Kona Four Deluxe 9,77kg

xman

Member
Boas,

Esse quadro é para o pesadito. :) Isto faz com que o peso da bicicleta, que conseguiste, seja mesmo muito bom, pois bicicletas leves com quadros leves é bem mais fácil de "fazer". :)

Já agora, a Epic Marathon de 2007 em M, pesa 2463gr (com Brain e dropout).
wp000184en.jpg


A versões actuais não são muito mais leves.

A versão sem ser anodizada, pesa um pouco mais.
Mais um informação o Brain pesa cerca de 490gr.

Cumps.
X.
 

RTC

Super Moderador
Não sei porque tanta admiração com o peso do quadro, apesar de n ser 1 peso pluma, é o peso normal para um bom quadro FS de aluminio.
:exacto::exacto::exacto:

Mais leve só noutra ligas, como o scandium usado por exemplo no Hei Hei ou no MSC Koncept, etc.
2600 esse quadro com o que foi referido pelo Nozes é bem bom!
2700gr pesa o meu Procaliber, tamanho 19 só amortecedor e com dropout.

Mas o gozo de andar com uma boa FS de aluminio vai muito para além da questão do peso...
 
Depende do que façam, a minha bike de enduro tem um quadro que com amortecedor pesa 3050g (montagem anda na casa dos 12 quase 13Kg) e não o trocava por nada, pq me dá uma diversão brutal!
 

Nozes

Active Member
Pois é,leve não é.
Mas é muitas outras coisas: Confortável,estável,resistente,rígido e relativamente simples. O "problema" do peso é compensado pela montagem,que totalmente transformou a bike de origem (com mais de 12kg) numa bike leve e perfeitamente adaptada às minhas necessidades (e possibilidades).

É engraçado que por esta altura,depois de 5 anos na mesma bike,deveria estar à procura de uma substituta,mas sinceramente cada vez que olho para ela,cada foto que vejo,cada vez que me lembro as horas perdidas (ganhas?) a pensar e repensar cada pormenor,chego à conclusão que continuo apaixonado :desconfiado: por esta bike.

Adoro quando ataco qualquer descida com a máxima confiança;
Adoro quando chego a uma zona muito irregular,abro o ProPedal e "flutuo" por cima dos problemas;
Adoro quando saio de uma curva fechada e mesmo com as minhas fracas pernas consigo ganhar velocidade instantaneamente;
Adoro poder experimentar algo desafiante e saber que se a bike caír para cima de alguma coisa não se vai passar mais nada além de mais um ou dois riscos;
E decididamente adoro quando alguém olha com desdém "oh,estas bikes são pesadonas",e depois pegue nela e fique com os olhos esbugalhados a tentar perceber o que diabo se passa ali afinal :mrgreen:

Enquanto não chegam as fotos da remontagem,que será na 2ª ou 3ª que vem,ficam aqui algumas daquelas que eu mais gosto...durante a utilização! :)



Raid Barquinha Viva 2012




Trilhos do Alviela 2012




Voltinha a 1km de casa :)


Obrigado pelas visitas e opiniões ;)
Boa noite e boas pedaladas
 

ny12xx

Super Moderador
...Adoro quando saio de uma curva fechada e mesmo com as minhas fracas pernas consigo ganhar velocidade instantaneamente...

Companheiro

Ou muito me engano ou estás a mandar a boca ao pessoal das 29ers...

A tua bike está muito fixe.

Aproveita-a bem.

Um abraço

ny12xx
 

Marreiros

Active Member
Dos melhores projectos do forum! Simples, conciso e objectivo. ;)

Só lamento não ter "dado" ouvidos, mais cedo, quando dizias (escrevias neste caso) maravilhas da Magura. E foi essencialmente pelas tuas reviews na Magura que comprei uma. Obrigado pela partilha. :)


Abraço
 

Nozes

Active Member
ny12xx,não é uma boca para ninguém,é a sensação que eu tenho.
Mas já que falas nisso,quando numa prova vou com alguém que usa uma 29er,tento sempre "desgastar" o adversário nessas situações,em geral curvo mais rápido (com mais confiança que a maioria) e tento ultrapassar e dar um pequeno esticão,ao nível das minhas possibilidades,para que o camarada da bike com menos poder de aceleração tenha de puxar mais um pouco pelas pernas...já me aconteceu 3 ou 4 vezes este ano,e até à data tem tido bons resultados. São truques de tirar partido do que temos ;)

Marreiros,muito obrigado pelo elogio! Ás vezes sonho com montagens "sem limite$",e a Magura faz sempre parte do conjunto...já estive com o dedo no botão para mandar vir a nova TS8,mas até agora consegui resistir...esta é perfeita para mim!

Abraço!
 

tinric

Super Moderador
Eu até digo mais...

Gosto muito das rodas 29... principalmente quando vamos atrás delas e depois as conseguimos passar, como dizes... assim em saídas rápidas :)

26, 26 ou 29 é preciso é dar ao pedal
 

ny12xx

Super Moderador
... já dei umas pedaladas numa 29 e aquilo embala que se farta.

Mas acho-as muito inestéticas (enquanto não me habituar).

