Lojas / Atendimento

adsilva

New Member
César compreendo o que dizes! Ainda hoje vi uma cena na loja onde vou habitualmente que pronto... dava vontade de mandar o cliente a um certo sitio.
 

A.M.F

New Member
Neste momento o cliente quer bom e barato e são exigentes o que não pode ser.Estamos num país em que a economia está em 40 e tais em 139 países.1 lugar a Suiça,2 Lugar Suécia,3 lugar Singapura,4 lugar E.U.A.Isto quer dizer que aí o pessoal tem poder de compra e os clientes não estão a ver o dinheiro que vão dar,o que eles querem é bom material.
Quando se quer bom e barato quem paga muitas das vezes essas pessoas estúpidas são o pessoal das lojas,que no meu ver não tem culpa nenhuma da economia não prestar.
 

alkaline

New Member
Quando se quer bom e barato quem paga muitas das vezes essas pessoas estúpidas são o pessoal das lojas,que no meu ver não tem culpa nenhuma da economia não prestar.


Caro A.M.F. desculpa dizer-te, a economia não presta mas os nosso empresários (falo nos donos das lojas) também querem ganhar o dinheiro todo de uma só vez, as margens são grandes em Portugal. Cá pagamos muito mais que nos outros paises os mesmos produtos.
 

abelha2

Active Member
frequentava uma loja má, em que o material era barato, mas o dono para alem de nao gostar muito de trabalhar, nao percebia nada daquilo. Como acho que toda a gente que teve uma bicicleta com shimanos acera e similares, sabe que as vezes é preciso uma boa dose de paciencia para aquilo ficar nos conformes, pois é material mais fraco, as molas tem menos força, e mais folgas etc...

Agora mudei de oficina, para uma pequena loja em que o proprietario é o unico funcionário, e bastante simpatico e competente...Como por vezes faço alguns passeios com ele aos domingos, se a bicicleta ficar mal afinada, ele depois vai ter de fazer horas extra ao domingo:)
 

racoentro

New Member
Boas pessoal pela minha experiência pessoal nas grandes superfícies somos pior tratados na maior parte das vezes que nas pequenas lojas, por exemplo ainda hoje tive um problema no pneu de trás que rebentou ( tubeless ) e aquilo deitava liquido por todos os lados, levei logo a kombina no parque das nações pois estava um pouco afastado de casa e já tinha feito uns km com o pneu em baixo, o pessoal da loja prontificou-se logo a arranjar aquilo, emprestaram-me uma bike para ir até casa e disseram-me que no final do dia a minha bike estava pronta. Ao final do dia fui lá e estava impecável até deram uma lavadela na bike que estava uma beca suja, por acaso ia lava-la amanhã, lol. Numa loja situada numa grande superfície penso que é praticamente impossivel termos este tipo de atendimento.

Melhores cumprimentos
Rafael Coentro
 

cesarazul

New Member
Caro A.M.F. desculpa dizer-te, a economia não presta mas os nosso empresários (falo nos donos das lojas) também querem ganhar o dinheiro todo de uma só vez, as margens são grandes em Portugal. Cá pagamos muito mais que nos outros paises os mesmos produtos.

João, João... nao é bem como tu pensas...

Eu também tinha a mesma ideia que tu, ate ficar por dentro da realidade... nao te vou explicar como isto funciona aqui, mas quando tiver contigo explico-te que nao é bem assim... aproveito e explico-te porque é que muitas vezes se encontram coisas na net mais baratas até, do que o que ficam para as lojas cá.

Quando nao se sabe, nao se devia falar...

A porcaria da net só estraga isto ainda mais e entao nos foruns, vê-se com cada comentário complectamente errados... muita vente a falar demais sobre o qie nao sabem... se pedalassem mais do que teclam era bem melhor... Nao leves isto pessoalmente, estoi a generalizar... É que neste forum costumo ver cado comentário e cada topico, com cada tema, de bradar aos ceus


Cumps
César Azul
 
cesarazul,

O que dizes é verdade.. não estou dentro do sector, mas já fui confrontado com preço de custo para o lojista ser mais elevado do que numa loja online, e a diferença não era pouca.
Mas também os há que carregam nas margens, temos de tudo um pouco, portanto não vamos generalizar.

Boas pedaladas
 
Pessoal, penso que a ideia desta discussão era falar genericamente do nível de serviço prestado. A indicação dos bons e maus exemplos pode facilmente ser confundido com publicidade.

