Pistão de Avid Juicy 3 partido

#22
passei por aki só para dizer que após a encomenda feita a um fornecedor de Inglaterra, passados 4 dias já ca tinha os pistons. Por cá andei em várias lojas e nenhuma me deu resposta.

Obg pelas dicas.
Cmps
 
#27
Ainda em relação ao que se discutiu no tópico, as lojas têm um papel no meio disto tudo. Sinceramente, o que eu acho que devia ser assumido por cada uma delas era a sua verdadeira capacidade técnica. No sector automóvel, por exemplo, há a oficina, e há a loja de peças (e mesmo assim muitas vezes a coisa não corre bem...), que vivem em separado.

No mundo das bikes o que existe é uma coisa diferente, todas as lojas têm que ser oficinas. Isto funcionava se calhar há 20 anos atrás, mas a verdade é que a tecnologia evoluiu de tal forma que não pode ser qualquer gajo que se lembra de abrir uma loja de peças de biclas a mexer na parte mecânica, só porque tem uma loja. Po+ra, eu vejo bikes que saiem da "oficina" após uma revisão e nem as mudanças trazem afinadas, parafusos desapertados, discos a roçar, etc, etc, tudo coisas básicas em termos de manutenção. Muitas delas levam de mão de obra valores bem altos (não sou contra isso, desde que a capacidade técnica esteja presente). É uma vergonha nesse aspecto o que se passa a nivel nacional. Temos bons técnicos, sem duvida, mas temos também muita malta que não sabe mexer, e que para além disso, não se informa das coisas novas que aparecem e nem se interessam para se poderem actualizar. É isso que chateia.

Este dia fui procurar um movimento pedaleiro PF30 em 3 lojas, e parecia que estava a falar de naves espaciais. Ninguém sabia o que era. Numa delas, deram-me o catálogo da Sram para as mãos e mostrei o que queria. Pediram preço e ficava mais barato do que qualquer local onde tinha encontrado na net. Mas a pessoa ficou com receio de encomendar o movimento, por estar com receio de estar a fazer uma encomenda enganado (também não percebi, se viesse enganado, devolvia...) e chegou-me mesmo a dizer que mais valia ser eu a mandar vir da net... Fiquei parvo. Não conhecia, nem se preocupou em conhecer. E depois ficam à espera que um gajo compre as coisas onde? E será que fico com confiança para lá deixar a bike para uma simples revisão? É esse o problema....

A outra parte, em termos comerciais, devemos ser nós a avaliar. Se um produto lá fora é mais barato que cá dentro, com uma diferença significativa, nem ponho em duvida, compro lá fora e acabou. MAs por vezes, se procurarmos bem, muitas coisas saiem mais baratas cá (como o exemplo anterior), ou pelo menos com um preço parecido (mesmo que sejam mais caros, desde que não seja exagero, prefiro deixar o dinheiro em mãos nacionais do que dá-lo lá para fora...).
 
Last edited:
#28
fitty77, não podia concordar mais com as tuas "palavras" (escritas).

No seguimento do teu texto, e ainda fora de tópico, falta neste país algo que nem em Espanha há: certificação técnica oficial. Concedida por uma entidade isenta e ligada a uma das entidades já existentes (FPC, FPCUB, Etc... não estou muito por dentro das entidades e não vou "googlar" agora por elas).

Seria algo conseguido com uma proposta a exame ou em contrapartida uma formação técnica mais prolongada.
Tive já algumas reuniões com formadores e individuos ligados a algumas das entidades mencionadas, todos foram claros: é preciso avançar de modo consistente e credível, isento e continuo, para que ganhe não só reconhecimento por todos a nível nacional, como tenha também crédito no mercado de trabalho Europeu.

Ambicioso? sim, e porque não?

Voluntários aceitam-se! :)

VT
 
#29
aproveito este topico para perguntar o seguinte...ia trocar as pastilhas dos juicy3 mas feito parvo apertei a manete e os embolos ou la como se chama tao para fora de maneira que nao consigo la meter as 2 pastilhas novas, como é que os volto a meter para dentro, please help nao apetecia ia ao mecanico...
 
#30
Tens de os empurrar para dentro. Usa algo que não danifique os embolos, tipo uma alavanca de tirar pneus (Nylon) ou madeira ou algo do género...

Faz devagar e em ambos alternadamente, vais ver que não é dificil.

VT
 
#33
bem, finalmente tenho pistons novos e os travões sagrados. até parece que foi feito por um profissional ;)
Já deu para ir ao passeio do Milharado e o resultado foi *****

Obrigado pelas dicas
 

tinric

Super Moderador
#35
:D os meus às vezes acho que são sagrados... pelo menos assim o entendo ... ainda no outro dia quando estava a ver um muro de pedra a aproximar-se assim muito depressa... no fim pensei ... "sagrados" travões ... e nunca o "sagrei" ... mas fora de brincadeira... já mereciam...