Parar nos semáforos?

Jocas22

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é exactamente o contrário, usar o bom senso ;) Tal como nao se pode estacionar nos passeios, levar os caes pra praia, passear o cao sem trela na via publica, atravessar fora da passadeira, numa viatura virar sem assinalar a marcha, pedalar na berma, etc... etc... etc...
 

canuco

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Já stou a ver a ideia...é mais ou menos isto....


[video=youtube;uVxcvQK6tto]http://www.youtube.com/watch?v=uVxcvQK6tto[/video]
 

Mach 4

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Só ainda não entendi uma coisa que gostava que alguém me explicasse...

Existem muitos locais em países como a India e por toda a África que tem muito movimento de motorizadas e de carros.
Em muitos desses locais não existem semáforos ou qualquer outro tipo de sinalização, muitos condutores nem sequer estão habilitados a conduzir, as viaturas são dos anos 70, não existem seguros...e no entanto está comprovado que tem menos acidentes do que nos chamados países do 1º mundo, como Portugal.

O pessoal ao que parece entende-se todo muito bem, por isso a minha indignação é só uma :

- Que tipo de bom-senso é que eles terão??
- Será que o bom-senso do 3º mundo é inferior ao nosso?

Bom fim de semana a todos.
 

canuco

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Amigo Mach4....

Antes de dizer barbaridades, tenta informar-te e documentar-te....corres o risco de parecer ridículo.

Apresenta-me um único relatório que comprove aquilo que disseste!!!!

Vou dar-te só uma achega....


Angola tem a terceira taxa mais elevada do mundo

Angola apresenta a terceira mais elevada taxa de sinistralidade rodoviária, tendo atrás de si apenas a Serra Leoa e o Irão, e totalizando 2.613 mortos desde o início de 2011, noticiou hoje a agência Angop.


http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2136498&seccao=CPLPFonte:
 

Joseelias

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Mach 4

Acho que estás um pouco esbaralhado das ideias neste tema...

A Índia tem uma taxa de mortalidade de 100 pessoas por cada 100.000 veículos motorizados. Portugal tem de 15 fatalidades por cada 100.000 veículos motorizados.

Não sei se nesta estatística estão incluídas as fatalidades de bicicletas provocadas por automóveis, mas considerando a balburdia que a Índia e os países que menciono abaixo são, acredito que é muito pior pois em grande parte desses países não existe sequer registo de nascimentos e mortes numa grande parte do território.

Isto é, estas estatísticas devem de reflectir o que se passa apenas nas áreas urbanas de maior dimensão ao contrário dos dados Europeus que devem de incluir 99.9% das ocorrências.

Em África tens por cada 100.000 veículos motorizados uma taxa de mortalidade de (apenas algumas amostras):

- Togo - 10.050 :shock:
- Etiópia -11.666:shock:
- Libéria - 10.966:shock:

E a lista continua quase só com países Africanos por aí abaixo tudo na casa dos milhares de mortos por cada 100.000 veículos motorizados.

O primeiro país asiático a surgir na contagem decrescente é o Bangladesh com 6300 mortos.

Angola, como foi mencionada tem 957 mortos. Volto a lembrar que Portugal tem uma taxa de 15 , sim 15 mortos por cada 100.000 veículos motorizados. Há uma diferençazinha...

Outros dados, o Brasil tem 70 fatalidades, e da Europa o primeiro que vi é a Rússia com 55 fatalidades. Aliás a situação lá é considerada tão grave pelas autoridades que é obrigatório o uso de câmaras vídeo nos carros (pelo menos nos pesados) para gravar os acidentes e determinar culpas. E o mau tempo não é desculpa pois o Canadá tem 13 fatalidades e a Islândia 5! :clap:

Na Europa comunitária e nos países maiores temos então a Alemanha e o Reino Unido com 7 cada, a França com 9, a Espanha com 10, Itália com 12.

Aliás nesta estatística, dos 25 países com menor mortalidade e em que Portugal está em 24º :( apenas 6 países são de fora da Europa. Os EUA estão também com 15 mortes e o Japão é o país não-europeu melhor colocado com apenas 6 fatalidades por cada 100.000 veículos motorizados.

