Parar nos semáforos?

Joseelias

Well-Known Member
@ Alexonos

Eu não desejo nem nunca desejei que sejas atropelado por um autocarro. Apenas disse que é algo que irá acontecer mais dia menos dia se mantiveres essa atitude de chico-esperto. Em momento algum iria desejar que isso te acontecesse por mais diferendos que tenhamos num fórum.

E quando é que vais perder essa mania de caluniar, difamar e tentar denegrir o carácter dos outros? E onde é que distorci o que tu disseste para ser eu a ter razão?!

Se queres continuar a falar nisto sê homem e reconhece que meteste a pata na poça na tua primeira intervenção, chiça! Será que não tens noção da enorme falta de educação e de respeito que é chegar aqui e acusar toda a gente que afirma que respeita de os sinais vermelhos, de aldrabão?

Dizes que questionaste o todo. Não foi nada disso que fizeste. Chamaste individualmente, a cada um dos que afirmam que respeitam os sinais vermelhos, de hipócrita ao dizeres:

"Eu adoro estes tópicos, tanta gente ajuizada, mas qual é o meu espanto que nunca encontro ninguém parado nos sinais por Lisboa, estranho?!?!?"

E depois:

"Agora para além de hipócrisias, eu não paro"

Foste tu que escreveste isto, não fui eu que distorci nada.

Mas não vale a pena continuar a debater contigo. Tens dificuldade em ler e interpretar o que se escreve, se te expressas mal não tens a humildade de reconhecer que te expressaste mal, calunias, difamas e fazes vários ataques pessoais directos sobre os outros e o seu carácter sem qualquer relação com o que se debate, apenas porque estás a ser contrariado, e tu sim distorces o que é dito.

E já agora aproveita e lê esta noticia, que apesar das suas falhas pode ser que te abra os olhos:

http://www.ionline.pt/artigos/portugal/atropelamentos-bicicletas-duplicaram-janeiro-0
 

Joseelias

Well-Known Member
Pois, esses semáforos de controlo de velocidade é que são aqueles que me levantam mais dúvidas e me aborrecem mais já que muitos estão em rectas onde não há cruzamentos, passadeiras ou outro tipo obstáculos que nos ponham, ou a outros, em perigo algum. Simplesmente pára-se numa recta deserta porque um automobilista excedeu a velocidade máxima. Coisa que nós não conseguimos fazer em momento algum numa Btt.

Era talvez algo que pudesse vir eventualmente a ser revisto no código da estrada. Mas o burburinho que não ia ser... Se o nível de animosidade já está o que está contra os ciclistas...
 
Parar no semáforo? Que pergunta é essa? Não parem, não ... Mesmop com o sinal verda para nós sabe-se lá o que lá vem quanto mais quanto está vermelho, safa !
 

Bike buyer

New Member
Bem, que confusão anda para aqui. Acho que todos temos de ter na consciência que somos todos diferentes e cada um tem a sua vida e faz dela o que bem entender.
eu particularmente apenas paro nos semáforos de cruzamentos/entroncamentos, nos de controlo de velocidade se fui eu a acionar o semáforo (o mais provável), paro se não fui eu ano no meu ritmo...No caso dos peões nas passadeiras eu deixo-os passar parando, e tenho sempre especial atenção a isso, só se for mais desconcentrado é que sou capaz de passar "à maluca", sempre pedindo desculpa à pessoa em questão.
Ao fim ao cabo, apenas tenho a dizer, somos todos humanos, todos diferentes, mas precisamos tal como se formos peões gostamos de passar na passadeira, se estivermos de bicicleta temos de respeitar isso....
 
Acho graça de alguns ciclistas falarem que querem igualdade na estrada e depois sinais vermelhos é para esquecer. Ainda este domingo contei pelos dedos de uma mão os ciclistas que pararam no sinal vermelho numa estrada que passa ao pé da minha casa. Assim também não dá. Se queremos ser respeitados temos que nos dar ao respeito também, esta é a minha opinião.
 
Sinceramente não percebo a causa de tanto celeuma devido aos ciclistas não pararem nos semáforos.

Se todos são ensinados desde miúdos a não ligarem nenhuma aos semáforos VERMELHOS para os PEÕES.

Todos sem excepção atravessam a estrada fora das passadeiras, mesmo quando existe alguma relativamente perto, e ninguém, mas mesmo ninguém, numa estrada sem carros, fica à espera que fique verde para os peões. O povo só para se estiverem carros a passar.

Os pais dizem aos filhos : “atravessa na passadeira”, mas depois é vê-los a dar o exemplo contrário quando vão com eles, a passar a direito no local onde estão.

Qual a diferença para os ciclistas ?

