Preparação para maratonas versus XC

Caro BV, insistindo no tema, não se "procura" um plano de treinos para a nossa disponibilidade horária, faz-se um em função da mesma.

Dois atletas com a mesma disponibilidade, tem certamente, evoluções distintas, logo, planos distintos.

Abraço
 
Ola diogocosta Antes de mais, quanto mais tempo passares em cima da bicicleta , melhor. Vais corrigindo posição na bicicleta e ganhas mais a vontade na bicicleta. não sei a tua idade, mas deves sempre respeitar o teu ritmo cardíaco, é o teu coração que vai ditar como treinares. deves ter sempre em atenção o que este te "diz". Se tiveres pulsometro estabelece as tuas frequências cárdicas max e min . Mas o que te disseram atras é o ideal arranjares quem te oriente para melhor saberes interpretar. E,... uma coisa é quereres subir e faer passeios com os amigos e ate chegares lá ao topo primeiro que eles e oura coisa é quereres treinar competir. Tens de estabelecer primeiro o que queres e isso sim também te vai ditar o tempo que deves dedicar aos treinos. Espero ter ajudado. cump
 
Boas diogocosta, concordando com o que o miragemig disse. No entanto acho que deverias dar mais informações a teu respeito, idade, altura e peso.
É normal teres dificuldade nas subidas se estás iniciando, mas antes de te preocupares com as subidas e treinar para provas de BTT, deves primeiro acostumar o teu corpo ao exercício de pedalar, no inicio deves pedalar sem te preocupares em fazer subidas, deves rolar com andamentos leves para te habituares e fazer horas em cima da bike, depois é que vais tentar melhorar os teus pontos fracos a fim de melhorar as prestações.