Kona Four Deluxe 9,77kg

As espirais Niro não são fracas por causa do calor. As minhas faleceram debaixo de chuva... são más no verão e no inverno. Tinha tido problemas apenas no desviador da frente, ainda pensei que pudesse estar relacionado com a maior força exercida pela mola do meu desviador Sram Red, mas a tua foto é do desviador traseiro...
Cheguei a ponderar a compra das Quaxar, mas como ainda tinha bem presente o que tinha passado com as Niro, optei por montar as Jagwire que nunca me tinham deixado mal. Há umas semanas coloquei umas xtr que ficaram muito baratas e dificilmente comprometerão. Pesam é mais do dobro dessas...

Quantos kms fizeste com os pedais?
 

Rui Marçal

New Member
LOL...

Rio-me contigo de manhã, quando andámos (não de mão dada mas sim pelos melhores singles da região, lol) e agora quando leio este tópico...

Quanto aos punhos e com já te tinha dito, experimenta com fita isoladora, uma volta ou duas e põe o punho. Com os meus Hi-temp de 11grs, na altura resultou perfeitamente, o problema é que adicionei mais 10 grs de fita isoladora, lol...Por isso, ter punhos leves por vezes saem pesados.

O mais radical é meteres uma abraçadeira plástica a apertar uma parte do punho. Não sai de certeza.

Antes de trocares a espiral, espreita se tens o drop out bem alinhado...O meu empenou no outro dia sem ter alguma queda, deve ter sido do esforço...lol...
 

Nozes

Active Member
Boas,

Lux,os pedais têem um ano e meio,o que dá cerca de 2000 e tal kms nesta bike.
Quanto às espirais,o problema na secção da foto foi um pau que se meteu ali e dobrou um pouco a espiral,quando tirei a foto já tinha endireitado mais ou menos com as mãos. O pior é que vejo as secções mais longas da espiral a dobrarem e contorcerem-se quando reduzo mudanças (atrás),o que faz aumentar a fricção e diminuir a sensibilidade e precisão das trocas de velocidade.

thebuny e Rui,obrigado pelas dicas dos punhos,vou ver experimentar as soluções mais simples primeiro e as mais radicais a seguir,eheh :)
 
Os meus fizeram quase 2500 kms e e parece-me que não apresentam marcas tão profundas como os teus.
Eu tenho dois pares destes pedais, uns com eixo em aço e os outros com eixo em Ti. Os primeiros foram estreados com cleats shimano e notei logo umas marcas profundas para a pouca utilização que tinham. Quando vieram os de eixos em Ti já só utilizei cleats da marca dos pedais e fiquei com a nítida sensação que degastavam menos o corpo dos pedais que os cleats shimano. Penso que na altura chegamos a trocar algumas impressões sobre essa questão no meu tópico. Estou a partir do principio que usas cleats shimano...

Este é o estado em que se encontram:



Poderão até estar mais riscados que os teus, mas aparentemente as marcas não são tão profundas.

Até ver, estou muito satisfeito com os pedais, já os abri duas vezes para ver como estavam. Não tinham qualquer vestígio de àgua e a massa ainda estava verde (o que neste caso é bom :D). Lá para os 3000kms penso limpar e colocar nova massa. Nada mau para uns pedais que todos afirmavam necessitar de manutenção muito regular. Quanto a folgas, não há qualquer vestígio ;)
 

red46

Member
Boas.

Por acaso tambem andei de olho nessas espirais da Quaxar, mas na altura como tinha umas da Jagwire "novas", nem me preocupei mais com as espirais.

Quando as colocares e tiverem algum uso, deixa a opinião sobre as espirais.

Cumprimentos
 

tinric

Super Moderador
As minhas Niro nem sequer começaram a dar problema... nem lhes dei hipótese... quando ao reduzir mudanças (atrás) via o que a espirais se "torciam" para conseguir puxar o cabo para uma mudança... deixa lá isso... há gramas que se podem tirar, mas há outras que "não valem a pena" ... é o caso destas no meu ver.
 

Nozes

Active Member
Uma muito rápida actualização apenas para dizer que acabei de montar as espirais Quaxar e as primeiras sensações "estáticas" são muito boas,a rigidez é muito superior às Niro Glide.
O teste no terreno fica para amanhã ou depois,assim que o S.Pedro acabe de regar o jardim.
 

Nozes

Active Member
Fez há uns dias 3 anos que a minha bike veio parar aqui a esta secção do forum.
Na altura com 9,96kg,parecia ter chegado a um limite apenas ultrapassável recorrendo a soluções limitadoras e/ou material exótico com preços e "pedigree" que iriam desvirtuar o sentido do projecto. Como já disse anteriormente,esta é uma bike "da classe operária" e não da "burguesia".

