29er Jorbi race plus carbon 2017

Joseelias

Well-Known Member
#41
Uma forma de perceber se há alguma diferença significativa no aperto dos raios é colocar a roda a girar, e com um objecto metálico (chave allen, fendas, arame, etc.) deixar os raios tocar-lhe escutando o som. Convém manter o objecto estável para interferir o menos possível com o toque. Se houver um raio mais mal apertado o som vai ser claramente diferente. E depois de o identificar até com a mão se conseguirá perceber o mau aperto. O som dos raios do lado direito será diferente dos do lado esquerdo se os raios tiverem um comprimento diferente.

Também há a hipótese de serem os pedais. Ou um elo da corrente que está preso (tens aí uma foto bem enlameada :)) e que ao passar pelo desviador não dobra e faz o este ressaltar e estalar. Aí convém dobrar cada elo da corrente manualmente para o descobrir. Ainda podes ter um dente da pedaleira torto ou com uma rebarba que faz a corrente encaixar mal e ressaltar. Pode ser de tantas coisas e muitas delas nada óbvias... Todos este exemplos e outros já me aconteceram ao longo dos anos.
 

edununo

Well-Known Member
#43
Todos nós gostamos de ter as bikes silenciosas mas não é fácil. Levam uma vida dura. A minha também está a fazer uns ruídos metálicos vindos da roda de trás. Sei que são os raios. Só se nota um pouco em esforço. Quando tiver tempo levo a roda ao mecânico.
 
#44
Todos nós gostamos de ter as bikes silenciosas mas não é fácil. Levam uma vida dura. A minha também está a fazer uns ruídos metálicos vindos da roda de trás. Sei que são os raios. Só se nota um pouco em esforço. Quando tiver tempo levo a roda ao mecânico.
Mas como estava nao podia continuar, ja tinha medo de estar a "esforçar" algo.

Qual é a massa ou produto que se aplica no espigao? O quadro é de carbono, o espigão de aluminio.
 
#45
bOAS!
Geralmente mete-se massa de carbono(qq loja de bikes deverá ter).Mesmo sendo o espigão de aluminio criará na mesma maior fricção.
Cumps
 
#46
Bom dia,
Tive a mesma experiência mas com a de estrada, nova e cheia de barulhos.
-1 barulho metálico vinha do avanço( depois de desmontado e colocado massa nunca mais fez)
-1 barulho metálico do espigao(apesar de ser quadro é espigao em carbono tem que levar uma massa própria, nunca mais fez barulho)
-1 barulho roda de trás quando aplicava muita força(roda no limite do peso máximo do atleta, e quando aplicava muita força a roda devia torcer um bocado e os raios roçam uns nos outros, foi dado mais um aperto nos raios e lubrificada a cabeça dos raios, nunca mais fez barulho)
 
#47
Bom dia,
Tive a mesma experiência mas com a de estrada, nova e cheia de barulhos.
-1 barulho metálico vinha do avanço( depois de desmontado e colocado massa nunca mais fez)
-1 barulho metálico do espigao(apesar de ser quadro é espigao em carbono tem que levar uma massa própria, nunca mais fez barulho)
-1 barulho roda de trás quando aplicava muita força(roda no limite do peso máximo do atleta, e quando aplicava muita força a roda devia torcer um bocado e os raios roçam uns nos outros, foi dado mais um aperto nos raios e lubrificada a cabeça dos raios, nunca mais fez barulho)
Obrigado,
Vou aproveitar o problema, e vou lubrificar todos esses pontos, mas o barulho vem mesmo da pedaleira... mas supostamente o mecanico disse-me que tinha retirado tudo e lubrificado... e a verdade é q nos primeiros minutos nao ouvi nada... mas agora está igual ou pior.... voltei la com a bicicleta, disse me q poderia ser dos rolamentos da pedaleira... ate pode ser mas se for vai para a marca... 6 meses de uso e ja a levar peças... Aguardo pelo novo diagnostico...
 
#48
bOAS!
A lubrificação não ficará muito cara,e é conveniente fazer para manter os rolamentos em forma :) e mais duráveis.
Normalmente o que costuma desgastar mais é a lavagem com pressão e uso de productos desengordurantes/limpeza sobre essas zonas de rolamentos e etc.Convém alguma atenção na altura das lavagens ;)

Cumps
 
#49
Nao duvido que tenha cometido alguns erros na lavagem no inicio. Tento ter mais cuidado.
Mas por exemplo, na lavagem da cassete utilizo o liquido chain cleaner da morgan blue, aquilo é de borrifar, impossivel nao ir nada para os rolamentos da roda traseira...
 
#50
Quando é mesmo para lavar a K7/ transmissão.. desmonto-a e limpo com petroleo. A corrente idem...
depois relubrifico a corrente. Não se mete oleo na k7!!! é um erro crasso.
 
#52
Segundo o mecânico, o problema era do press fit da pedaleira, primeiro trocou os rolamentos e o barulho manteve se. Depois trocou tudo e o barulho desapareceu. Segundo ele, o fato de ser em aluminio tb nao ajuda. Como tem 6 meses vou galar com a marca.
 
#53
Finalmente tive tempo (€€) para trocar os travões que vinham de origem, troquei por uns xt, hoje fui dar uma volta com ela, que diferenca.... dava por mim quase a cair pq estava a travar demais... vicio dos antigos...

Agora tratar do barulho do press fit e fica perfeita :)
 
#54