29er Lapierre XR (529, 729, Team)

cfs

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Boas.

Decidi criar este tópico, pois acho que faltava aqui nesta seção para mim uma das melhores opções em termos de roda 29, suspensão total virada para cross-country e maratonas, a Lapierre XR (versões 529, 729 ou Team).

lapierre_XR_529.jpg


Digo isto, pois passei alguns meses no início de 2013 a pesquisar sobre este tema, até comprar a minha Lapierre XR 729 (com o quadro / amortecedor bloqueável da Team), tendo inclusivé experimentado algumas bikes.

Posso dizer que andei indeciso entre a Orbea OCCAM 29er, a Specialized Epic 29er Comp e Lapierre XR 729, tendo a escolha recaído sobre a Lapierre pois pareceu-me ser aquela com melhor relação preço-qualidade-equipamento.

Algumas das características diferenciadoras face à concorrência, quanto a mim:
- Quadro totalmente em carbono, incluindo escoras traseiras, sendo que o ponto de rotação traseiro é substituído pela flexão do carbono
- Geometria do quadro, que permite manter uma posição baixa na bicicleta, que dá uma sensação adicional de segurança, para além de ser bonito e diferente
- Qualidade do quadro e rodas, que incluem todas as últimas tecnologias, como sejam passagem interna de cabos, eixo 15mm à frente e 12x142mm atrás, etc
- Suspensão frente e traseira bloqueáveis (no caso da XR Team e da minha, que tem o equipamento da 729, com o quadro da Team) por um preço menos exorbitante que a concorrência
- Qualidade geral do equipamento, com excepção dos travões Fórmula R1S, que são pouco potentes (pelo menos com as pastilhas que vêm de origem)
- Baixo peso: são 10,8Kg, sem pedais (versão XR 729)!!!

Resumo do equipamento da XR 729
Frame : NEW XR 29" FULL CARBON 100MM TAPERED 142X12
Shock absorber : FOX FLOAT CTD SV EVOLUTION
Fork : ROCKSHOX SID RLT 29" 100 51T 15QR DUAL AIR TAPERED
Headset : PT-F11 BLACK TAPERED 1 1/8-1.5"
Bottom Bracket : INCLUDED W/CRANKSET
Crankset : SRAM S2210 CARBON PRESS FIT 24x38 10S
Stem : EASTON EA70 6° 31,8 90MM (S,M), 100MM (L,XL)
Seatpost : EASTON EA70 31.6x350
Handlebar : LAPIERRE TOP FLAT 7075DB 31,8X660
Front derailleur : SRAM X0 LDM S3 BOTTOM PULL 2X10S
Rear derailleur : SRAM X0 BLACK MEDIUM CAGE 10S
Brakes : FORMULA R1S
Shifters : SRAM NEW TRIGGER X9 2x10S
Saddle : SELLE FIZIK TUNDRA2 MG
Wheel : EASTON EA70 XCT 29"
Sprocket : SRAM PG1070 11-36 10S
Tires : MICHELIN WILD RACE'R TS 29X2.1
Weight : 10,8 kg

Preços de tabela (segundo pesquisa no site da CyclesOliveira):
XR 529: 3.299€
XR 729: 4.199€
XR Team: 5.999€

Aqui fica uma foto da minha, em plena ação :)
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Fico ao dispor, para ajudar a esclarecer dúvidas sobre esta bela máquina.

Link para algumas reviews sobre a máquina:
https://singletrackworld.com/2012/06/lapierre-xr-29er-first-ride/
http://www.bikeradar.com/mtb/gear/category/bikes/mountain/full-suspension/product/review-lapierre-xr-729-13-47017
 
