Pequeno histórico sobre pneus. Qual o próximo?

Rui Marçal

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Boas pessoal,

Sei que estou a abrir mais um tópico sobre pneus e já há uns quantos...

Mas vou dar aqui uma ideia de alguns pneus que já experimentei na frente, vantagens e desvantagens (na minha opinião claro).

Depois preciso da Vossa ajuda para me darem um feedback sobre a escolha do meu próximo pneu dianteiro, e sublinho, dianteiro.

De início, comecei por utilizar um Continental Race King 2.2 com câmara de ar com líquido.

Vantagens: Excelente rolador, durabilidade.
Desvantagens: Pouco aderente a curvar, pouca resistência a furos, laterais fáceis de rasgar.

Depois rolei durante uns tempos com um Schwalbe Rocket Ron 2.1 com câmara de ar de gel.

Vantagens: Boa aderência a curvar no geral, mas nada de especial.
Desvantagens: Tacos muito frágeis, partindo-se muito facilmente, desgaste acentuado, propicio a furos, laterais muito frágeis.

De seguida passei para os Kenda Nevegal 2.1 tubelesse.

Vantagens: Excelente capacidade a curvar, excelente aderência a curvar, excelentes a travar, muito resistentes a furos, paredes laterais muito resistentes, boa capacidade roladora.
Desvantagens: Muito pesados, formação de bolhas quando associado a líquido anti-furo.

Por último tenho o Maxxis High Roller.

Vantagens: rápido a mudar de direção, excelente a curvar em quase todo o tipo de piso mesmo em pedra molhada, muito resistentes a furos, paredes laterais muito resistentes.
Desvantagens: a frente fica muito solta em cascalho e areia, pouca aderência em saibro seco.

O que procuro é um pneu que me dê mais segurança em terreno solto, e, esse é o grande problema que encontro no High Roller desde o início. Já experimentei pressões mais baixas, rebound da lefty, etc...nada resulta. O pneu em relação ao Kenda Nevegal é mais rápido a curvar, daí a excessiva leveza, mas quando apanha terreno solto ganha vida própria. Mesmo em terreno muito duro e seco falta-lhe capacidade de aderência lateral. Já tive uma ou outra queda e muitas quase quedas devido a isto.

O que era bom, era ter as vantagens do Nevegal aliadas ao baixo peso do High Roller. Se o Nevegal não fosse tão pesado (cerca de 840grs) era o voltava a escolher...

A minha questão é dizerem-me da Vossa experiência. Necessito de algo leve, cerca de 700grs ou menos e polivalente.

Costumo fazer todo o tipo de terreno, serra, estradões ,singles, areia, cascalho, etc...

Estive a ver os pneus da Maxxis e estou tentado no Ignitor...mas as capacidades roladoras dele não são grande coisa segundo o fabricante.

Venha de lá a Vossa experiência.
 

brunors

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Boas Rui Marçal

Correndo aqui o risco de "estar a ensinar a missa ao vigário", aqui vai...

Após ter andado uma semana a ler caracteristicas de pneus, vi que dentro da mesma marca/modelo de pneu existe uma larga variedade, i.e. para o mesmo modelo, marca, medida, tens varios tipos de componentes. Posto isto acho que apenas veres o pneu pelo seu modelo não chega.
Por exemplo:
Continental Race King 2.2 - tens varias versões protection, racesport, sport. A resistencia, aderencia, etc, varia imenso entre estas 3 versões.

O que eu fiz, após ter lido muito nos forum sobre pneus (onde as opiniões variam imenso e são muito subjectivas), foi simples, descarreguei da net os catalogos das marcas que me interessavam, possicionei a minha escolha no tipo de andamento/passeios que faço e depois já com o leque de oferta um pouco mais reduzido, li o que significa cada rubrica/caracteristica. Depois já com poucos modelos/opções foi descobrir o melhor preço.

Eu pessoalmente optei por Nobby Nic Evo 4x Snake Skin GateStar 2,25" para a frente e Racing Ralph Evo 4x Snake Skin GateStar 2,25" para trás , por vários motivos: experiencia anterior, caracteristicas do pneu, tipo de utilização e preço. Agora estou à espera que cheguem para ver o que dá.

Nota: eu apenas dei como exemplo o continental Race King porque foi um dos pneus que eu tinha em estudo.
 

Rui Marçal

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Boas bunors,

Realmente também já mando pneus pelos olhos, já vi "n" de coisas aqui no fórum, mas às vezes aparecem opiniões muito boas e é caso da tua.

Também já consultei os sites das marcas, mas elas puxam a brasa à sua sardinha...

É claro que um pneu com boa aderência tem de ter um mau desempenho em termos de rolamento, mas há uns melhores que outros...
No caso da Schawble, é uma marca que considero muito controversa. Já ouvi dizer muito bem dela mas também muito mal dela. Os jornalista espanhóis não gostam deste pneus. Acham que se desgastam com muita facilidade e tem pouca aderência devido a tacos muito moles...

E realmente tens razão. Para complicar ainda mais as coisas, o mesmo pneu varia de comportamento com o tamanho, se é ou não tubelesse, etc...

Depois de mais uma manhã a queimar pestanas, talvez, talvez opte por um 2.2 ou 2.25 em detrimento do 2.1 que agora tenho. Talvez vá para um convertido. Ainda não sei...
 

