Respeito pelos autores das Tracks

jpsantos

New Member
Boas,

Existe aqui algumas "nuances" que eu não estou totalmente de acordo e na minha opinião as palavras não são a mais correctas.

Bravellir said:
O track GPS é apenas uma representação desse trilho. Pode ser duplicado mil vezes ( notem que escrevi duplicado e não alterado ) que o trilho mantém-se sempre o mesmo e continua a ser obra da pessoa que 1º o escolheu.

Pode ser duplicado se o autor assim entender ou distribuído que é uma coisa já completamente diferente. Por exemplo eu posso te dar uma track feita por mim e podes duplica-la mas eu não gostaria que fizesses a sua distribuição (dar a outros amigos).

Bravellir said:
É essa a separação que faço. Um trilho deve ser sempre atribuído a quem o desenhou originalmente sempre que possível. Mas, desde que se torne publico, pode ser seguido por qualquer pessoa. Essa pessoa pode regravar e distribuir de novo a "sua" representação do trilho, mas mantendo sempre a referência ao criador original.

Eu posso andar por onde, como, e a que horas me apetece não é o percurso que está em causa, inclusive posso gravar um percurso por exemplo de uma maratona no meu GPS e pôr a track(ficheiro) em meu nome, o percurso é de domínio publico, posso depois vender ou dar o ficheiro, porque fui eu que criei.

Bravellir said:
Quanto à questão comercial, acho que não existe.

humm achas que não? estou a lembrar-me por exemplo do Transportugal, a Ciclonatur se assim o entender tem todo o direito em não querer que o seu track seja distribuído por qualquer pessoa. Mas... nada me impede de fazer o Transportugal e regista-lo no meu GPS(supondo que não exista tal condição no regulamento) aliás agora pensando melhor :roll: ... existe várias coisas que me impedem de fazer o Transportugal... mas isso agora não interessa nada :mrgreen: .



João Santos
 

Bravellir

New Member
jpsantos said:
... aliás agora pensando melhor :roll: ... existe várias coisas que me impedem de fazer o Transportugal... mas isso agora não interessa nada :mrgreen: .
...

hehe bem vindo ao clube :oops: :mrgreen:


São maneiras diferentes de pensar. Eu considero que não existe rigorosamente nada de criativo e único num track GPS. Qualquer um pode pegar num gps e até de moto gravar um trilho, ou pegar numa aplicação como o compgps e o fazer virtualmente.

Criativo e digno de crédito é a escolha de um determinado conjunto de caminhos que por variadíssimas razões se torna digno de nota. É dai que surgem coisas novas. Não foi o track GPS que tornou o Transportugal uma referência internacional. Nem sequer os caminhos que existem há imenso tempo e já eram percorridos muito antes de existir a prova. È uma certa e determinada escolha de caminhos, um conceito, uma ideia do que deve ser a prova e toda a envolvente que a acompanha que são marca do seu criador e que a torna única. Por isso, nem que os tracks sejam duplicados 1 milhão de vezes, vão continuar a ser poucos os privilegiados e corajosos que anualmente fazem o Transportugal e que podem de peito bem aberto dizer que o fizeram.

A distribuição e duplicação, se não alterares o ficheiro, não prejudica em nada o seu autor. A quem acredita que um trilho BTT deve ser mantido secreto ou ser vendido, que os meta onde o sol não brilha porque não quero ter nada a ver com esse tipo de gente. Esta é uma questão pessoal e moral. Não quero convencer ninguém. É apenas a minha opinião. Ainda sou dos que acredito que certas coisas devem ser feitas por paixão.

E depois... os tracks são apenas um meio para um fim. Andar de bicla. Isso é que interessa. E acrescento, divertia-me muito mais quando andava à descoberta com mapas em papel do que com o gps. Acho que vai começar a ficar em casa de vez em quando :mrgreen:


Boas Pedaladas
 

Ray Bonga

New Member
jpsantos said:
Viva :D

Pensavam que eu já me tinha ido "embora" :twisted: ?

proque said:
Lanço mais umas achas para a fogueira:

Se eu tiver uma obra literária de alguém e a copiar integralmente ou partes dela serei acusado de plágio.

Acho que neste caso estamos todos de acordo quanto à resposta, certo? :roll:



proque said:
Se eu tiver um track feito por alguém . Seguir o caminho nele descrito em todo ou em parte e o registar obterei um novo track.