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jrgbrt

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Boas CFS

Parabéns pela máquina!!! Quero passar para uma FS29, e a Lapierre XR é para já a minha opção pelo preço/qualidade/design muito interessante. Ainda não tive a oportunidade de ver uma XR ao vivo, espero ir brevemente a Braga à CyclesOliveira para ver de perto. Adoro a XR729 mas em termos de utilização e valores, para já minha opção seria a XR529. Mesmo sendo a mais acessível em termos de equipamento está muito equilibrada à excepção das rodas.
Gostaria de saber a tua opinião do comportamento como full-suspension, já li alguns reviews e as opiniões diferem quanto ao funcionamento (nivel de amortecimento). Esta questão para mim é pertinente, pois devido a um acidente de viação, sofri lesões na coluna (lombar e cervical), procurava algum conforto para a prática de btt. Outra questão prende-se com a exposição da suspensão traseira a lama e a outros elementos, achas que é preocupante?
Se puderes colocar mais algumas fotos da tua máquina seria interessante.
Agradeço a tua opinião.
 

cfs

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Boas.
Em relação ao amortecimento, acho que funciona muito bem, sendo muito mais confortável que por exemplo uma specialized epic, que cheguei a experimentar. A minha tem o amortecedor de trás com controlo no volante e posso dizer que ando praticamente sempre com ele na posição de totalmente aberto, dado não sentir perdas relevantes de performance, com bombeio inútil. Além disso, tratando-se de um amortecedor a ar podes sempre ajustar o seu funcionamento exactamente como quiseres, aumentando ou baixando a pressão.

Em relação ao amortecedor de trás e a exposição aos detritos atirados pela roda de trás, de facto esta muito exposto, no entanto ja vi na net que há uma espécie de mini-guarda lamas que se pode comprar para o proteger.

Quanto aos modelos, de facto a xr529 tem uma relação preço-qualidade-equipamento excelente, devendo ser o modelo com a melhor relação.

Em termos de rodas, so posso das que a minha em, que sao as Easton ea 70xct salvo erro, que quanto a mim sao fantásticas, pois para além de extremamente leves, sao muito rígidas, devendo contribuir para isso os eixos de 15 a frente e 12x142 atras.

Tenho tido pouco tempo para andar com ela, mas assim que voltar a andar tiro-lhe umas fotos e coloco aqui.
 

cfs

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Há, para quem nao sabe, o luis leão Pinto correu com uma xr729 o brasil ride, o ano passado.
 

luislp

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adoro esta bike mesmo tem que por mais fotos , se tivese uns euros valentes coprava uma igual a sua esta mesmo maquina .
parabens pela maquina
 

cfs

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Aqui ficam as fotos pedidas.

Entretanto já comprei também um par de rodas adicional, para fazer estrada, que experimentei este fds, que a deixa com outro look. Se quiserem, posso também colocar umas fotos nesta outra configuração.

qj78.jpg

txib.jpg

b08a.jpg

arwm.jpg

zj05.jpg

ye1j.jpg

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ym6d.jpg
 

cfs

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Alterações feitas à configuração de origem:
1. Quadro da XR Team, com amortecedor bloqueável, em vez do da XR 729, que não tinha bloqueio no guiador para o amortecedor de trás
2. Troquei o selim por um Specialized Ronin?
3. Troquei o guiador de origem, por um Ritchey em carbono, mais largo e mais leve
4. Fartei-me de colocar película de proteção transparente, bem como alguma fita preta, para proteger o quadro
 

cfs

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Opinião sobre o handling da bicicleta:
No dia 16 de Junho fui ao 5º Passeio BTT/1ª Maratona Nascente Lis-Fontes-Cortes-Leiria-16, fazer a maratona, num total de 70kms e um acumulado de cerca de 2000m, tendo sido esta a 1ª oportunidade para testar à séria a máquina.

Fui muito mal preparado para a prova (demorei 5h15, tendo feito a penúltima subida a pé :( ), mas acho que a máquina ajudou bastante, pois houve situações de muita pedra, tanto a subir como a descer, em que por um lado a roda maior ajudou a passar os obstáculos e por outro, a suspensão também funcionou muito bem, já para não falar no peso pluma.

