O "chico espertismo" no BTT

Eu nunca disse que ia a secar atrás das bicicletas, apenas referi que houve outros automobilistas que devido á falta de calma (e civismo) ultrapassaram indevidamente o que originou situações perigosos para os próprios ciclistas... que seriam evitáveis se seguissem em fila indiana, isso sim é perigoso para eles... penso que de que...

Eu até aproveitei a altura em que esperava oportunidade para ultrapassar para apreciar as máquinas :roll:
 
Z

zeluz

Guest
Bull said:
Não diria Chico espertismos, mas lá que me irrita solenemente lá isso irrita... a cena, como já alguém aqui disse, quando entramos numa subida, e há pessoal a subir à mão. PÁ MAS PORQUE RAIO NÃO SE ENCOSTAM ?!? Continuam não se desviam, obrigam a desmontar, e continuam em amena cavaqueira...

Quem te ouvir falar... :twisted: :twisted: :twisted:

Mas o problema é mesmo a lei, porque num pais de "chico-espertos" se a lei não funciona cada vez há mais "chicos", e como o português tem uma tendência natural em sê-lo... :s

Noutro paises mais desenvolvidos os ciclistas e peões são vistos (à luz da lei e do senso-comum) como elementos que têm prioridade quando em circulação. Enquanto aqui não se proteger a sério o elo mais fraco vai continuar a haver "chico-espertos" para quem a "habilidade" e tamanho do ferro envolvente lhe dá ou não prioridade.

E se vemos grandes Fangios a 50km/h na faixa da esquerda duma autoestrada e não se desviam por nada porque razão há-de desviar-se um mero ciclista de fim-de-semana só porque vem um "apressado" armado em pró?!?!?
 

fg

New Member
Claro nd oliveira : o que tu fizeste é o correcto, mas infelizmente pouco vulgar. Os outros que ultrapassaram sem segurança é que fizeram mal e provavelmente ainda foram a praguejar contra o impecilho dos ciclistas....é o país que temos....
Abraço
FG
 

Aztec

New Member
Boas!

Este tópico é bastante interessante e estou a gostar de ver o que está aqui a ser escrito :wink:
De vez em quando faço estrada, e sei os perigos que corro (tenho apanhado valentes cagaços)...
Chego à conclusão que as pessoas só se preocupam e se acautelam quando as mesmas estão envolvidas nessa mesma vertente!
Tipo, alguém que pratique btt, ou faça cilcismo, vê alguém de bike na estrada...avaga, presta atenção e tem cuidado porque sabe muito bem os perigos que correria se fosse ela própria na bicicleta.
Infelizmente, nem todos pensam assim, ou simplesmente só vêem o próprio umbigo e estão-se lixando para os outros :evil:
O que se pode fazer para combater isso? Não sei, talvez ter cautela, começar a respeitar um "bocadinho" ous outros, e ser educado (em vários aspectos)!

Um abraço!
 

Xure

New Member
HardPro

Chegaste ao ponto fulcral da questão.
No que respeita ao desancanço que tem sido dado aos portugueses por aqui já não concordo nada, por tanto há tugas grunhos e sem respeito e educação alguma como há suecos, alemães, espanhois, sei lá.
Não vamos cair na asneira de generalizar. Logicamente que temos má fama no que respeita ao nosso comportamento na estrada (Portugueses) mas não será tudo farinha dos mesmo saco.
Finalmente no que respeita ao facto da nossa circulação ser feita a par, eu não concordo nada com isso, pois o mais certo é isso resultar mesmo em atropelamento. Falam em paises desenvolvidos e tal, mas certamente estão a esquecer-se que nesses paises existem mtas ciclovias onde reamente as bicicletas podem e devem circular.
Na minha cidade, com a criação das bugas, Bicicletas de utilização gratuita de Aveiro, criaram-se mtas ciclovias pela cidade toda e arredores e digo-vos que pelo que vejo existe algum respeito entre condutores de carros e bicicletas. Será esse o passo a dar no futuro, criar ciclovias paralelas as estradas que se vão construido, dando assim maior segurança a todos, isto pk todos nós sabemos que assim como nos carros há malta mto perigosa a conduzir, nas bicicletas tb há. Digo isto pk sou condutor de carro, bicicleta e peão, logo compreendo perfeitamente os varios pontos de vista.

Sem duvida que a base para uma convivencia sá é o respeito entre todos.