SeteGu

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Eu tinha o Schwalbe Nobby Nic 2.25 Performance e achei um pneu muito equilibrado (em todo o tipo de terrenos), previsível e com um bom desempenho: dá bastante confiança a curvar (apesar de no inicio requerer habituação, ás vezes quando parece que vai fugir é quando começa a agarrar bem), não rola mal, leve, desgaste pouco acentuado (na frente, obviamente). Nunca caí por terem falhado, apenas uma vez me pregaram um susto numa curva apertada e a descer com pedra solta em que fugiram mas lá agarraram a seguir. Para o Inverno são muito bons, mesmo: terreno húmido, lama é com eles. 5 estrelas nesse aspeto. Nunca pensei que um pneu pudesse curvar tão bem nestas condições...

Muito recentemente optei por um Schwalbe Nobby Nic 2.1 Evolution e apesar de ainda ser cedo para dar uma opinião muito fundamentada, parece, desde já, que agarram bem mais nas travagens em terra, parecem uma lapa! Mais que na versão Performance. Este pneu pesa apenas 475g (no papel) e apesar de o ver à venda muito mais caro, consegui compra-lo por 35€ (vejo-o normalmente por 50-60€). Em termos de rolamento também parece rolar melhor. Acredito que mesmo com uma medida mais pequena este seja ainda melhor que o meu anterior.
 

brunors

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É de facto muito complicado...

olha, um dos pneus que também se fala muito é o maxxis advantage, fica aqui mais um para veres, só um aviso, este pneu é muito largo, um 2.1 advantage tem a mesma largura que um 2.25 nobby nic, uma vez que é um pneu High-volume.

Boa sorte na escolha
 

hesitate

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De todos os que já experimentei, e foram vários, desde maxxis aos Geax, os que considero serem mais equilibrados em termos gerais são os WTB Nano na versão tubless, isto para uma utilização em xco/maratonas
 

Rodri_96

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Ola Rui,

desde que comecei a praticar BTT que utilizo pneus specialized. Já usei alguns modelos mas para a dianteira o meu preferido é o The Captain.

Dá uma segurança fenomenal em curva, em qualquer tipo de terreno, mesmo em cascalho solto porta-se muito bem. Em travagem também é muito bom. É um pouco pesado a rolar, mas como é para a roda dianteira, não é algo que me incomode muito.

Em relação a furos, actualmente estou a usar o S-Works 2-Bliss e ainda não dei sequer por um furo que o liquido tivesse de vedar.

Em suma é um pneu que me deixa cometer loucuras pelas encostas abaixo em cima de uma hardtail 29er com 90mm de suspensão.
No entanto não o posso comparar com os pneus que já utilizas-te pk nunca usei nenhum...
 

Rui Marçal

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Olá SeteGu,

Costuma fazer muita pedra com o Nobby Nic? É que parece que as paredes laterais são algo frágeis a cortes...

Usas os teus pneus convertidos? Nunca tiveste problemas?

Olá brunors,

Realmente o Advantage é mesmo muito bom e é bem largo. Já o conheço muito bem que um colega meu usava um, mas é pesadíssimo...

Boas hesitate,

Desses WTB tenho pouco feedback...Obrigado.
 

Rui Marçal

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Olá Rodri_96,

Escolheste este tópico para 1ª mensagem, lol...bela estreia.

Também já pisquei o olho a alguns pneumáticos da Specialized e esse The Captain costuma estar bem cotado.
 

Lanwolve

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Desculpa. Queria dizer se os pneus eram de arame ou eram dos que vêm todos dobrados. Se eram todos ou quais eram de arame ou quais eram maleáveis.
 

SeteGu

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Também não tive o pneu muito tempo... quase 10 meses. Ainda com muito rasto mas não sei quantos km. Tinha alturas em que andava bastante, outras em que andava menos. Não contabilizei (apenas até certa altura que depois o fio do conta-km partiu-se :p), enfim não tenho ideia.

Andei em todo o tipo de pisos (talvez menos por areia) mas nunca o rasguei ao longo deste tempo. Sim, também andei em terrenos de pedra/rocha. A titulo de comparação, rasguei 2 Larsen TT de arame mas também já com algum uso (talvez cerca de 2 anos). Foi antes de ter os Schwalbe. Na mesma altura que comprei o NN adquiri um Larsen TT igual para trás e também ainda não se rasgou, é certo...
 

R.Mota

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Maxxis advantage exepcion series ( são mais leves que os normais) tenho a versão normal montado em tubelles e não quero outra coisa, É BRUTAL.
 

afpereira

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boas, também andei a procura de pneu para a frente pois queria experimentar outro além do the capitan e do maxxis ignitor e o que é certo é que optei outra vez pelo ignitor pois é um pneu que me dá bastante confiança e muito durável, vamos ver agora como se comporta na lama, pois ouvi dizer que agarra muita lama.
 

cedg

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Já usei em lama e gramei com ela o que é bom sinal.lol. Isso é negativo o ignitor nao agarra lama, por isso é que vai passar para tras em breve e vai saltar o larsen TT.
 

murdock98

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boas
eu tenho maxxis a frente e a tras 1.95 e estou a gostar bastante tambem agarra muito bem nas curvas e tem muita aderencia em subida.
tenho estes pneus á 2 meses ainda nao deu para ter bem a noçao do pneu que é mas até agora muito bom
so tenho uma duvida quanto agora ao inverno, agarram muita lama ?
 
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