Roda 26, qual o seu futuro?

2stupid

Member
fernando_sesimbra

Posso dar uma resposta inofensiva?

Depreendo que experimentaste uma 27,5 a sério e que a consideraste indubitavelmente melhor que uma 26 a sério.
Também há os que, independentemente do tamanho da roda, quando experimentaram a versão 2014 do modelo X a acharam indubitavelmente melhor que a versão 2013 do mesmo modelo. E então?
Ou percebi mal e o que estás a dizer é que todas as 27,5 a sério são melhores que qualquer 26??

Onde se lê 26 tanto se pode ler 27,5 ou 29
e onde se lê 27,5 tanto se pode ser 26 ou 27,5

Há ver bola e saber ver bola. Com isto não tenho a pretensão, longe de mim, de dizer que eu sei ver bola, agora... alguns abusam.

Ah e tal há montes de 26 à venda. Claro que há, sempre houve, há montes de 26 no mercado.
Também há montes de 29 à venda, não tantas claro.
Estarão todas à venda porque o dono apenas quer melhorar?? Duvido. Uns seguem na crista da onda e assumem os custos inerentes, outros preferem apanhar a espuma.

Já agora, deixo esta ideia:
E porque não fazer como nos quadros, para cada tamanho escolher a roda que melhor se adapta?

Peace
2stupid
 

piranha

Member
Até os há quem pouco ande e venha aqui discutir a diferença ao segundo
Faz me lembrar um comentário de um companheiro do pedal para comigo," um sujeito na loja que teimava em comprar um avanço X porque era mais leve, segundo ele iria andar mais tendo as gramas a menos, não seria tão penoso, etc e tal, os argumentos do costume"
No fim da conversa perguntava o meu amigo se não seria mais benéfico emagrecer o ciclista que devia pesar uns 120kg e mostrava mexer-se mal para quem tanto queria andar

Muitas vezes os argumentos têm mais a ver com o ego do que com o assunto em si discutido
Eu como já pesei 3 dígitos lhe disse que era muito mais benéfico para as performances emagrecer uns quilitos realmente, do que tirar algumas gramas, até a subir as escadas noto
 

Lanwolve

New Member
Estou perfeitamente de acordo com o Jocas, no que respeita a trocar uma bicicleta por outra, só por causa do tamanho das rodas (26 por 27,5), mas cada um é que sabe de si.

Estou a pensar comprar outra bicicleta para o ano que vem e estava a pensar numa nova, com roda 27,5. Isto porque estava a pensar comprar nova. Mas ainda não decidi e posso vir a comprar uma usada 26, porque consigo uma máquina melhor por menos dinheiro. Isto leva-me à questão do tópico. Não tenho qualquer receio em comprar 26, com medo que as rodas acabem, porque acredito que haverá sempre rodas 26 no mercado enquanto eu tiver pernas para pedalar.

Nos carros é igual, os Mini já não usam jante 12, mas elas continuam a fabricar-se. Isto leva a outra discussão (que não sei se já aqui foi referida, pois o tópico é longo...). Continuarão a haver muitas opções de escolha de pneus 26? E o preço das rodas e pneus? Esse pode aumentar, caso a produção diminua e as fábricas concentrem a sua produção nas 29 e 27,5?

Eu não estou muito preocupado, mas talvez os maníacos do peso nessa altura tenham que mudar de tamanho de roda (se é que já não mudaram), se as grandes marcas deixarem de fabricar roda 26.
 
Isso é pouco provável de acontecer nos próximos anos, o parque de bicicletas existente é muito grande.

Por exemplo ainda se conseguem arranjar componentes para as 7 velocidades. A escolha já não é muita, mas existe no mercado.

A tendência é a roda 26 deixar de existir, até porque isso interessa aos fabricantes, mas ainda vai demorar um bom par de anos.
 

Nozes

Active Member
ó Rui pergunta la ao Nozes se com qualquer das 3 a experiência era igual (e os tempos), incluindo a experiência da 29 em DH (deve ter sido maior o desafio aposto). Duvido!