A questão que lanço é a seguinte: este novo track é um plágio? Quem é o autor do segundo track que, por acaso, é idêntico ao primeiro (variarão os dados de data hora, quando muito)?

Responda quem souber!

A esta pergunta respondo com uma outra pergunta:

Este é o símbolo original da religião INCHA! que dou os parabéns ao autor (penso que tenha sido o lellominsk) por que está divinal :yeah: e desde já peço desculpa de usa-lo como exemplo...


assinatura_incha.png


Eu como gostei tanto e como até tenho um grupo de amigos do pedal chamado XPTO encontrei este ficheiro de imagem "na net" e resolvi sem consultar o autor, fazer esta pequena "modificação" para o meu grupo de amigos também ter um logo bacano :roll:

xpto1sz7.png

Que tal? está giro? não está? :roll:

Agora mais a sério, acham correcto este tipo de apropriação? EU NÃO
Isto é o que eu chamo "manipulação" do ficheiro, é um ficheiro que contém uma criação original e que foi alterado sem autorização do autor.


Passo agora para uma situação parecida mas totalmente diferente.

Ao navegar "pela net" vi o simbolo original do INCHA! que até gostei e com mais umas ideias resolvi fazer um ficheiro criado de raiz de um logo para o meu grupo de amigos e saiu isto :mrgreen:

xpto2da2.png


Existe algum problema com esta situação? Eu não vejo


A criação de uma track ou de uma imagem ou de uma música envolve sempre direitos de autor, e se existe deve ser respeitada, na minha opinião não existe qualquer diferença nos diferentes tipos de criação!

Acredito que a maior parte do pessoal que mete as tracks "na net" seja com o prazer de partilhar e não se importar com as suas modificações, mas temos que ter consciência que poderá haver outro tipo de projectos (eventualmente comerciais) que poderão não ver com "bons olhos" este tipo de manipulação e era esse alerta que queria deixar ficar.

Voltando ao meu post inicial, não é por acaso que o standard GPX tem tags especificas para declarar o seu autor e licença, não querendo dizer que por ter licença não seja uma track em que não "deixe" efectuar alterações à original.

João Santos


ó Santos! Belas dissertações em torno do INCHA! Acho que vou aproveitar algumas delas para vender para os PALOP's ou para os países de Leste (a ver se a percentagem de exportações começa a crescer em Portugal :mrgreen:).

Aliás, a cortina de ferro caiu e as baratas começaram a invadir as nossas casas como cogumelos. Fizeram empreendimentos imobiliários, levaram tudo nem ficou nem um gato. Dão cabo de tudo! Aliás, estavam todos contentes a ver o sol a nascer e logo de seguida viram os seus nomes arrastados na lama, desorientados porém...

Portas abrem, portas fecham-se e no fim de tudo estamos sempre nós aqui virados para os nossos umbigos.

(epá...não devia ter visto o INLAND EMPIRE ontem...ganda pancadão!!INCHA!)
 

Xure

New Member
Boas!

Acho que nesta questão é muito dificil saber quem fez um dado trilho em primeiro lugar e a sua consequente marcação em track de gps. Se é que isso interessa para alguma coisa.
Ainda não tenho gps e por isso não posso usufruir de tracks publicados, mas quando tiver, tb irei fazê-lo (usar tracks) mas não irei publicar algo que não seja meu passando por meu. Isso é uma questão de educação basica. Aí terei de concordar.
Mas pergunto se isso terá assim tanta importancia. Quanto se partilha uma informação e ainda por cima a este nivel sem qq tipo de trabalho criativo, (concordo com o Bravellir neste ponto), não me parece importante saber que foi a pessoa x a marcar o trilho y. Penso que a partilha deste tipo de ficheiros deve ser feita de forma desinteressada.
Claro que as pessoas que vierem atrás por uma questão de bom senso e boa educação deveram assumir, (como tudo na vida), que não são os autores desse dado track, o que apesar de ser correcto me parece muito dificil de incutir porque existe sempre o chamado chico esperto que toma tudo como seu, mesmo não sendo.
Enfim uma questão dificil e dependente exclusivamente do bom senso de cada um.

