Comprei um par dos tubeless supreme ontem. Precisava de um pneu e não consegui resistir ao baixo preço e peso. Até aqui tinha Maxxis Ranchero 2.0 LUST em todas as bicicletas. Os substituídos ontem pesavam 750g na frente (piso intacto) e 735g atrás(cerca de um terço de desgaste). Os substitutos, 495g e 505g respetivamente. Ou seja, por 60€, tirei quase meio quilo à bike e ainda por cima na periferia das rodas.
Comparativamente com os Maxxis, são mais delgados e os tacos não são tão profundos. Os tacos centrais são separados, o que não deverá beneficiar o rolar em estrada. No entanto estes pneus são bastante mais leves e um pouco mais estreitos, pelo que penso que não irei notar grandes desvantagens nesses aspeto.
Notei também que as paredes laterais são muito menos reforçadas que as dos Maxxis e que o Rubena se deforma muito mais quando a pressão é baixa. Isto associado aos tacos mais baixos, vai seguramente obrigar a uma maior atenção na condução, pois estou habituado a que os Maxxis me perdoem alguns erros e excessos de confiança. As restantes bikes vão continuar a usar Maxxis Ranchero (e também têm suspensões de maior curso), o que previsivelmente não irá facilitar a minha habituação, no entanto a leveza dos pneus talvez permita compensar nas subidas e em plano o tempo perdido a descer (esta foi a desculpa que inventei para mim próprio para os comprar).
Ao montar os pneus dei as voltas na garagem da praxe (para espalhar o líquido anti-furo). Também dei voltas com os Maxxis, pois os pneus substituídos passaram para a 2ª bicicleta e os da 2ª para a 3ª. Os Rubena vibram um bocado mais que os Ranchero. Os Ranchero, apesar de terem tacos mais volumosos, têm uma zona central com os tacos unidos que privilegia o rolar em piso liso, no entanto os Rubena dão a sensação que a bicicleta está sempre pronta a acelerar em qualquer altura. Claro que para essa sensação também contribui o peso da bicicleta e das rodas que neste caso são mais leves que os conjuntos onde estão montados os Maxxis.