filipedelgado
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Chegou a hora de fazer (ou tentar) uma breve análise à Rockrider 8.2, contando desde já com a ajuda do Frei e outros felizes possuidores desta máquina.
Para começar, não poderei fazer a análise esquecendo a comparação com a minha máquina anterior, uma Rockrider 8.1 :mrgreen: , cuja análise feita pelo seu novo dono se encontra aqui: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,50487.msg618284.html#msg618284
A primeira impressão com que se fica quando se pega pela primeira vez na bicicleta é que parece frágil pois é mais leve do que a minha anterior. Esta diferença de peso advém da diferença de alguns componentes, especialmente da suspensão. Estamos a falar da diferença entre uma Tora 302 CL a molas e uma Reba Race a ar.
As outras diferenças são ao nível da transmissão ( SRAM X7 -> X9), ao nível dos travões (Avid Juicy 3 -> Juicy 5), pedaleiro(Truvativ Firex -> Stylo) e rodas (Rockrider by Rigida -> Rodas com Aros Mavic XM317 + Radios DT Swiss + cubos Rockrider). O resto dos componentes mantém-se: avanço, guiador sobre elevado, espigão, tudo isto da Rockrider e selim Fizik Nisene Sport. Por último os pedais (Wellgo -> X-pedo SLCR).
Tudo isto deve baixar cerca de 1kg em relação à 8.1.
Quadro: Leve e bonito, 1650g no tamanho L, logo o meu que é tamanho M deve pesar menos uns gramas :mrgreen:
Transmissão: SRAM X9 - Tal como o sistema X7, um relógio suiço que raramente falha uma passagem mesmo cheio de lama.
Suspensão: Rockshox Reba Race c/ Poplock - Não há muito dizer! Quase toda a gente a conhece, menos eu Habituado a uma Tora que não chegava a esgotar 50% do curso mesmo regulada no mais soft possível, esta Reba Race é um Rolls Royce. Não há buracos, calhaus ou outros obstáculos que ela não absorva. Não sinto aquelas cacetadas nas mãos que antes sentia :lol:
Travões: Potentes o suficiente para as descidas mais exigentes. Nada a apontar em termos de falhas.
Rodas:: Ainda não deu para avaliar bem mas parecem sólidas q.b., leves e rolam muito bem. Por enquanto não têm nenhum empeno.
Pedaleiro: As diferenças que noto em relação ao Stylo: mais bonito e mais leve.
Selim: O Fizik Nisene Sport não chegou a sentir o meu rabo em cima dele. Mal chegou a casa foi trocado pelo Selle Italia X0 Transam. Há quem se adapte bem a ele mas eu acho-o demasiado duro para o meu rabiosque :roll:
Pneus:: Estes Hutchinson Piranha Air Light são mesmo isso: Light!!! Contudo deixam-me com um pouco de receio nas curvas em piso duro pois não me transmitem a segurança em curva que transmitiam os Michelin XC Dry 2. Para compensar, são mais leves e muito mais rolantes!! Uma diferença brutal nesse aspecto.
Outros componentes: Não vou falar individualmente do resto dos componentes pois já são bem conhecidos. O espigão é um pouco pesado e tem 2 parafusos para apertar os carris do selim. Será um dos componentes a mudar no futuro.
O avanço é leve mas parece um pouco estreito, susceptível a torções pois tem pouca largura na parte que abraça o guiador. Quanto ao guiador, foi trocado por um Ritchey WCS Rizer e ficou mais largo que o Rockrider de origem. Troquei também os punhos de borracha que vinham de origem por uns Bontrager Race X Lite em espuma.
As câmaras também foram trocadas por umas com líquido anti-furo da Decathlon.
Em resumo: Uma bicicleta muito bem equipada pelo preço (850 €). Leve, com componentes de elevada qualidade e desempenho espectacular. A geometria do quadro permite um grande controlo da máquina em qualquer situação. Um autêntico brinquedo :mrgreen: A subir, trancar a suspensão e aí vai ela subida acima com grande facilidade até ao limite de tracção dos pneus que pecam nesse aspecto e como já referi anteriormente, na segurança a curvar.
Quem tiver 850 € para gastar numa bike de XC, nem precisa de pedir opinião. A resposta será ROCKRIDER 8.2 :mrgreen:
Espero em breve meter fotos da menina e conto com a colaboração dos possuidores destas máquinas para completar a análise.
