O "chico espertismo" no BTT

Mach3

New Member
Boas todos,

Bartes, acredita que foram muitas paragens...e não desisti nem levei a burra à mão, de onde parava recomeçava montado nela.

Daí eu dizer que o meu primo subiu bem mais de 6 km..pois ele voltou repetidamente atrás sempre que eu parava.

Cumps a todos,

Mach3
 

indy

Member
Ludos said:
Surge a pergunta, num país como o nosso, em que há imensos "chicos espertos", achas que no BTT também existem chicos espertos?

Sim, na minha opinião existem! :evil:

Marreiros said:
A festa de BTT (aka Portalegre) tem pouco espirito de camaradagem! Foi assobiado por muita gente só porque queria colocar-me um pouco mais à frente... Devemos ser um pouco mais humildes e respeitar andamentos mais rápidos.

:eish:
 

andre_ktm

New Member
Boas,
pois é triste ver que a camaradagem que exista anteriormente está a desaparecer... Mais um exemplo:
Fui ao passeio de Alte fazer 52km (no dia 25 de Abril), aos +- 20km furei... parei para mudar a camara, de todos os betetistas que passaram por mim apenas um perguntou se eu estava desenrascado... (Também nao era esse o problema, pois eu sei mudar uma camara de ar).
Porém, acho que faz falta mais companheirismo e menos elitismo... Mas ainda existem bons exemplos do contrario, eu nos varios passeios que ja fiz ainda vejo muita gente com esse espirito, veja-se por exemplo aqui, foi uma guerra para mudar a camara de ar e por o pneu:
http://www.rolandino.com/index.php?option=com_gallery2&Itemid=49&g2_itemId=24767
http://www.rolandino.com/index.php?option=com_gallery2&Itemid=49&g2_itemId=24770
http://www.rolandino.com/index.php?option=com_gallery2&Itemid=49&g2_itemId=24773

Boas pedaladas
 

jbileu

New Member
Não posso deixar passar em claro o comentário do Sr. Marreiros acerca dos horários de partida da PTG2008 e consequentes """furanços""".

LEIAM POR FAVOR ESSE INACEITÁVEL COMENTÁRIO http://www.forumbtt.net/index.php/topic,36879.75.html E VERIFIQUEM QUÃO """INADJECTIVÁVEL""" PODE SER UM SER HUMANO... TENHA VERGONHA... VOCÊ, E PESSOAS COMO VOCÊ, NÃO SÃO DIGNAS DE SE SENTAREM NUM SELIM...

PARA FAZER FIGURAS TRISTES, COMO A QUE EXPLICITOU, BEM QUE PODIA TER FICADO NA CAMINHA... SEMPRE ERA MAIS UMA VAGA QUE SE ABRIA PARA UM VERDADEIRO BTTISTA

SINTO-ME NA OBRIGAÇÃO DE O INFORMAR QUE, INFELIZMENTE, EDUCAÇÃO É ALGO QUE NÃO SE PODE COMPRAR (NEM MESMO POR €38)

E JÁ AGORA... APRENDA A ESCREVER SEM ERROS... :lol:
 

Marreiros

Active Member
:arrow: É figura triste querer posicionar-me um pouco melhor na partida pedindo de maneira educada para poder passar???

:arrow: Quem é o senhor para decidir quem é ou não digno de se sentar num selim??? ( deve ter algum complexo de Deus :choneh:)

:arrow: Graças aos meus pais que tenho uma boa educação! E só fui mesmo lá porque me deram a inscrição...

:arrow: O verdadeiro bttista não apenas aquele que vai lá curtir uns trilhos com os amigos, tirar umas fotos e comer umas bifanas no final... Também é aquele que vive a modalidade diariamente tentado evoluir todos os dias com um treino, alimentação e descanso correcto! No fundo é alguém que gosta de se superar a si próprio, mais do que mostrar que anda mais que A, B ou C! Esse que vive a modalidade todos os dias também vai lá curtir uns trilhos com os amigos numa competição saudável... :exacto:
O problema é que a maioria do pessoal (verdadeiros bttistas como você) não respeitam os outros que também são verdadeiros bttistas perdendo assim esse mesmo espírito!

P.S: Aprenda a tirar o caps.
P.S.2: Só digo o que muita gente pensa e poucos têm a coragem de dizer (neste caso escrever).
 

ICC

New Member
Aqui vão palavras da minha modesta opinião sobre o post anterior ao meu.

