Rockrider 8.2 2008

Padrinho

New Member
Lino:

"Quanto à inclinação, a ponta do selim deve descair ligeiramente para a baixo, ou seja, formando um ângulo de 1 a 2º. Uma inclinação maior poderá fazer com que escorregues para a frente, obrigando-te a um esforço suplementar de pernas e braços para manter o corpo devidamente posicionado na bike. O contrário normalmente coloca pressão a mais na zona perineal e corta a circulação de sangue. Mas cada selim é diferente, assim como o teu “traseiro”, por isso o melhor é fazeres várias experiências." http://www.bikemagazine.pt/index.ph...sk=view&id=98&Itemid=105&limit=1&limitstart=0

Sharkusd, é lógico que aquilo é um pouco redutor, existe mais umas quantas coisas a ter em conta. Eu geralmente, olho para a qualidade da borracha como sou mais pesado, prefiro ter borracha dura, pneu leve e que aguente bastante pressão e o tipo de cardado, depois procuro sempre medidas de 2.0 ou 2.10. Mais que isso para xc não é necessário.
 

Sharkusd

New Member
Padrinho

Pois eu no inicio ainda pensei em grandes pneus largos e tal, mas depressa me apercebi que para XC não vale a pena tanta largura...mas pronto como do toro tinha mesmo boas referencias, fiquei com 2.15...é pesadote o gajo mas realmente estou muito contente com ele...é gravilha, é areia, é calhaus, sempre a puxar :p, mas quando este for para o galheiro quero experimentar o maxxis larsen TT para tras...

mandei vir um selim rcz branco com letras douradas vamos la ver senao me arrependo e ainda é pior que o de origem...é um risco pois nao testei mas andei a ler e nao parece mau...
 

Padrinho

New Member
Epa o larsen TT apenas para trás a frente é um pneu muito perigoso, para a frente usar o maxis ignitor. Eu estou a usar os rubena syclla em 2.10 tubeless que pesam 500g cada um e estou a gostar bastante, o melhor é custa 28€ cada um aqui por Lisboa.
 

linomanuel

New Member
Obrigado pela informação Padrinho.

Li aqui que aos 1000 km devo mudar a corrente. Terá mesmo de ser?
É que eu estou a fazer 30 Km por dia e isso dá uns 240Km por semana. Ao fim de 4 semanas tenho de trocar a corrente? Hum... Uma corrente por mês?
Hoje num treino um colega meu disse-me que a dele tem +- 6000Km e nunca trocou nada. E tudo material LX. Estava agora a pensar trocar um prato. Será que é material mais resistente?
O que aconselham vocês?

Obrigado
 

JoãoLopes

New Member
Depende, 1500 é o aconselhável de maneira a prolongar a vida de cassete e pratos que são componentes mais caros. Eu deixei andar e acabei por trocar cassete corrente pratos (22d e 32d) e o gasto deve ter sido bem maior do que tivesse trocado corrente e aguentava o resto do conjunto mais uns tempos. A corrente ja nem segurava no prato 32d :D
 

Padrinho

New Member
João Lopes, uma corrente de topo mais mole também desgasta menos os pratos. Mas sim a teoria é essa.

linomanuel, 240km por semana também já é considerável por isso vais ter sempre desgaste nos componentes, compra uma régua daquelas para as correntes e vai vendo o estado dela, uma corrente bem tratada dura esse tempo é verdade, mas uma k7 já não sei.
 