Atenção, pode ser publicidade, mas também pode ser um indicador claro sobre as lojas que temos. Podia perfeitamente falar sobre o atendimento e não referir casas, mas depois ninguém patavina do que estava a escrever. Quanto a mim, ao referir serviço por alguém, faço por referir quem é, não por publicidade mas por ser algo "meritório". Talvez com tanta reclamação e com tantas queixas de lojas devidamente identificadas, isto mudasse para melhor...
 

bikestore

New Member
Boas, poderei ser suspeito no comentário, mas aqui no forum em algumas analises, alguns comentários, algumas comparações, até dá para chorar... de rir... é como nos Ídolos, aparece cada cromo que nem vale a pena..

Boas pedaladas
A Rosendo
 

Dustman

New Member
Pessoal, penso que a ideia desta discussão era falar genericamente do nível de serviço prestado. A indicação dos bons e maus exemplos pode facilmente ser confundido com publicidade.

Olá a todos,

Penso que quem tem uma loja aberta tem de se sujeitar à crítica. Os fóruns servem para expressar a opinião.
Quem trata bem os seus clientes e faz bem o seu serviço, tem uma boa crítica (que penso não ser publicidade), que só quer ganhar o ordenado, recebe uma má opinião.
Penso que os utilizadores do forum não estão aqui com o objectivo de fazerem "favores" a ninguém. Apenas apresentarem referências dos locais onde foram bem atendidos.

Boas pedaladas...
 

José Martins

Administrator
Sem duvida que os utilizadores não estão aqui para fazer favores a ninguém, nem o próprio Forum.
Mas a nossa opinião pode ser dada sem recorrer aos nomes das lojas, até porque possivelmente iriam surgir opiniões contraditórias, fruto das experiências de cada um.

Para além disso, no caso de haver um real interesse em saber qual a loja que era visada num comentário anterior, seja por aspectos positivos ou negativos, podemos sempre enviar uma MP ao membro do Forum que o escreveu a questionar.

Este tópico foi alvo de uma limpeza, em conformidade com as Regras do Forum, no seu ponto dedicado ao aspecto da publicidade.
Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.
 

Dustman

New Member
Caro Cristovão Martins,

Acho sinceramente que todos têm direito à sua opinião. Penso que a essência do forum é exactamente cada um contar as suas experiências pessoais (e comerciais também).
Penso também que as lojas e vendedores de material de ciclismo (em qualquer uma das suas vertentes) deveria consultar este forum da especialidade, para ter um feedback sobre a qualidade do serviço que presta aos seus clientes.
Por último, gostaria dar salientar que portais como o e-Bay, ou a Amazon (para falar só nos mais conhecidos), baseiam as suas vendas de produtos nas classificações que os utilizadores dão aos produtos. Assim geram maior confiança aos consumidores. A internet veio revolucionar a comunicação, as vendas de produtos e serviços. Estamos na era da comunicação global e só é pena que algumas lojas e representantes ainda não tenham percebido isso...

Por todas as razões apresentadas anteriormente dicordo da opinião do moderador... mas respeito-a.

Boas pedaladas.
 
O meu alerta partiu precisamente por já ter visto alguns tópicos como este bloqueados devido ás repetidas referências a lojas.

O e-bay classifica vendedores (utilizadores) e não lojas fisicas.
O mesmo acontece com os classificados do fórum em que cada um pode, e deve, deixar a sua apreciação sobre um determinado "vendedor" ou "comprador".
 

rc33

New Member
Sem querer entrar em confrontaçao, tenho pena que se negue o direito de quem que seja de mostrar o que de bom se pratica no mundo das bikes. Hoje em dia o ser bem servido e uma raridade. No que toca a minha pessoa a minha intençao era apenas mostrar que em mais de 10 lojas que entrei para a compra da minha bike, 3 evidenciaram-se pela positiva. Obrigado
 
Viva pessoal!
Há algo que não estou a entender: Coloquei uma resposta neste tópico em que elogiava três lojas de bicicletas, em que fui muito bem atendido, e essa resposta "desapareceu".
Não entendo o motivo, como tal, pedia a um moderador deste fórum, que me indicasse o porquê?
Não podemos elogiar quem nos recebe bem? Porquê?
Então e os tópicos criados contra o Stand Jasma, a Cannondale ou a Bikeland, são permitidos porquê?
Será que só se pode fazer publicidade negativa?
João
 

José Martins

Administrator
A questão não se prende com negar o direito a ninguém de evidenciar o bom e o mau que por este pais fora se pratica, no que ao BTT respeita.
Mas é ciclico neste espaço e aquilo que pode ser uma boa ideia ou iniciativa, acaba por servir em alguns casos para promover publicidade encaputada e noutros, para denegrir a imagem a alguém, nem que seja por uma questão de concorrência.