Saudações e boas pedaladas.
Para começar, não poderei fazer a análise esquecendo a comparação com a minha máquina anterior, uma Rockrider 8.1 :mrgreen: , cuja análise feita pelo seu novo dono se encontra aqui: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,50487.msg618284.html#msg618284
A primeira impressão com que se fica quando se pega pela primeira vez na bicicleta é que parece frágil pois é mais leve do que a minha anterior. Esta diferença de peso advém da diferença de alguns componentes, especialmente da suspensão. Estamos a falar da diferença entre uma Tora 302 CL a molas e uma Reba Race a ar.
As outras diferenças são ao nível da transmissão ( SRAM X7 -> X9), ao nível dos travões (Avid Juicy 3 -> Juicy 5), pedaleiro(Truvativ Firex -> Stylo) e rodas (Rockrider by Rigida -> Rodas com Aros Mavic XM317 + Radios DT Swiss + cubos Rockrider). O resto dos componentes mantém-se: avanço, guiador sobre elevado, espigão, tudo isto da Rockrider e selim Fizik Nisene Sport. Por último os pedais (Wellgo -> X-pedo SLCR).
Tudo isto deve baixar cerca de 1kg em relação à 8.1.
Quadro: Leve e bonito, 1650g no tamanho L, logo o meu que é tamanho M deve pesar menos uns gramas :mrgreen:
Transmissão: SRAM X9 - Tal como o sistema X7, um relógio suiço que raramente falha uma passagem mesmo cheio de lama.
Suspensão: Rockshox Reba Race c/ Poplock - Não há muito dizer! Quase toda a gente a conhece, menos eu Habituado a uma Tora que não chegava a esgotar 50% do curso mesmo regulada no mais soft possível, esta Reba Race é um Rolls Royce. Não há buracos, calhaus ou outros obstáculos que ela não absorva. Não sinto aquelas cacetadas nas mãos que antes sentia :lol:
Travões: Potentes o suficiente para as descidas mais exigentes. Nada a apontar em termos de falhas.
Rodas:: Ainda não deu para avaliar bem mas parecem sólidas q.b., leves e rolam muito bem. Por enquanto não têm nenhum empeno.
Pedaleiro: As diferenças que noto em relação ao Stylo: mais bonito e mais leve.
Selim: O Fizik Nisene Sport não chegou a sentir o meu rabo em cima dele. Mal chegou a casa foi trocado pelo Selle Italia X0 Transam. Há quem se adapte bem a ele mas eu acho-o demasiado duro para o meu rabiosque :roll:
Pneus:: Estes Hutchinson Piranha Air Light são mesmo isso: Light!!! Contudo deixam-me com um pouco de receio nas curvas em piso duro pois não me transmitem a segurança em curva que transmitiam os Michelin XC Dry 2. Para compensar, são mais leves e muito mais rolantes!! Uma diferença brutal nesse aspecto.
Outros componentes: Não vou falar individualmente do resto dos componentes pois já são bem conhecidos. O espigão é um pouco pesado e tem 2 parafusos para apertar os carris do selim. Será um dos componentes a mudar no futuro.
O avanço é leve mas parece um pouco estreito, susceptível a torções pois tem pouca largura na parte que abraça o guiador. Quanto ao guiador, foi trocado por um Ritchey WCS Rizer e ficou mais largo que o Rockrider de origem. Troquei também os punhos de borracha que vinham de origem por uns Bontrager Race X Lite em espuma.
As câmaras também foram trocadas por umas com líquido anti-furo da Decathlon.
Em resumo: Uma bicicleta muito bem equipada pelo preço (850 €). Leve, com componentes de elevada qualidade e desempenho espectacular. A geometria do quadro permite um grande controlo da máquina em qualquer situação. Um autêntico brinquedo :mrgreen: A subir, trancar a suspensão e aí vai ela subida acima com grande facilidade até ao limite de tracção dos pneus que pecam nesse aspecto e como já referi anteriormente, na segurança a curvar.
Quem tiver 850 € para gastar numa bike de XC, nem precisa de pedir opinião. A resposta será ROCKRIDER 8.2 :mrgreen:
Espero em breve meter fotos da menina e conto com a colaboração dos possuidores destas máquinas para completar a análise.
Saudações e boas pedaladas.