Abraço
 

T. Santos

New Member
Boas, será que posso usar a imagem do percurso criada pelo Track4You no meu trabalho final de curso? :roll:

Esse trabalho consiste numa empresa de animação turística que cria rotas, organiza passeios e vender as rotas às câmaras municipais/freguesias para estas terem percursos cicláveis à semelhança dos pedestres.

Como é óbvio, os tracks aqui colocado não serão vendidos a ninguém, mas é que preciso de dizer no trabalho que já temos algumas tracks, e como não tenho GPS pensei em aproveitar o track4You. :mrgreen:

De salientar que os créditos da imagem e da track serão devidamente "pagos"! :exacto:

Abraços
 

jpsantos

New Member
T. Santos said:
Boas, será que posso usar a imagem do percurso criada pelo Track4You no meu trabalho final de curso? :roll:

Vou deixar o Prof. Marcelo responder... (troca aborto por tracks, imagens e afins...) e ai tens a resposta certa! :rotfl:

http://www.youtube.com/v/Rf-9SqZ6V80​

João Santos
 

Bravellir

New Member
T. Santos said:
Boas, será que posso usar a imagem do percurso criada pelo Track4You no meu trabalho final de curso? :roll:

Esse trabalho consiste numa empresa de animação turística que cria rotas, organiza passeios e vender as rotas às câmaras municipais/freguesias para estas terem percursos cicláveis à semelhança dos pedestres.

Como é óbvio, os tracks aqui colocado não serão vendidos a ninguém, mas é que preciso de dizer no trabalho que já temos algumas tracks, e como não tenho GPS pensei em aproveitar o track4You. :mrgreen:

De salientar que os créditos da imagem e da track serão devidamente "pagos"! :exacto:

Abraços

Estás a falar de printscreens dos mapas? No que a mim pode dizer respeito, sim. Mas se estás com dúvidas ou se queres ter mesmo a certeza absoluta de que não estás a infringir direitos nenhuns, podes sempre desenhar um Track em cima de mapas com o compgps ou o próprio Google ( mesmo que não sejam ciciláveis, presumo que para o trabalho isso não vai fazer diferença. Deve servir apenas para ilustrar a tecnologia e os meios, certo? )
 

Best

Member
Boas...

Tenho uma série de "tracks" da Margem Sul na minha carola. Fui eu que os criei e quero vendê-los...
Como os passo para o PC? :mrgreen:

... desculpem lá... acho que estou a precisar de pedalar! :choneh:

Abraço

ops... dei um tracke! :sorry:
 

Chaves

New Member
Realmente :shock:, pensei que o que interessava era promover o desporto, o btt que tanto gostamos :wink:, mas afinal não, querem os "créditos" de terem descoberto x ou y sitio para fazer btt, desculpem mas não concordo, não gostaram de fazer o circuito e de o gravar para os outros bttistas o fazerem tambem? Então do que é que se qeixam se não querem partilhar o conheçimento que tem deixem-se estar caladinhos e escondam o circuito com ramas de pinheiro :mrgreen: assim fica privada :wink: e não gravam os circuitos.

Ja me aconteçeu tirar um track na net e em certo sitio tudo deixa de fazer sentido :s, foi desviado de proposito :grrr:, se não gostam que as outras pessoas utilizem os tracks não os publiquem, da minha parte todos os tracks que ja postei, dou autorização até para cortarem aos bocados, sabem porque? porque os originais estão aqui comigo e a minha parte ja fiz, mostrar aos outros que o nosso pais tem sitios lindos para pedalar :wink:.

Se não conseguem partilhar a porcaria de um track, ui ui, deve ser jeitoso, deve deve...


é só um desabafo não olhei a nick name nem quero atingir ninguem, o que interessa é o pessoal divertir-se.

:yeah:
 

ICC

New Member
Chaves said:
Realmente :shock:, pensei que o que interessava era promover o desporto, o btt que tanto gostamos :wink:, mas afinal não, querem os "créditos" de terem descoberto x ou y sitio para fazer btt, desculpem mas não concordo, não gostaram de fazer o circuito e de o gravar para os outros bttistas o fazerem tambem? Então do que é que se qeixam se não querem partilhar o conheçimento que tem deixem-se estar caladinhos e escondam o circuito com ramas de pinheiro :mrgreen: assim fica privada :wink: e não gravam os circuitos.