Padrinho

New Member
O que me disseram é que as correntes de topo são mais moles geralmente e desgastam menos as roldanas, mas também se vão mais rapidamente. Procura pela SRAM 991, além de serem fabricadas em Coimbra para mim são as melhores. Nunca usei as da shimano mas já usei as da KMC e pelo menos as da KMC bate aos pontos.

http://www.youtube.com/watch?v=sSl8F6ZLLFg (Este vídeo tira-te as dúvidas todas das correntes e a régua que te falei aparece aos 40 segundos, enquanto entrar mal no 0,75 está boa, quando entrar bem no 1 está a precisar de ser trocada, a ferramenta pelo menos da bbb custa cerca de 15€ mas de certeza que arranjas mais barato de outras marcas aí pelas lojas)

http://www.bbbparts.com/proinfo3.php?N=CHAINCHECKER&BC=BTL-51&SC=Workshop Tools &LC=EN&Y=2011
 
Last edited:

bttsempre

Member
Eu só troco quando a transmissão começa a funcionar mal e a corrente começa a falhar, a cassete tem os dentes afiados, faltam dentes nos pratos e a corrente está molenga.
Normalmente a transmissão dura cerca de um ano e costumo percorrer mais de 3200 km no mato, quer chova quer faça sol!
Tenho é o cuidado de antes de andar escovar bem a transmissão para tirar o lixo e lubrificar. Quando está muito suja desengorduro, mas normalmente a lama ou o pó depois de 60 a 70 km já se encarregaram de limpar tudo!
Na bicla, água só da chuva! Só a lavo quando a lama é tanta que já pesa mais 1 kg, só me preocupo com a limpeza da forqueta e da transmissão!
Gosto de pratos de aço porque já experimentei o alumínio xpto e perdiam dentes com facilidade, cassete Deore (barata e resistente) e corrente de qualidade SRAM ou KNC (onde gasto mais guito).

Boas pedaladas!
 

linomanuel

New Member
Já agora, qualquer cassete dá na 8.2? Por exemplo a Deore dá?
A corrente a mais indicada será a SRAM 991.
Irei ter em atenção estes aspectos. quando trocar.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro linomanuel

Qualquer cassete ou corrente de 9v dá na tua bike.

Algumas são mais leves; algumas mais duradoras; ...

Um abraço

NY
 

linomanuel

New Member
Boa noite. Obrigado a todos pelas informações. Já começo a perceber alguma coisa de bikes. :)
Hoje numa loja especializada onde fui comprar uns sapatos para andar de bike perguntei aos quantos Km deveria mudar a corrente.
O mecânico disse para deixar andar e quando trocar, troco tudo. Ou seja levar tudo a última. Diz ele que compensa mais isso do que andar a trocar de corrente de 1500 em 1500 Km. Hum… Fiquei meio desconfiado…
A nível de rolamentos da pedaleira, o que acham dos da 8.2? São resistentes ou quando mudar também será melhor pedir para meter algo melhor?

Obrigado mais uma vez.
 

JoãoLopes

New Member
Os meus duraram os 2600km +-, ultimo inverno foi muita lama e chuva . . . O problema dos meus são as folgas porque ainda rodam bem! Hoje estreei os novos e 5*, outro silêncio! :p
 

linomanuel

New Member
JoãoLopes mas trocaste por outros rolamentos iguais ou meteste algo melhor? As folgas sugem porque motivo? Falta de lubrificação?
 
Last edited:

BikeBrother

New Member
Eu sou a favor de levar tudo até ao fim e depois troca-se tudo. Já experimentei trocar a corrente com 1500 kms e depois andei algum tempo em que a coisa entre a corrente e a cassete não andou bem. Por isso agora é até ao fim. Depois troco tudo
 

JoãoLopes

New Member
Troquei pelo que encontrei na actionsport, são diferentes . . . Os copos sao mais pequenos, Tem a designação de GXP Team. No meu caso, falta de manutenção e muita lama e areia. . .
 

pfiusa

New Member
Desde ja boa noite a todos sou novo aqui ainda nao tenho muita espriencia .
e muito linda esa btt ois comprei uma igual a esa mas estou na duvida se comprei bem minha altura e 1,73 btt medida 57 ( XL ) penso que um poucu grande agredecia ajuda obrigado.
Cumprimentos.
Fiusa
 
Top