Um último dado. Estas estatísticas referem o número de mortos por 100.000 veículos motorizados. Olha para a taxa de mortalidade dos países Africanos e toma em consideração que esses números são atingidos sem terem sequer uma fracção dos veículos que há na Europa. Se paises como o Togo tivessem tantos carros a circular como em Portugal (já nem falo da Alemanha ou Japão) em vez de 10.000 mortos por cada 100.000 veículos se calhar tinham 30 ou 40.000 mortos dado o acréscimo de carros na estrada.
 
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Joseelias

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Jocas22

Os números que coloquei não se referem a Mortes por 100.000 Habitantes, referi-me sim a Mortes por cada 100.000 VEÍCULOS MOTORIZADOS existentes nesses países.

Estes dados são muito mais relevantes que os referentes a 100.000 habitantes, pois um país que tenha o mesmo número de mortos na estrada que Portugal, mas em vez de 10 milhões de habitantes tenha 50 milhões de habitantes vai-se considerar que em Portugal se conduz pior, já que se em Portugal morrem as 11.8 pessoas por 100.000, nesse país mais populoso as estatísticas diriam que só morreria 2.4.

Isto é, leva a induzir que em Portugal se morreria mais na estrada o que não era verdade pois em números totais eram iguais. É enganoso e não considera quantas pessoas andam de facto na estrada.

No entanto se tomarmos o índice dos "100.000 Veículos Motorizados" as coisas já são diferentes pois dá-nos uma medida real do número de mortos que é comparável entre países.

Isto é, não interessa que um país tenha 10 ou 50 milhões de habitantes. Por coincidência, se ambos os países tivessem 1 milhão de veículos motorizados e num morrer 1.000 pessoas e noutro morrerem 5.000 é fácil de perceber em qual dos dois é mais perigoso circular nas estradas.

Da mesma forma que se um determinado país tiver os mesmo mortos que Portugal, mas tiver metade dos carros a circular também se percebe em qual dos dois é mais perigoso.

É por esse motivo que escolhi o índice por 100.000 Veículos Motorizados e não por 100.000 habitantes.

E mais uma vez tenho enormíssimas dúvidas relativamente aos números de África e da Ásia. Como disse há muitos países onde as pessoas nascem e morrem sem haver qualquer registo oficial delas já para não falar de países em que se aldrabam estatísticas para não parecer mal ou não se ter o trabalho extra. De facto até recentemente, mesmo em Portugal só eram considerados os óbitos decorrentes de acidentes de viação se a pessoa fosse dada como morta no local. Se a pessoa fosse levada para o hospital e morresse depois não contava para as estatísticas das vitimas de acidentes de viação. Coisa que foi corrigida à uns anos para cá. Agora imagina em África ou na Ásia...

Mas se tens dúvidas relativamente ao Togo ou aos outros países africanos que mencionei e ao Bangladesh, tens o caso da África do Sul que tem 208 mortos por cada 100.00 veículos motorizados. Penso que entre os países africanos subsarianos é um daquele onde se pode confiar mais nas estatísticas apesar de tudo. E em termos de África, a partir da África do Sul é praticamente tudo em "Downhill" em termos de... quase tudo o que seja índice...
 

Joseelias

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Jocas22

Usando exactamente o documento que referiste.

Se no Togo morrem 17.2 por cada 100.000 habitantes, isso significa que morrem cerca de 1032 por ano em acidentes de viação pois têm 6 milhões de habitantes.

Se morrem 1032 pessoas e considerarmos que há cerca de 10.000 veículos de quatro ou mais rodas nesse país, pode-se extrapolar que se chegassem a ter 100.000 teriam a tal mortalidade de +-10.000 mortos por cada 100.000 veículos. Nos dados que mencionei acima não sei se usaram para os cálculos apenas veículos de quatro ou mais rodas.

Mas se considerarmos a totalidade de veículos motorizados existentes nesse país (página 217) como motorizadas e outros, existem 50.000 no total. Numa conta fácil pode-se mesmo assim considerar que se houvessem 100.000 veículos haveria 2064 mortes.