Pela 1ª vez usei extensivamente a opção de colocar o amortecedor de trás na posição de Climb (tal era o desespero a partir do km 50), o que de facto ajuda a subir não só por a bicicleta bombear menos (que quanto a mim já bombeia pouco), mas sobretudo porque durante a prova me apercebi que nas subidas com muita pedra, ajudava a passar por cima das pedras maiores, pois deixava de se sentir aquele efeito mola que impulsiona um pouco uma bicicleta de suspensão para trás, quando se tenta passar com uma suspensão total por cima de uma elevação.

Acho que a posição de condução é muito boa (nas reviews referem que esta bike tem uma posição mais baixa que a média das 29'), sendo equilibrada entre agressiva e confortável, as suspensões são muito boas, o equipamento de transmissão e etc também, o selim agora é bom (o que vinha de origem, apesar de muito leve, não era bom) e o guiador também é

Ainda sinto alguma diferença no handling face a uma 26 em zonas técnicas a descer, ao sentir um pouco mais de dificuldade em fazer algumas curvas, mas creio que será um tema de habituação à geometria diferente e não um problema. Por outro lado, a bicicleta por ser um pouco mais longa, nunca me empinou numa subida, mesmo quando a avozinha vai metida, o que também ajuda a subir mais facilmente.

Em termos de tração, talvez em parte pelos pneus, mas reparei que a bike tem uma excelente tração a subir, podendo mesmo em inclinações maiores pedalar em pé sem grande perda de tração; esta deve ser uma das vantagens de ter uma roda maior, com maior superfície a tocar no chão, mas acho que os pneus michelin que vêm de origem também dão uma boa ajuda, apesar de serem muito roladores.

Em resumo, foram 70kms muito duros, com um pouco de tudo, com subidas em singletrack pelo meio da vedação, mas também descidas, a última delas bem lixada, que deram para testar muito bem a máquina, e só posso dizer uma coisa: estou extremamente contente com ela!!!

Do que me lembro, agora é isto, mas se quiserem, coloquem dúvidas, que procurarei responder a elas.
 
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jrgbrt

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Boas

Esta semana tive a oportunidade de ir à Cycles Oliveira a Braga, e adorei ver as XR ao vivo, lindíssimas!!!
Estou a ponderar adquirir mesmo uma XR529 com a alteração das rodas para umas Mavic Crossmax St ou com um pouco mais de esforço e ir para a XR729.
Da Lapierre Xr 529, às rodas são a unica coisa que realmente não estão ao resto do bível do equipamento!!!
Entretanto hoje para os curiosos encontrei uma foto da XR929 2014...TOP!!!
xr.jpg
 

cfs

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Pelo que vejo, parece que o modelo se mantém sem alterações, sendo a diferença para esta nova versão a inclusão dos amortecedores com gestão electrónica da Fox (algo que já havia disponível em 2013 como opção, para amortecedores Rockshox).

Basicamente, continua linda! :D
 

nani

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Boas Cfs,

Parabens pela máquina: um aviao.

Julgo que tens a XR em tamanho M, mas parece-me que a altura do selim está algo elevado relativamente ao guiador. Será?
Sei que a bike é race, mas tenho receio de ficar demasiado "dobrado" sobre a bike...
Quanto medes? (e já agora podias indicar qual a tua altura entre-pernas)?

Abraço,
 

cfs

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Boas Nani,

em relação à altura do selim face ao guiador, és capaz de ter razão, mas posso-te dizer que não fica desconfortável, pois não é agressiva (talvez ajude o facto da inclinação do selim estar um pouco para a frente, para baixo).

Quanto às minhas medidas, meço 1,73m. Já quanto à altura entre-pernas, vou medir e depois digo.
 

cfs

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Segundo o que li, as alterações são mínimas, havendo apenas pequenas alterações para melhorar um pouco a rigidez do quadro (mas mantendo o peso do quadro, que julgo pesar 1800g), de resto parece ser apenas mudança das pinturas.
 

nani

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CFs julgo que alteraste o guiador para um sobre-elevado certo?
E quanto ao avanço não pensaste em inverte-lo?

Obrigado pela infos,
 
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