O "chico espertismo" no BTT

PedroPadinha

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ICH said:
Eu não percebo porque é que a fila indiana é mais segura para os ciclistas.
Na minha opinião muito pelo contrário. Se vamos junto à berma qualquer azelha ao volante se lembra que pode ser que caiba e arrisca a ultrapassagem.
Se vamos aos pares o mesmo azelha tem de pensar duas vezes não vá arranhar o charuto. Acho que os ciclistas só têm a ganhar com a circulação aos pares.

Temo que como povo estejamos condenados ao insucesso. Cheguei a ter esperanças que com esta geração nascida em liberdade o respeito pelos outros aumentasse infelizmente parece-me que está cada vez pior.


Quer dizer, nas tuas primeiras afirmações só vês as coisas na visão do betetista/ciclista, do que é o melhor para 'nós' mas convém referir que a circulação em par também prejudica os OUTROS porque há muita gente que vai aos pares, e quando estão carros atrás de si não se chega para a berma para facilitar a circulação dos carros..e por vezes esses mesmos carros têm que fazer ultrapassagens mais perigosas para ultrapassar, pode-se muito bem andar aos pares desde que quando se encontrem carros atrás se forme fila indiana para facilitar.

E depois vens falar da "minha" geração, e do respeito pelos outros e blábláblá(conversa do "a minha geração é que é") quando tu nem sequer pensas no ponto de vista de quem anda de carro. ahah.
 

ICH

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Kalash said:
ICH said:
Eu não percebo porque é que a fila indiana é mais segura para os ciclistas.
Na minha opinião muito pelo contrário. Se vamos junto à berma qualquer azelha ao volante se lembra que pode ser que caiba e arrisca a ultrapassagem.
Se vamos aos pares o mesmo azelha tem de pensar duas vezes não vá arranhar o charuto. Acho que os ciclistas só têm a ganhar com a circulação aos pares.

Temo que como povo estejamos condenados ao insucesso. Cheguei a ter esperanças que com esta geração nascida em liberdade o respeito pelos outros aumentasse infelizmente parece-me que está cada vez pior.


Quer dizer, nas tuas primeiras afirmações só vês as coisas na visão do betetista/ciclista, do que é o melhor para 'nós' mas convém referir que a circulação em par também prejudica os OUTROS porque há muita gente que vai aos pares, e quando estão carros atrás de si não se chega para a berma para facilitar a circulação dos carros..e por vezes esses mesmos carros têm que fazer ultrapassagens mais perigosas para ultrapassar, pode-se muito bem andar aos pares desde que quando se encontrem carros atrás se forme fila indiana para facilitar.

E depois vens falar da "minha" geração, e do respeito pelos outros e blábláblá(conversa do "a minha geração é que é") quando tu nem sequer pensas no ponto de vista de quem anda de carro. ahah.
Vejo a questão pelo lado da segurança dos ciclistas. E refiro exactamente que a circulação aos pares torna-nos mais visíveis e leva a que os condutores tenham mais atenção na hora de ultrapassar. Não é opinião minha, é mais ou menos consensual nas pessoas que estudam estes fenómenos, em Espanha a legislação foi alterada para permitir a circulação das bicicletas aos pares, exactamente por questões de segurança.
Não sei onde depreendes das minhas palavras que eu não conduzo.
Sou condutor, apesar de, desde Setembro, sempre que a metereologia o permite ir para o emprego de bicicleta. Um automóvel que se atrase um minuto ou dois atrás de um ciclista não me parece que o mundo vá acabar por isso. Se esse atraso resultar em maior segurança para todos os utentes da via melhor. Somos um país de apressados ao volante e depois as estatísticas de acidentes são o que são.

Quanto à "tua" geração refiro que pensava que ia melhorar mas que me parece é que está na mesma ou talvez pior. Se fui ofensivo peço desculpa. No entanto em lado nenhum digo que a minha é que é. Antes pelo contrário esperava melhorias com as novas gerações.

Mais uma vez, não penso só pelo lado do ciclista, penso pelo lado da segurança. Os ciclistas são o elo mais fraco e têm de ser protegidos.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Epá, desculpem lá qualquer coisinha, criando mais um gap nas dicussão ligeiramente off-topic que entretanto aqui passou, venho aqui ao tópico, à carga outra vez por causa dos chicos espertos.