Um abraço

ny12xx
 

Nozes

Active Member


Desculpem lá,mas o primeiro protótipo era muito pesado :mrgreen:

Agora em plástico de uma daquelas pastas de arquivo,que me parece suficientemente resistente e tem a vantagem de ser quase transparente. Pensei que o peso ficasse perto das 15gr,mas afinal...porreiro!




Fotos da remontagem não tenho porque tive as mãos cheias de massa o tempo inteiro,e foi meio à pressa,mas pelo menos tirei à nova jóia que vem presentear a Four pelos 5 anos de serviços bem prestados.
Cassete Shimano XTR CS-M970 11-32,alterado para 12-32,8 carretos mais espaçador alu (6 gr.) e lockring 12d Token 9gr.

Perdi algum tempo também a refazer as guias Nokon e poupei uns 10gr,mas em breve se conseguir um bom preço talvez opte pelos Mini I-Link da Alligator.

Para já...reafinações,quando se desmonta tudo,tudo tem de voltar à perfeição que tinha antes,e isso demora tempo :)
 

RTC

Super Moderador
Um excelente upgrade, na minha opinião. Discutível para muitos, mas sendo eu um utilizador de cassetes XTR, a sua relação durabilidade/peso acaba por atenuar muito o preço que se dá por elas.
 

Nozes

Active Member
Uma cassete nova pede uma corrente nova:



Yaban SFL-901 DHA



253 gramas com os 110 elos de origem...





E 232 sem estes 4,ficando com os 106 necessários para a minha transmissão.

Apanhei uma boa promoção naquela loja com nome de Peugeout desportivo :) e comprei logo 3 correntes iguais. Já o disse antes,tendo já usado SRAM e Shimano,estas YBN parecem-me o melhor compromisso entre peso,durabilidade e funcionamento.E preço,aproveitando estas promoções ;)
Quem estiver curioso quanto aquela coisa da "auto-lubrificação",esqueça isso...e ponha óleo,como nas outras correntes.


Ali atrás referi que ando a magicar mudanças nas guias de mudanças,e enquanto os Alligator mini I-Link pareciam ser a opção a tomar,uma noite queimei as pestanas até altas horas da madrugada e acabei por descobrir isto:

ngtpblack.jpg


Diz que são tão leves como os Mini I-Links,graças à espiral em alumínio,e mais não sei quê...os preços rondam os 20€ online,há que experimentar.
Conto perder com esta mudança talvez uns estonteantes 20gr :D

Há sempre algum sítio para emagrecer sem compromissos...e não me admirava se um destes dias me aparecessem só 9,5kg na balança (calma,nada de novidades obscuras a caminho!). :desconfiado:
 
Last edited:

Marreiros

Active Member
Comprei uma YBN dourada em 2009 e foi a pior corrente que já tive. Era outro modelo mas aquilo era mesmo má demais. Em conjunto com a cassete em Ti que tive então... Para usar a cassete de Ti na altura tive de meter uma corrente XTR. Só gastei a YBN quando meti uma cassete XT.

Interessantes essas espirais. :)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu já usei uma Yaban igual a essa mas de 10v. Isso do self lubrication é mesmo para esquecer.
É muito parecida, para não dizer igual, à KMC. São as melhores correntes que já tive. E têm elos rápidos como deve ser, não é como as Shimano que não têm ou os powerlinks da Sram que mais depressa tiro a corrente com a chave do que pelo powerlink.
 

Radonbiker

New Member
Boas Nozes
Também tenho um kit desses de espirais e cabos para montar. Já montaste isso? Tens feedback?
No meu caso não devo ganhar tanto peso como tu pois o meu pecado negro tem a passagem de cabos interna e leva muito pouca espiral!
Depois diz aqui como ficou1
Cumps
Ricardo Jesus
 

Phalhas

New Member
Boas.

Essas espirais são fixes mas cuidado ao fazerem as curvas pois partem e dobram facilmente...

De resto iguais às outras.

Abraços
Rui
 

Nozes

Active Member
Boas!

Já uso estas correntes YBN há 3 anos,sem o mínimo problema.Nenhuma partida ou dobrada,nem gasta prematuramente. Sim,eu sou aquele gajo que pedala mais em rotação que em esforço,e possui uma certa "finesse" a meter mudanças,ganha em largos anos a usar material fraco que só trabalhava usando amor e carinho :) ,mas também sou aquele que não se poupa aos lamaçais ou a andamentos em que não se pode ter pena do material.

Quanto às espirais,ainda não as comprei,mas está para breve.Se achar que os cabos não deslizam como deviam,talvez procure uns cabos Shimano com revestimento de teflon,mas não deve haver problema.Obrigado Phalhas pela chamada à atenção,também vi a foto de uma espiral destas danificada no Weighweenies.starbike,vou ter cuidado na montagem. Penso que o meu quadro não é problemático em termos de curvas apertadas,vamos ver.

A quem me mandou PM,as minhas desculpas mas parece que a caixa estava cheia...e foi esvaziada há pouco ;)
 

essence_s

New Member
Essas espirais têm realmente bom aspecto, mas será que se aguentam á bronca?
Ao serem de aluminio, n apanham a ferrugem que as convencionais costumam apanhar no inverno...mas...as outras já esticam do revestimento ao fazerem o batente, será que com estas n vai acontecer isso muito mais cedo?
 
Top