29er Lapierre XR (529, 729, Team)

AltinoBR

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jcoelho,

Acredito que o diferenciador na escolha do quadro M ou L será o entrepernas. Eu tenho 1.80m e 80cm de cavalo (entrepernas/inseam) e o L serviu-me muito bem, mas o que fez eu escolher o tamanho foi o toptube.

abs
 

fox77

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O LUIS L.PINTO E O TIAGO FERREIRA não coreram o brasilride com uma xr 729 como tu dizias no inicio mas sim com uma pro race team 29r
 

jcoelho12

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Isso eu posso confirmar que ele foi(LLP) com uma LapierreFS.Ando com ele com muita regularidade pois quando está ca saímos no mesmo grupo....com as devidas diferenças.
Mas ele na altura já tinha dito muito bêm do quadro e foi por isso que fiquei de olho neles desde essa altura.Eu pedalo um pouco alto e o M não dá 44cm é pouco e o espigão fica muito saído.
 

AltinoBR

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Primeiras impressões

Enfim, depois de 15 dias com a Lapierre XR posso passar minhas impressões (amadora e muito subjetiva).

Antes, gostaria de apontar um defeito, a falta de referência para calibragem da suspensão (shocks), deixando o proprietário muito sem parâmetro. A minha dificuldade foi maior porque nunca tinha andado numa bike FS e não tinha qualquer referência para saber o ponto ideal.

Assim, em razão desta dificuldade, meu primeiro passeio com a bike foi com apenas 150psi, o que deixou a bike muito boba e mole. A pressão de 150psi para mim, com 95kg, não foi adequado, apesar de não dar "final de curso". Nesta configuração senti a bike muito macia e com bastante bob nas subidas. Resumindo, foi um bom teste e muito confortável, entretanto, foge do objetivo da bike.

Num segundo passeio, desta vez apenas para teste, deixei com 170psi e a bicicleta ficou mais firme e quase sem bob nas subidas. Neste momento já pude começar a sentir a qualidade do equipamento. Foi possível notar a velocidade da bike. O único detalhe ficou por conta da diferença entre a suspensão dianteira e traseira, uma mais firme e a outra mais macia.

No terceiro passeio (que achei ser o definitivo), deixei com 200psi e a bicicleta ficou "ideal".

O passeio foi todo realizado em estradão, com muita subida, cascalho e areia. Neste tipo de terreno só tenho elogios para a bike. Ela permite a manutenção da velocidade mesmo com muita irregularidade do solo. Nas decidas, o centro de gravidade desta bicicleta é incrivelmente baixo e somado à suspensão (absorve todo o terreno) deixa a bike muito rápida e estável. Em comparação a minha antiga HT (carve), achei a bike muito centrada e de uma condução muito agradável.

Em relação as subidas, posso apenas comparar com a minha HT passando no mesmo percurso. Verdade que a HT é mais agressiva nas subidas, mas achei a XR mais estável. É interessante como o sistema de suspensão desta bicicleta reduz o bob a quase zero, permitindo subir mesmo em pé sem perda significativa de potência e, no meu caso, sem perda de tração. --- isso é apenas a minha sensibilidade.

Assim, terminei um passei de 79km sem qualquer desconforto ou crítica a bicicleta. Notei, porém que precisarei ajustar o rebound das suspensões e afiná-las para ficarem idênticas (se possível).

Aquilo que disseram naqueles dois comentários das revistas especializadas foram confirmados por este biker amador.

Fico a disposição para eventual dúvida.
 

desbravar mato

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Caro AltinoBR,

A pressão do amortecedor deve ser ajustada em função do peso. Se pesa 95kg´s tem de colocar 190psi no amortecedor.

Na minha ando com 140psi e chega, pois peso 68kg´s. O amortecedor estar bem ajustado é fundamental para tirar proveito do rendimento destas bicicletas.
 

AltinoBR

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Desbravar mato,

Então, não estava achando esta referência de peso x pressão para iniciar o ajuste, então fui testando diversas pressões e ajustes. Quando achava que tinha chegado a afinação desejada, encontrei este link: http://www.trekbikes.com/us/en/resources/suspension_setup

Apesar de ser um quadro diferente Superfly 100 CArbon Pro 2013, as suspensões são idênticas a minha, então para iniciar o ajuste usei as pressões indicadas e estou super satisfeito.

[h=3]RockShox SID XX 29"[/h]
Spring125 psi
Rebound1 revolutions-out

[h=3]Fox Float CTD[/h]
Spring182 psi
Rebound5 Clicks out





 
Boas! Estou numa de trocar de bike porque a minha 26 ja tem quase 6 anos e quero entrar no mundo das 29ers, esta é ate ver a que mais me desperta interesse! É um bom negócio? será boa aqui para o PNSAC (Reino da Pedra), ou será muito frágil? Vale a pena esperar pelas 2014?!! Estou numa grande indecisão como é normal na compra de uma 29er FS! :)

Cumps! ;)
 
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desbravar mato

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Caro Topus_man,

Sou de Leiria e a maior parte dos trilhos que ando é no PNSAC, sobretudo Pia Urso, Porto Mós. Além desta zona também ando muitas vezes para o norte, mais precisamente em Moimenta da Beira, zona que é bastante rochosa e áspera para as bicicletas. Até a ver a minha tem passado nos testes e demonstrou ser a "arma" ideal para os locais onde pedalo.