Então não é que hoje, vi uma raça de chico-esperto (ah pois, este tinha pedigree :rotfl: ) que é o Chico-esperto sabichão :lol: :lol:

Com a mania que percebe bués de bikes, que é guru, e o que é bom e o que é mau, e componentes assim e assado, xpto, e gramas para aqui e para aculá, um autentico chico esperto refinado, refinadissimo, ou seja, um dos cromos que faltava na minha caderneta :lol: :lol: :lol:

Fiquei tão divertido com a situação, que se tivesse confiança com o gajo tinha-lhe dito "O QUE TU QUERES SEI EU PÁ!" :rotfl:

Quando um gajo pensa que ja viu praticamente de tudo, tau.... :lol:
 

pratoni

Active Member
Ludos said:
Epá, desculpem lá qualquer coisinha, criando mais um gap nas dicussão ligeiramente off-topic que entretanto aqui passou, venho aqui ao tópico, à carga outra vez por causa dos chicos espertos.

Então não é que hoje, vi uma raça de chico-esperto (ah pois, este tinha pedigree :rotfl: ) que é o Chico-esperto sabichão :lol: :lol:

Com a mania que percebe bués de bikes, que é guru, e o que é bom e o que é mau, e componentes assim e assado, xpto, e gramas para aqui e para aculá, um autentico chico esperto refinado, refinadissimo, ou seja, um dos cromos que faltava na minha caderneta :lol: :lol: :lol:

Fiquei tão divertido com a situação, que se tivesse confiança com o gajo tinha-lhe dito "O QUE TU QUERES SEI EU PÁ!" :rotfl:

Quando um gajo pensa que ja viu praticamente de tudo, tau.... :lol:

não queres especificar um pouco mais a situação para o pessoal aproveitar e rir-se? :wink:

Cumprimentos,
Pratoni
 

Rui Duarte

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Boas Pessoal do btt,
só acho que não se deve prejudicar quem tem diferentes objectivos dos nossos!
Chamam a isso ser chico esperto?
Quando vamos concentrados e com um objectivo na cabeça,nada nos vai tirar a determinação
e por vezes fazemos alguns erros por idiotices de pessoas que preferem ir ali a tapar um biker rápido,a deixar passar e comtemplar-se com a condução"Aprender mais um bocadito" :mrgreen:
Devemos ser a aquilo que somos mas não devemos nunca em caso algum prejudicar o proximo!
Bom Pedal!
 

sacramento

New Member
Porque é que há muitos colegas nossos que não respeitam os guias nos passeios???

Já ando de bicicleta já há alguns anos nomeadamente cicloturismo e BTT e sempre houve esses chamados chicos espertos que n respeitavam os guias, mas no dia em que fui guia de um passeio btt só eu sei os nervos que passei durante todo o percusro!!! E lembrei-me de colocar aqui este tópico a discussão para ver se há alguém que me consiga explixcar porque não se respeitam os guias.
Boas Pedaladas
 

ruca_zuca

New Member
Porque é que há muitos colegas nossos que não respeitam os guias nos passeios???

...neste país ninguém respeita ninguém...
 

fox

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ICH said:
Kalash said:
ICH said:
Eu não percebo porque é que a fila indiana é mais segura para os ciclistas.
Na minha opinião muito pelo contrário. Se vamos junto à berma qualquer azelha ao volante se lembra que pode ser que caiba e arrisca a ultrapassagem.
Se vamos aos pares o mesmo azelha tem de pensar duas vezes não vá arranhar o charuto. Acho que os ciclistas só têm a ganhar com a circulação aos pares.

Temo que como povo estejamos condenados ao insucesso. Cheguei a ter esperanças que com esta geração nascida em liberdade o respeito pelos outros aumentasse infelizmente parece-me que está cada vez pior.


Quer dizer, nas tuas primeiras afirmações só vês as coisas na visão do betetista/ciclista, do que é o melhor para 'nós' mas convém referir que a circulação em par também prejudica os OUTROS porque há muita gente que vai aos pares, e quando estão carros atrás de si não se chega para a berma para facilitar a circulação dos carros..e por vezes esses mesmos carros têm que fazer ultrapassagens mais perigosas para ultrapassar, pode-se muito bem andar aos pares desde que quando se encontrem carros atrás se forme fila indiana para facilitar.