Primeiro ponto mencionado:
• Não é bem figura triste, mas não é justo e o que não é justo é reprovável!
Segundo ponto mencionado:
• Exactamente por este sentido, até aqueles que usam capacete por baixo do jersey têm direito a andar de bicicleta e a participar nos eventos que queiram e/ou possam!
Terceiro ponto mencionado:
• Da educação não comento, mas do facto de existir participação só porque existiu oferta de inscrição, só reforça o primeiro e segundo ponto!
Quarto ponto mencionado:
• O verdadeiro BTTista é aquele que anda de BTT e que respeita a modalidade, os outros e o meio ambiente!

NB - Não sou dos que usa capacete por baixo do jersey e gosto de acabar as minhas voltas sempre com o melhor tempo!
 

Marreiros

Active Member
ICC said:
Aqui vão palavras da minha modesta opinião sobre o post anterior ao meu.

Primeiro ponto mencionado:
• Não é bem figura triste, mas não é justo e o que não é justo é reprovável!

E é reprovável porque???

Porque peço educadamente: Se faz favor podia dar um jeitinho para passar?
 

Marreiros

Active Member
bruncata said:
Foi pena o despertador do sr(s). Marreiros ter funcionado... :mrgreen:

Brincalhão!
E mesmo assim ainda apanhei uma hora de seca daquelas visto que aquilo só partiu ás nove...

Cumprimentos! :D
 

ICC

New Member
É a minha opinião e já vi que não é a tua...

Exemplo:
Eu vou ao supermercado e quando chega a hora de pagar vou à caixa que tem uma fila de 10 pessoas e aí digo educadamente, "Se faz favor podia dar um jeitinho para passar?" Achas também justo, de certeza!
 

Anthology

New Member
Boa resposta essa com esse exemplo.
É como se na hora dos banhos e do almoço fosse pedir educadamente a quem está na fila para passar a frente. Sorte teve de não apanhar alguém com menos paciência e ter uma resposta bem diferente...

Eu fui pela 1ª e fiz os possíveis para chegar cedo e ficar o mais perto da meta possível, pois por relatos de outros anos previa muita confusão.
Cheguei lá e já estavam muitas pessoas a minha frente, reflexo de terem acordado bem mais cedo do que eu e estarem "a seca" como o nosso amigo diz.
só tive de colocar-me no lugar que devia.. ou seja no fim da fila.

Para o ano se quiser estar mais perto da meta, só tenho que acordar mais cedo e fazer o mesmo que os meus amigos.

O amigo Marreiros pediu com educação para fazer algo que demonstra falta de respeito e de consideração por todos os outros que chegaram 1º.

Para o ano faço como eu... acordamos mais cedo e sujeitamo-nos "à seca" como todos os outros. Assim até aproveitamos para conviver com novos amigos do pedal. :wink: :mrgreen:
 

ig9981

New Member
Na minha opinião, se chegamos tarde ficamos na fila...

Quem quiser ficar na frente que acorde mais cedo e vá guardar vez...

E se o problema são os gajos que levam o capacete debaixo da jersey, acho que se está a fazer uma tempestade num copo deágua, pois esses, ao fim de uns 10km, já vão na cauda do pelotão... Ou seja, quem tem ritmo passa esse pessoal rapidamente, logo não vejo qual seja o problema...

Esta é apenas a minha opinião e o meu modo de agir, não estou a tomar partidos de ninguém...

No btt temos acima de tudo que respeitar toda a gente, independentemente dos ritmos ou até mesmo das bikes que têm.

Abraços.
 

yjmalmsteen

New Member
boas pessoal
eu cheguei as 2 da manha a portalegre porque vinha do algarve e a viagem ainda é longa, às 6:45 estava de pé e as 7:30 já estava na meta.

custa ver o pessoal (como eu vi) a querer passar a frente pelo lado onde estava um caminho em terra a querer meter-se à frente e a serem assobiados

se fosse uma prova da taça eu aceitava...mas vi la malta com a barriga maior que a minha...que diferença fazia se ele partissem em primeiro ou em ultimo? em ultimo não atrapalhavam, À frente atrapalham....

resultado:
eu também tive que ultrapassar muitos durante a parte de alcatrão para ficar melhor posicionado

acho bem durante o percurso a malta chegar-se mais para o ladro ou facilitar a passagem a quem tem mais andamento ou seja...quem treina. por vezes vê-se malta a ir no meio do trilho e não se consegue passar nem pela esquerda nem pela direita.