Ja me aconteçeu tirar um track na net e em certo sitio tudo deixa de fazer sentido :s, foi desviado de proposito :grrr:, se não gostam que as outras pessoas utilizem os tracks não os publiquem, da minha parte todos os tracks que ja postei, dou autorização até para cortarem aos bocados, sabem porque? porque os originais estão aqui comigo e a minha parte ja fiz, mostrar aos outros que o nosso pais tem sitios lindos para pedalar :wink:.

Se não conseguem partilhar a porcaria de um track, ui ui, deve ser jeitoso, deve deve...


é só um desabafo não olhei a nick name nem quero atingir ninguem, o que interessa é o pessoal divertir-se.

:yeah:

:exacto: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :exacto:
 

jpsantos

New Member
Boas Chaves,

Convido-te a reler com calma tudo o que está aqui escrito anteriormente, este tema não é simples e requer alguma atenção naquilo que se lê, não vale, ler na vertical :wink:

O teu comentário não se insere neste tópico, por que toda a gente que participou (acho eu) partilha da mesma opinião, partilha de informação, tracks e afins, SIM.

Existe alguma diferença de opiniões na maneira em como é "tratado" o autor quando existe modificações nas tracks ou é posteriormente distribuído.

Já que te interessou este tópico gostaria que depois, desses a tua opinião em relação a este assunto.

João Santos
 

Chaves

New Member
Ola Pessoal

Chaves said:
... da minha parte todos os tracks que ja postei, dou autorização até para cortarem aos bocados...

Realmente li o tópico mas não todo, por isso realcei logo que não queria atingir ninguem com a minha opinião, mas acho que tirei as minhas conclusões!!
Da minha parte como ja tinha dito antes, não levo a mal que alguem altere uma track que eu tenha gravado, quem sabe se não me servirá para mim tambem!!! Quantas vezes passamos em certos sitios e á uma estradinha que nos chama a atenção e não ligamos nada, mas depois vem logo outro a trás que segue aquele caminho e até descobre um bom circuito para percorrer nos nossos passeios, nesses casos até agradeço que os modififiquem e(ou) postem os novos porque senão provavelmente será sempre para mim e outros uma estradinha que vai não sei onde.

Agora outra questão, se alguem não gosta que modifiquem as suas tracks, está no seu pleno direito, (embora me pareça um pouco "contrário" á utilização para que serve), nesses casos acho que os autores devem postar logo na track que não desejam que a track seja modificada, ou então simplesmente tiram um print screen da track no google e postam essa foto, dessa maneira protegem o vosso track e quem quiser que o faça, e acabam na mesma por dar conhecimento do dito circuito.

Quanto ao respeito pelo autor, a track não esta registada ou patenteada, e acho que poucos são os que conheçem x ou y autor de track que outro man tenha feito, desde que não digam que foi a :suabesta: x ou y que fez o track para mim esta tudo bem :lol:.
Acho que até ia ser motivo de chacota dizer, Ó pessoal!! este track foi o man x que fez, vira-se logo o pessoal, quem? nunca o vi mais gordo! é teu primo? :lol:

Eu nos meus tracks a unica coisa que meto é no file name , made by chaves e mais nada, só porque me agrada la meter isso e porque alguem pode querer saber que fui eu que o fiz para tirar alguma duvida.

Já dizia o man daquele filme do skywalker, aquele do regresso ao passado que ia parar ao castelo.
"Can we just all get along"

xau
 

trilhosdamaria

New Member
BOAS,
eu tenho um site onde estão tracks para puxarem a vontade, eu tento sempre por a origem (de onde os tiro) tenho lá um email para quem quiser enviar tracks e ai coloco mesmo o nome da pessoa. Faço-o por respeito. MAS PARTILHAR É BOM PARA TODOS!!!! Eu não me importo de por single tracks que descubro com amigos pois as nossas amigas silvas gostam de os fechar e se for partilhado por nos elas tem o trabalho mais dificultado.
Sou a favor da partilha e de colocar os autores dos tracks.

Já agora o meu site: www.trilhosdamaria.no.sapo.pt usem-no à vontade!!!!!!!