E depois vens falar da "minha" geração, e do respeito pelos outros e blábláblá(conversa do "a minha geração é que é") quando tu nem sequer pensas no ponto de vista de quem anda de carro. ahah.
Vejo a questão pelo lado da segurança dos ciclistas. E refiro exactamente que a circulação aos pares torna-nos mais visíveis e leva a que os condutores tenham mais atenção na hora de ultrapassar. Não é opinião minha, é mais ou menos consensual nas pessoas que estudam estes fenómenos, em Espanha a legislação foi alterada para permitir a circulação das bicicletas aos pares, exactamente por questões de segurança.
Não sei onde depreendes das minhas palavras que eu não conduzo.
Sou condutor, apesar de, desde Setembro, sempre que a metereologia o permite ir para o emprego de bicicleta. Um automóvel que se atrase um minuto ou dois atrás de um ciclista não me parece que o mundo vá acabar por isso. Se esse atraso resultar em maior segurança para todos os utentes da via melhor. Somos um país de apressados ao volante e depois as estatísticas de acidentes são o que são.

Quanto à "tua" geração refiro que pensava que ia melhorar mas que me parece é que está na mesma ou talvez pior. Se fui ofensivo peço desculpa. No entanto em lado nenhum digo que a minha é que é. Antes pelo contrário esperava melhorias com as novas gerações.

Mais uma vez, não penso só pelo lado do ciclista, penso pelo lado da segurança. Os ciclistas são o elo mais fraco e têm de ser protegidos.

Quer dizer que a bem da segurança... Se eu puder começar a ir para o trabalho de bicicleta, devo então contratar alguém para ir a par comigo? Ou basta ir no meio da faixa? É que numa recta ainda compreendo que se possa circular a par, havendo boa visibilidade não prejudicará tanto a circulação automóvel. Mas em estradas com várias curvas, não concordo com isso do ir a par... Qual segurança qual quê? É complicado entre carros quanto mais agora pedires que um condutor se acautele perante ciclistas na via?!?!?

Jogar pelo seguro comigo é facilitar ao máximo quem vai de carro. As consciências estão a mudar, mas vai levar muito tempo até que possa ser considerado (NESTE PAÍS) que circular a par é mais seguro que em fila junto à berma...

Cumps...
 

ICH

New Member
Qual segurança qual quê? É complicado entre carros quanto mais agora pedires que um condutor se acautele perante ciclistas na via?!?!?
Acho que não percebi.
Na tua opinião os condutores não têm de se acautelar com os ciclistas?
Os condutores, pelo menos os responsáveis, têm de se acautelar com os ciclistas assim como com todos os outros utentes da via. É importante que as pessoas, principalmente os condutores percebam de uma vez por todas que as estradas não são só deles, todos os outros têm direitos a circular nelas, bicicletas, peões, carroças. As únicas vias limitadas a veículos automóveis são as auto-estradas.
Re-afirmo que dificilmente 1 ou 2 minutos que um automóvel se atrase atrás de 1 ou mais ciclistas, para os ultrapassar quando houver boas condições de segurança, serão razão para grande distúrbio na vida do automobilista. Já uma ultrapassagem mal feita pode ter consequências muito nefastas para terceiros.
A par ou em trio o fundamental é o respeito pelos outros utentes da via. Se para termos algum respeito temos de ir no meio da via a par, então seja.
Vou frequentemente de bicicleta para o emprego e faço cerca de 22 kms por dia numa nacional bastante movimentada e já vi de tudo. Rodo normalmente junto à berma e quando a berma o permite para lá do traço delimitador. E por diversas vezes, mesmo circulando junto à berma e sem trânsito de frente, há imbecis que resolvem passar-me monumentais tangentes, talvez porque acham que são donos da estrada. Mas já tive também, principalmente com camiões, motoristas que abrandaram e esperaram para eu ultrapassar carros na berma. Encontramos de tudo.
Não sei onde moras mas poderás ir para o emprego sózinho, se arranjares um amigo que te acompanhe melhor para ti. Só precisas é de arranjar pernas para isso :twisted: :twisted: :twisted:.
 

fox

New Member
Já que estás a tão ofendido e armado em chico-esperto acho que então é assim...

