Marreiros Light-bike HT Carbon 29er -> KTM Myroon Elite (464)

Marreiros

Active Member
Isso é preciso é ter calma... Coisa que não abunda para aqui! Especialmente depois de ter experimentado o XX1... :(

Podem pensar que sou mais um "fashion victim" mas a verdade é que gostei muito da experiência. Ao contrário do Sram XX em que não senti muita diferença das 9v para as 10v, com 11v e um prato na frente apenas a coisa fica mesmo muito mais simples e pratica. ;)

Portanto agora é altura de "despachar" as rodas, triggers, desviador de trás, cassete e corrente XX para dar lugar ao XX1. :)


Abraço
 

qmark

New Member
É o caminho mais natural.

A seguir vem já um pateta a comentar que perdes nas maratonas a subir ou a descer, bla bla bla.
 

Marreiros

Active Member
E a resposta para quem disser que se perde é um não redondo... Já testei e aprovei. :)

Faz lembrar a primeira vez que usei um prato 38 na 26': "ah e tal vais perder a rolar!" Perdi tanto a rolar que acabei por ganhar a prova onde fui estrear o tal prato. ;)


Abraço
 

RTC

Super Moderador
Eu gostava imenso de montar o XX1 porque quase de certeza que me iria dar bem mas não queria atirar-me assim de cabeça sem experimentar.
Queria testar primeiro uma versão low-cost, montar um prato Wolf Tooth 32 com cassete XT + adaptador Leonardi Racing, mas do que leio e oiço, não há muita gente a dizer bem desse adaptador...
Fico sem saber bem o que fazer.


Rui, parabéns pela tua nova "montada". Está porreira. ;)
 

Marreiros

Active Member
O kit General Lee da Leonardo Racing foi de facto uma opção mas prefiro ir para algo construído de raiz...

Mas em último caso lá terá de ser... :(


Abraço
 

jaba

Member
Eu, que não ando a ponta dum chavelho, andei durante uma quantidade de tempo com uma 29er apenas com prato 32 à frente e 10V e ia para todo o lado onde a malta me levava...agora imaginem um atleta como o Marreiros...não terá muitos problemas...

E a tampa? Chegou bem?
 

ktm excr

New Member
a ver se n experimento:fpalm: estive a ver a da Leonardi, fiquei encantado;). Mas Rui, vim para casa a pensar na vossa opção, vou deixar a ideia a marinar no próximo 1º trimestre, hei-de experimentar, se gostar..... "bai" "abante".
 

Marreiros

Active Member
Vais experimentar sim! ;) O opção da Leonardi é boa e não tenho dúvida que funcione! Agora se falarmos da precisão e refinamento do setup essa é uma questão totalmente diferente. ;)

Eu já fiz a minha escolha...


Abraço
 

pimentoski

New Member
a opção da leonardi e das outras 50 marcas que já fazem pratos de 42 e afins tem um problema que é a "velocidade de ponta"... como já foi referido noutro tópico ter um carreto de 10 é um bocado diferente de ter um carreto de 11, ou seja a amplitude entre a mais "leve" e mais "pesada" é menor por isso em provas com muito sobe e desce pode ser complicado escolher o prato ideal para a frente, já para não falar que o XX1/X01 tem um prato com um "sistema" que teoricamente dispensa a guia de corrente, nomeadamente um dente mais largo entre cada dente fino, dai o numero de dentes dos pratos serem sempre pares...

sram-xx1-detail--e1377954879244.jpg



0037220_sram_x01_xsync_94bcd_11_speed_chain_ring.jpeg
 
Last edited:

RTC

Super Moderador
Bom, eu vou por partes.
Mandei vir agora só um prato da Wolf Tooth para testar agora, no inverno, numa rigida 26 de forqueta rigida com cassete 10v de 36d. Vamos ver... ;)
 

tinric

Super Moderador
Mudam-se os tempos... mudam-se as vontades...

Quando se usava pratos 26/39 com cassete 11-28 chamavam-nos malucos... que era muito pesado e tal (mesmo em bikes com 8 kilos e tal)

Agora com a "moda" do"s" 1 prato... anda tudo a pensar em ou a montar relações idênticas em peso e mais limitadas em "curso"...

Mas é como tudo... guiadores maiores, rodas maiores, suspensões maiores :) ... mudam-se os tempos ... e a necessidade de mexer o mercado...
 

