Roda 26, qual o seu futuro?

ORANGE_77

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Jocas22 não foi o meu objectivo tecer qualquer tipo de provocação estou neste forum para passar o tempo e longe de mim querer picardias.. As 29 desde que bem equipadas já me convenceram à muito, agora não é o milagre anunciado que fará que eu passe de um modesto utilizador de bicicleta em que só tenho tempo de andar umas 5 horas semanais, e passarei a um atleta portanto la vou andando de 26 porque lá me vou divertindo à minha maneira e investir 2000 € numa bicicleta não é o meu objectivo imediato.

Boas pedaladas a todos seja em 24 26 27,5 ou 29 acima de tudo divirtam-se pois quando um simples tamanho de roda ou componente X ou Y mais leve X gramas nos faz andar com a cabeça às voltas acho que isso não é bom...
 

Jocas22

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Miguel_82
ando com tanta gente que honestamente me perco, e nao me leves a mal mas nao me lembro quem és ou melhor nao consigo ligar um nick no forum á pessoa. Tenho uma ideia vaga que tenhamos andado na cena das Mondrake, será isso? Se for provavelmente ate conheces a bike e o dono dela, ele tambem está no strava e pode-te dizer que foi PM's por todo o lado por onde passei e fora de forma, porque estive muito tempo parado.
Sim a minha praia são subidas, e nem como aquelas, que me aborrecem, sao subidas tecnicas de preferencia com pedra. Nem gosto de me esforçar muito ali porque é uma subida aborrecida, noutros lados tenho tempos muito melhores onde a diversao é maior. Descer é o sacrificio que faço por ter subido.
Isso que dizes acontece, mas este é o inverso, quando muito podias culpar o dakota. Até porque nao uso so o strava, meto tambem no connect. Parece dificil de acreditar? parece. a mim tambem pareceu. Eu ia pra experimentar nao pra me convencer a mim proprio. Ficava mais barato nao ter gostado. E nem nado em notas de euro, vai ser um upgrade mesmo low cost. Mas aconteceu. Como dizia o outro, é viver com isso.
 

2stupid

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Viva!

Jocas22,
Podes deixar o gráfico da última volta na 26?

PS: apenas curiosidade, já tenho a minha ideia sobre o tema (atual, amanhã até pode mudar).
Como não é fundamentada em nada objetivo, não a vou partilhar, não vá com isso influenciar alguém a "estragar" dinheiro.

Peace
2stupid
 

Rui Marçal

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Uma coisa Vos digo. Mais importante para subir que o diâmetro das rodas, e, quando falo de subidas, digo subidas acima de 25% de inclinação, com pouca aderência, regos, pedras e companhia, é mesmo o kit de unhas e depois as pernas. No fim disto tudo vem o tipo de pneus e o diâmetro das rodas.

Ando com muita malta e alguns bem melhores que eu. Vejo bem como eles sobem idependentemente do tipo de roda. Depois, vejo a malta das 29, muitos deles e muito melhor forma que eu (este ano pedalei muito pouco) que quando a dificuldade começa nem o diâmetro das rodas os safam, é só malta a ficar para trás...
 
Bem... Daqui nada já vamos nos 50%, o importante nem sequer é o tamanho da roda, conta sim a técnica do ciclista a geometria da bicicleta.
Um simples avanço com os graus corretos ou não, pode fazer maravilhas. E não faz diferença em 26 ou 29.
 
Ainda este fim de semana tivemos o exemplo disso em Pontével , onde a meia maratona foi vencida ao Sprint pelo "Velhote" Serafim Vieira , o que por ai nem seria facto de relevância pois é um grande nome dos anos 80 / 90 , mas ele usou para o feito uma "Ferralha" antiga roda 26 , Giant Cadex 3 , bem pesadinha e deu um bigode de todo o tamanho ás 27,5 e ás 29......Limpinho Limpinho......Lol

Se não houver pernas , não é o tamanho da roda que resolve.....

E sobre o Futuro da 26.........
Estamos em Novembro de 2014 e neste momento no segmento BTT continuam a ter bem mais de 50% do total de utilizadores no mundo......
Isto apesar do pequeno "Nicho" de mercado que são os campeonatos já serem dominados pelos tamanhos maiores , mas como disse , no universo que existe de utilizadores , os campeonatos e as maratonas são uma gota de agua no oceano.

Atenção que não tou a dizer que são melhores ou piores que as rodas maiores , é apenas uma constatação da realidade no universo de todos os utilizadores de bicicletas de BTT.

Há vantagens e desvantagens em qualquer tamanho de roda e talvez o tamanho 27,5 seja no futuro o mais consensual para o utilizador regular , não o atleta que esse é outra onda.