A lei diz que podes ou deves circular a par? Não diz pois não? Então cumpre a lei... Só te faz bem a ti a todos. É que pelo bom senso não se chega a lado nenhum. Qualquer automobilista, peão, ciclista etc etc etc deve acautelar-se com a circulação dos outros. O que eu digo é que a consciência actual não permite que se possa circular com segurança nas nossas estradas. Mas o bom senso tem de estar presente na consciência de todos. Quer na dos que conduzem, quer na dos que pedalam. E nem a estrada é só tua nem é só dos carros. Tal como disse antes, talvez as mentalidades mudem...

Quanto a pedalar, do grupo de pessoas com quem costumo andar, eu se calhar sou dos que menos receio tem de circular na estrada. Prefiro não o fazer... Mas até o faço com algum gosto... E claro... Sempre que tenho pernas. Que são poucas as vezes... Mas sempre vou poupando as minhas forças para pedalar o pouco que consigo, em vez de querer à força que os outros sejam como eu...

Desculpa lá que não quero entrar em picardias muito cerradas... Mas entendo a tua posição e se calhar serão pessoas como tu, a um dia mudar alguma coisa. Não creio é que o seja possível, ou mais rápido, sendo-se excessivamente teimoso. Eu só tinha dado a minha opinião. E reforcei-a agora. Mas acredita que não é uma discussão que vá voltar a ter a minha palavra. Aquilo é o que eu acho actualmente. E respeito o que outros pensam, mas como quando se anda na estrada se deve respeitar e cumprir o código da estrada, acho que extremismos não levam a lado nenhum.

Cumps...
 

ICH

New Member
fox said:
Já que estás a tão ofendido e armado em chico-esperto acho que então é assim...

Este género de argumentação deixou-me sem palavras. Realmente tão sábias afirmações são irrefutáveis.

Só uma precisão. Em lado nenhum eu disse que a lei permitia que se circulasse a par. O que eu afirmei é que esta é uma forma mais segura de circulação para os ciclistas. E já expliquei porquê.

Não sei onde depreendes das minhas palavras que eu circulo aos pares forçando todos os automobilistas a aguentarem atrás de mim. Mesmo que quisesse andar aos pares não podia pois circulo normalente sózinho.

Se tivesses lido a minha última mensagem na íntegra talvez não te abespinhasses tanto, pois está lá preto no branco que eu faço tudo o que posso para facilitar a vida a quem vem atrás de mim e circula mais rápido, automóveis, motas ou bicicletas. É uma das coisas de que não abdico, incomodar os outros o menos possível.

Outra coisa de que gosto é de uma boa discussão :wink: :wink:.

Já agora se tencionas usar a bicicleta como meio de transporte no dia a dia vê este fórum bikeforums.net/forumdisplay.php?f=20 tens lá muitos conselhos óptimos e outra coisa muito interessante é que o desrespeito pelos ciclistas não se limita a este nosso rectângulo e é o pão nosso de cada dia por esse mundo fora.

Em fila indiana, aos pares, em trio ou tudo a molho divirtam-se a pedalar e cuidado.
 

pepebapty

New Member
Há chicos-espertos em todo o lado. No entanto há muita gente bem educada. Na maratona da Mealhada nos últimos 15-20 Kms fui sempre com 2 gajos porreiros :) :), que por acaso não conhecia, em que nas descidas dava-lhes passagem :mrgreen: pois eram claramente mais rápidos e apanhava-os nas subidas :twisted:. Tanto eu como eles combinámos essa "táctica". No final foi cada um por si! :arrow:

Boas Pedaladas
 

cesarazul

New Member
Fala-se dos que nos passam e se metem à frente...
mas há outros...
Eu por exemplo, gosto muito de subir e cheguei a conclusão que me canso menos, faço menos esforço nas pernas e ando mais rápido do que se for a pé.
Um exemplo: Na maratona da Mealhada havia lá uma subida com uma certa inclinação, era logo a seguir a uma descida onde tinhamos de virar a direira com um curva mt apertda, bom eu fiz essa subida em cima da bike e chateou-me ver muitas pessoas a apiar à minha frente e ficarem paradas e eu a pedir pa passar e nem se arredarem, outras iam na boa na conversa e tb nem ligavam, mas não foram todas muitas tb mal me viam desviavam-se loga e até diziam força, isso tá bem... :lol: eu quando vejo que não posso e vem alguem atras de mim tenho sempre o cuidado de sair rapidamente da frente.