eu não faço competição mas a malta gosta sempre de ir rápido, no inicio ainda andava com maquina fotográfica mas entretanto com o pó e lama acabei por assassinar, então agora tento fazer o melhor tempo dentro dos meus possíveis de trabalhar estudante que não me deixa treinar.

em relação às bikes....eu até gostava da specialized e tenho uma mas acho que vou mudar de marca....farto-me de ultrapassar Epic's tanto em subidas como em descidas..será da marca? lol ou a malta é toda endinheirada e como em tudo quem tem mais compra o melhor....um gajo com um porsche não tem que ser bom condutor :D

bem acho que disse o que pensava
 

Marreiros

Active Member
ICC said:
É a minha opinião e já vi que não é a tua...

Exemplo:
Eu vou ao supermercado e quando chega a hora de pagar vou à caixa que tem uma fila de 10 pessoas e aí digo educadamente, "Se faz favor podia dar um jeitinho para passar?" Achas também justo, de certeza!

O meu exemplo: Já aconteceu no supermercado estar na fila com montes de compras e terem-me pedido para passar à frente eu deixei. O individuo em causa tinha apenas um artigo. Também já me aconteceu o contrário. Sem eu ter dito nada deixaram-me passar. A isto chama-se bom senso.

yjmalmsteen, abraço de um algarvio para outro algarvio! :yeah:
 

huppy

Member
Boas

Eu vou ter de opinar nesta questao tambem, nao fui a Portalegre por razoes academicas (leia-se falta de tempo), mas de facto cuta-me ver certo tipo de pessoas com grandes barrigas a resmungarem quando alguem quer passar por eles, e todos nos incluindo eles sabem que vao apenas passear, custa "dar um jeitinho"?
Ainda a pouco li aqui num topico que o marco sousa estava a tentar chegar-se a frente e ninguem facilitava, sejamos sinceros, por muito que todos nos andamos nesmo momento ele e maior, custa facilitar?
Imaginemos que ele perde alguns minutos a partida, e acabava por ganhar outro atleta bem posicionado, pode-de considerar injusto, tambem se pode dizer que ele poderia ter chegado mais cedo, sinceramente acho que as partidas deveriam ser melhor pensadas neste tipo de maratodas, todos os anos ha os que estorvam apesar de para eles nao passar de mais um passeio, e no fim ainda chamam nomes a quem quer andar!

Abrazzi
 

Anthology

New Member
Mas na minha humilde maneira de pensar, "deixar passar" é uma excepção e não a regra.
A regra é que cada um se coloque no final e por ordem de chegada, a excepção poderá ser feita se uma pessoa dentro do seu direito o entender.
E é neste ponto que parece haver discórdia, pois embora educadamente o nosso amigo tenha pedido para passar, cada um de nós está no seu pleno direito de deixar ou não (sejamos barrigudos ou não) e a regra da educação e da vida em sociedade dita que nos coloquemos no nosso lugar de chegada.
Não é ele que se tem de sentir ofendido, pois ele é que está a quebrar as regras.
pois se as outras pessoas lá estão é porque fizeram o sacrificio de ainda acordar mais cedo do que ele.
concordo que em termos de organização arranjem uma maneira de colocar os ditos "prós" na linha da frente, ou então todos se disponham ás mesmas condições dos restantes participantes que igualmente pagaram a sua inscrição.
 

huppy

Member
Boas de novo

Anthology eu nao discordo da tua opiniao, eu aqui estou a passar a bola para as organizaçoes que so querem ganhar euros, em vez de se preocuparem com todos promenores, acho que meter 3000 pessoas numa partida nao e o mais correcto do ponto de vista desportivo!
Mas isto e apenas a minha opiniao!

Abrazzi
 

Chaves

New Member
Boas

Depois de um estudo aprofundado no valor de 500 paus :lol:, eu!!! Bttista empenado decidi uma maneira de acabar com as diferenças nas partidas!!!!

Se em vez de partirmos em fila como é costume, saiamos estilo garrafão da ponte Vasco da Gama, 200 ou 300 bttistas lado a lado, ora isso dá cerca 120 metros de frente para os 200 bttistas ( se não forem muito fortes, 60 cms) assim todos saem ao mesmo tempo!!! Quem pedala mais chega primeiro.

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Ja agora se por hipotese viesse algum campeão (Marco Sousa, Pedro Lamy, Dave :D etc ) atras de mim eu até parava para dar força e aplaudir, de resto acho que os direitos são iguais!!!
 
Top