Boas,
Novidades: Parece que o problema está resolvido, digo parece pois só ontem consegui testar o novo sistema, mas em estrada, embora tenha feito algumas subidas em carga, alguns sprints e imensas trocas de velocidades, tudo funcionou na perfeição.
Resolução: Não foi fácil, foram mais uns dias a trocar e testar material. Segui também o vosso conselho (desde já agradeço a vossa disponibilidade) e troquei inclusive o drop out, mas não resolveu. Para além do drop out trocou-se novamente cabos, bichas, montamos também um desviador traseiro xtr e continuava com o mesmo problema. Todos este desviadores entretanto montados eram invertidos.
Há dias chego ao mecânico e ouço o que já tinha ouvido algumas vezes: "está pronta, está que nem um brinquinho, funciona na perfeição". Testei, em estrada, tentei dar-lhe alguma carga e de facto tudo funcionava na perfeição. Devido a afazeres não me foi possível treinar, nem no Domingo e só ontem consegui dar uma volta com cerca de uma hora, como referi em cima, em estrada, e funcionou.
Solução: Depois de todas as trocas e baldrocas, contactos com o importador, etc., chegou-se á conclusão de que a montagem tinha de contemplar um desviador não invertido, foi então montado o xt não invertido shadow, o facto de ser não invertido até não me chateou muito pois entretanto tinha-me habituado ao sistema aquando do sram x9.
Resultado: Aparentemente funciona e bem, estou deveras satisfeito e muito agradado e algo espantado com o funcionamento dos manipulos de mudanças xt, são uma maravilha e muito eficazes.
Pergunta sem resposta: Se o desviador é não invertido, porque é que o x9 também o sendo não funcionava?
Em breve vou colocar fotos com a versão final (para já) de bike. É verdade, ficou mais leve, pesa 10,440.
Abraço
Nunes