O que posso fazer para melhorar a minha bicicleta?...

P_a_u_l_o: A ideia é perceber se o quadro vale a pena. isto é a partir daqui vou substituindo os perifericos e componente de desgaste por gama superior e fico com uma boa bike, ou se não vale a pena mudar nada e deixar andar com manutenção até substituir por uma bike nova. por iso preciso de gente mais experiente a dar opiniões

Parece que se for para ir fazendo upgrades os mais imediatos seriam travoes hid. bons; suspensão e transmissão. Assim estou aberto a sugestões para os equipamentos pois ainda não tenho experiencia suficiente.
Esta bike é tipo um projecto pessoal. Já tive várias bikes e apesar de gostar de btt nunca fui muito assiduo nas voltas, assim ia vendendo uma bike e comprando outra e como andava pouco, quase nem fazia manutenção, só pneus e calços.
Por isso preciso de opiniões...
 

srgioslva

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Caro amigo Zé, não quero parecer indelicado, mas siceramente, com o que pensas trocar na bike compras uma nova com todos esses componentes que indicas.

Uma pequena pesquisa, mesmo na net, verás que tenho razão, compreendo esse sentimento do projecto pessoal, mas...

É fácil, somas o preço de uns travões, suspenção e e transmissão e vês o total (para além que podes ter problemas na montagem, tipo compatibilidade ou outros.)

Depois vês quanto custa uma trek, uma scott ou uma canyon gama média.

Para além de que estamos a aproximar-nos do fim do ano e começam a aparecer promoções em bikes, só porque para o ano as marcas as pintam de outra côr.

Cumprimentos bttistas...
 
srgioslva,

É verdade,se calhar mais valia comprar uma coisa nova. E a época para isso está a chegar.
Gostava de saber é se este quadro vale alguma coisa. Isto é se por exemplo vale o sufuciente para lhe meter uma suspenção melhorzita tipo uma suntour xct. Arranjei uma usada (1 ano) revista e em conta e se o quadro valer a pena compro.
Os travões é que são um problema : nos mecanicos que tenho na bike não confio muito, porque há dias tive usa-los a fundo e simplemente o cabo ficou solto, o parafuso que prende cabo no final do embolo deixou fugir o cabo. Posso garantir que o parafuso estava muito bem apertado, por isso a minha ideia de troca-los por hidráulicos.
 

sumol-laranja

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Caro Zé,

Partilho de muitas opiniões já aqui transmitidas, e, na minha opinião, não mudaria nada. Pelo menos para já. E passo a explicar:

Não concordo que a tua bicla se enquadre no tal tópico das bikes baratas, ela vai aguentar muito mato antes de partir! Também estive de férias na zona da raia e andei numa idêntica à tua (emprestada). É claro que tem as suas limitações na suspenção, transmissão e travões, mas irá cumprir a sua função em passeios animados pelos trilhos da região. Por exemplo, dá para subir sem grande dificuldade à serra do homem de pedra com os seus 1200 metros de altitude (junto ao soito).

Com o uso acho que os primeiros compenentes a ceder (empenar) serão as rodas, que julgo serem de parede simples, e a afinação dos desviadores. É portanto essencial não facilitar na manutenção e lubrificação.

Não troques componentes só por trocar, troca aquilo que for sendo preciso. Por exemplo, eu não sou fã dos punhos rotativos, logo os manípulos das mudanças seriam a primeira coisa a mudar logo que encontrasse um bom negócio com uns usados compatíveis.
E depois logo verias outros componentes que pudessem melhorar o teu desempenho/conforto e que pudessem ser reutilizados na tua futura bicla. E refiro-me, por exemplo, ao selim confortável, avanço, guiador, punhos e pedais. Mas claro, apenas se não te adaptares às peças que tens atualmente. Em relação aos pedais, se gostares de andar com os pés presos, uns shimano 520 serão perfeitos.

À medida que fores andando cada vez mais, provavelmente chegará a altura em que desejarás simplesmente uma bicicleta nova. E por isso, vai recolhendo as opiniões da malta (no fórum e nos trilhos) e já terás uma ideia mais maturada sobre a bicla que queres e precisas. Semi-rígida ou suspenção total, suspensão marca X ou Y, transmissão de n velocidades, etc.
E nessa altura, o que eu faria seria manter essa mesma bicla para dar as voltitas durante as férias! ;)
 

J.P.Santos

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Boas pessoal,

Aproveitando o tópico e assim também evito criar um alguém me sabe dizer como ver se as rodas da minha bicicleta(gitane tsx rocks) da para colocar travões de disco?
Assim sempre se poupava algum(muito) €€€

cumps
JoãoSantos
 

sumol-laranja

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Caro João,

O melhor é juntares umas fotos dos cubos das robas, quadro e suspensão, para a malta tentar ver isso.

Outra pergunta: tens as rodas (especialmente os cubos) de origem ainda montadas na bicicleta?

E pergunto isto porque se o fabricante não montou travões de discos na bicicleta (mesmo que o quadro e suspensão seja compatível), dificilmente irá colocar uns cubos preparados para a montagem de discos.
Por exemplo, fazendo paralelismo para quando comprei uma Rockrider 5.3 para mim e uma Rockrider 5.2 para a mana no remoto ano de 2009: na altura as biclas partilhavam o mesmo quadro (embora com uma pintura diferente e bem mais bonita na 5.2) com suspensão, transmissão e travões diferentes. Os travoões eram discos mecânicos na 5.3 e v-brake na 5.2. Os aros das rodas eram iguais mas com cubos diferentes, que na 5.2 não permitiam a montagem de discos.