Mas,como temos podido ver,os limites são para ser empurrados. O mercado de material para bicicletas está em constante evolução,e de vez em quando lá aparece algo que "encaixa" bem no meu puzzle. Ter uma bicicleta leve,fiável e adaptada às minhas características de condução e até à minha personalidade é possível.

Assim,aqui estou 3 anos depois com a mesma bike com 9,490kg,e posso dizê-lo com toda a segurança,sem um milímetro de desvantagens em relação à montagem de Outubro de 2010. É claro que só quem está bem "afundado" na luta contra o peso percebe o quanto vale meio-quilo numa bike destas,para todos os outros é um valor ridículo. Se 9,5kg não parece nada do outro mundo,talvez se pensarmos que trocando este quadro por um normalíssimo de carbono com 1100gr como tantos existem por aí conseguiríamos uma bike sub 8kg aí consigam ter a noção mais aproximada. E isto com pedaleira de 3 pratos,guiador de 685mm,travões de downhill...

Mas a malta gosta mesmo é de fotos!



Válvulas em alumínio Superstar,menos 7 gramas em relação às NoTubes




Schwalbe Furious Fred Pacestar Tubeless Ready 2.0

O pneu que faltava! As letras verdes significam que é de um lote específico para a Cannondale,e que se encontra numa certa loja online a 23€. Como é que se pode recusar uma oferta destas? :)

Já por mais que uma vez expliquei o porquê,como e onde de usar pneus destes (anteriormente o Maxxis Flyweight 330),e sinceramente esperava usar este pneu mais vezes este Outono,mas tem chovido mais do que esperava e o terreno que pelas minhas contas devia estar lavado da gravilha e ligeiramente macio para permitir tracção máxima está já ensopado e com lama em muitos dos sítios onde costumo andar. É pena...mas quando puder não perderei a oportunidade de o usar.

Quem é que quer uma lista actualizada dos componentes :?:

Quadro - Kona Four Deluxe 2008,parafusos titânio
Suspensão - Magura Durin MD100R 2010,sem DLO
Caixa de direcção - Crank Brothers Cobalt XC,aranha KCNC,tampa e parafuso alumínio
Avanço - Race Face Turbine 90mmx0º 31.8,4 parafusos titânio
Guiador - OnOff Carbono 0.5 low rise,cortado a 685mm
Punhos - Bontrager XXX Lite
Espigão selim - Funworks carbono 27.2x350mm
Aperto espigão - MtZoom 30.0
Selim - Selle Italia SLR
Travões - Formula The One 2010,pastilhas Uberbike
Discos- Quaxar,6 parafusos alumínio Trickstuff +6 parafusos titânio Nuke Proof
Manípulos mudanças - Shimano XT M760,sem OGD
Espirais - Quaxar plástico
Cabos - Shimano
Desviador frente - Shimano XTR M901,parafuso titânio
Desviador trás - Shimano XTR M972GS Shadow
Corrente - YBN SFL 901
Cassete - Shimano CS-M970 12-32,8 velocidades+espaçador
Pedaleiro - Aerozine X12SL,pratos MSC (42)+TA (32) +Extralite (22)
Movimento pedaleiro - First Components cerâmico
Rodas - Aros NoTubes Podium MMX+Cubos A2Z+Raios Sapim CX-Ray+cabeças de raio DT Swiss 16mm
Fitas e válvulas - Notubes,válvulas Superstar alumínio
Apertos - USE Spin Stix titânio
Pneu frente - Schwalbe Rocket Ron Pacestar TLR 2.1
Pneu trás - Schwalbe Furious Fred Pacestar TLR 2.0
Liquido selante - Notubes
Suporte de bidon - Lifeline titânio
Conta kms - Sigma BC800
Protector da caixa de direcção - Speed Stuff neopreno





Será que as bikes 26" morreram mesmo? :hmmm:
 

RTC

Super Moderador
Claro que não morreram!

Com muita pena minha, a minha Gary Fisher Procaliber que te acompanhou na Rota do Javali entregou a alma ao criador. Estava convencido que iria durar a vida inteira, depois de tudo por que passou.
Falo nisto porque revejo na tua Four Deluxe o mesmo amor que eu vejo na minha GF (um quadro com conceito semelhante) e que apesar de ser quadro de 2007, FS de aluminio com 2700gr, tinha uma condução espectacular e que me dava muito prazer a cada volta que fazia nela. Penso que saberás melhor do que ninguém que, nos dias de hoje, com 29ers, carbonos e afins, bicicletas como a tua cumprem na integra o que se espera de uma bicicleta de btt.
Aquilo que espero sinceramente é que daqui a 3 anos estejas novamente aqui a fazer uma nova actualização dessa Kona. Possivelmente com menos uns bons gramas. Acredito que isso vai acontecer. ;)
 

tinric

Super Moderador


Schwalbe Furious Fred Pacestar Tubeless Ready 2.0

O pneu que faltava! As letras verdes significam que é de um lote específico para a Cannondale,e que se encontra numa certa loja online a 23€. Como é que se pode recusar uma oferta destas? :)


AHAHAH

Vais usar 2 camaras de ar agora... ou melhor uma camara com liquido tubeless!? :D

Será que isso resiste a uma volteca aí das tuas!?
 

