Lojas / Atendimento

vagamundos

New Member
Viva pessoal do pedal

Peço desculpa, se vou ferir alguma susceptibilidade, mas gostava de partilhar convosco esta minha impressão e saber o que pensam, uma vez que por falta de jeito ou de conhecimento vejo-me obrigado a recorrer à assistência técnica das bicicletas nas lojas da especialidade.

De alguns anos a esta parte venho a constatar, falta de profissionalismo no atendimento por parte da maioria das lojas que se dedicam à venda e assistência técnica de bicicletas neste país.

Passo a explicar.
Quando me dirijo à maioria das lojas para fazer uma afinação, trocar os pastilhas dos travões ou arranjar uns raios que se partiram, etc, verifico muitas das vezes alguma falta de interesse, de quem está por trás do balcão, apresentando na maior parte dos casos, mais problemas do que soluções. Começam por dizer que o melhor era comprar tudo novo, sem muitas das vezes fazerem um esforço para encontrar uma solução mais económica para com o cliente.
Depois vem o prazo de entrega. Haverá sempre tanto trabalho na loja, que por exemplo, trocar um ou dois raios de uma roda pode levar mais de uma semana para o fazer?
A seguir vem o preço. Quando é pedido uma estimativa do custo, vem sempre qualquer coisa bastante evasiva, ou então valores perfeitamente desajustados à realidade, ficando na dúvida se estamos a mandar arranjar uma bicicleta ou um Ferrari.
Por último a atenção e simpatia para com o cliente. Por vezes parece que a loja está-me a fazer um favor em me aceitar arranjar a avaria da bicicleta e não o contrário.
Não seria tempo destes senhores que tem casas abertas ao público de pensarem um pouco, que vender ou arranjar bicicletas não é a mesma coisa que vender batatas ou concertar sapatos?

Um abraço e boas pedaladas.
 

tonyV

New Member
É um mal geral. Por estes lados é com cada "postal"...Vão-se safando algumas lojas online que ainda demonstram um mínimo de profissionalismo.
 

100Pernas...

New Member
Caro amigo Vagamundos,

Este infelizmente é um mal geral, como diz o nosso amigo tonyV, mas GERAL do comércio em si e não só das lojas de bicicletas.
O problema é que a maior parte das vezes o pessoal trabalha por necessidade e não por gosto e, convenhamos, no ramo das bicicletas (como no das motas e carros) convém ter-se gosto pelo que se está a fazer! Não é apenas um trabalho, é uma paixão! E enquanto os donos das lojas não absorverem esta ideia, continuaremos a ser servidos por "sapateiros". E que é que se lixa??? O mesmo de sempre, o "mexilhão"! Felizmente ainda há alguns sítios de confiança e com pessoas que além de trabalhar têm AMOR ao que estão a fazer! Mas que cada vez são mais raros, ai isso são!!!
Continuemos a dar ao pedal e se cada vez que o atendimento fosse mal feito, a malta reclamasse e exigisse o "livro mágico" (sim temos esse direito!), as coisas eram diferentes, mas não somos nós um povo de brandos costumes???
Boas pedaladas para todos!!!
 
Infelizmente tenho-me deparado com essa situação por inúmeras vezes.

O total desinteresse em mostrar os artigos, com a típica resposta: "O que temos é o que está na prateleira...", com uma falta de brio e até de profissionalismo no que é feito, quando por exemplo, é substituído um drop-out e um desviador traseiro (coisa que ainda custa uns Euros) e este nem é afinado porque "a bicicleta está suja" e que quando chegamos a casa e afinamos o desviados este desmonta-se todo porque as roldanas foram mal apertadas.
Esta situação torna-se cada vez mais comum nas lojas grandes, nas grandes marcas (sem quer generalizar).

Cada vez mais recorro ás lojas pequenas (normalmente sempre a mesma) em que até têm menos escolha de material e onde um pneu custa mais 2 euros, mas onde existe o cuidado em saber o que o cliente quer, para o que quer e em aconselhar o mais adequado (não o mais caro...), onde com mais ou menos jeito se tenta resolver os problemas em vez de meter logo novo, onde nós tratamos o dono/mecânico/comercial pelo primeiro nome e ele faz o mesmo e onde vamos de vez em quando para ver as novidades, dar duas de conversa enquanto folheamos uma revista que está em cima do balcão.

As lojas onde ao entrar na loja somos logo "atacados" por um vendedor, que nem sequer pratica a modalidade e que quando percebe que "apenas" queremos comprar uns punhos parte para outro cliente que está a ver os "canhões", não me atraem e não as frequento. Lamento...
 

joks

New Member
Boas...

Frequento com frequência uma loja em Águeda, e sempre fui excelentemente bem atendido.
Apesar das compras online serem tentadoras, começo a preferir ir à loja física, falar com mecânicos e vendedores e ouvir a experiência de outros utilizadores.