Abraços

Xure
 

ICH

New Member
Eu não percebo porque é que a fila indiana é mais segura para os ciclistas.
Na minha opinião muito pelo contrário. Se vamos junto à berma qualquer azelha ao volante se lembra que pode ser que caiba e arrisca a ultrapassagem.
Se vamos aos pares o mesmo azelha tem de pensar duas vezes não vá arranhar o charuto. Acho que os ciclistas só têm a ganhar com a circulação aos pares.

Como povo não somos muito dados a respeitar os outros, não respeitamos filas, não respeitamos a sinalização e, se vemos alguém em situação de inferioridade, tentamos mostrar que somos os maiores. Somos cobardes. Este problema é particularmente agudo na luta carros / bicicletas. Um carros que abrande uns segundos atrás de uma bicicleta para depois ultrapassar em segurança facilmente recupera o tempo perdido. Mas, infelizmente, a atitude é tenho um carro tenho direito à estrada e os outros que se desviem.

Nos trilhos é a mesma coisa não aguento esta subida, levo a máquina à mão olha vem aí um cabrão a subir ele que empurre que eu também empurro.

Temo que como povo estejamos condenados ao insucesso. Cheguei a ter esperanças que com esta geração nascida em liberdade o respeito pelos outros aumentasse infelizmente parece-me que está cada vez pior.
 
ICH said:
(...)
Temo que como povo estejamos condenados ao insucesso. Cheguei a ter esperanças que com esta geração nascida em liberdade o respeito pelos outros aumentasse infelizmente parece-me que está cada vez pior.

Não concordo nem de perto nem de longe... é esse raciocinio que nos colocou no estado em que estamos... mas isso dava pano para mangas e o tema aqui é outro...

:back2topic:
 
Hoje foi a minha vez de estar do outro lado da "trincheira", vinha eu muito lampeiro a acabar a minha voltinha a rolar por estrada, quando uma senhora montada num jeep decide ultrapassar ficando frente a frente aqui com o "je" e o mais giro foi que ela quando me viu ainda acelerou para ultrapassar mais rápido como se eu fosse completamente invisível e nem sequer ali estivesse... eu peso 110kg e tenho uma Hardrock, acham que ela não me viu :shock: :?:

Ainda se eu pesasse 50kg e tivesse uma maquina em titânio feita com pauzinhos chineses... ela ainda poderia ter desculpa... ou não... :nana:
 

fg

New Member
Xure:

As ciclovias são de aplaudir. Infelizmente ainda temos poucas no nosso país.
Mas essa não é a questão principal. Não é possível fazer ciclovias em todas as ruas e estradas.... e nós temos o direito a fazer percursos em locais onde não há ciclovias.
Actualmente, as organizações de defesa dos ciclistas, a nível internacional, lutam pela melhoria de condições de circulação para os ciclistas EM TODAS as ruas e estradas. Não queremos ser enviados para percursos só para ciclistas (apesar de eles serem benvindos), queremos andar EM TODO O LADO, somos cidadãos iguais aos outros, ou não? Eu também ando de carro, de moto, a pé, de autocarro e sou sempre o mesmo cidadão, em qualquer uma destas situações.
Temos é que modificar a filosofia das nossas cidades: torná-las locais agradáveis e seguros para TODOS. Reduzir os congestionamentos, diminuir a poluição, aumentar as zonas verdes e livres de circulação automóvel, limitar a velocidade nas zonas populacionais ( ... desta é que o pessoal não gosta nada... :twisted:)
Isto faz-me lembrar o outro tópico sobre os túneis do Canadá... andar dentro de tubos, para não chatear os carros? Não obrigado!
No nosso país, onde cada vez estamos pior no que respeita a segurança rodoviária e circulação nas cidades, temos além disso problemas de falta de civismo e de educação superiores aos da maioria dos outros países europeus (pelo menos...). Isto não é má vontade, é a realidade comprovada em milhentos estudos e estatísticas oficiais.Por isso é que há tanto "chico esperto" em Portugal. E isso é mais notório quando o dito cujo senta o rabinho no banco do seu carro. Saiam da frente! :twisted:

estou a escrever isto, olho para a janela e está a NEVAR em Paço de Arcos... :shock: :shock:
 