RTC

Super Moderador
Mas é como tudo... guiadores maiores, rodas maiores, suspensões maiores ... mudam-se os tempos ... e a necessidade de mexer o mercado...

É certo tinric, mas a verdade é que, pelo no meu caso, alinhei em quase todas essas chamadas "modas" e até hoje não voltei atrás em nenhuma.
 

lpsferreira

New Member
Estou como o amigo RTC, no meu caso tenho montado o adaptador Leonardi (42), prato X01 32 dentes (comprei a bom preço na net e não havia da Race face por exemplo). Tive de colocar um desviador caixa longa que aqui tinha, vou amanhã experimentar, como o Marreiros diz e muito bem em termos de suavidade não deve ser nem parecido, é um experiência relativamente económica. Está na 29'' e pelo que já vinha testando esta deve ser para mim a relação ideal, na maioria será para XCO, e contarei ter mais partos para mudar se apetecer.
 

tinric

Super Moderador
Eu não me expliquei da melhor maneira :D ...

Dizia-se muito por aqui que 28 de cassete com prato 26 era pesado... e mais... que 38 ou 39 de prato para 11 de cassete era curto e não dava para nada...

Agora a minha questão (e não digo que seja mau... pois já testei perto disso e de mau não tem nada)... é 34 para 11-36 ... ainda para cima em 29... é quê!? Bom ou perfeito?!

Entendes o meu ponto de vista.. não é que seja moda... pois não é por aí... mas é mais "mercado" a quanto obrigas...

A exploração de novos nichos de mercado, novos ramos de utilização e desempenho... metem o mercado a mexer... e o que outrora seria criticado, agora é perfeito... à falta de melhor... (ou pelo absurdo preço pedido pelos XX1 ou X01...) entretanto começamos a ver para XC 11-36 ou 11-34(em 9V) de cassete para pratos de 32 ou 34 correr em maratonas e é bom.

Mas da experiencia vem o conhecimento... a minha bicicleta de montanha de há 20 anos atrás tinha um prato 48 ou lá o que era...e uma cassete de 20 e pouco... não me lembro quanto, mas era para aí 26 ou 28 ... (os outros pratos também já não me lembro) mas como tudo... o que hoje é bom, amanhã já não presta...

Eu só mandei "a boca" pelo que há bem pouco tempo foi tão criticado :)

...a propósito... estivesse eu em melhor forma... andava a enduro com 32 de prato para 11-34 cassete 9V sim... XX1 dos mais que pobres :) eheheh (o dos "pobres" já é 10v :D)

Abraço e boas pedaladas.
 

RTC

Super Moderador
Eu percebo-te, a sério.
Claro que cada um é como cada qual, mas há falando sobre transmissões, há relações que não é preciso testar para saber se são justas ou não. É o caso do 1x10, cassete 36 com prato 34. Sei de antemão que isso não serve os meus intentos (XCO) mas para agora dá para testar só para ver se o prato tem bom comportamento e ver também se obriga a muita troca de mudanças.

Bom...o Marreiros já deve estar a bufar com tanto off-topic. :D
 

Joel O.

New Member
A relação 1x9 ou 1x10 ou 1x11 nada tem que ver com moda.

Este tipo de inovações, são inovações que surgem de exigências dos próprios consumidores mais exigentes, e que efectivamente sabem pensar as suas próprias bicicletas. É o caso das bicicletas 29er, ou dos guiadores mais largos. Veja-se o caso da primeira, onde os primeiros pneus wtb de 29 (os primeiros do mercado) foram feitos a pedido, creio que em 2009.

Nestes casos, só houve um efeito de escala, porque existiram marcas que agarraram estes produtos supostamente disruptivamente, e fizeram um excelente trabalho de promoção. As massas só vão atrás, porque simplesmente há consumidores que só confiam e dão oportunidade a um novo produto ou configuração, quando uma marca da sua confiança a comercializa.


Já outra coisa completamente diferente, e aí sim, de encontro com o que o Tinric disse, são as inovações à força, como por exemplo os eixos de pedaleira, onde umas marcas se lembraram de semear a confusão. Inovações, que nem o chegam a ser.

Agora ontopic related, excelente como sempre a nova bicicleta.
 
Top