Caro Zé,
Partilho de muitas opiniões já aqui transmitidas, e, na minha opinião, não mudaria nada. Pelo menos para já. E passo a explicar:
Não concordo que a tua bicla se enquadre no tal tópico das bikes baratas, ela vai aguentar muito mato antes de partir! Também estive de férias na zona da raia e andei numa idêntica à tua (emprestada). É claro que tem as suas limitações na suspenção, transmissão e travões, mas irá cumprir a sua função em passeios animados pelos trilhos da região. Por exemplo, dá para subir sem grande dificuldade à serra do homem de pedra com os seus 1200 metros de altitude (junto ao soito).
Com o uso acho que os primeiros compenentes a ceder (empenar) serão as rodas, que julgo serem de parede simples, e a afinação dos desviadores. É portanto essencial não facilitar na manutenção e lubrificação.
Não troques componentes só por trocar, troca aquilo que for sendo preciso. Por exemplo, eu não sou fã dos punhos rotativos, logo os manípulos das mudanças seriam a primeira coisa a mudar logo que encontrasse um bom negócio com uns usados compatíveis.
E depois logo verias outros componentes que pudessem melhorar o teu desempenho/conforto e que pudessem ser reutilizados na tua futura bicla. E refiro-me, por exemplo, ao selim confortável, avanço, guiador, punhos e pedais. Mas claro, apenas se não te adaptares às peças que tens atualmente. Em relação aos pedais, se gostares de andar com os pés presos, uns shimano 520 serão perfeitos.
À medida que fores andando cada vez mais, provavelmente chegará a altura em que desejarás simplesmente uma bicicleta nova. E por isso, vai recolhendo as opiniões da malta (no fórum e nos trilhos) e já terás uma ideia mais maturada sobre a bicla que queres e precisas. Semi-rígida ou suspenção total, suspensão marca X ou Y, transmissão de n velocidades, etc.
E nessa altura, o que eu faria seria manter essa mesma bicla para dar as voltitas durante as férias!