Rui Marçal

New Member
Por acaso, na nossa volta neste domingo, a câmara de ar era para ir para o pneu da frente, que esse sim furou, mas o líquido cumpriu com a função.

Já pilotei a Kona do Luís e posso dizer que é muito diferente da minha Scalpel. É muito mais nervosa. Para mim não dá, que para nervoso chego eu. Agora nas mãos aqui do Luis aquilo faz magia.

Se as 26' estão mortas? Para mim estão muito longe disso...
 

Nozes

Active Member
Boas,

René,os meus pêsames pela tua Procaliber,é pena vê-la ir assim,mas ficam as memórias dos bons momentos que passaste com ela. Para mim ter uma bike guardada e não lhe dar uso é bem pior que usá-la e estragar qualquer coisa.
O tempo dirá onde poderá chegar esta bike,enquanto me divertir assim tanto a andar nela e a projectar as evoluções vai certamente continuar a ser usada para aquilo que foi construída,andar no mato sem medos :)

tinric,se calhar nunca reparaste que o Furious Fred não é mais que um Rocket Ron (ou um Racing Ralph) quase sem rasto. A tela e a borracha são iguais para todos estes pneus,e no caso do FF o peso é tão baixo simplesmente porque tem o piso reduzido ao mínimo. Ou seja,as laterais são tão fortes (ou melhor,fracas) como os outros.
Dito isto,andar na zona que conheceste na volta endureira é arriscar,mas para o terreno mais perto de minha casa (uns kms mais a Sul) não tem o mínimo problema em termos de cortes,não há aqui quase pedra nenhuma. O que tenho agora é barro,mesmo...

Rui,não esqueças que a minha bike é um pouco pequena para ti,e acho que o que contribuíu para a achares nervosa foi o peso das rodas,é uma diferença grande para as da tua Scalpel. Um dia destes experimentas outra vez,talvez com este guiador mais largo tenhas outra opinião.

Acerca da morte anunciada das 26",o que é certo é que se elas morrerem,não foi certamente culpa nossa. A indústria descobriu nas mudanças de tamanhos de rodas uma galinha dos ovos de ouro,e na ânsia do lucro deixaram de ouvir o comprador e os seus desejos para nos venderem exclusivamente aquilo que querem.
Acompanho o mercado deste desporto desde o início dos anos 90 e nunca tinha visto algo semelhante. Talvez tenha sido o sinal que o nosso desporto entrou na idade madura,mas seja como for não tenho gostado de ver que nos façam de parvos.
Costumo explicar isto desta maneira: "Comprem as nossas 29! São boas para tudo e para todos! O quê? Não querem 29?? Então lixam-se,também não vão ter mais 26! Comprem as nossas 27,5 e é se querem!"

Quanto tempo faltará para o sub 9? :rolleyes:
 

red46

Member
Boas.

Nozes, e passado "algum" tempo, qual é a tua opinião sobre as espirais Quaxar?

Parabens pelos 3 anos nesta secção. Que venham mais 3 anos e sempre tentando baixar o peso ;)

Cumprimentos
 
Para que usas o saca rolhas? Para tirar os picos dos pneus?

Próxima semana de manhã a ver se tens uma aberta para mostrar os lamaçais de Santarém, prometo que se for de 29 levo um furious fred atrás!!!

;)
 

Rui Marçal

New Member
Boas Jorge (Mecânico),

Pode ser que a malta dê por aí umas pedaladas com o Nozes. Tenho aqui um track ali para o PNSAC que é uma delícia, ou então não. Temos por aqui no jardim uns singles menos afamados mas alto nível, os singles do Javali...

Sabes, tanto eu como o Nozes não gostamos de gastar pneus por alcatrão ou estradão, não gostamos de muito de palavras acabadas em "ão", como cão, lol...
 

Nozes

Active Member
red,obrigado ;)
Quanto às espirais,ainda andei pouco,mas já deu para ver que são muito melhores que as Niro. A sensibilidade e rigidez é semelhante a outras espirais normais,e por enquanto o atrito também não é superior. Eu vou reportando :)

Mecanico,o saca rolhas serve para abrir os batidos de recuperação :p
A semana está então combinadíssimo,já não há aqui lama porque a malta da maratona do Festibike levou-a toda agarrada às rodas :D Agora a sério,há imensos sítios bons para andar sem chafurdar,já tenho 3 voltas estudadas. Traz lá esse Furious Fred,e fazemos um teste de tracção 29 vs 26 ;)
 
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