Kona Four Deluxe 9,77kg

tinric

Super Moderador
lol

Também comprei um kit desses de parafusos de alu para os discos... mas meti-os nos sítios das grades de bidon e assim... 3 em 6 ainda vá... mas eu gosto muito de travar e abusar da travagem... :) aí não arrisco...

Mas isso sou eu que já me consegui curar da doença... :)
Uma vez infectados, nunca mais tiramos o vírus, mas o antibiótico é muito forte e eficaz... chama-se "bikes maiores" ... como tu lhe chamas... por vezes passa-me pela cabeça duplicar (quase) o peso da BlackSin... mas aí sim... tenho que tomar calmantes para me conseguir conter... pois como não dá para tudo... temos que ir com calma... com muita calma :)

abraços leves :)
 

Nozes

Active Member


O que há num guiador e avanço diferente?

Várias coisas,na verdade.

Desde sempre nesta bike tive avanços de 100mm,mesmo quando usei o guiador de 660mm (ControlTech). Agora que cismei em passar para um guiador com 680mm,vi-me na necessidade de alterar o comprimento do avanço para 90mm,e mais que a largura do guiador,é o que me pareceu mais "estranho" nas 2 voltas que dei até agora.
Estranho porque não é melhor nem pior,apenas diferente. A ideia do guiador mais largo era principalmente para mais estabilidade a alta velocidade,e isso parece ter sido atingido. Faltam ainda mais kms para tirar mais conclusões. Poderei por exemplo se me ver prejudicado a subir,cortar o guiador a 660mm e voltar ao avanço 100mm...são ideias a ponderar.

Depois há outros factores: A rigidez parece menor que com o anterior conjunto. O guiador é maior,logo faz mais alavanca no avanço. Até agora só parado e a forçar o guiador é que tenho essa sensação,mas mais uma vez com mais kms e uns trilhos "tira-teimas" as conclusões aparecem mais claras. Sim,um avanço mais rígido pode ser equacionado,mas não vou dar 100€ por um Syntace,que é a resposta obvia. Mais uma vez,se me sentir prejudicado,volto atrás,ou experimento outras soluções.

O ângulo da inclinação do guiador também já mereceu experimentação,e penso ter chegado a um bom compromisso. Mais que o comprimento do avanço,isso sim fez imensa diferença,quem não se sente bem com a sua posição de condução tente rodar o guiador uns milímetros mais para a frente ou para trás,talvez encontre aí a perfeição que procura.

A ideia de um guiador mais largo passa também por não estranhar tanto a passagem para as outras bikes em termos de posição de condução. Na bike de enduro tenho 740mm,e na de downhill 755,ambas com avanços de 50mm. Procuro principalmente tirar vantagens ao passar de umas bikes para as outras,e parece até agora ter resultado bem no uso desta. Sinto-me seguro e confiante (mesma coisa...?!) a descer e em todas as situações técnicas que exigem estabilidade,mesmo a velocidades que não serão consideradas normais para o uso de uma bicicleta de xc.

E então são 144gr de guiador,mais 96gr de avanço. Tão pouco peso a segurar tanto esforço...o material realmente evoluiu muito.




Gosto mesmo desta bike,foi o que eu sempre sonhei e muito mais!
 

red46

Member
Boas.

É certo que trocas-te de guiador "agora", mas se fosse um MT Zoom com 640 ou 660mm, ainda retiravas +/- 30grs ao guiador actual ;)

Gosto muito desta bicicleta. Continua!

Cumprimentos
 

essence_s

New Member
Ena pá, 680 na kona n será demais?!
Só n percebo porque tiveste necessidade de passar para um avanço de 90?Para tornar a frente um pouco mais nervosa para compensar a largura do guiador?
 

Nozes

Active Member
Obrigado rapaziada pelas opiniões e elogios ;)

red46,este guiador foi um bom negócio que surgiu,andei imenso tempo indeciso entre alguns guiadores: Easton EC70,Thomson,Race Face...e mais alguns que nem me lembro. Também olhei para os MT Zoom,mais precisamente o Low Riser XL (165gr em 740mm :shock: ) mas não quis investir tanto na altura.
Obviamente que o objectivo ao mudar de guiador era passar para os 680mm,e então esses modelos que sugeres estão fora de questão ;)

Pedro como o Marreiros disse,a minha Durin tem 100mm de curso. Parece ter mais porque em relação a outras suspensões a Magura tem mais baínha "a descoberto". Por acaso é comum fazerem-me essa pergunta,é apenas uma ilusão óptica :)

