Rockrider 8.2 2008

Frei

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Agora ponho-me aqui a pensar, cada vez que apaho lama no meu X-9 traseiro, este teima em não sair do prato de 32 dentes :(

Inicialmente pensei ser das bichas e dos cabos, lá fui eu gastar dinheiro a comprar cabos e bichas XTR, relamente aquilo funciona bem em seco mas começo a apanhar com lama e volta ao mesmo, será mesmo problema do X-9 e não das bichas?

Cumprimentos
Ricardo Pereira
 

David17

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Penso que não. Pelo menos o meu tem funcionado às mil maravilhas até agora, e tem levado com cada camada de lama que é obra. Penso que dar o exemplo da prova de Sepins é suficiente. Comportamento impecável, não falhava uma. Fora claro aquelas voltas que ia dar no tempo em que havia mesmo muita lama, e nunca até agora tive problemas com ele.

Mas como disse o João Lopes, pode ser uma questão de limpeza. Eu por exemplo tenho uma atenção especial a nível da transmissao aquando das lavagens e limpezas. Por exemplo ontem, depois do Eiras Single Tracks, quando cheguei a casa tive para ai 1 hora a lavar a bicicleta e 1/3 do tempo foi dedicado à transmissao, principalmente o esticador. Penso que não se vê muito bem nas fotos que postei aqui ontem, mas ele ficou como se tivesse acabado de sair da caixa, como faço aliás à bicicleta em si. Perde-se tempo, mas no final dá gostp vê-la ali num brinquinho e saber que só por azar alguma coisa vai falhar na próxima volta que for dar nela :D

Abraços
David Sérvolo
 
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matavelhas

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bem, fui com a bicicleta a uma loja de especialidade, e voltou que nem uma pérola , o problema foi uma afinação muito mal feita da parta da decathlon, e como não sei afinar como deve ser, acho que finalmente acabaram os problemas finalmente, sebem que noto os travões a travar um pouco menos...:D estou a brincar
para a semana vou por uma análise como deve ser da bicicleta completa e dos acessórios.
cumprimentos, e boas pedaladas
 

filipebhexpert

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a decathlon no aspecto de tecnicos especializados na oficina não é la grande coisa a gente ja sabe disso...
eles teem que melhorar nesse aspecto...
 

fmateus

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Boas,
Sim nesse aspecto tenho que concordar que a Decathlon não têm a melhor "performance" a nivel de oficina, muito já fazem eles por conseguirem dar alguma assistência aos clientes, coisa que algumas lojas, que vendem bicicletas não conseguem. O que futuramente irá acontecer vai tornar-se muito melhor, quer para o cliente, que irá ter um serviço, apenas e só vocacionado para oficina, quer para a loja, que efectuará apenas reparações rápida (mudanças de pneus, etc...).
 

sacola

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Só se for na Decathlon onde vocês vão....

À Decathlon onde eu vou é pessoal ultra-profissional e que "dá cartas" não só como atletas mas como profissionais ligados ao ramo !!

Agora têm é que ver as horas que passam na oficina. Do que eu tenho conhecimento o pessoal especializado trabalha na Decathlon depois de sair do seu "verdadeiro" trabalho. Por isso a melhor hora para irem às lojas é sempre a partir das 18h - 19h
 

matavelhas

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ora bem, aqui a vai a analise minimamente detalhada da bicicleta como foi prometido:

a bicicleta está de origem, exepto a suspensao que em vez de uma REBA tem uma SID, portanto vou saltar a lista de componentes.

asset_11888973.jpg


quadro: feito de alumínio 6061, pelo toque nota-se que os tubos que o constituem são espessos, o que o torna um pouco pesado mas rijo como tudo. geometria clássica, nada de inovador, podia ser mais bonito em termos de construção, tem umas certas chapas como reforço que sinceramente acho que não reforçam nada. possui uma geometria um pouco racing, com a frente bastante baixa (não aconselhável para descidas muito íngremes). enfim, dá para aquilo que foi construído, nunca me desiludiu.

cambio-_tras_sram_x9_rearde.jpg


desviador traseiro: sinceramente, ficou um pouco afastado daquilo que estava a espera, se isto é um desviador traseiro de gama alta tadinho, ta muito fraquinho, mas admito que a minha opinião anda a mudar depois da afinação que levou a fundo, reage bem com muita lama com erva e raízes a mistura, tem devorado as mudanças com maior apetite ultimamente, o que é bom, as vezes a corrente salta um pouco quando tem mesmo muita lama, mas nada que umas pedaladas rápidas para a lama sair um pouco.

250.jpg


corrente: a corrente de origem desiludiu-me imenso, partiu-se passado 150 km, mas dou o beneficio da duvida e vou pensar que era defeito de fabrico.

CASSETE_SRAM_PG__4b548dbcbb9f3.jpg


cassete: nada a apontar, talvez um pouco mais de resistência aos empenos.