Eu continuo com a minha 26 , isto apesar de já ter tido uma 29 que não gostei e vendi e agora ter aquela que eu acho a bike perfeita para mim, uma 27,5.
De qualquer forma há ambientes onde prefiro a 26 , escascar pedra na Serra é um deles , podem dizer o que disserem dos tamanhos maiores , que passam melhor a rocha , que voam baixinho......Ok , é verdade.......Mas eu se quisesse voar sobre as pedras e as rochas dedicava-me ao Parapente......

Um colega falou da subida ao posto de vigia de S. Luis , e nem sei como ficou tão surpreendido com a performance.......Afinal basta ir á mesma cadência que ia na 26 para ir 5 ou 6 Km/h mais rápido e fazer essa diferença.
Ainda por cima que foi de "Ferrari"......Lol

É de facto a vantagem da roda grande em relação á 26 , paredes muito íngremes , vai ter mais tracção e desde que o Rider consiga a mesma cadência de pedalada que faria com a 26 obviamente que o tamanho de roda vai dar 4 ou 5 Km/h a mais de diferença na velocidade , é as leis da física a trabalharem para nós.
Agora atenção ao peso da bike e á qualidade das rodas , porque senão podem não conseguir a mesma cadência de pedalada e ai as perninhas vão doer muito mesmo.......
 

Jocas22

Active Member
numa coisa concordamos todos, é essencial pernas e boa forma fisica. Mas por vezes andasse menos ou tira-se menos gozo porque a bike é muito pesada, ou tem uma geometria ruim ou tem umas rodas pesadissimas. São coisas que ajudam. E ajudam até a ganhar forma, porque quanto mais prazer se tira mais queremos andar. Isto agora fora dos tamanhos de roda.
 

Diogo112

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Rodas 26, 27,5 e 29, são para todos os gostos, o que eu vejo é que as 26 jamais vão morrer, pois há imensas e há que continuar a alimentar estas bicicletas de pneus e câmaras de ar, pois ainda têm muito para dar, se repararem no Festibike as 26 continuaram a aparecer nem que fosse nas fat´s mas apareceram.

27,5 - considero o na minha opinião o melhor dos 2 mundos com as vantagens de aceleração de uma 29, mas com a agilidade e ligeireza de uma 26, digam o que disserem é sem duvida uma medida a reter, quer seja para XCO, XCM ou até mesmo ir pedalar pra Expo.

29 - A maratonista por excelência, que as há com múltiplas configurações de transmissão, mas lá está a "roda grande" tem imensas desvantagens a começar pela inércia, o tamanho em passagens técnicas e as subidas, mas também na transposição de obstáculos não há pai para ela!


A minha experiência, já tive as 3 medidas em casa, mas tive de criar espaço, logo vendi a mais "piquena", apenas por uma questão de espaço, mas mantenho uma par de rodas 26 em casa, de todas as medidas que experimentei, sem duvida que prefiro a 27,5, mas a que mais uso é a 29, que é para me rebentar mais e sentir ainda mais "prazer" nesse "sofrimento".

Em casa tenho as duas medidas 27,5 e 29 - 27,5 uma scale 40 convertida com peso abaixo de 11kg e uma F29 abaixo dos 11kg tbm.

medidas de roda tenho todas as mencionadas!
 

Jocas22

Active Member
a inercia (peso igual) nota-se mas nao é nada do outro mundo. O tamanho em passagens tecnicas e subidas nao concordo, tenha ela uma boa geometria e bom peso. Vamos concordar em discordar.

O melhor do dois mundos ou nao é carne nem peixe. Dá pros 2.
 
Para mim a 27,5 é o tamanho de roda mais abrangente para utilização regular e que se adapta facilmente a qualquer Rider , dai eu acreditar que no futuro seja o tamanho standard.

Eu sem qualquer duvida que fiquei rendido a este formato , apesar de como disse manter a 26 e continuar a gostar imenso de andar nela , como disse para curtir na pedra adoro o feeling dela.
Tive como disse uma 29 mas não gostei , talvez porque não era um "Ferrari" e pedia-me demasiada perna para alem de não ter a agilidade da 26 em trilhos mais apertados e sinuosos , o guiador maior é stressante sempre a prender na vegetação e prejudicou-me nas descidas mais íngremes pois fiquei com algum medo devido a ir mais alto em relação ao solo do que na 26 , estigma esse não sinto na 27,5.

Diz-se que é o melhor dos 2 mundos , eu concordo , discordando apenas do colega que diz que isso não é carne nem é peixe...
A 27,5 é de tal forma abrangente que cobre a maioria dos pontos positivos da 26 e da 29 num único tamanho de roda.

