Montar uma roldana KCNC num SRAM X.9

jol8485

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Aquilo dá para montar sem problemas, a roldada fica é mais acima do que é o habitual. Por isso é que eu não coloquei a de cima.
 

BEJIX68

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Eu coloquei as duas roldanas KCNC no meu X9.
Na Superior a original tem dois furos.
Um onde entra o parafuso de aperto e um outro onde entra um pernozito para fixar.
Esse perno, eu limei e a roldana fica lá que é uma beleza, isto por conselho do próprio representante da KCNC aquando do Festivalbike, em Santarem.
Saude e força nos pedais.
 

pjfa

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Com isto tudo, ainda vou ter de desmontar as roldanas para ver se está em condições.
Eu não vi furos nas roldanas originais.
As principais diferenças, relativamente ao meu X.0, é que uma das "tampinhas" que cobrem os rolamentos estão - no X9 - na ponte em plástico.

Já nem vou dormir tranquilo esta noite :rotfl: :rotfl: :rotfl:

E falta ainda verificar o alinhamento :mrgreen:

**Eu bem levei a máquina digital mas, como estava sozinho e tinha as mãos cheias de óleo da corrente, nem saquei fotos :rotfl:
 

nfh

Member
O problema é que a roldana superior do X9 aperta com 2 parafusos (roldana à direita na imagem + peças metálicas no fundo):
7316.jpg


Por isso ao aplicar uma roldana KCNC, o eixo desta não fica onde estava o eixo da roldana original.
 

red46

Member
Boas.

A roldana superior do X9 nao aperta com 2 parafusos. As 2 peças metalicas que falas tem 2 furos, num aperta o parafuso da roldana e no outro furo entra tipo um pino que a cage tem do lado de dentro. Penso que tenho explicado bem :roll: :lol:
Eu tambem pensei que o X9 so desse para trocar a roldana superior pela mesma marca, mas ja tou a ver que nao e ainda bem :twisted: :D :mrgreen:

Boas descidas
 

red46

Member
Boas.

E pelas respostas neste topico, so dá para utilizar roldanas de outras marcas no X9 se esse "pino" for limado. Quando estas roldanas tiverem a dar o berro ou der na cabeça para trocar, troco por umas da KCNC em vermelho tambem  :mrgreen: :D


:eek:fftopic:
pjfa gostei muito do monstro 695  :#1: :yeah: :drool: :clap:

:back2topic:

Boas descidas
 

pjfa

New Member
Eu posso afirmar quase com toda a certeza que o X9 de caixa curta não tem lá pino :mrgreen:


@ red46 - é uma M696 8)
 

red46

Member
Boas.

Pois, se o de caixa curta nao tem la o "pino", ja nao sei, mas o de caixa média tem de certeza :wink:

Sim, enganei-me. A nova é a M696  :wink: Gostei dos upgrades que lhe fizeste, sao algo puxadotes, principalmente as Pazzo, mas mesmo muito brutais  :wink: :twisted:

Boas descidas
 

nfh

Member
red46 said:
Boas.

A roldana superior do X9 nao aperta com 2 parafusos. As 2 peças metalicas que falas tem 2 furos, num aperta o parafuso da roldana e no outro furo entra tipo um pino que a cage tem do lado de dentro. Penso que tenho explicado bem :roll: :lol:
Eu tambem pensei que o X9 so desse para trocar a roldana superior pela mesma marca, mas ja tou a ver que nao e ainda bem :twisted: :D :mrgreen:

Boas descidas

Ooops, então desculpem-me por vos induzir em erro. Estava convencido de que quando desmontei a roldana para a lubrificar, que tinha tirado 2 parafusos :).

No seguinte link dá para ver o tal pino de que se falou aqui:
http://www.sram.com/_media/pdf/sram/dealers/SRAM_Sparepartscatalog_mtb_MY07.pdf (página 6).
 

red46

Member
Boas.

Como se ve no link que o nfh mencionou e muito bem, aparece na pagina 6 o dito "pino", ao lado do furo onde entra o parafuso que é o numero 3. E pelo que eu vi na descriçao do material nessa mesma pagina 6 que o nfh falou, o X9 de caixa curta, tambem tem o tal "pino" como as outras cages (média e longa), mas posso estar enganado. So quem tenha um X9 de caixa curta é que pode dizer que sim ou nao :wink: :mrgreen: :lol:

Boas descidas
 

Pax

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BEJIX68 said:
Esse perno, eu limei e a roldana fica lá que é uma beleza...

Já dei o mesmo tratamento ao meu X9.

Se correr mal já sei a que vou chatear a cabeça! :tungas:

:mrgreen: :mrgreen:
 

duchene

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Um update ao que já foi cá dito.

A questão do L:

Falou-se que o L em que termina a caixa do X9 (de caixa média e longa em metal) não fica completamente fechado após instalar a roldana da KCNC. Isso deve-se ao facto de que a tampa de alumínio do rolamento da roldana tem um furo que é menor em diâmetro que o alto roscado onde aperta o parafuso da caixa. Isto origina que, após montada, a roldana fica apoiada em cima do pino roscado, ao invés de este entrar dentro da tampa da roldana. A roldana fica então desalinhada, a corrente vai comer a roldana mais de um dos lados (do lado de dentro, vão lá espreitar!) e vai roçar na caixa no lado oposto. Adivinhem lá como descobri...

A solução é tirar a tampa da roldana KCNC fora (com uma chave de fenda muito fina levantar a toda a volta) e com o dremmel ou um berbequim com embraiagem para regularem a rotação, alargar um pouco o furo (só a primeira parte, mais larga) da tampa de alumínio. Naturalmente só é necessário fazer isto na tampa do lado dos raios da roda e não na tampa do lado exterior.

Isto permitirá que a roldana fique com o encaixe perfeito, tal como a roldana de origem.

Quando trocarem de roldana basta tirar uma das tampas e manter a tampa que furaram da primeira vez já que não é elemento de desgaste.
 

duchene

New Member
Fotos.... sinceramente não me apetece ir desmontar tudo de novo para mostrar :roll:, mas fiz rapidamente uns esquemas para mostrar o problema.

Não estão à escala nem com precisão, mas penso que dá para perceber claramente o antes, o teor da operação de correcção e o depois:

picture7l.png

Esta é a situação original. Como o furo da tampa é pequeno, o pino roscado não entra no seu interior e portanto além de a zona de passagem da corrente ficar com o espaçamento assimétrico, o "L" do braço não fecha devidamente.

picture8n.png

A correcção passa por desbastar um pouco (meio milímetro se tanto) o furo superior da roldana. O furo tem dois degraus, um mais largo no topo e um mais estreito já junto ao fundo. O que nos interessa alargar é o tal do topo, mais junto à face.

picture5m.png

Com isto o pino roscado da caixa já entra dentro da roldana, o que permite que fique o espaçamento simétrico e a caixa feche devidamente o "L".


Foi um pouco à pressa mas espero que dê para perceber!
 

Frei

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Bom tópico...

E claro excelente explicação do duchene... muito completa...

Esquemas impecáveis...
 
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