Sou um sortudo...
 

desmo13

New Member
Existem países na europa que os alunos fazem um trilhagem ...
Jazus, ainda bem que vivo em Portugal, eu é que não ia deixar que me trilhassem...:fpalm:

Agora não me vai acontecer tenho que ver o artigo pessoalmente,numa loja e depois posso mandar vir on-line
Afinal de contas é para isso que as lojas fisicas existem...:cadeirada:

:back2topic:
Como em tudo na vida há bons e maus vendedores, a nossa função é saber distinguir o que é melhor para nós!!!
 

bikerling

New Member
Olá.
Pois é... Como dizem as lojas fisicas servem para ver o material e depois mandar vir da net. Para poupar uns euros, esquecendo que o tótó que os atende e perde tempo a explicar coisas é ali que ganha o pão para dar de comer ao filhos.
Comcordo que ha lojas e lojas, e já fui bem atendido de manha porque o vendedor estava bem disposto, e de tarde já era outro e não fui assim tão bem atendido. Penso que cada vez mais vai haver essa destinção, lojas que investem na formação das pessoas, que aprende com os erros, e outras que é deixa andar e tentar sp vender o mais caro. Sem se saber se o mais caro é o que o cliente precisa.
Mas isto não é mal das lojas de bicicletas, vão a uma repartição de finanças a 10 min antes de fechar... ou como já me aconteceu peçam fiambre na loja quando a senhora já lavou a maquina... ha pois é... passamos logo a más pessoas.

Tambem sei que muitas dos que se dizem bttistas, de hoje, pois comessaram a andar a 3 dias, para eles já sabem tudo e quando se entra entra-se a matar porque "Eu é que sei", e o gajo que está atras do balcão ha uma carrada de anos é um nabo. Tambem os ha e cá com cada um... mas penso que devemos ser mais humildes no contacto com as pessoas e respeitar. Se não nos respeitam, e se não gostamos do atendimento... Reclamamos, dizemos que não achamos bem... e ha mais lojas por ai... Lojas fisicas, pois na net não ajudamos o País. Naturalmente os outros Países agradecem.

Boas pedaladas.
 

zanetti

New Member
Tenho tido contacto com diversas lojas ao longo dos anos ,e ,existem pessoas muito pouco serias no ramo,ao inves tenho trabalhado com um lojista na area de torres vedras o qual tem sido impecavel a todos os niveis ,venda ,serviço pos venda etc ,bem haja aqueles que se dignam a ajudar os clientes de uma forma limpa ,profissional .
 

Dario Teixeira

New Member
A concorrência é das melhores coisas que temos. Quando há um leque variado de escolhas na nossa zona, podemos optar pelos mais simpáticos/eficientes. Quando não há opções é que a porca torce o rabo.

Abraços
 

cesarazul

New Member
Tudo depende do local que se escolhe para ser servido...

Eu faço um partime numa loja e dou assistência técnica, nós esforçamo-nos ao maximo para servir bem o cliente.
Chegamos a receber suspensões e amortecedores para reparar ou fazer manutenção e passado um dia ou dois temo-los prontos... nunca deixamos de cumprir um prazo de entrega de nenhuma reparação...
Agóra temos um grande mal no nosso país, que não passa pelas lojas, mas sim pelos fornecedores, posso vos dizer que um dos grandes fornecedores de material para bicicletas em Portugal, falha, mas falha bem, nunca tem nada em Stock e demora a entregar o pouco que tem em stock... e olhem que é um que tem o que mais se procura em Portugal.

Por isso é que nós aqui escolhemos trabalhar principalmente com quem nos dá garantias, como é o caso, não tenho problemas em dizer, da Fox, trabalhamos principalmente com suspensões e amortecedores Fox, mas temos garantia de boa assistência e cumprimento de prazos... quando se compra uma Fox paga-se mais mas também somos mais bem servidos a todos os níveis...
O problema não passa tanto pelas marcas, nem pelas lojas, mas sim pelos destribuidores.
Agóra a nível de atendimento, isso sim já é um problema de cada loja, ou das pessoas que lá trabalham... Nós aqui tentamos sempre ver o lado do cliente, e só aconcelhamos a substiuir se realmente não garantirmos a qualidade do nosso trabalho.

Cumprimentos
César Azul
 

CrazyKidd

New Member
Como já disseram, as lojas pequenas é onde se é mais bem servido. Porque quando uma pessoa abre uma loja mais pequena, normalmente é porque percebe do assunto, pratica, e tem gosto. Numa grande superficie, o que acontece é que eles têm empregados, que estão la por causa do dinheiro, sem gosto nem conhecimento nenhum, desejosos de ir para casa descansar daquele trabalho de porcaria do qual nao percebem nada. Uma pessoa que tem gosto, esta sempre bem disposta, e dá sempre o melhor aos clientes, ate porque se a loja é pequena presisam de mais clientes. Atenção, porque ja fui muito bem servido em grandes superficies, por pessoas que percebiam do que falavam.