Agilidade é como se fossemos numa 26 , ainda para mais que podemos usar guiador mais estreito.
Aceleração perde muito menos para a 26 do que a 29 ( obviamente comparando com rodas exactamente iguais entre modelos )
Facilidade de transpor obstáculos e de rolar , dependendo do pneu usado ( ERTRO ) pode ser quase igual á 29.
Subir tem praticamente a mesma tracção da 29 , ganhando em aceleração pois mesmo que se use o mesmo modelo de jante e o mesmo pneu , o diâmetro maior da 29 e o peso extra do conjunto requerem um pouco mais de perna.

A pouca diferença que possa haver será a nível da transmissão a usar , e isso em competição eventualmente será algo a ter em conta , na 29 consegue-se facilmente usar o sistema de 1x11 , na 27,5 na minha opinião não é o ideal pois vão faltar relações e é preferível usar o sistema 2x10.

É aliás na transmissão que eu noto alguma desvantagem da 26 em relação á 27,5 , uso nas duas o sistema 3x10 com cassete 11-34 e pedaleira 22/32/44 que é o sistema de pratos que mais gosto.
Na 27,5 para 90% da utilização em mato o prato 32 da pedaleira é pau para toda a obra , pega na bike ali a partir dos 9km/h e esgota-se ai aos 32km/h
Na 26 fica curto , temos de meter talega antes dos 20Km/h e obriga a mais mudanças de prato.
 

Jocas22

Active Member
Admito que pode ser interpretado assim mas eu nao disse que nao era carne nem peixe. Tenho a minha opiniao mas prefiro nao me meter em mais discussao. O que disse atenção é que existem sempre essas 2 faces da discussão, isto é, meio mundo diz que é o melhor dos dois mundos a outra metade que nao é carne nem peixe. Dá pros 2 lados. Certamente nao fui o unico que se apercebeu disso. Provavelmente a verdade estará algures no meio quando acontece algo assim com opinioes tao polarizadas. Como já disse cada qual forma a sua opinião livremente. A minha opiniao e escolha já a deixei.

Só nao chamem 27.5, é um termo errado e que induz em erro. 650b
 
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edununo

Well-Known Member
Estou a ler aqui coisas algo absurdas.
Vamos ter em conta o seguinte:
Uma 26 com pneu 2.1 - 2090mm de perímetro.
Uma 29 com o mesmo 2.1 - 2290 mm de perímetro.
Isto são valores médios pois há pneus 2.1 e pneus 2.1.
O que interessa é que o perímetro de uma 29er com o mesmo tamanho de pneu de uma 26 é cerca de 10% maior.
Para se ganhar esses tais 5 a 6 kms/h com a mesma cadência (isto supondo que se vai numa relação igual) , teríamos de subir na 26 a 50 / 60 kms/h.
Se a velocidade média dessa subida for 10 kms/h na 26, o ganho seria de 1km/h.

Depois a questão do 1x11, 2x10 etc e tal depender do tamanho da roda também não faz grande sentido.
Alguém que use uma 29er com SRAM XX1 usando prato 32 e quiser uma 650b também com 1x11 e não quer perder andamentos, basta usar um prato 34 à frente em vez de 32 e está resolvido.

Mais uma vez, uma 29er tem cerca de 6% mais perímetro que uma 650b.
Um prato 32 com mais 6% é um prato de 34.
 

Jocas22

Active Member
isso é demasiado tecnico pra minha camioneta. Mas que achas do tema Ednuno a nivel de experiencia no terreno nao numeros tecnicos?
 
Pela percepção que tenho , por algum lado se fica a perder com essa troca de prato , ou se perde nas mais leves e vai custar mais subir com ela , ou vai perder em velocidade de ponta.
De qualquer forma , neste campo da transmissão dou de borla que possa tar equivocado pois nunca testei o sistema 1x11.

Quanto aos pneus , o ideal para não se informar com erro é usar o mesmo pneu para cada tamanho de roda.
Só por exemplo e usando o site da Continental , o pneu X-KING Protection 2.2 tem os seguintes valores:
26x2.2 - 55-559 , 27,5x2.2 - 55-584 , 29x2.2 - 55-622

De qualquer forma a diferença quer de diâmetro quer de perímetro é de facto 10% entre a 29 e a 26 e 6% entre a 29 e a 27,5 caso o pneu usado seja exactamente o mesmo.