SRAM%20X9%20Desviador%20F%20high.jpg


desviador dianteiro: nada a apontar, por vezes a corrente enrola-se no mesmo o que é irritante especialmente quando se trata de uma subida, mas mais uma vez , só acontece com lama.

truvativ_stylo_3.3_cranks_0.jpg


pedaleira e afins: nada a apontar também, bonita, um pouco pesada talvez mas muito resistente.

xpedo-mf3.jpg


pedais: pequenos, nao sao pesados, bonitos e comportam.se bem na lama, gosto dele

265Sram%20x9%20shifters.jpg


manipulos dos desviadores: cumprem bem a sua funçao, nada a apresentar, gosto muito deles.

juicyfive.jpg


travões: chiam quando estão frios, perdem ligeiramente a potencia na lama ou quando há muita água á mistura. potentes QB, não é preciso mais potencia do que isto. os parafusos das bombas enferrujam, os discos também apanham pontos de ferrugem e não parecem muito resistentes a empenos. as manetes embora tenahm o depósito exposto como muitas mantetes hidráulicas, não tem folgas, são bonitas e cumprem muito bem a função.

mavic_xm_317_disc.jpg


rodas: muito pesadas e podiam ser mais resistentes aos empenos tendo em conta o peso, a roda de trás já está torta, grande desilusão, sao um ponto que merecem upgrade.

pneu-hutchinson-piranha-cx-cyclocross-700x34-tubetype.jpg


pneus: rolam muito bem, mas para o inverno nao gostei deles, senti muita insegurança e falta de aderência em terreno barrento, so dera uma volta e foram logo trocados por uns pararacer duster pro f\r (f de front e r de rear), estao guardados para o verao onde nao tenho muitas duvidas que me vai deixar satisfeito.

RockShoxSidRaceWht_09.jpg


suspensão: mais sensível que a REBA (nota que a REBA tinha defeito), muito bonita, muito leve, sem duvida a cereja no topo do bolo. possui infinitas regulações, só peca pela falta de rigidez lateral, o que é uma grande pena. é um pouco dificil encontrar a afinação certa mas depois de ser encontrada, é um avião.

WMB72.gt_sad.fiz_nis4_edited-1-399-75.jpg


selim: hum, nada de especial, o meu traseiro nao reage muito mal a ele mas também não é o sitio predilecto para se estar sentado, não é dos mais pesados, tem uma qualidade de construção bastante aceitável, muito discreto, mas podia ser mais confortável no sentido de ser possível aguentar muitos km em cima do mesmo, um componente que talvez venha a ser trocado.

outras peças:

volante: gostava que fosse mais largo para uma maior segurança a descer.

avanço: nada a apontar, talvez seja um pouco pesado, mas nada de mais.

bichas e cabos de mudanças: honestamente, não gosto deles, enferrujam com muita facilidade e dificultam o trabalho do desviador, bichas novas com kits de impermiabilização são muito bem vindos.

punhos: escorregam do volante e giram um pouco, um dos componentes também a ser trocados, mas nada de urgente.

de momento nao me lembro de componente nenhum que esteja em falta, mas falta alguns de certeza. peço desculpa pela longa analise mas sendo minimamente detalhada é mesmo assim, se as imagens estiverem a perturbar o funcionamento digam que imediatamente as retiro.

cumprimentos e boas pedaladas
 
Last edited:
Boas.
Quando referes "chapas de reforço" estás-te a referir a quê concretamente? Às soldas de reforço do tubo diagonal e superior?
E a "frente ser bastante baixa", quer dizer que o avanço tem pouca inclinação, ou é baixa em relação à posição do selim? Ou outra coisa?
Afinal o desviador X.9 até é bom, dizes que nem lama, nem raízes, nem ervas o param, afinal o que tem de mal? Devia ser apenas má afinação.
 

matavelhas

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Boas.
Quando referes "chapas de reforço" estás-te a referir a quê concretamente? Às soldas de reforço do tubo diagonal e superior?
E a "frente ser bastante baixa", quer dizer que o avanço tem pouca inclinação, ou é baixa em relação à posição do selim? Ou outra coisa?
Afinal o desviador X.9 até é bom, dizes que nem lama, nem raízes, nem ervas o param, afinal o que tem de mal? Devia ser apenas má afinação.

sim, as chapas de reforço são essas soldas que te referes entre o tubo diagonal e superior e por baixo do tubo diagonal.
a frente ser baixa resulta da comparação com um quadro specialized rockhopper, a testa da 8.2 é mais baixa (ambas suspensões de 100 mm)
o desviador como dizes afinal até é bom, de inicio (talvez por uma má afinação por parte da decathon) não me estava a conquistar, mas agora ja me esta a dar outro sabor. como foi explicado as bichas de ma qualidade tambem dificultavam a vida ao desviador, e por muito bom que seja, com tudo contra ele e desafinado nao funciona bem nao é, agora que veio de uma afinaçao decente está a rova novamente e tem dado muitos trunfos.

se tiverem mais duvidas agradeço o feedback, terei todo o gosto em esclarecer. cumprimentos e boas pedaladas
 