Gostava de saber se os moralistas que criticam os ciclistas, cumprem a sua parte dando o exemplo, não só quando andam de carro, mas ao andar a pé, atravessando sempre nas passadeiras e esperando sempre pelo sinal verde.
 

Jocas22

Active Member
grandes exageros. Nem todos os peões passam fora da passadeira, nem todos os ciclistas passam o vermelho, nem todos os motoqueiros fazem razias em cima do traço continuo e nem todos os automobilistas andam acima dos limites de velocidade.

há para todos os gostos.
 

gcaetano

Member
Na minha opinião, a questão passa um pouco pelo que disse o António. O facto é que à mínima infração por parte de um ciclista é logo o fim do mundo, quando na realidade todos temos telhados de vidro, seja como ciclistas, automobilistas, peões...

Seja como for, é importante que a imagem que todos nós passamos seja o mais correta possível, para apaziguar estes celeumas.
 
Jocas22, o problema está mesmo aí. Quando uma comunidade pede igualdade de direitos e depois mais de 50% não respeitam essa mesma igualdade, estão-se a contradizer, estão a perder razão e só estão a incrementar o nível de raiva ao ciclista.
Não digo que às vezes não faça uma ou outra renúncia, mas o mesmo vai para mim enquanto condutor, agora a maioria do pessoal que conheço está-se mesmo a borrifar para as leis!!

Já sofri dos dois lados, gente burra ao volante que só me apetecia espetar-lhes com a bike no focinho e ciclistas "finos" que também só me apetecia levá-los à frente. Estou certo que todos aqui já passaram pelos mesmo.
E que tal chegarmos todos a um equilíbrio, começar-mos a respeitar para nos respeitarem?
 

Tolibike

New Member
Não é verdade que na estrada sejamos todos iguais.
Um pesado não é o mesmo que um ligeiro, um ligeiro não é o mesmo que um motociclo ou um velocípede e tanto assim é, que a Lei distingue por exemplo velocidades diferentes, consoante o tipo de veículo e não deixa de ser a mesma Lei para todos.
E vejam este conceito em vigor nalguns estados dos Estados Unidos conhecido como Idaho Stop.

http://en.wikipedia.org/wiki/Idaho_stop
 

serjolas

New Member
Discussão curiosa. A cor vermelha sempre foi de alerta, por isso é usado tanto nos sinais luminosos como nos sinais verticais como em qualquer outra informação que é necessario ter cuidados redobrados.

Isto é valido para qualquer situação, não é so em termos rodoviarios.

Por isso, o sinal luminoso vermelho é para parar por muito que custe as 6:30 da manha para o trabalho num cruzamento sem ninguem. :)
 
Apesar de me obrigar a desencaixar os cleats dos pedais de encaixe e me arruinar irremediavelmente a média, eu paro em todos os sinais vermelhos (tanto na bicicleta de BTT como a de estrada). Razões: 1) Faço aquilo que gostava que os outros ciclistas fizessem quando sou peão ou condutor de automóvel; 2) Segurança.
 

Diogo112

Member
Acho graça às discussões que se têm gerado em torno do tema Santos da Casa, partilho da tua opinião, se queremos ter direitos, também temos de ter deveres!

A grande maioria do pessoal com quem ando de bike seja BTT ou estrada está-se nas tintas para o vermelho do semáforo, quando houver um que leve um stick de um carro e os demais vejam, pode ser que todos passem a respeitar os sinais!

As médias ficam sempre comprometidas mas a segurança fala mais alto!

Há um deles que parece um gato, já se safou 2x, pode ser que ainda haja mais 4 para que à ultima passe a respeitar os demais!
 

SeteGu

Active Member
Sou completamente a favor dos ciclistas respeitarem os sinais de transito... se andam na estrada tem de respeitar as regras dos outros que também lá andam. Deveria até haver multas (acho que não há) para quem não as cumprisse.

Já na parte que toca impostos acho francamente mal dado que uma bicicleta não polui, não degrada as estradas, etc... qualquer dia inventa-se um imposto especifico por se andar a pé. Acho que também não devemos cair no ridículo...

Já no que toca aos seguros eles já existem... se deviam ser obrigatórios? Quem levar uma mocada de um carro dificilmente vai fugir a seguir. Não tendo seguro tem de pagar os estragos do próprio bolso (isto presumindo que teve culpa: passando um vermelho, etc...). Não tendo dinheiro é complicado... mas aí fica também à responsabilidade de cada um mas também concordo que não deveria ser o automobilista a ficar a "arder".
Para quem vive no campo, faz BTT e mal pisa o asfalto acho que não faria sentido ser obrigado a ter seguro. Para as bicicletas de estrada sim... talvez fizesse sentido (ser obrigatório).
 
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