O que posso fazer para melhorar a minha bicicleta?...

proque

Member
faz o que o pessoal faz, metes disco de travão, vais mudando as peças devagarinho, sebem que é o quadro que mais importa na estrutura da bike, mas indo mudando rodas, suspensão, travões, guiador ,pedais, pneus por aí vais chegar a algum lado. Já agora em vez de só melhorares a bike melhora a tua tua técnica, bunny hops , resistencia e aos poucos chegas lá.

Abraço a todos companheiros do pedal

Precisamente por o quadro ser o mais importante é que o nosso amigo está limitado.
 

FJOTA

New Member
faz o que o pessoal faz, metes disco de travão, vais mudando as peças devagarinho, sebem que é o quadro que mais importa na estrutura da bike, mas indo mudando rodas, suspensão, travões, guiador ,pedais, pneus por aí vais chegar a algum lado. Já agora em vez de só melhorares a bike melhora a tua tua técnica, bunny hops , resistencia e aos poucos chegas lá.

Abraço a todos companheiros do pedal

????
Amigo nao leste o topico todo, pois nao?

Nessa bike, a unica coisa que podes mudar sera a pedaleira, porque uma melhor, por ex a shimano, +/- 25 €, e afinada a bicicleta parece outra.
De resto ganha km nas pernas, e trocas mais tarde, eu estou a fazer isso mesmo.
Depois ate para pagar a bike e' mais facil, agora facilitam desde 10 a 24 meses(??), mas tudo depende do que queres fazer.
Eu tenho uma Bike tour 2009 (preta) as mais bonitas (ehehehe) e fiz 300 km, basicamente estrada, monte foi muito pouco, os pneus tambem nao ajudavam, neste tempo, troquei por pneus de estrada e anda que ate mete...do', da uso a essa e depois ves se tens insteresse numa muito melhor.
No sabado ouvi a opiniao de um ''velho'' das bikes no Porto, e disse-me ''se for para o monte com esta bike (bike 150€)?... deixa a la' e bem a' loja buscar outra...
isto em tom de brincadeira, mas da' para perceber a analogia.
 
obrigado mais uma vez pela vossa ajuda!

é mesmo isso que vou fazer, alias já ando a fazer (dar kms à bike e as pernas :D) nos ultimos dias tenho andado a descer e a subir uns caminhos de terra aqui junto ao rio Coa na Guarda! é um verdadeiro espectáculo! a descer a bike anda que se farta, a subir custa um bocadinho mais mas tb se faz. Ahhh e não tenho tido furos ultimamente...:cool::cool:

ja agora mais umas perguntinhas:

-> como fazer a manutenção da bike? o que se deve lubrificar?

-> O que costumam levar numa saida de BTT?

se calhar estes tópicos ja existem aqui no forum mas não os consigo localizar.

boas pedaladas!


Boas.
Verifica:
- http://www.forumbtt.net/showthread.php/13-Limpeza-da-Transmissão
- http://www.forumbtt.net/showthread.php/11827-Produtos-de-Limpeza
- http://www.forumbtt.net/showthread.php/227-Lubrificação-depois-das-voltas
- http://www.forumbtt.net/showthread.php/4708-o-porquê-de-não-se-poder-lavar...

Eu basicamente para a transmissão lavo com água e esfrego (se tiver terra/outros agarrada que não sai só pelo fluxo de água), deixo secar (pelo menos sacudir a água em maior quantidade), meto desengordurante e esfrego o que for preciso, deixando o desengordurante actuar durante uns minutos. Depois retira-se o desengordurante com água e voltar a deixar secar (desta vez até ficar minimamente seco) e aplicar óleo na corrente e passar pela cassete/pedaleiro.
Claro que (eu) não faço isto de todas as vezes que vou dar um passeio com a bike..... não ganhava só para a sua limpeza! :p

Em relação ao que se leva para uma voltita, depende, mas eu ando sempre com um "kit" de reparação, constituído por câmara de ar, desmontas, remendos, lixa, cola, miniferramenta com as principais chaves, e um drop-out. E uso as câmaras com líquido anti-furo Slime.
Depois, claro, muita água!
 

RUI VENTURA

New Member
obrigado mais uma vez pela vossa ajuda!

é mesmo isso que vou fazer, alias já ando a fazer (dar kms à bike e as pernas :D) nos ultimos dias tenho andado a descer e a subir uns caminhos de terra aqui junto ao rio Coa na Guarda! é um verdadeiro espectáculo! a descer a bike anda que se farta, a subir custa um bocadinho mais mas tb se faz. Ahhh e não tenho tido furos ultimamente...:cool::cool:

ja agora mais umas perguntinhas:

-> como fazer a manutenção da bike? o que se deve lubrificar?

-> O que costumam levar numa saida de BTT?

se calhar estes tópicos ja existem aqui no forum mas não os consigo localizar.

boas pedaladas!