Isto tambem é chico espertismo!!!

Abraço
César Azul
 

pintainho

New Member
Chicos Espertos…
É muito vago…

As únicas coisas que realmente me irritam quando pedalo, são:
- existir quem desmonte nas subidas, sem ter depois o cuidado de deixar passar quem vem montado, originando também um apeanço ou uma queda em “câmara lenta”;
- existir quem insista em deixar todos os detritos, excepto os cerebrais, nos trilhos por onde passa;
- existir quem discrimine terceiros por razões exclusivamente inerentes aos materiais utilizados na prática de btt ou ciclismo (ou qualquer outra actividade).

Não sei se são atitudes de Chicos Espertos…
Mas, estas, irritam-me bastante…
 
R

rui luis pratas

Guest
O que há, são "mentecaptos" com formação cívica reduzida e cérebro de galinha, "isto sem querer ofender as galinhas"

Bem o que o judas quer dizer é que os tipos tem cérebro de peixe artificial.
 

snowbike

New Member
Xicos Espertos, tenho apanhado alguns quando faço umas voltinhas de estrada. Estou-me a referir aos "sombras" que se colam a nós durante km para aproveitarem o cone de ar, e aproveitarem-se do esforço dos outros. Quando apanho um esperto desses, das duas uma, ou aumento o ritmo até o "elástico" rebentar e o xico esperto começar a ficar a uma distância em que não aproveita o cone de ar; ou pura e simplesmente reduzo o ritmo de maneira tal que o xico esperto é obrigado a passar, passando eu a segui-lo a uma distância de alguns metros (sem aproveitar o cone de ar), mas para ele ver o que é bom para a tosse.
 

Joao Narciso

New Member
Saudacoes Betetistas,

Chico espertos ha muitos por ai ... desde que ha pessoas a correr e a passear patrocionadas por determinadas marcas, sempre havera quem queira dar nas vistas, tanto pela positiva como pela negativa. Nao ha como evitar, e isso de ter material XPTO melhor que os outros ou nao, a mim nada diz. Pois comprar um quadro com menos cem gramas que o anterior ainda novo, por mim prefiro perder essas cem gramas de peso a pedalar se ainda as tiver, pois o meu quadro e bem mais pesado que essas ditas 100 gramas e poupo uns eurozitos. E claro nem todos pesam 92 kg como eu. Mas como disse noutro forum e ficaram indignados comigo (nao interessa qual, talvez por ter patrocinio) ... Bicicleta e prazer puro ... e status e:

Comprar o que nao ser quer, com dinheiro que nao se tem, para mostrar a quem nao conhecem ...
Desculpem o desabafo, mas sou assim tenho 41 anos e nao mudo ja ...

Saudacoes e boas pedaladas

BTT Rio Azul

clube.btt.rioazul@sapo.pt

http://clubebttrioazul.no.sapo.pt
 

cr1st0

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Coisas que parecem mentira!

Quero aqui partilhar situações completamente escusadas que aconteceram durante um passeio em que eu participei, ia eu a pedalar de uma forma totalmente linear numa subida com alguma inclinação, e outro betetista do lado direito, quando de repente aparece um terceiro que se mete no meio totalmente aos zig zags bate no da direita e a seguir choca contra mim e perde o equilíbrio tendo de parar, no fim deste teatro ainda diz que eu não sei andar, que a culpa foi minha, fico apático a olhar para ele desato-me a rir, e continua chama-me mal educado e cada vez que me vê lá vem ele sempre com a mesma conversa, adiante lá o consigo calar, mais tarde já na hora do almoço, não é que outro atleta fica de guarda a uma lancheira cheia de frango, não deixa ninguém comer, "Este é meu tá guardado" e leva a lancheira para casa num saco....devia de ser para provar à mulher de como era o maior e o mais esperto, sinceramente uma pessoa fica a pensar ainda existe gente assim? Eu apelava a todos os betetistas que são assim para melhorarem...sinceramente.
 

CAlves

New Member
Re: Coisas que parecem mentira!

o segundo acto que referes tambem tive a oportunidade de verificar quando um bttista ia para abrir a caixa para tirar um bocado de frango, e um senhor começa a dizer "este não, este não", metendo-o logo de seguida dentro de um saco... :s
 
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