[Projecto] Bike com motor, redução de peso low-cost e futura aplicação de motor 66cc

Daniel Maia

New Member
Este projecto irá consistir numa bicicleta BTT/Estrada, com componentes de qualidade (sobretudo no sistema de transmissão), leveza, robustez, e fiabilidade.

Comprei já a maior parte dos componentes ao amigo Nuno Félix, e vou começar a fazer a lista de material que ainda necessito.

O principal objectivo é ter uma bicicleta a motor sub 20kg, tendo em conta que o kit de motor andará em torno dos 9-10kg, não irá ser tarefa muito fácil com um "programa" low cost.

Futuramente, depois da bicicleta pronta, irei aplicar um motor 66cc, com o kit de velocidades (motor aplicando força motriz directamente à cassete), escape de rendimento, entre outras coisas que irei divulgar mais tarde,

O meu objectivo agora é ir comprando o material que me falta

Seguem-se então algumas fotos:

Quadro PHELIKSS tamanho 18, falta ainda remover a pedaleira
PICT0193.jpg


Não ligar à sujidade, prometo que um dia limpo as teias de aranha, mas elas acharam que isto era um hotel para elas

Desviador traseiro Shimano XTR - 210.6gr
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Manetes de travão Avid com regulação de força de travagem:
PICT0198.jpg


Rodas Kinlin, vou depois medir o peso ao pormenor:
PICT0200.jpg


Estou agora à procura agora de uma suspensão frontal, ando a ver RockShox, Suntour..algo por aí

Opiniões são sempre bem-vindas :)
 

Nuno Félix

Super Moderador
Boas, Daniel!

Em virtude deste teu projecto não se enquadrar directamente com bicicletas todo-o-terreno, vou mover o teu tópico para "O outro lado da vida".

Já agora, esclareço que o quadro que te vendi não tem marca nenhuma (aparentemente). O "PHE-LIKSS" fui eu que criei e mandei, depois, fazer uns autocolantes com essa palavra.

Boas montagens.
 
Motor de 66cc???

Não quero desincentivar o teu esforço e a tua motivação, mas já te informaste de todas as implicações legais e burocráticas?
Irás criar um motociclo? Necessitarás de carta de condução da categoria A? Terás de homologar o veículo? Poderás circular na via pública com ele?

Corres o risco de gastar tempo e dinheiro a criar algo que será espectacular e potencialmente muito útil, mas que poderás não poder utilizar! :confused: :confused: :confused:
 

Daniel Maia

New Member
Bruno E. Santos, sim, já me informei, a minha actual é esta:

PICT0209.jpg


E tenho outra, com o tal kit de velocidades:

PICT0205.jpg


O importante é andar sempre com capacete, e cumprir o código da estrada. Já fui parado por um polícia, e depois de ele me perguntar o que era "isto", desejou-me boa viagem, e disse-me para não me esquecer do capacete! ;)

Capacete é mesmo o fundamental

Nos EUA, já há lá às milhares, cá em Portugal já somos algumas dezenas :)

Vou dando novidades :)
 
Podes dar mais informações como é que se anda nisso? Eu cá a pensar para mim com todo e peso extra e fricção dos carretos do motor deve ser difícil de pedalar com o motor desligado e o calor que isso liberta a trabalhar não deve ser pouco já para não falar do escape a passar ao pé da perna que com uma distracção dá uma queimadura upa upa.

cumps
 

Daniel Maia

New Member
Elas têm uma embraiagem, tal como nas motas, em que, accionando-a, temos uma bicicleta, se tudo tiver bem lubrificado, o atrito é muito reduzido. Na minha cruiser consigo pedalar bastante bem!

Depois, largando a embraiagem, o motor fica ligado à roda, tal como nos carros, pegando de empurrão. Pedala-se até aos 10. 11km/h, larga-se e embraiagem, continuando a pedalar, acelera-se um bocadinho, e o motor pega logo. Acciona-se a embraiagem, para ele ir aquecendo, e está pronta a arrancar paralelo.