A título de curiosidade informo-te que adquiri a minha na loja Palco da Aventura.
 
Obrigado! Julgo que há poucas em stock de 2013 a nivel nacional, vou aguardar pela XR 529 de 2014, sempre será mais actual, mesmo a nível de componentes!

Cumps! ;)
 

desbravar mato

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Topus_man,
Essa, parece-me, ser a melhor opção uma vez que não tarda nada entram em comercialização os modelos de 2014.
Eu optei pela XR529 uma vez que apenas adquiri o quadro e fiz montagem "à la carte" com o material que tinha da minha antiga bicicleta, com excepção das rodas que não davam para esta.
Independentemente do modelo que adquiras desejo-te boa sorte para quando tiveres a nova máquina...pode ser que se comecem a ver mais algumas Lapierre pela zona de Leiria.
 
Topus_man,
Essa, parece-me, ser a melhor opção uma vez que não tarda nada entram em comercialização os modelos de 2014.
Eu optei pela XR529 uma vez que apenas adquiri o quadro e fiz montagem "à la carte" com o material que tinha da minha antiga bicicleta, com excepção das rodas que não davam para esta.
Independentemente do modelo que adquiras desejo-te boa sorte para quando tiveres a nova máquina...pode ser que se comecem a ver mais algumas Lapierre pela zona de Leiria.
Também me parece a melhor opção, a la carte fica mais caro e não é material novo.
a tua está muito bem equipada. a idéia também é dar a minha como retoma. pode ser que a gente se cruze por ai. obrigado mais uma vez.

cumps
 

cfs

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Topus_man, segundo sei a xr de 2014 é igual à de 2013 (o mesmo já não acontece com outros modelos, como a Zesty), pelo que secalhar devias pensar na possibilidade de tentar apanhar uma bike ainda de 2013 que eles tenham em campanha agora devido à entrada dos modelos de 2014.

Pode ser a possibilidade de comprar um maquinão destes, com 20% ou mais de desconto. Em relação à retoma da tua, e porque já passei pelo mesmo no meu caso, muito provavelmente conseguirás safar-te melhor se a tentares vender directamente via OLX, pois os gajos das lojas agora querem fazer negócio não só nas que vendem, mas também nas que compram, dando por isso preços estupidamente baixos nas retomas.
 

jcoelho12

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Boas Amigos.
Finalmente novidades em relação ao quadro, já não consegui o xr team mas em principio será um quadro 729(todo preto)com a passiblidade de montar o amortecedor do team.
Penso que tambêm será uma boa opção.Vou aguardar pela próxima semana pois ficaram de me confirmar tudo na proxima terça.
Abraços.
 

cfs

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Excelente notícia jcoelho12!

Quando a tiveres, toca de colocares umas fotos da máquina!

Em relação à minha, posso dizer que sofreu mais um bom teste, com 240 kms de btt pelos caminhos de santiago, desde o Porto, tendo-se portado de forma excelente! O único problema que tive foi um furo, devido a uns vidros no chão, de resto, foi sempre a curtir. Bendito peso pluma, que na serra da labruja tive que a levar ao colo na parte mais complicada e aí é que se vê como a máquina é super-leve.

Um dos rapazes que ia comigo ficou quase convencido para comprar tb uma :)
 

LuisPita

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Boas,

Por acaso algum dos sortudos possuidores de um XR já teve problemas com barulhos tipo "quebra nozes" ao pedalar mais em carga?
Ao fim da 3ª volta comecei a detetar um ranger que se tem vindo a acentuar.
Antes de despistar outros problemas que possam estar a provocar este barulho, gostaria de saber se alguém teve problemas com os links, com os casquilhos do amortecedor ou outro elemento da articulação?
Como solucionaram o problema?

Obrigado,

Cumprimentos
 

cfs

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Boas LuisPita.

Por acaso também me acontece o mesmo na minha, se bem que este é um problema que tenho tido em todas as bicicletas até hoje.

Basicamente, a coisa costuma-se resolver com uma limpeza e lubrificação ao eixo pedaleiro, no entanto ainda não experimentei a fazê-lo para ver se resolve o problema, pois já percebi que parte do meu problema actual também se deve a um dos pedais dar estalos em carga.

Ando para fazer uma manutenção na minha, sobretudo para substituir as bichas de fraca qualidade que me puseram nas mudanças aquando da montagem inicial, e quando fizer isso também trato do eixo pedaleiro e logo confirmo se a coisa ficou resolvida.

Se da tua parte também tiveres novidades sobre este tema, avisa.
Obrigado.
 

LuisPita

New Member
Caro CFS,

Obrigado pela resposta.
Vou então fazer uma revisão a fundo para ver se elimino o problema.
Já é a 4ª FS que tenho e nunca nenhuma me tinha feito isto.
Depois informo.

Abraço
 

desbravar mato

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Caríssimos LuísPita e cfs,

Na minha não noto qualquer anomalia das que referem. Efectivamente existe um barulho na minha mas tem a ver com os pedais (o famoso ranger dos cleats na base de apoio dos pedais da Exustar).

De resto não tenho queixas (e espero continuar assim). O tratamento que a minha tem levado tem sido há base de muita serra (Sicó, PNSAC, zona de Leiria) e até ver 5*.

Verifiquem se não existe algum componente mal apertado e que possa estar a causar o ruído irritante.
 
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