Hã? Tempos? Experiência?
Deixa-te disso,pá,só me montei nas bikes e andei uns metros. Não me atrapalho com nenhuma bike,seja ela qual for.
Pode parecer pretencioso,mas quem sabe andar de bicicleta,anda em qualquer uma.
 

Jocas22

Active Member
Lanwolve, 1º experimenta a 27.5, experimentem, experimentem, experimentem, se puderem claro. ;) Depois esse medo que mostras parece desmedido, se pra ti mesmo assim é 26, compras o dobro da bike pelo mesmo preço, e haverá sempre peças novas e usadas por muito tempo. Agora tal como pagas menos por ela, se a quiseres vender também valerá muito menos, é a lei da vida. Pneus 26 ai sim pode ser dificil encontrar o modelo x ou y, ai concordo, e tambem nao poderás andar no mercado de usados ao contrário das rodas. E se fabricam menos o preço também é um pouco maior aplicando a lógica.

Nozes, qualquer um anda em qualquer bike, agora nao venham outra vez dizer que é tudo igual. Uma FS de 140 e uma HT de 100, e por ai fora.
 

2stupid

Member
Um ponto muito importante a favor das 29.

Em cima do tejadilho do carro olhando da esplanada não ficam dúvidas que não é uma ultrapassadíssima 26.
Clara desvantagem para as 27,5. Já não é qualquer olho que lá chega.

Peace
2stupid
 

Jocas22

Active Member
Rui,
não é que nao aprecie a ironia e o bom humor. Mas olha falando mais a sério lê aqui quem sabe e anda por todo o lado montado dizer que não é tudo igual, que prefere umas e outras conforme o que mais gosta de fazer, escolher um tamanho de roda, hierarquiza-las e dizer até que se calhar preferia trocar a dele por outra se tivesse os euros.. se te perderes eu indico-te onde o autor disto ou aquilo. Já tem um ano, geometrias ainda nao optimizadas mas dá pra ter uma ideia

http://www.forumbtt.net/showthread.php?53609-Scalpel-26-versus-Scalpel-29-versus-F29

Um grande abraço pá ;) e o que interessa é pedalar
 

Rui Marçal

New Member
Será que vou ser descriminado por ter uma roda 26'?

Pessoal das fantásticas 29', por favor, não se deixem ultrapassar pelas Tretas de roda 26'. Isso nunca...

Antes borrar um pneu de nhenha de cão...lol...
 

LuisPFerreira

New Member
Também há as pessoas que gastaram rios de dinheiro numa 26 e que agora não vale nem 20-30% do valor que gastou com a bicicleta... como tal tem de vir para o forum mandar postas de pescada sobre os outros tamanhos de roda para se sentir feliz e "puder dormir descansado"... tristes!
 

Baba

Member
Por acaso acho um bocado normal que quem gastou rios de dinheiro numa bicicleta tenha alguma reticência em mudar de bicicleta apenas pelo tamanho das rodas. Ou que defenda a sua opção relativamente aos outros tamanhos de roda. Eu na minha não gastei rios (ainda não cheguei ao carbono, só ao aluminio :) ), mas gastei alguns trocos e para uma 29 com material semelhante possivelmente iria gastar ainda mais. Assim sendo não creio que vá mudar tão cedo de tamanho de rodas, mas existe sempre uma vontade de experimentar uma coisa nova. Eu, como feliz ou infelizmente, quando experimentei uma 29 não fiquei entusiasmado é coisa que por enquanto não me moi o juizo, possivelmente a questão de ter usado uma 29 não tão bem equipada e mais pesada, se bem que era uma cannondale trail, pelo que será uma boa bicicleta, e do meu tamanho. Mas admito que se fosse a comprar uma bicicleta nova dificilmente optaria por uma 26, no meu caso o mais certo seria uma 650b suspençao total, se optasse por 2ª mão, aí sim as 26 seriam uma opção a considerar.
 