O feed back continua a ser possivel, da forma que foi indicadae parece-me normal que seja a parte interessada a procurar a informação.
Se eu normalmente me deslocar à localidade "X" e lêr neste tópico que nessa localidade existe uma loja com um péssimo serviço, podem ter certeza de que contacto o autor dessa mensagem a solicitar mais dados, na tentativa de não ser mais um possivel enganado.

Não pretendi dar a entender que alguma das mensagens anteriores neste tópico eram uma forma de fazer publicidade a quem quer que fosse. Se essa imagem passou, apresento as minhas desculpas, mas reitero que não era essa a inteção.
A questão parece-me simples, motivo pelo qual foi solicitada a colaboração e compreensão de todos, o que aproveito para fazer novamente.

Boas pedaladas a todos.
 
Viva Cristovão!
Compreendo o que disses-te, e agradeço a tua disponibilidade em responder. Não quis entrar "a matar", mas de facto não fiquei muito contente com o sucedido e reagi um pouco a quente.
Por favor não peças desculpas, não ofendes-te ninguém, e eu também não!
Boas pedaladas, e um abraço!
 
Last edited by a moderator:

toxina

New Member
Ainda bem que alguém lançou este tópico porque à muito que gostava de tecer algumas criticas em relação às lojas fisicas de bicicletas.

É mais que evidente que como em tudo existem bons profissionais e maus profissionais, pessoas mais sérias e outras menos sérias, mas constato pela minha pouca experiência como cliente de lojas de bicicletas que sou à pouco mais de 6 meses e levo por volta de 4500€ gastos que já vivi situações que nunca mas nunca se passariam na empresa que trabalho e sou responsável, porque quem está a vender um produto que obrigatoriamente tem um serviço e uma garantia de 2 anos associada, não pode ter este posicionamento em relação à clientela, mas sim de responsabilidade, seriedade e procura de uma relação duradoira, porque a bicicleta não foi feita para durar 1 ano e estar pendurada na arrecadação.
O facto do btt ser uma modalidade emergente e também ser um pouco moda existe mais procura do que oferta. Se eu quiser uma determinada bicicleta gama média/alta é quase garantido que não a tenho nas próximas duas semanas ou talvez até nem me dêem prazo para entregar.
Se existe muita variedade de oferta e as pessoas estão mais informadas e têm mais requisitos, acho que isso tem que ser visto com algo de muito positivo porque quem assiste e vende tem que ter mais abrangencia, flexibilidade dinamismo e conhecimentos, portanto não vejo como isso prejudica as lojas fisicas.

Esse é um facto o 2º facto é que pelo menos na zona onde estou e penso que no resto do Algarve acontece o mesmo, parece que não existe concorrencia, porque a grande maioria dos logistas parece que vende as bicicletas que quer, portanto não está muito preocupado em vender ou não mais uma bicicleta, não aconteceu só comigo mas com outros colegas que já nos dirigimos a lojas das maiores e mais conceituadas, com a intenção de adquirir uma bicicleta de mais de 2000€ ficarem de nos responder com uma solução para nós e se esquecerem, já comprei duas e ainda estou a espera do tal telefonema.
Devo dizer a bom da verdade que nem todos são assim, porque caso o fossem não teria as bikes cá em casa.

Quanto às margens, acredito que muitas casas possam não ter em todos os artigos um desconto sobre o pvp maior que 20%, mas no estado em que o mercado está acho que deveriam estar muito satisfeitos com uma margem tão gorda porque em 2000€ ganham 333€, nem as bicicletas são assim tão baratas, nem a quantidade de dinheiro deixada de lucro é assim tão pequena. Isto é muito bonito muito bonito mas queria ver como é que faziam com margens de 8 e 10% e com 30 ou 40 empresas concorrentes num raio de 20Km mais uns milhares online, se não for o serviço diferenciado, a atenção e cuidado com o cliente, como é que fazem? podem perder o cliente ?!

À já me esquecia o cliente quer a marca X modelo Y, é pena em 100KM só tem aquele sitio.