Peixinhus

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O truvativ stylo não é pesadote, pela informação disponivel com a caixa ronda as 870 gr portanto um peso comparativo á XT. Os pneus piranha são bons roladores para terreno seco compacto/estradão, no inverno não resultam pois agarram mt lama derivado ao perfil compacto, mas como mencionas no verão não te vão desiludir. Nas rodas não corcordo ctg, podes ter pouca tensão nalguns raios motivo pelo qual empenaram, fiz 5000 com as minhas e nada de empenos e era sem poupar. Pesadas sim mas resistentes. O enrolar da corrente é motivado pela lama e sujidade, tive tb os mesmos problemas a subir em força tinha que desmontar e praguejar :D na de 22 dentes pois na de 32 a coisa ia melhor. Cheguei e levar um trapo e tubinho com oleo no bolso, 30s de limpeza/ lubrificação e a coisa ia melhor. Cabos transmissão( concordo ctg) requerem manutenção diária pois ficam duros, presumo que são os de origem, mete umas bichas jeitosas e cabos que vais ver isso a ficar tipo pena.

Abraços
 

matavelhas

New Member
O truvativ stylo não é pesadote, pela informação disponivel com a caixa ronda as 870 gr portanto um peso comparativo á XT. Os pneus piranha são bons roladores para terreno seco compacto/estradão, no inverno não resultam pois agarram mt lama derivado ao perfil compacto, mas como mencionas no verão não te vão desiludir. Nas rodas não corcordo ctg, podes ter pouca tensão nalguns raios motivo pelo qual empenaram, fiz 5000 com as minhas e nada de empenos e era sem poupar. Pesadas sim mas resistentes. O enrolar da corrente é motivado pela lama e sujidade, tive tb os mesmos problemas a subir em força tinha que desmontar e praguejar :D na de 22 dentes pois na de 32 a coisa ia melhor. Cheguei e levar um trapo e tubinho com oleo no bolso, 30s de limpeza/ lubrificação e a coisa ia melhor. Cabos transmissão( concordo ctg) requerem manutenção diária pois ficam duros, presumo que são os de origem, mete umas bichas jeitosas e cabos que vais ver isso a ficar tipo pena.

Abraços

a bichas ja foram trocadas gratuitamente por umas iguais, e ta a dar na mesma coisa (bichas e cabos trocados).
o stylo sinceramente nunca pesei mas parece tao massudo :D e aquilo no folheto tem um grafico para mostrar onde deve ser usado e é tipo isto

__________ xc_______AM_______FR_______DH_________
truvativ noir::::
truvativ stylo::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ou seja, aquilo é quase uma pedaleira de DH, logo segundo a minha teoria (idiota eu sei) DH = Resistente = pesado = DH

quanto as rodas, talvez visite outra vez a loja da especialidade, é que empenar com 300 km quando tu (espero que nao leves a mal o tu) ja fizeste 5000... epá, coiso
obrigado pelo feedback, espero que tenhas gostado da analise

bem, cumprimentos, boas pedaladas
 

klaser

Well-Known Member
Por acaso já tinham me dito sobre o avanço...esse peso é realmente confirmado,há alguma foto dele na balança ?
 

vando gamito

New Member
eu tenho uma foto do avanço na balança, acusou 130gr. De momento nao tenho aqui a foto neste PC, mas assim que conseguir meto aqui para veres.


abraço,


VG
 

Kamoes

Active Member
Não concordo com muuuuita coisa!

A Stylo é uma pedaleira de XC, quanto muito de AM...
Não é pesada, apenas tem uns rolamentos um bocado fracos.
Compara-se á XT.

O X9, se for bem afinado, devora milhares de quilometros de lama, calhaus, pedras e raízes. Tudo o que quiserem!
Tenho um montado com umas bichas do pior que há, e com os cabos de origem (muito bons). Têm 1 ano e meio de montagem, e nunca foram afinados!

A SID, se soubermos onde estamos a mexer, é super simples de afinar. 15 minutos e fica no ponto (isto com os intervalos para colocar o ar a serem respeitados.)
 

fmateus

New Member
Tenho eu uma foto do avanço, mas este é o que equipa a 8XC, deverá ter umas graminhas a menos, mas já da para ter uma ideia que são leves e tendo em conta que custam cerca de 20€, são MELLLLL!!!

A foto do avanço, com tampa e parafusos, 121gr original



Agora o que eu fiz foi cortar a chapinha do meio da tampa e deve ter perdido ai umas 5gr, e depois se levar uns parafusos de ergal fica ali quase nas 100/105gr a brincar, por isso Rockrider rulezzzzz LOL :twisted:

cumpsss
FMateus.
 

JoãoLopes

New Member
Pessoal, uma ajuda!


A vossa roda traseira a rodar sem pedalar faz o tac-tac-tac-tac do cepo (linguetes) ? A minha decidiu fazer algum voto de silencio... Não tem qualquer outro sintoma (prisões ou pedalar livre), apenas calou-se....
 

Frei

New Member
JoãoLopes,

Se queres que te seja sincero acho que aminha nunca chegou a fazer o barulhinho no cepo...

Cumprimentos
 

Peixinhus

Active Member
Isso é bom sinal :D, sinal de boa manutenção do cepo e lubrificação sempre 5* :D
O meu cepo quando levava uma boa lubrificação ficava mudo uns tempos :D mas depois lá voltava a cantar.

Abraços
 
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