Quanto a comprar pela net, é uma coisa da qual nao gosto, prefiro sempre ir à loja e receber conselhos, porque a maior parte das vezes que tenho na cabeça comprar algo, chego à lojo e há uma coisa melhor e com um preço bom.

Fiquem bem e bons trilhos
 

tonyV

New Member
E estamos a falar de lojas...porque se falarmos do "serviço" prestado directamente por certas marcas com nome na praça, havia pano para mangas.
 
Pessoal, penso que a ideia desta discussão era falar genericamente do nível de serviço prestado. A indicação dos bons e maus exemplos pode facilmente ser confundido com publicidade.
 

cesarazul

New Member
Pessoal, penso que a ideia desta discussão era falar genericamente do nível de serviço prestado. A indicação dos bons e maus exemplos pode facilmente ser confundido com publicidade.

Subscrevo...

Não é necessário divulgar nomes...

Bom, mas vim aqui para vos dar um exemplo de exactamente o contrário...
Clientes dificeis!!!
Lá na loja, temos um cliente um pouco complicado de gerir, tem uma actitude agressiva, quer tudo de uma vez e a meu ver quem fica a perder mais no meio da história toda é ele... Se não reparem... Vai todos os dias à loja, perguntar preços disto e daquilo, para depois nos dizer, ai eu na net compro mais barato, ai isto ai aquilo... depois quiz comprar uma bicicleta, fizemos o nosso melhor preço, começou logo a dizer que mesmo assim era cara, que sabia bem as nossas margens (Não têm a noção, eu também pensava que era diferente...), nós sempre lhe dissemos, mas olhe que não podemos fazer melhor, mas procure noutros lados e compare, entretanto passou-se uns 3 meses e nós sempre a dizer, mas tenha em atenção que já temos alguns interessados, na bicicleta e só temos essa em stock nesse tamanho e a mandar vir já não lhe conseguimos essas condições que como sabe são excepcionais, não quer reservar? A resposta foi prontamente não! Enfim tentamos sempre explicar-lhe que mais que procura-se não conseguia melhor... no entretanto chegou alguém à loja, viu a bicicleta e comprou-a. Um belo dia, chega ele à loja para comprar a bicicleta e como é evidente já não a tinhamos...
Bom depois é que foi giro, foi comprar outra bike a outro lado e agóra anda a falar mal da loja, que somos careiros, que isto que aquilo...
Nós fomos profissionais nesta situação, chegamos ainda a dizer ao sr., antes de vender a bicicleta que tinha chegado um fulano à loja e que disse que a queria, como não fizemos negócio logo no dia, deu tempo pra isso... portanto acho que não fomos desleais, nem merecemos ser tratados desta maneira...

Cumps
César Azul
 

tonyV

New Member
Subscrevo...

Não é necessário divulgar nomes...

Bom, mas vim aqui para vos dar um exemplo de exactamente o contrário...
Clientes dificeis!!!
Lá na loja, temos um cliente um pouco complicado de gerir, tem uma actitude agressiva, quer tudo de uma vez e a meu ver quem fica a perder mais no meio da história toda é ele... Se não reparem... Vai todos os dias à loja, perguntar preços disto e daquilo, para depois nos dizer, ai eu na net compro mais barato, ai isto ai aquilo... depois quiz comprar uma bicicleta, fizemos o nosso melhor preço, começou logo a dizer que mesmo assim era cara, que sabia bem as nossas margens (Não têm a noção, eu também pensava que era diferente...), nós sempre lhe dissemos, mas olhe que não podemos fazer melhor, mas procure noutros lados e compare, entretanto passou-se uns 3 meses e nós sempre a dizer, mas tenha em atenção que já temos alguns interessados, na bicicleta e só temos essa em stock nesse tamanho e a mandar vir já não lhe conseguimos essas condições que como sabe são excepcionais, não quer reservar? A resposta foi prontamente não! Enfim tentamos sempre explicar-lhe que mais que procura-se não conseguia melhor... no entretanto chegou alguém à loja, viu a bicicleta e comprou-a. Um belo dia, chega ele à loja para comprar a bicicleta e como é evidente já não a tinhamos...
Bom depois é que foi giro, foi comprar outra bike a outro lado e agóra anda a falar mal da loja, que somos careiros, que isto que aquilo...
Nós fomos profissionais nesta situação, chegamos ainda a dizer ao sr., antes de vender a bicicleta que tinha chegado um fulano à loja e que disse que a queria, como não fizemos negócio logo no dia, deu tempo pra isso... portanto acho que não fomos desleais, nem merecemos ser tratados desta maneira...

Cumps
César Azul

Sou apologista de servir o melhor possível o cliente (às vezes mesmo fazendo uns favores), mas por estes lados não há abébias quando se tocam em certos aspectos. Atitudes agressivas ou comportamentos menos cívicos seja de quem for tem uma indicação » olho da rua.
 
Top