A subir custa sempre :), com os treinos vais-te habituando ao peso da bike e quando passares para uma mais leve vais ver que até voas ;)
Lê os tópicos sugeridos pelo EXCENTRICO e logo logo estás a fazer a revisão á tua bike de olhos fechados.
Em relação ao material que deves levar contigo para o monte, segue o conselho do EXCENTRICO mas, acrescenta mais uma pequena bomba de ar, que te pode dar jeito.

Boas pedaladas.
 

Nozes

Active Member
Boas! Amigo Zé,também eu sou da opinião do resto da malta.Usa esta bike para dares as tuas primeiras pedaladas e um dia mais tarde,se realmente quizeres/puderes investir mais,compra uma máquina melhorzita.
De qualquer modo,existem sítios onde um pequeno investimento fará a diferença na tua bike:
-Os pedais são muito fracos e podem dar-te problemas em pouco tempo,ou mesmo partir sem aviso.Um eixo partido pode ferir-te uma perna facilmente,por isso aconselho-te a trocá-los quanto antes.15 ou 20€ compram um par de pedais bastante melhores que esses.
-Os pneus são Michelin,sim,mas não são grande coisa,e esse rasto não te facilita nada a vida a rolar em pisos duros.Como suspeito que por enquanto roles mais em estradões e alcatrão,uns pneus com rasto mais baixo e pitons mais juntos (por exemplo: Hutchinson Python) são preferíveis.Guarda esses para o inverno,se quizeres andar na lama.Dei os Hutchinson como exemplo porque os deves conseguir encontrar na Decathlon,mas existem dezenas de outras boas opções.20€ por pneu,mais coisa menos coisa,compram-te mais facilidade em rodar,menos peso e se optares por um pneu 2.0 ou 2.1,mais conforto e tracção que esses Michelin.
-Câmaras com liquido anti-furo.Como já alguém referiu,é um dos melhores investimentos que se podem fazer,é montar e esquecer,nada de furos por espinhos (os furos por trilhar a câmara infelizmente não resolvem)
-Mas para já,vai à loja e compra óleo para essa corrente! Sem lubrificação,o desgaste é rapidíssimo e o esforço que fazes para pedalar muito maior,como já deves ter reparado.Se comprares um spray com Teflon aproveita e põe um pouco nas barras da suspensão antes de andares,mas tem cuidado para não sujares o aro...se isso já não trava muito bem,garanto-te que sujo de óleo é que não trava mesmo!

De resto,enche o bidon com água fresca e faz-te aos trilhos! A tua bike aguenta mais do que muita gente imagina,disfruta dela e do magnífico desporto que estás a descobrir!

Muitas e boas pedaladas ;)
 

RUI VENTURA

New Member
:cool::rolleyes::eek:hum.. mas o que é isso de DROP-OUT??:cool::rolleyes::eek:

Boas zedbtt,
o drop-out é uma peça substituivel em aluninio, que se encontra na traseira da bike, que liga o quadro ao desviador traseiro.
Essa peça é responsável por assegurar que a ponteira do próprio quadro não torça ou parta. Felizmente só uma vez parti o drop-out numa das minhas saídas de bike,mas foi o suficiente para ficar a pé. Atenção que essa peça difere de bike para bike.
Abraço
 

j miro

Member
zedbtt não se preocupe com o dropout porque esse quadro não o tem, mas explicando melhor, é essa extensão da escora do lado direito onde está preso o desviador.
 

p_a_u_l_o

New Member
Boas.
Já agora vou aproveitar este tópico para postar aqui a minha menina para que me possam dar ai umas opiniões sobre a máquina :p
 

p_a_u_l_o

New Member
peço desculpa de não ter posto td no post anterior mas ouve aqui um problema.
Mas cá vai...



QUADRO: Agece 2030 modelo 2012
FORQUETA: Sr Suntour XCR
AVANÇO: Zoom
GUIADOR: Uno
TRAVÕES: Shimano BR-M445
DESVIADOR DIANTEIRO: Shimano Deore
DESVIADOR TRASEIRO: Shimano Deore
MANÍPULOS MUDANÇAS: Shimano Alivio
CASSETE: Shimano Deore 9v
PEDALEIRA: Shimano Deore
PEDAIS: Shimano M520
AROS: Mavic XM 117
PNEUS: Schwalbe Smart Sam 2.1
SELIM: IberoSelle

Na vossa opinião quais seriam as alterações a fazer nesta bike??
 

tekzz

New Member
A tua bike é muito boa, quem me dera ter uma assim, mas se a queres melhorar... tens de estabelecer um orçamento...
 

p_a_u_l_o

New Member
Obrigado "tekzz". Eu quanto há bicicleta posso afirmar que sou muito mesquinhas e ando sempre com medo de algo não estar como deve de ser ou de algo não ficar bem na bike daí ter surgindo esta ideia de trazer a bike até aqui ao forúm pa ouvir as opiniões dos profissionais na arte.
 