TheTraveler

Active Member
Aqui em Albufeira temos uma ciclovia pronta há uns 6 meses que ninguém sabe que é ciclovia, não têm um único sinal a avisar, quase que é preciso pedir por favor aos peões que se desviem para o passeio para a poder usar.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Estou a gostar do tópico, sobretudo desta questão acerca da circulação nas vias públicas (quiçá merece ser partido num tópico novo e discutdio "à parte") e não posso estar mais de acordo com o fg, no entanto também não posso deixar de ter os pés bem assentes na terra e achar que isso é um bocado utópico, pelo menos a medio prazo, talvez um dia consigamos ser um lobbie e pressionar para que as coisas aconteçam favorávelmente aos utilizadores de bicicletas, no entanto como já aqui foi dito, isto passa por uma questão de cultura e civismo, e nisso os maus hábitos e o chico espertismo (enraizados na nossa cultura) impossibilitam muita coisa, mas, já foi pior...
 

Xure

New Member
Boas

FG, não ponho em causa de forma alguma o nosso direito em circular em todo lado, aliás para mim essa é a essencia do BTT, poder circular em sitios onde dificilmente irei de uma outra forma.
Apesar de não gostar mto de rolar em asfalto, entendo que temos todo o direito em usa-lo com toda a segurança e com todo o respeito por parte dos automobilistas.
Não critico a opção de circular a par, simplesmente eu não o farei, por opção minha, por sentir que dessa forma estou mais seguro. São opiniões pessoais que eu respeito embora não concorde.
No que respeita a visão que retratas do canadá, isso para mim é uma visão completamente absurda e desvirtua completamente o conceito de andar de bicicleta, por isso tal como vês tb n sou nada adepto de nos restingirem os nossos trajectos e local por onde podemos andar.
Finalmente a qestão do carro e dos automobilistas, em que te dou toda a razão quando dizes que a falta de civismo se reflete mto mais, quando uma pessoa com mto pouco sentido civico e com mto poucos valores de boa educação se senta ao volante, sem duvida que para essa pessoa o carro é nem mais nem menos que um pequeno trono, onde a disputa com o proximo é feita de forma ridicula, basica e primaria. Neste ponto sem duvida que as sociedades estão em fase de regressão e não em fase de desenvolvimento.
Em relação às estatisticas, tudo bem, mas eu sou Português e tal como eu muitos de nós não temos este tipo de comportamentos na estrada. Somos poucos? Talvez. Mas se continuarmos a cruzar os braços e por tudo e por nada lá vem a historia do Portugês que não sabe conduzir,que é incivilizado, e por ai fora, assim meus senhores é que não vamos mesmo melhorar. As ideias preconcebidas não ajudam ao melhoramento de nada, é para mim o oposto a evolução.
Em algumas coisas concordamos em outras não, mas é para isso que serve um forum, para o debate de ideias. :wink:

Abraços

Xure
 

Best

Member
Boas...

Sobre o circular na estrada a par ou a tri... eu próprio já cheguei à conclusão que é melhor do que andar em fila indiana, principalmente fora da cidade.
Se formos dois a dois ou a três mesmo, somos considerados pelos automobilistas como "um veículo grande" que merece mais atenção na ultrapassagem... Em estradas estreitas então, ainda se nota mais esse aspecto.
Também há a outra face da moeda, que são as ultrapassagens dos que vêm de frente, pois se formos em fila indiana é uma manobra arriscada para todos... já me aconteceu que uma "senhora" quis ultrapassar o veículo à frente dela e fez uma razia a dois de nós...de frente!!!!
Filas indianas? Só dentro da cidade!

Abraço
 
Boas!

Em relação às ciclovias, tenho a dizer :

Tenho uma ciclovia na minha cidade e acabo sempre, ou quase sempre por optar pela estrada. Eu moro na Figueira da Foz. Agora imaginem um dia de verão. Duas ou três da tarde, depois de um bom almoço. Um sol magnifico. O que apetece fazer ? Dar um passeio junto à praia, certo ? É isso que muitas pessoas fazem. Até aqui tudo bem. O problema reside no facto de que a maioria dessas pessoas escolherem precisamente a ciclovia para dar esses magnificos e agradáveis passeios, apesar de terem ao seu inteiro dispor, mesmo ao lado da ciclovia, um passeio enorme que fica ainda mais perto da praia!!
Sinceramente não consigo perceber este pessoal. Ainda poderia haver a desculpa de falta de sinalização mas aqui nem é isso que acontece. Sinais não faltam a indicar que se trata de uma ciclovia!! E o que mais me chateia é ainda receber uma resposta menos educada de alguém a quem eu, com a simpatia possivel, tenho de pedir licença para passar!!! Aí é que está o "chico espertismo".