Se realmente formos pela matemática , o tal ganho da 29 para a 26 numa relação de transmissão hipoteticamente igual seria de 10% , o que naquele caso da parede que se faz com Vmed de 10Km/h passaria a ser feita a 11km/h.
Mas eu não falei de transmissão , mas sim de cadência , e ai eu não sei explicar o porquê , mas senti isso logo a primeira vez que fui á Vigia com a 27,5 , subi na mesma cadência que usava na 26 mas estranhamente ia numa mudança mais pesada do que o que fazia de costume na 26 , dai a diferença maior de velocidade.
Aparentemente consegue-se ir numa parede numa mudança mais elevada comparativamente á 26.

Obviamente isso tudo dependerá da bike , pois como disse tive uma 29 que despachei e nessa não senti-a isso de modo algum , mas como disse não era nada de especial e as rodas eram banais , eventualmente se um dia testar uma a sério posso ter outra opinião.
Na 27,5 já tenho muito mais qualidade geral , ficou semelhante á qualidade que tinha na 26 , e dai a melhoria sentida neste tipo de paredes , apesar de pela matemática a diferença entre a roda 26 e a 27,5 é de apenas 4%.
 

edununo

Well-Known Member
Sobre 26 vs 650b vs 29 não vou falar pois a minha praia é a roda 26. Nunca testei uma 650b e as poucas vezes que andei numa 29 não deram para grandes conclusões. Não eram minhas e eram muito mais pesadas que a minha 26.

Quando há questão da cadência, faz sentido se formos numa relação de transmissão semelhante. Claro está que se for possível fazer a mesma cadência e ainda para mais numa relação mais pesada, a diferença de velocidade poderá ser ainda maior. Suspeito que o maior perímetro e a maior inércia das rodas 650b e 29 ajudem a esse aumento de velocidade. Da mesma forma que em caso de ser necessário parar ou abrandar a meio de uma dessas paredes, as coisas se compliquem face a uma 26.

Quanto à troca de prato para compensar a diferença do tamanho das rodas isso é válido para qualquer tipo de transmissão.

Nas 3x10 em roda 26 o normal era 24-32-42. Numa 29 já é mais comum 22-30-40.
Usar uma 650b com prato 34 ou uma 29 com prato 32 é semelhante. Tanto a velocidade mais leve e mais pesada (assim como todas as intermédias) ficam semlhantes.
Ir em 34/10 numa 650b ou 32/10 numa 29 à mesma cadência, representa uma velocidade semelhante.
 

Rui Marçal

New Member
Lol...Que conversa...

Ainda ninguém falou no fator psicológico...

Ah pois é. A malta está a ficar de tal maneira formatada à roda 29', quer comprar uma roda 29' e para dormir descansado, quando anda numa roda 29' automaticamente, "dá" jeito que ela seja melhor que a bike atual e convencem-se disso mesmo. Assim, a 29' É MUITO melhor que a roda 26', mas muito melhor, não tem nada a ver.

Um dia destes, um colega meu, tinha a 26' na revisão e o mecânico emprestou-lhe uma 29' da treta. Penso que uma Specialized ranhosa de alguns 14 kgs. Ele ia eufórico...aquilo era só papar subidas. Nas descida o kit de unhas lá ia faltando...

O pior foi na parte final. O fator psicológico já não conseguia vencer o enorme cansaço que as pernas tinham e passou a andar na parte de trás.

Nessa altura, experimentei a 29' brutal como ele lhe chamava. E aquilo, meu Deus, que treta. Muito mau mesmo.

Conclusão, continua na sua modesta 26', lol...

A chatice, é que na prática, as rodas 29' que andam ao meu lado, à exceção de 2 ou 3 em que o rider já andava melhor que eu em 26', e, agora, continuam a andar melhor que eu, admito, em muitas circunstâncias, melhor ainda do que andavam...pois dá vantagens, mas nada de alguns exageros que aqui se falam...lol...

Agora, a esmagadora maioria, de 29', continua a andar pior que eu...A cabecinha aqui manda muito...

O nosso amigo Nozes, aqui do fórum, é um dos gajos melhores com quem tenho o prazer de pedalar.
No outro dia, ele fez uma parte de um single que eu não sou capaz de fazer. Ele passou lá com uma das 26' dele, depois pegou numa 27,5' e depois numa 29'. Nem as experimentou, pegou, pedalou e passou, muito simples...

Depois disso, vi-o com outra 29' fazer uma pequena parte na pista de downhill de Porto de Mós e ele fez aquilo a assobiar, até enerva, com uma roda 29' que ele nem sequer conhece. Uma parte que eu dizia ser impossível com um tipo de bike deste género.

Meus amigos, querem pedalar mais rápido? Façam mais exercício.

Querem descer melhor? Façam mais trilhos técnicos.

Fica mais barato que trocar de bike, para depois ficarem quase iguais...
 
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