Maria
 

ICC

New Member
trilhosdamaria said:
BOAS,
eu tenho um site onde estão tracks para puxarem a vontade, eu tento sempre por a origem (de onde os tiro) tenho lá um email para quem quiser enviar tracks e ai coloco mesmo o nome da pessoa. Faço-o por respeito. MAS PARTILHAR É BOM PARA TODOS!!!! Eu não me importo de por single tracks que descubro com amigos pois as nossas amigas silvas gostam de os fechar e se for partilhado por nos elas tem o trabalho mais dificultado.
Sou a favor da partilha e de colocar os autores dos tracks.

Já agora o meu site: www.trilhosdamaria.no.sapo.pt usem-no à vontade!!!!!!!

Maria

:clap:
 

caracol

New Member
Apresento-me:
Rui Caracol - Sintra/Mafra - 33 Anos - 7 Anos de BTT - Bina: Specialized EPIC S-Works



Estou a postar aqui e já ninguém cá vem há 120 dias, eheheheh.

Como li quase todo o tópico, acho que devo opinar sobre este assunto, assim cá vai:

Na minha modesta opinião, nós, os amantes deste desporto (BTT), somos todos amigos e companheiros. Falo por mim, que quando passo por outros Bttistas, cumprimento-os e se estiverem empenados, pergunto se necessitam de ajuda (até já fiquei sem umas Camaras de Ar por causa disso!!!).

Quando um fim-de-semana corre bem e o percurso está perfeito, tenho todo o gosto em partilhar o Track com outros companheiros/amigos e façam eles o que quiserem com as Tracks (caso contrário nem as divulgava).

Custa-me um bocado entender esta teoria dos "direitos de autor de um Track"!! Querem exclusividade, não os divulguem!!!

Quanto aos Tracks das maratonas, essa acho de morte!! Então um gajo paga 15 ou 20 Euros, compra o GPS, sofre na pele as pancadas de quem fez o percurso com 2000m de acumulado e no final ainda tem de respeitar os "direitos de autor de um Track"!!!! .... Chiça!!!!

Bonito é um gajo querer ir passar férias aqui ou ali e vir à net e conseguir um Track de uma zona que não conheçe nada.

Agora esfolem-me se quiserem....duvido...porque afinal, já lá vão 120 dias sem comentários!!! Sinto que falei para o boneco!!

Abraços de sejam amigos
Caracol

Ahhhhh....e também tenho umas Tracks no meu blog: http://bttrack.blogspot.com
 

jpsantos

New Member
Viva Caracol,

Bem-vindo ao Fórum!!!

caracol said:
Estou a postar aqui e já ninguém cá vem há 120 dias, eheheheh.

Como li quase todo o tópico, acho que devo opinar sobre este assunto, assim cá vai:


Acho que o problema está aqui no "quase" :lol:


caracol said:
Custa-me um bocado entender esta teoria dos "direitos de autor de um Track"!! Querem exclusividade, não os divulguem!!!

Quanto aos Tracks das maratonas, essa acho de morte!! Então um gajo paga 15 ou 20 Euros, compra o GPS, sofre na pele as pancadas de quem fez o percurso com 2000m de acumulado e no final ainda tem de respeitar os "direitos de autor de um Track"!!!! .... Chiça!!!!


Por esta afirmação, noto que não está mesmo dentro do tópico, faço o mesmo convite que fiz ao Chaves :p

jpsantos said:
Convido-te a reler com calma tudo o que está aqui escrito anteriormente, este tema não é simples e requer alguma atenção naquilo que se lê, não vale, ler na vertical :wink:

O teu comentário não se insere neste tópico, por que toda a gente que participou (acho eu) partilha da mesma opinião, partilha de informação, tracks e afins, SIM.

Existe alguma diferença de opiniões na maneira em como é "tratado" o autor quando existe modificações nas tracks ou é posteriormente distribuído.

Já que te interessou este tópico gostaria que depois, desses a tua opinião em relação a este assunto.

João Santos
 

Ricky Rock

New Member
Partilha eis a questão!

E ao falarmos de partilha parece que estamos a divulgar uma religião, e secalhar até estamos, pois o BTT talvez seja um verdadeiro fanatismo. Mas sabe tão bem conhecer novos trilhos, e divulgar aqueles que descobrimos, que volto a dizer a palavra chave para o BTT "Partilha"

E se não gostam da religião de uns, podem sempre criar a vossa própria religião dentro do mesmo fanatismo, e aqui está um bom exemplo:

xpto1sz7.png


Divirtam-se e partilhem muito, tudo o que diz respeito ao BTT.
 
Top