Agora também como clientes não podemos cair na arrogância de irmos a uma loja fazer perder o tempo às pessoas que estão lá a trabalhar para poder sustentar uma vida, porque todos vivem, e depois ir comprar online, ou dizer que assim ou assado não sei quantos, acho que se queremos uma coisa devemos fazer nós o trabalho de casa perder o tempo e depois ir á loja comprar e caso seja mais caro discutir o preço para ser um bom negócio para os 2 caso seja necessário discutir o preço porque às vezes nem é com a vantagem de podermos usufruir de uma garantia local e não termos de assumir a responsabilidade de enviar este componente ou aquele para 3000km de distancia de casa, com os custos associados que tem.

agora imaginemos a situação vou comprar uns pneus, o rapaz perde 20 minutos a explicar que os pneus mais indicados para o que eu quero são os xpto e depois nao levo e compro na net 10€ mais baratos, com certeza que sou uma pessoa que não valorizo em nada o meu trabalho, porque se pensarmos assim talvez não devessemos receber ordenado no fim do mês. Porque vejamos, se o rapaz receber 700€ por mês se se dividir o ordenado pelos 20m + os impostos devidos e retirar isto ao preço dos pneus que ele tem por vender com certeza que o pneu é mais barato do que comprar na net. Ou aquilo que aprendemos com ele não vale de nada ?!?

Mas como em tudo nem tanto ao mar nem tanto à terra.
 

Mach 4

New Member
Por acaso abri este tópico > http://www.forumbtt.net/showthread.php/25335-Mitos-do-Btt-Verdade-ou-mentira onde se fala um pouco destas lojas fisicas.
A uns anos atrás, quando os bancos ainda conseguiam fácilmente um empréstimo para um seu cliente comprar casa, observamos a um "Boom" de agências imobiliárias. Proliferavam como cogumelos em prado húmido. Bastava alugar uma pequeno escritório e qualquer um era senhor de arranjar, mostrar e vender um T4 a quem só precisava de um T2.
Nessa altura havia muito mercado porque a procura era grande e a oferta tinha que corresponder.

Penso que este exemplo serve para comparar o que se passa actualmente com as lojas fisicas de Btt.

Tenham cuidado lojas!!!

- Há muita gente a procurar-vos, mas gente cada vez mais informada e com idéias fixas acerca do que procuram.
A muitas delas irá acontecer o que aconteceu ao grosso das agências imobiliárias - irão fechar portas.
Esse tipo de agências (ou de pessoas) que na época das "vacas gordas" inventaram, enganaram e ludibriaram muito boa gente foram obrigadas a encerrar, não só pela falta de clientela, mas principalmente pela péssima reputação que ganharam dos seus serviços.
Eram tudo menos profissionais visando apenas a concretização da venda, e atenção que uma casa não é uma bicicleta.
Tratavam as pessoas, seus clientes, como bem lhes apeteciam e depois quando apareciam os problemas já não era nada com eles (sim, porque não se esqueçam que as casas também tem uma garantia de construção de 5 anos.)

Eu pessoalmente vou sempre a várias lojas de Btt, exactamente para sondar o serviço e qualidade de atendimento. Gosto de experimentar para comparar.
SE me cativarem e demonstrarem profissionalismo nos seus serviços ganham um cliente. Se acontecer o inverso parto para outra, o que já me aconteceu várias vezes. A este processo chama-se "filtragem" = com o tempo ficarão as boas lojas.
Para as más não haverá solução a não ser o encerramento.
 
Last edited:

tozas

New Member
Boas malta

Ate encontrar a loja oficina/loja que frequento a cerca d 3 anos, passei por varias e todas elas de renome na zona e a nivel nacional. Talvez o problema seja esse as vezes ter fama, nao se importam se o cliente fica bem ou mal servido, perdem um mas ganham dois ou tres... pensam eles, donos das lojas.
O que interessa para muitos e fazer € e nao "agarrar" o cliente.
Para dar um exemplo a uns tempos atras danifiquei o cabo de um travao, formula oro k18, como precisava de o arranjar com alguma urgencia rondei lojas mais perto de casa. Qual foi a resposta de todas? comprar um travao novo(manete, cabo e pinça) sem 1º verem o cabo, acabei por ter que fazer uns kms pa ir a "mnh" oficina, resultado: 20€ e o travao tava como novo...

Abraço e boas pedaladas
 
Top