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Em relação a Portugal dizes que há 11.8 mortes por 100.000 habitantes, isto é um total de 1180 num ano. No relatório que indicaste menciona que Portugal tem 8.730.885 veículos em circulação em 2010.

Só por aqui já está a ver a desproporção. O Togo com 6 milhões de habitantes, e um número de carros e motas 174 Vezes INFERIOR (!) a Portugal tem quase o mesmo número de mortos!!!

Mas voltando a Portugal, se com 8.730.885 veículos Portugal tem 1180 mortes, dividindo dá que em 100.000 veículos temos 13,5 mortes.

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Resumindo, considerando a totalidade de veículos motorizados, no Togo morrem 2064 pessoas por cada 100.000 veículos, e em Portugal 13.52! Uma diferença ABISMAL! Estou convencido que se fizer as contas para outros países de África, e Ásia a discrepância para a Europa/EUA/Japão/Austrália será quase da mesma magnitude.

Daí que dizer que é mais seguro para os ciclistas circularem nesses países/continentes englobando todos os países não faz sentido nenhum.

Se vocês se sentirem mais seguros a pedalar no Togo convido-os a dar lá um passeio. Afinal a hipótese de um automóvel ou mota vos matar é "só" 152 vezes superior que em Portugal... :rolleyes:
 

Jocas22

Active Member
são muitas comparações, mas basta veres que nesses paises nao se abatem veiculos como cá (que alias tambem nao o faziamos até á bem pouco tempo), que nesses paises um autocarro nao leva 50, mas 100 pessoas todas umas em cima das outras e algumas no tejadilho, logo num acidente morrem muitos mais. Nesses paises num despiste numa cidade morrem 3 galinhas, 4 porcos, 2 motociclistas, 3 peoes,... tal o caos daquelas ruas, anda tudo na estrada e no meio do transito. E como disse carros e estradas nao têm nada a ver. Nao comparem alhos com bogalhos.

o relevante mesmo pra aqui foi o que ignoraste a % de ciclistas mortos. Sendo que por lá existirão muito mais bicicletas, então na ásia...
 
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canuco

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...estas são as palavras que eu queria ver explicadas...


no entanto está comprovado que tem menos acidentes do que nos chamados países do 1º mundo, como Portugal.

O pessoal ao que parece entende-se todo muito bem, por isso a minha indignação é só uma :

- Que tipo de bom-senso é que eles terão??
- Será que o bom-senso do 3º mundo é inferior ao nosso?
 
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Joseelias

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Jocas22

Eu não ignorei esse facto, tal como já disse antes simplesmente não acredito nestas contabilidades porque fora da Europa não são fiáveis numa grande parte dos países.

Na maior parte dos países Africanos não existem sequer estatísticas diferenciadas entre que tipos de veículos estiveram envolvidos em acidentes com fatalidades! Então que credibilidade há em dizer que em África 5% das fatalidades são ciclistas?

Vai ao documento que citaste, e a partir da página 55 tens as estatísticas por países. Vê quantos são os países Africanos que informam a percentagem de automobilistas, ciclistas, motociclistas, peões, etc., que morreram. Esse gráfico redondo na parte de baixo do lado esquerdo, está a cinzento por não haver dados. Só têm números totais. Logo as estatísticas sobre África apenas consideram um fracção de todos os países. Até a África do Sul e o Egipto ignoram este detalhe.

Mesmo nos países africanos que fazem alguma diferenciação em muitos esta é muito básica. No caso do Sudão por exemplo só distinguem entre fatalidades de "Peões" e "Outros" Estes "Outros" é tudo o que não anda a pé... Ou não? Será que no Sudão eles consideram as bicicletas equivalentes a peões nas estatísticas? É bem possivel, mas nós não sabemos.

No caso da Ásia, as Filipinas e o Vietname também não têm este tipo de registo e são dos grandes países asiáticos com muito uso de bicicleta.

Na Síria e no Sri Lanka dividem as vítimas separam-se entre Peões, Condutores e Passageiros. Os ciclistas serão Peões ou Condutores?

Estás a ver o problema?

Para além disso as estatísticas sofrem muitas vezes de "maquilhagens" para parecer bem perante as instituições internacionais e não assustar os turistas, ou pelo contrário piora-se para se continuar a receber subsídios e fundos que vão para os bolsos dos funcionários dos governos.