Rui,seria um prazer ver-te fazer um test-drive para tirares umas conclusões esclarecidas. De certeza que com os teus watts irias sentir falta de rigidez nos cranks,a suspensão iria bombear,os discos iriam roçar nas pastilhas...coisas que para mim são meras visões,eheh :D
Quando passares aqui por perto,apita! ;)

essence_s 680 (ou melhor uns 684mm,que o corte não foi lá muito bem medido) não é demais para o que eu preciso,que é mais estabilidade em situações "cabeludas" de alta velocidade,mais alavanca ao pedalar em pé,e a tal menor diferença ao passar da Four para a Trek Remedy ou para a Session.
A utilização do avanço mais curto é exactamente para compensar o "crescimento" do guiador,se não o fizesse iria ficar com a direcção muito lenta (e já não é das mais rápidas),e colocaria o meu peso demasiado sobre a frente.
Ainda me faltam os tais testes nos trilhos mais exigentes aqui da minha zona,mas para já estou mais apreensivo sobre a rigidez do conjunto,pois a posição,estabilidade e maneabilidade parecem ser o que eu procurava.

E a fotozinha ilustradora do "factor S",o sorriso que tem acompanhado a utilização desta bike durante a larga maioria do tempo de utilização!

1qrv.jpg


Aqui num passeio de All Mountain em Porto de Mós,em 2009...bolas,já passou assim tanto tempo?? :)

Boas pedaladas!
 

TeZz

New Member
nozes, thread espectacular, deu uma optima leitura , e grande build que realizaste , parabens, a tua bike é das minhas perferidas do forum, e considero-te um modelo a seguir
tambem ando com dilemas com o guiador, passei de 670 para 620 a pensar que era uma grande ideia, a primeira x no mato fiz logo:fpalm:.. estou a pensar agora meter um de 700 mm com um avanço de 50mm

ja agora, isso é um kenda small block 8 em 2.1 que tens atras nao é? tenho um setup parecido na minha, mas detestei o small block a descer nao me da confiança nenhuma, e senti imensa falta de um pneu maior como o da frente, como tu sentes isso na tua?
grande abraço
 

tinric

Super Moderador
... como o Marreiros disse,a minha Durin tem 100mm de curso. Parece ter mais porque em relação a outras suspensões a Magura tem mais baínha "a descoberto". Por acaso é comum fazerem-me essa pergunta,é apenas uma ilusão óptica :)


Além disso ainda há outra coisa que um colega no outro dia alertava quando postei esta foto



As jarras das Durin Race são mais baixas que as "outras" ... fica realmente mais bainha a descoberto.

Na altura que tirei esta foto dei-me ao trabalho de ir medir... e sim, já não me lembro se a Reba tinha 2 ou 3 cm de jarra a mais que a Durin...

verdade é que quase dizia que a Durin faz realmente 100mm de curso ao contrário de muitas outras :)



E mais, para ti, Nozes... só te digo que a minha "carreira" daquilo que um dia disseste que "sempre me viste" ... :D voltou em força... e que força... :D

A doença do peso está controlada... ou pelo menos uns furos acima :)
 

Nozes

Active Member
Boas!

TeZz,obrigado :)
O comprimento do guiador e respectivo avanço depende de muitos factores,tanto os teus como os da bike. Um avanço de 50mm para xc é muito curto e é capaz de te prejudicar mais do que ajudar,em tudo o que não seja descer. Para a larga maioria do pessoal,em bikes xc de 26",acho que não há necessidade de guiadores com mais de 660mm,e avanços com menos de 80mm. Que avanço usas agora?

Quanto ao pneu,o meu SB8 é 1.95 (a largura real é muito semelhante ao 2.1). É um pneu para andar depressa e travar pouco :) Agora a sério,a aderência em travagem é sem dúvida o pior destes pneus,ainda por cima gastos. Não é para toda a gente,e com toda a certeza não é para quem tem medo de travar forte com o travão da frente. O meu está nas últimas,mas continuo a gostar bastante dele principalmente em pisos pedregosos. Como não tem pitons altos que possam dobrar,adere muito bem às pedras e é muito previsível.

tinric,a sério que não me lembro ao certo do que falas,mas se é bike nova daquelas que não gostavas e nunca te iam apanhar numa,tens de vir dar uma volta aqui perto em breve ;)
 

miguelcarromeu

Active Member
Boas

Não me sentiria bem comigo próprio se não passasse, eventualmente, por aqui, para dizer que acompanho este tópico há muito tempo e quem sido uma fonte de inspiração para aquilo que gostava que fosse a minha bicicleta, um dia. Adoro a forma como este foi evoluindo e a forma como sempre foi colocada imensa informação à disposição dos "transeuntes". Eu tenho aprendido imenso aqui; obrigado.

