Kona Four Deluxe 9,77kg

Nozes

Active Member
Olá malta!

Há por aí alguém que tenha utilizado uma Magura Durin igual à minha (2010) e uma mais recente (2012)?
Pelo que percebi das diferenças,apenas o sistema de lubrificação é diferente,certo?

Tenho em vista um bom negócio,e pelas minhas contas a poupança de peso rondaria os 70gr ,mas gosto tanto da minha Durin que ainda estou de pé atrás...
 

Nozes

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Sim,é aí que está a principal diferença,o sistema de lubrificação passou a ser massa consistente em vez do óleo que de vez em quando "babava" um pouco,o que a mim não me afecta nada...a minha questão é se as novas serão tão sensíveis como as nossas,mesmo por causa disso.
 

Xrockyman

New Member
Pois, também já pensei nisso. Gosto muito do trabalhar da minha, apesar de se babar e aquilo ficar tudo sujo facilmente, quando desmonto para pôr óleo nunca vi nenhuma sujidade lá dentro. O restante óleo que esta dentro da jarras está sempre limpinho.
 
tenho uma magura igual a tua na bike do meu pai, e eu tenho uma magura das mais recentes, as tais que usam massa em vez de oleo.
e opiniao pessoal acho que a "antiga" tem mais sensibilidade no inicio do curso que esta que eu uso na bianchi.
em pequenas irregularidades chega a ser desagradavel.
 

nogueira.nuno

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Pois, o babar pode ser mau mas é sinal que esta a lubrificar, a massa duvido que tenha a mesma eficácia!

Ainda não vi nenhuma de 2012 aberta mas a massa não será só entre o Seal superior?
 

Nozes

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Também ainda não vi nenhuma aberta,mas tal como a do Xrockyman,a minha quando foi aberta (e foi só uma vez ainda),estava como nova,foi só levar a pequena dose do óleo de lubrificação e já está...
Suponho que a marca se cansou de ouvir as queixas das "babadelas" e optou pela massa consistente,mesmo que a Durin tenha perdido um pouco da sua sensibilidade.
No meu caso,não troco aquele trabalhar espectacular por nada,e estou decidido a ficar com esta Durin o tempo que ela quizer ficar comigo :)

Obrigado pelas opiniões! :yeah:
 

Jepas

Super Moderador
red46,

a principal diferença,o sistema de lubrificação passou a ser massa consistente em vez do óleo

Lubrificação feita através de massa consistente (localizada abaixo dos retentores), entre as pernas e as baínhas.

vê-se o mecanico a retirar óleo da Durin. Do que será?

É o óleo de amortecimento que está dentro do sistema de amortecimento de todas as suspensões que trabalham com óleo.

Aqui discute-se o tipo de lubrificação massa VS óleo, não o tipo de óleo usado no amortecimento.
 

nogueira.nuno

Active Member
Pois Jepas, era o que eu dizia e pensava. Ainda bem que confirmas.

Bolas, então as minhas já são super hiper evoluídas :)

Meto sempre massa nessa zona ou misturo com o óleo na esponja para durar mais. Além de que sempre que ando e lubrifico obrigatoriamente quase tudo é sempre um dos pontos que meto sempre um pouco de óleo(pernas junto ao Seal).
 

Nozes

Active Member
Eu os "cuidados" que tenho com a suspensão é basicamente limpar algum excesso de sujidade que se tenha acumulado,e aplicar um pouco de spray de silicone (aquele do tablier do carro!) e tenho a suspensão pronta para trabalhar como nova,ou melhor.
Ainda só foi aberta uma vez,e só levou mais óleo de lubrificação (são 5cc,se não estou em erro),e quando deixar de lubrificar sei que é hora de levar mais,não há nada mais simples.

Como disse lá atrás,tenho a possibilidade de arranjar uma Durin 2012 nova por um excelente preço,e se fiz bem as contas poupava uns interessantes 70 gramas,mas a tal alteração do sistema de lubrificação deixa-me de pé atrás,porque receio perder aquela sensibilidade que até agora só tinha experimentado em (boas) suspensões de molas.

Ainda esta tarde fiz os 30km do passeio Rota do Javali (Tremês,Santarém) e é naqueles singletracks retorcidos e cheios de suprpresas que mais se consegue apreciar uma suspensão que amortece tudo e mantêm a roda apontada para onde queremos mesmo em situações "cabeludas". A facilidade com que se afina,se mantém e se utiliza fazem dela a melhor suspensão que já utilizei.



Esta foi na Malveira no passado dia 12,"kaganda" empeno eu levei,depois de bastante tempo sem andar praticamente nada fui fazer 52km no impiedoso terreno do Oeste...belos trilhos e vistas,mas este foi daqueles passeios em que no final se fica com a impressão que se subiu bem mais que desceu :)

Boas pedaladas!
 

essence_s

New Member
Nessa foto tinha a suspensão sem stickers, mandaste fazer uns novos ou anda assim?
Tambem acho que a suspensão tem 1 trabalhar muito bom, tenho uma fox com uma porrada de anos e há uns meses adquiri uma "prima da tua" e estou super contente com ela!
 

Nozes

Active Member
A suspensão anda sem o autocolante da perna esquerda,que já se estava a descolar,e eu arranquei o resto. O do lado direito continua lá.
De facto é o ponto mais fraco destas suspensões,imagino que quem lave a bike à pressão não tenha tardado muito a arrancá-los...Já pensei em encomendar uns novos a um dos especialistas da matéria,um dia destes...

Já agora,para quando um tópico com a tua bike? ;) Acho que falo por mais que um dos frequentadores aqui do cantinho quando digo que estamos curiosos por ver a bike de alguém tão atento ao "movimento"...
 

essence_s

New Member
Pois, a minha só tem o autocolante da marca na perna direita e o da ponteira da perna esquerda, já vinha assim , mas gosto!
Quanto ao topico com a minha bike...vergonhosamente acho que ainda n cumpre os requisitos para aqui estar e vou-lhe dando uns toques conforme as possibilidades, talvez um dia, quem sabe...
 

Nozes

Active Member
Ahh,o Outono...



Ás vezes tem mesmo de ser!

Estes dias de melancolia dão vontade de...tirar peso à bike,por exemplo,e então já está ali uma cassete XTR (comprada ao preço da "uva mijona") pronta para ser montada. Mas deixem lá passar a lama pior primeiro :)

Em breve também,a desmantelação do quadro para necessitada lubrificação e inspecção,e quem sabe,para pesar o dito cujo e relevar por fim o segredo que nem eu sei!

E ainda...



Guarda lama Mucky Nutz réplica caseira "Mucky Nozes",18gr e bastante menos lama no nariz :D
 

tinric

Super Moderador
Epah essa do guarda lama... é que é uma boa ideia...

por dois ou 3 motivos, mas principalmente pelo kilo de terra que tenho sempre que tirar do "funil" do tubo da suspensão :)


Boa ideia... já vou arranjar um bocadinho de pvc branquinho ou assim para fazer o mesmo :) eheheh
 
Sem dúvida uma solução interessante!
Tenho um guarda lamas que prende no buraco do tubo da suspensão, o problema é que a lama cai em grandes quantidades para cima das bainhas e acumula-se à volta destas. Por esta razão, opto por não utilizar... a solução que demonstras não levanta esse problema.
 
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