Tudo original, velocidades na ordem dos 42, 43, 44km/h em recta. A subir, dependendo do peso de conductor circula-se bem a 37, 38, quase 40km/h.

A minha em recta está a dar cerca de 62km/h. A subir vai nos 47, 49,50km/h, dependendo sempre da subida em questão, tudo valores lidos de um sigma BC1106, com a roda medida ao milímetro :)

Da maneira que está o escape não queima. Houve uma vez que me queimei, por descuido, pas foi com outro escape. Estava de calçoes, a fazer uma curva, contra balancei com a perna..abaixo do joelho..direitinho ao escape...foram 2 semaninhas com uma pequena mancha já morena :D
 
Então assim usas a motobicicleta para commuting(ir para o trabalho e assim)? ou para passear?
Eu sei bem o que são as manchas ainda me queimei algumas vezes quando fazia os meus ralies em v5 e famel's, escape a passar por baixo eu distraia-me e lá ficava mais uma queimadela!
 

Daniel Maia

New Member
Sim, agora mais para passeio, mas vou bastantes vezes para a faculdade em cima da bicha :)

Praticamente apenas pedalo nos cruzamentos, e para pôr o motor a trabalhar ;)

Então é da geração da Florett que tenho cá em casa, que qualquer dia vai levar restauro :)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Interessante!

Só um reparo, será boa ideia meter uns apertos de roda de 30 g numa bicicleta que vai levar com o peso e trepidação de um motor?

E para deposito, um de plastico para ser mais leve?

Se queres mesmo investir tanto na levesa da bike o melhor mesmo é uma forqueta de carbono e umas rodas leves. Se queres ir para uma suspensão, ainda por cima para v-brakes, que seja leve e barata, então o que procuras ronda o impossível.
Talvés tenhas que considerar aumentar o objectivo para uns 22 - 23 kg.
 

Daniel Maia

New Member
Os apertos são de "chave", não daqueles de abertura fácil, são nestes que confio mais. É certo que a potência do motor será toda aplicada na cassete, mas penso que se os apertos tiverem bem apertados, não haverá problema.

Já tenho espigão e aperto de espigão.

Aperto de espigão pesa 22.6gr, e custou-me 3€, irei tentar passar para umas 14, 15gr, com uns pequenos cortes de lado.

O espigão pesa 330gr se não me engano, mas como será uma bicicleta "low rider", e medindo apenas 1.70m, não necessitarei de um espigão tão comprido, e talvez corte a 100mm (tem 300mm)

As rodas pesam 2230gr o par, para já irão ficar estas. Quando tiver a bicicleta completamente pronta, aí vejo os € que disponho para melhorá-la.

Ando a pensar também em câmaras de ar (na volta das 45gr cada uma), e aplicar líquido para anti-furo. E depois comprar uns pneus slick ainda mais leves. Só aí vou retirar 800gr, e o investimento será na roda dos 50€, num par de pneus, num par de câmaras, e líquido, mas penso que é € bem aplicado. Nas rodas sente-se bem

A suspensão, estou a começar "mentalizar-me" no rígido (talvez em carbono) com apoios v-brake
 

Daniel Maia

New Member
Acabei por comprar uma suspensão rígida, com 640gr. Devo de a receber daqui a uma, 2 semanas. Desde já agradeço ao Nuno Félix pela ajuda ;)

Falta-me o avanço e o guiador!

Pelas minhas contas irá rondar muito próximo dos 10kg
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Forqueta rígida de aluminio, barata e leve, mas também é a opção mais desconfortável possível, pior só se fosse de cimento!
E bem podes tirar peso no resto da bike, que se não tiveres rodas e pneus leves, pouca diferença vais notar. Mais leve que câmaras de ar de 45g com líquido, é usar sem câmara de ar, só com a valvula e o líquido.
 

Daniel Maia

New Member
Câmaras e pneus, neste momento tenho:

2x câmaras ar: 186x2 = 372gr
2x pneus michelin country rock: 2 x 527.1gr=1054.2gr

NewbieBTT, PM enviada

abraço!
 
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