Abraço e boas pedaladas.
 

Nozes

Active Member
Obrigado eu Miguel pelo elogio e pelas visitas. Saber que estou a contribuir para que alguém melhore a sua experiência neste desporto e se divirta mais um pouco a andar de bike é para mim a maior satisfação.


Falemos hoje de avanços:

Dei um brutal avanço numa subida a um colega com uma bike mais pesada...ahhh,não,não é nada disso :desconfiado:

Como já tinha referido antes,com a mudança para o guiador mais largo,notei uma diminuição na rigidez do conjunto avanço-guiador. Já fiz mais uns kms a tentar perceber até que ponto me prejudica na condução,e cheguei à natural conclusão que só em esforços maiores é que noto o problema. Falo de pequenos drops,aterragem de saltos ou curvas a forçar a trajectória (com bermas e tal). Como é raro pedalar em pé não noto tanto a influência no efeito alavanca,mas será normal que venha a encontrar também esse problema.

E como o primeiro passo para a resolução de um problema é admitir que temos um problema :hmmm: ,passemos à fase seguinte,que é encontrar um substituto para o KCNC. Que seja mais rígido,mas também leve...e não muito caro. Pois,eu quero tudo.

Vasculhando a internet e meia dúzia de revistas cheguei à conclusão que não posso ter tudo :)
Como já tinha referido anteriormente,a solução "normal" para este problema seria um avanço Syntace... Hei!!! A minha bike não é normal :p ,e 109€ por um F109 estão fora de questão.

De toda uma panóplia de opções mais ou menos válidas,emergiram então estes dois finalistas:

product_412637_15463.jpg


Syncros FL 1.5 90mm (125gr) 41€ online


TK_Slide8.jpg


Race Face Turbine 90mm (135gr) 79€ online

Amobos podem ser aligeirados com parafusos de titânio,de resto são opções muito diferentes. O Syncros é mais barato,mais leve,e pelo que tenho lido é rígido q.b...
...o Race Face é qualquer coisa de pornográfico à vista,uma verdadeira jóia,muito rígido segundo as críticas,feito por uma marca que eu admiro muito,mas caro e custa bastante acrescentar 40gr à bike assim de "estalo".

Ainda hoje tomo a decisão final.

O que acham vocês? :)
 

mlouro

New Member
Em estética o RF dá 15-0 no Syncros, mas custa quase o dobro.. díficil, mas a haver disponibilidade, ia para o RF, até porque um avanço tá sempre à vista :)
 

RTC

Super Moderador
Assumindo que irás vender o KCNC para amortização, escolhia sem dúvida o Race Face.
Eu não me fiava é nesses 135gr (declarados) mas com parafusos de ti sempre dá para aligeirar a coisa.
 

PMAT

Member
Viva, Nozes!

Sou mais um dos visitantes do teu tópico e é a primeira vez que participo activamente nele!. :)

É um dos tópicos que mais gosto de acompanhar e se sente que quem está desse lado gosta mesmo de bikes, em particular o BTT! ;)

Uma pequena achega: se estás disposto a dar o valor pelo race face e depois ainda investir em parafusos em titânio, o valor acaba por se aproximar "perigosamente" do F109 (que já trás os parafusos em titânio)! Como diz o outro, é só fazer as contas... :cool:
 

Nozes

Active Member
E a escolha está feita e selada! :D

Obrigado ao meu colega de pedaladas mlouro que me alertou para uma imperdível promoção do RF Turbine numa loja online (64€!) e dentro de alguns dias se tudo correr bem faz aqui a sua aparição.

Uma diferença que não mencionei há pouco foi que o Turbine não tem elevação (0º),o que vai ajudar a baixar uns milímetros o guiador. Não que eu o sinta alto,nem me prejudica,mas nas subidas mais "manhosas" é sempre apreciável ter a frente baixa.

Quanto ao peso,não foge por muito do anunciado:

medium_RFTurbine90mm.JPG


A troca de parafusos para uns de titânio deve permitir uma poupança de 10gr,tenho de observar primeiro as medidas. Obrigado PMAT pelo alerta,eu faço sempre as contas ;) O Syntace até pode ser muito rígido,mas duvido que se aproxime deste Race Face.

Daqui a uns dias,uma coisa diferente aqui...um vídeo! Mantenham-se atentos ;)

EDIT:

Descobri no mesmo site o mesmo avanço com parafusos em ti-Tóino :)

medium_RFTurbine90mmTitanschrauben.JPG


Viva a internet para acabar com a ciência pouco exacta da adivinhação :lol:
 
Top