqueci-me de mencionar, aquela subida nao se altera, nao tem mais ou menos dificuldades conforme chove ou nao, etc... quem conhece sabe. É basicamente um estradao que é cuidado e se mantem sempre na mesma
 

hrbc

New Member
Amigo sejas lá quem fores, pelo que percebi comparas tempos numa determinada subida cuja diferença é 26vs29, e tiras 4 minutos numa subida de 14 minutos, das duas uma, ou andas de bicicleta á muitos anos, ou começas te agora....
Atenção que não estou a desconfiar do que dizes, o que estou a dizer e garantidamente, é que alguma coisa está mal..
 

Jocas22

Active Member
e se foi á 1 ano? é que nem que tento percebo o que raio queres dizer. Sigam. Ficou o testemunho. Voltem á conversa ou comentem mas vou ignorar. O Medroso é que tinha razao.
 

MiGuEl_82

Active Member
Jocas, andei uma vez ctg e deu p ver q sobes bem melhor do que desces. E como bom trepador q efectivamente me pareceste ser, acho mt estranho uma diferença tão grd como a q referes. Em termos percentuais, estamos a falar de uma melhoria fantástica. Conheço perfeitamente a subida à Vigia e ganhar 2 min devido ao diâmetro de roda e peso superiores parece-me demasiado redutor. Não estou a dizer q estás a mentir até pq n vejo motivos p isso. Mas podes estar a basear-te erradamente nos dados q o Strava te fornece. Ainda hj fiz um trilho em pouco mais de 7 min e o Strava diz q demorei 11 min. Pq? Pq o segmento em questão terminava uns metros dps do trilho realmente terminar, tendo sido considerados os 4 min q tive à espera de uns companheiros.

Bottom line: o Strava n é infalível!
 

warrior75

New Member
1 ponto, não acredito que as 26 vão morrer e muito menos por causa das 27.5, penso que as 27.5 vão continuar a ser uma minoria, se é que elas próprias não se vão estinguir, mas como há gostos pra tudo e manais pra todos os gostos, acredito até que exista lugar oras três medidas ou mais se aparecer prai outra medida milagrosa.
 
Top