E repetindo o que disse antes há pessoas em zonas remotas desses países cujo nascimento e morte não são registados. Em termos oficiais é como se nunca tivessem existido e portanto não são contados para as estatísticas de fatalidades pois com que BI /Cédula é que registam a ocorrência? Em muitos sítios nem policia oficial há em dezenas ou centenas de quilómetros. No caso da Ásia e especialmente em África os números reais são muito piores que as estatísticas oficiais.

Quando se usam estatísticas convém ver a origem dos números e não cita-los apenas, pois em muitos casos se deres uma olhada descobres que uma boa parte das conclusões são ou falsas ou simples suposições para se conseguir apresentar alguns dados.
 

Jocas22

Active Member
concordo os numeros têm de ser interpretados. Na europa aparece a ambulancia ao acidente em minutos, nesses paises nem aparece. Cá usa-se por norma capacete, lá não. Cá vês uma bicicleta se tiveres sorte, lá as ruas estão apinhadas delas. Etc... etc.... O numero percentual tinha de ser infinitamente superior ou não? Os numeros são o que são, isso é verdade mas é com eles que se está mais proximo de uma conclusao que com quaisquer outras especulações.
E nem todos os paises chamemos menos ricos são como descreves, registam-se nascimentos na quase esmagadora maioria e registam-se obitos e causas dos mesmos, nao exageremos.

Só me meti nesta discussão pra perceberem que afirmações como as que fizeram nao têm cabimento. Lá por não haver sinais em àfrica não morrem ciclistas que nem moscas, por uma série de razões. nestes paises á muitos mais acidentes com menos gravidade que cá, toques é mato. Lá quando á acidentes morre muito mais gente por acidente, a segurança é quase inexistente pra peoes, condutores, ciclistas.
 

Mach 4

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Jocas22,

Acho que entendeste o meu ponto de vista.
Basta ver os milhões das populações de África e Ásia que andam diariamente nas ruas, as condições das estradas e dos veículos que utilizam e a rebeldia com que conduzem. Claro que morre muita gente, imensa.

E no resto do mundo?? Os acidentes serão muito diferentes?
Nós, com carta de condução, com esta tecnologia toda, com carros que até air-bags tem para os tomates, com estradas alcatroadas e com excelente sinalização vertical, horizontal e luminosa, continuamos a ter acidentes e continuam a morrer pessoas todos os dias.

Agora invertam as situações e depois digam-me alguma coisa.

Angola, como foi mencionada tem 957 mortos. Volto a lembrar que Portugal tem uma taxa de 15 , sim 15 mortos por cada 100.000 veículos motorizados. Há uma diferençazinha...

Devias era também enumerar as outras diferenciazinhas que existem entre o nosso país e esses outros.
 
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Phoobus

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Ai está um belo video com uma grande verdade!
Mas eu contra mim falo, pois comecei a ir de bike para o trabalho e normalmente a semaforos que não paro, principalmente quando é semaforos em passadeiras e não ha peões a passar não paro para não perder o ritmo, mas de resto paro para não apanhar com um carro em cima, que andar de bike nas estradas de Lisboa é preciso ter olhos em todas as direções!!!
 

jb72

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Uma coisa é certa. SE QUERES SER RESPEITADO. DÁ-TE AO RESPEITO. Tanto se fala da falta de respeito do automobilista e depois nós nas bikes não o fazemos. eu normalmente paro nos semafores e ate nas passadeiras.( Mas confesso que as vezes quando vou com companheiros avanço embora no fundo contra a minha vontade.)
 

easy

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Fazer um vídeo destes na terra onde a esmagadora maioria dos ciclistas obedece aos semáforos (84%) e onde a esmagadora maioria dos acidentes com semáforo vermelho (71%), acontecem por culpa dos condutores de automóveis, é no mínimo, hipócrita... Caso para dizer os senhores do Top Gear: Enxerguem-se.

(dados oficiais da Transport for London (TfL) )


glue-red-lights-infographics.jpg

http://smellslikeglue.com/2012/12/28/infographics-cycling-through-red-lights/
 
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