Um abraço
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
O tópico ja vai, ou ia largamente em off-topic, mas lembrei-me de mais um exemplo do chico-espertismo no BTT.

Aqueles chicos espertos, que costumam ir pedalar sem estarem minimamente precavidos para algum tipo de imprevisto? Estão a ver quais são?
Aqueles que vão fazer maratonas de costas ao leu, sem camaras de ar, multi-tools, bombas, e depois quando lhes acontece algum azar, ficam parados à espera da boa vontade de algum "burro de carga", porque eles carregarem com o peso às costas ta quieto, mais 2kg (ou mais) às costas faz muita diferença ao fim de muitos km's.
 

vig@s

New Member
boa

...tocaste num nervo e depois se os mando ca**r, qu'é logo a seguir, sou mau feitio...alguns o que têm falta é um gajo passar por eles feito burro de carga e dizer: "multitool !?..olha, esqueci-me..." devem ficar com uma cara... :twisted: mauzinho que ele é...
 
A propósito dessa história do pessoal que se faz ás maratonas sem material suplente já tinha tido a ideia de ir para as maratonas fazer de "bicicleta de assistência"... ia nas calmas, com meia dúzia de câmaras de ar e umas caixas de remendos, uns cabos e umas correntes.... e era fazer negócio com os empanados...

Camara de ar : 20€
Caixa de remendos : 15€
Corrente : 25€
Aluguer da bomba: 5€

Temos que estar dispostos a ajudar o proximo :twisted:
 

Marreiros

Active Member
A única maratona que fiz ia de costas ao léu, e correu tudo pelo melhor , felizmente. Eu na minha modésta opinião não considero isso "chico espertismo no BTT". Talvez porque quando vou andar nunca me acontecem aqueles azares que o pessoal tanto fala como partir correntes, cabos etc...
Na minha opinião trata-se de manter a bike bem cuidada e afinada...
É evidente que podemos ter algum azar mas agora levar "quase" outra bike em duplicado é um bocado exagerado...

Outro exemplo de "chico espertismo" no BTT é o pessoal que leva aqueles Camelbacks enormes cheios de material andarem a dar na cabeça do pessoal que curte ir para lá numa da superação pessoal (fazer o percurso da maratona em menor tempo possivel).
 

pedal

New Member
Sinceramente, com tanta palavra agreste e ou menos agreste até ao momento mencionada, não seria melhor pararmos para pensar se em alguma vez não fizemos uma dessas, por esta ou por aquela razão. Se algum dia não deixamos o ego de alguem a fervilhar com a nossa atitude, talvez sim, talvez não.
Eu lí este topico por inteiro e concluo que todos nós, podemos ter o nosso dia, dias menos bons e outros bem melhores, tanto na tolerancia para com os outros, bem como na tolerância dos outros para conosco.
"O chico esperto de hoje pode não ser o de amanhã, basta deixar de andar de bike". :wink:
 

ruim

New Member
Boas tardes

pedal said:
Sinceramente, com tanta palavra agreste e ou menos agreste até ao momento mencionada, não seria melhor pararmos para pensar se em alguma vez não fizemos uma dessas, por esta ou por aquela razão. Se algum dia não deixamos o ego de alguem a fervilhar com a nossa atitude, talvez sim, talvez não.
Eu lí este topico por inteiro e concluo que todos nós, podemos ter o nosso dia, dias menos bons e outros bem melhores, tanto na tolerancia para com os outros, bem como na tolerância dos outros para conosco.
"O chico esperto de hoje pode não ser o de amanhã, basta deixar de andar de bike". :wink:

eu sou um chico esperto nalgumas situações e passo a identificar a ultima
tal como a maioria sabe pertenço as Cegonhas do Sado , onde domingo se irá realizar uma pequena prova por equipas , a semelhança de outros anos . Como a minha participação em equipa no ano passado deixou boa impressão , este alguns elementos tinham todo o gosto em me ter na sua equipa , mas ao saber que o amigo Anibal Judas não tinha equipa , " sacrifiquei-me " a fazer equipa com ele , o mesmo sucedendo com outro elemento que está em boa forma , para mim é um acto deliberado de Xico espertismo .
Acima de tudo prezo pedalar , se fosse mesmo bom ia para a competição , mas se calhar ou ficava desiludido ou perdia apaixão pelo pedalar
prefiro optar pelo prazer .
1 abraço
RuiM
 
Top Bottom