O mesmo poderá acontecer com a tua bicla, mas, como disse, mete fotos para a malta ver.
 

J.P.Santos

New Member
As rodas sao as de origem ou melhor tudo naquela bicicleta e de origem....
Os cubos, os 2, tem uma borracha de um dos lados (esquerdo) e sem querer estar a dizer uma grande asneira acho que essa mesma borracha sai dando origem a algum espaço(cerca de 1-2cm) para colocar o travao mas eu no fim de semana tiro foto aos cubos e coloco aqui...
 

zedbtt

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Boas a todos,

Passo a fazer o balanço da utilização da minha Rockrider 5.1 comprada em 2010.

A bicicleta está com 1300km e só agora apresenta algumas mazelas. Nas voltas que dou (cerca de 40 ou 50km) procuro sempre andar em trilhos e estradões (alguns bem acidentados) e fugir o máximo ao asfalto.

Em relação aos upgrades, e seguindo os vossos sábios conselhos, apenas troquei o que se foi desgastando:
- calços dos travões;
- desviador traseiro (que se desintegrou completamente durante uma das últimas voltas na região de Almeida–Guarda) que troquei por um alívio… e de facto é um alivio…funciona muito melhor :D

A bike apresenta os seguintes problemas:
- O desviador dianteiro funciona mal (não prende nas três posições) mas ainda fará mais uns quilómetros;
- O aro traseiro empenou (num buraco numa descida a alta velocidade a caminho de Almeida :cool:)
- Os punhos rotativos das mudanças funcionam mal … mas terão que funcionar mais uns quilómetros

Como pontos fortes da bike :rolleyes:se é que se pode falar em pontos fortes numa bike de 170 euros, considero o seguinte:
- A resistência do quadro (apesar de não ter a geometria perfeita como já aqui foi referido)
- o amortecedor dianteiro tem-se aguentado bem sem manutenção.
- Os travões (V-brakes) faceis de afinar e com bom desempenho.


Como pontos negativos… serão com certeza muitos para BTTistas experimentados como vocês, mas o que me chateia mais é o facto de ter poucas velocidades 3x7

Devo referir ainda, que apesar de tudo, fiz um investimento importantena bike… adaptei-lhe um gps dakota20 ... pode-se dizer que é o componente mais caro da bike… é mesmo mais caro que a própria bike :cool:

O balanço que faço é bastante positivo… continuo a gostar bastante de andar na minha bicla. Acho que para o preço, foi uma excelente aquisição para iniciação ao BTT.
Não tenho muita experiência com outras bicicletas mais “potentes”mas para o uso e manutenção que dou considero-a bastante resistente.
Pretendo fazer mais uns quilómetros com esta bike mas mais tarde ou mais cedo irei comprar uma nova. Nessa altura contarei novamente comas vossas sábias opiniões!

Amanhã colocarei umas fotos para verem o seu estado de conservação.

Boas pedaladas para todos
 
Last edited:

Patinho_vvr

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Podias mudar para uns apertos rápidos para a mundança de pneu ser muito mais simples, mudar o tipo de travões, a suspensão, os pedais, a roda pedaleira por agora :):) mas vais mudando aos poucos e poucos vais vendo coisas que tenham boa qualidade/preço:teclar: :exacto:
 

Jorge Gomes

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Gastar dinheiro nessa bike não é nada bom investimento. É deitar dinheiro ao mar, ainda por cima se estás a pensar comprar uma nova eventualmente.

Os problemas que relatas parecem mais relacionados com má afinação/manutenção do que propriamente da qualidade do componente.
 

Guten

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Ola a todos gostava de saber a opinião em relação a bike que tenho se vale a pena ou não investir mais algum dinheiro embora esteja a pensar em trocar daqui a algum tempo por algo superior, ainda assim não tão próximo quanto isso.
A bike em questão e uma muddyfox nem sei se e uma boa marca ou mesmo conhecida pois comprei-a numa loja não especializada.
Ja fiz alguma alterações a nível de guiador punhos e avanço, travão dianteiro (pois os que trazia de origem como o que esta na roda de traseira não asseguravam grande travagem) troquei também o selin e a pedaleira que aproveitei de uma bike mais antiga que tinha que julgo ser bem melhor e mais leve do que a que trazia. o quadro penso que seja em ferro e neste momento pesa cerca de 16kg.
aqui vão algumas fotos gostaria de saber a vossa opinião!!

file:///H:/DCIM/100D5100/DSC_0001.JPG
 

Guten

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Peço desculpa por estar a por mais um post mas sou novo por aqui e não consigo editar nem apagar os que já fiz penso que agora já consiga publicar as fotos!!
 

Guten

New Member
Peço desculpa por estar a por mais um post mas sou novo por aqui e não consigo editar nem apagar os que já fiz penso que agora já consiga publicar as fotos!!
b5x65xj

https://imageshack.com/i/0w8euJ
https://imageshack.com/i/10rsrbJ
https://imageshack.com/i/f785pwj
https://imageshack.com/i/nacgc7j
https://imageshack.com/i/g1dz3mj
 
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