tekzz

New Member
Eu também sou ainda muito noob nisto tudo xD Mas vou-te dar umas sugestões sem ligar ao orçamento

QUADRO: Agece 2030 modelo 2012 - Manter
FORQUETA: Sr Suntour XCR - Não vejo necessidade de uma melhor
AVANÇO: Zoom - Um em carbono
GUIADOR: Uno - Um em carbono
TRAVÕES: Shimano BR-M445 - Não sei se esses são grande espingarda mas uns melhores não caia mal na bike
DESVIADOR DIANTEIRO: Shimano Deore - Manter
DESVIADOR TRASEIRO: Shimano Deore - Manter
MANÍPULOS MUDANÇAS: Shimano Alivio - Ja que tens tudo Deore porque não também uns manipulos Deore
CASSETE: Shiman
o Deore 9v - Só se quiseses uma cassete de 10v...
PEDALEIRA: Shimano D
eore - Manter
PEDAIS: Shimano M520 - Manter
AROS: Mavic XM 117 - Manter
PNEUS: Schwalbe Smart Sam 2.1 - Manter
SELIM: IberoSelle - Um selim mais um espigão mais leves

Como disse antes não sou a pessoa mais indicada para o assunto mas um pessoa aprende com os erros e ve se está a dizer as coisas certa. Resumidamente, espera por mais sugestões :D

 

Jorge Gomes

New Member
Talvez uma melhor suspensão, uma a ar, fosse um bom upgrade.
Algo na linha de RS Recon.

De resto acho que não faz muito sentido mexer mais, porque os componentes estão todos bastante equilibrados.
Mais vale poupares guito e comprares uma nova daqui a uns tempos, sai-te mais barato que estar a fazer upgrade a todos os componentes.
 

p_a_u_l_o

New Member
Tekzz- Prá agora tá a caminho um guiador ritchey wcs dps vamos lá ver se noutra altura com mais um bocado de t €mpo :D vem outra coisa.

Jorge Gomes- Esta suspensão quanto está boa amortece bem mas depois quando começa a apanhar água ou lama ou até mesmo terra em excesso parece k entra em smoking e lá vão os meus braços a comer porradinha. Mas quando está boa é um mimo, só tem é sempre um mal k é u seu peso.
Se eu vendesse esta suspensão quanto é que acha que ela ainda poderia dar tendo em conta k tem 5 meses de uso e ja levou uma manutenção como de ser e tento manter sempre k possivel as bainhas lubrificadas (resumindo e concluindo onde eu queria chegar é que esta suspensão tem sido bem estimadinha)
 
Aproveito também para perguntar uma opinião sobre melhorias gerais nesta coluer sound 260 2012. Foi uma boa compra, quase quase nova e toda revista. Seguem as especificações e link para foto

ESPECIFICAÇÕES COLUER SOUND 260 MC
Quadro
ALUMÍNIO CUSTOM 6061 T6
Forqueta
SUNTOUR M2025 MLO, 80mm, REGULÁVEL
Bloqueio
EN FORQUETA
Caixa de Direção
SEMI-INTEGRADA 1-1/8
Pedaleira
ALUMÍNIO 24×34×42T C/ PEDALEIRA SUBSTITUÍVEL
Mudança da Frente
SHIMANO FDTX50
Mudança de Trás
SHIMANO ALTUS RDM310 8v<
Cassete
SHIMANO ALTUS CSHG31 11-32T
Corrente
YABAN S-8 1/2"×3/32"
Manípulos de Mudança
SHIMANO ALTUS STEF-51 24v
Manetes de Travão
SHIMANO ALTUS STEF-51
Travões
C-STAR RADIUS, DISCO MECANICO F160mm / R160mm
Rodas
HYPNO, DUPLO PERFIL 32H
Cubos
KT-TD7FQR / KT-TD4RQR, ALUMÍNIO 32H C/ APERTO RÁPIDO
Pneus
RUBENA CHARYBDIS, 26×2.25
Guiador
ALUMÍNIO, DUPLA ALTURA 31.8mm
Avanço de Guiador
A- HEAD ALUMÍNIO
Espigão de Selim
ALUMÍNIO 31.6mm
Selim
SELLE ROYAL MACH
Pedais
MTB FP-917

https://docs.google.com/open?id=0B7kB0DWC-jxdZW40aGhSNWdpaEk
 

p_a_u_l_o

New Member
Eu acho que tem ai uma bike que paga bem os upgrades que possa vir a fazer.
Mas para ficar porreirinha era depois dessa trasmissao dar o berro por ai algo tipo uma alivio que ja não é nada má e não é muita cara, uns travões hidraúlicos e uma suspensão melhor.
Depois disto ficava ai com uma bela máquina para ir labrar até ao monte.
Após isto acho que só se fosse aqueles pequenos pormenores que veem consuante o t €mpo :D
 
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