Jocas22

Active Member
há muita dificuldade em respeitar as opiniões dos outros, essencialmente apenas por não admitir que a opinião de alguém possa ser diferente em prol de uma medida ou outra. Como disse quem prefere a 27.5 terá razões pra isso e faz muito bem, até os das 26. Experimentem e escolhem

Se calhar, a Scalpel 29 poderia encher-me as medidas, pois é muito mais leve que estas 29', embora seja mais pesada quase 500grs que a minha e custar quase 10 000€, lol...
ó Rui é experimentar uma das novas scalpel (a evolução das geometrias conta) e não fazer analises baseadas nos euros. Claro que os euros contam, mas nao pra fazer conclusoes quanto a tamanhos de rodas ... ;)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Vá malta, vamos lá com mais calma.. Não podemos esquecer que estamos por aqui (fórum) por algo que a todos nos é comum. Nada de alimentar brigas... é bom que "amanhã" nos cruzemos nos trilhos, e nos cumprimentemos, confraternizemos, ao contrario de ficar-mos a olhar "de lado" uns para os outros. Há realmente diferenças entres as bikes, independentemente do seu tamanho de roda! O problema é que há sentimentos que se sentem em cima de cada uma delas, que por vezes são intransmissiveis.. Não há hipótese amigos, há sensações que já mas se explicarão por palavras! Se é apenas efeito placebo!? Talvez, mas que seja.... O mais importante é que se pedale SEMPRE com o máximo de satisfação. ;)

Para tal satisfação, só encontro na minha 29er mas..... Há quem se divirta tanto quanto eu na sua 26 ou 27,5. Cada caso é um caso..... quem sabe não estarei eu errado... Mesmo tendo 1/2 dúzia de anos de 26. ;)
 
Last edited:
Respondendo à mensagem #1191

Aqui à uns tempos, antes desta onda das 29, um colega meu de trabalho, como sabe que ando de bicicleta, mostrou-me umas fotos de uma bicicleta que um conhecido seu estava a vender e perguntou se conhecia alguém interessado em comprar a mesma.

Eu vi as fotos, a bicicleta devia ter uns 10 anos e perguntei : mas porque raio ele quer vender uma bicicleta destas ? não lhe vão dar nada por ela, não a vão valorizar nada e ele deve ter gasto uma pequena fortuna na mesma. Aconselhei a não vender, a não ser que não tivesse espaço para ela ou nunca mais fosse andar.

Estas coisas são mesmo assim, passados 2 ou 3 anos as bicicletas estão ultrapassadas e não valem nada, independentemente do tamanho de roda.

Eu gostava muito das Epic de 2010 e estive para comprar uma. Quanto é que acham que vale uma S-Works dessas hoje ? muito menos do que custou.

E quanto acham que vai valer uma S-Works 29 comprada hoje, daqui a 4 anos ? palpita-me que muito abaixo do valor que pedem por elas na loja.
É mesmo assim, e quanto mais caras mais valor perdem.

Para finalizar a bicicleta que falo acima, era só um quadro em titânio com equipamento de topo. O valor actual dela ? Não sei mas penso que pouco, em minha opinião só tem valor para alguém que queira um quadro desse material, e o restante material se calhar nem o quer.
 

elvales

Active Member
quem sabe não estarei eu errado

Não existe certo ou errado neste tópico, a meu ver. Cada qual anda com o que tem e desde que se divirta não vejo problemas com esta história dos tamanhos de roda.

Das poucas vezes que andei em grupo... sendo eu dos mais lentos... nunca me deixaram para trás.Pessoal mais rápido passava nos trilhos mais rapidamente mas depois esperavam pelos mais vagarosos e todos acabamos ao mesmo tempo. Se não for numa prova , desde que retiremos diversão da volta tudo está bem. O resto são opiniões e já se sabe que cada um tem a sua ;)
 
Top