29er Jorbi race plus carbon 2017

fabio viana

Well-Known Member
#22
Tens na Probike os XT m8000 por: 185€ o par sem discos

Mas também tens os SLX M675 por 150€ já com discos icetech, apesar de os travões trazerem pastilhas normais mas nada que depois não se mude :)
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#23
Tens na Probike os XT m8000 por: 185€ o par sem discos

Mas também tens os SLX M675 por 150€ já com discos icetech, apesar de os travões trazerem pastilhas normais mas nada que depois não se mude :)
Muito bom.... tenho ezsse modelo de travões na minha 26''. potentissimos ( com discos Ice-tech SLX, mas com pastilhas de resina normais), muito melhores que os MAGURA MT4 que equipam a minha F29
 
#26
J kit, é que a manete vem desconectada da mangueira.
J-KIT (Junction-Kit) brake version : Brake comes with lever unconnected to the hose, that allow to fix more easily the brake on a frame with hose routing integrated and it makes it easier to shorten hose to the correct length on your bike.
However, the brake is already bleeded.
Mas isso quer dizer que se os meus atuais travoes não tiverem esse sistema, tenho que alterar toda a cablagem interna? Ou independentemente disso tenho sempre que colocar nova cablagem?
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#27
Tens de meter a Mangueira que vem com os travões novos.. tiras os velhos (TUDO), metes TUDO novo.... é substituição integral do sistema de travagem, só não precisas de mexer nos discos....
 
#29
Boas podes dar o Feedback das rodas raceon estou em negócio com umas mas o modelo acima as mx 9.3 obrigado
Não tenho nenhuma comparação, esta é a "primeira" bicicleta que tenho, mas posso te dizer que a minha ideia em relaçao ao meu setup mudou radicalmente qd mudei os pneus, alterei dos Kenda para os Continental race king, e tudo mudou, mas mesmo assim posso estar a cometer uma injustiça tremenda pq entretanto a minha condiçao fisica também é outra... no inverno vou voltar a colocar os kenda.

Mas resumindo ate agora ( com 6 meses de uso) não tenho queixas nenhumas, o modelo que estas a equacionar é superior, os rolamentos selados sao os mesmos, mas os aros penso que sejam melhores, acredito que seja um conjunto muito equilibrado para o preço que custam.
 
#31
Tens uns Sram guide R com discos por 185euros na Rcz.
Hummm, não tenho QQ problema em comprar SRAM ou outra marca, mas por desconhecimento meu por norma vou sempre para a Shimano por estar mais familiarizado e conhecer as gamas.

Essa gama é equiparada a xt?

Obg pela opinião.
 
#33
Hoje vi na rcz os xt modelos T785 PM por cerca de 70 euros os dois.

O modelo atual, o M8000 justifica a diferença?

Tinha lá uma unidade traseira da XTR a 50 euros. Eu queria tudo em preto.

Uma duvida, trocando os travões, e uma vez que os cabos têm tamanhos diferentes, para o meu quadro, com cabos internos qual será o tamanho indicado?

É aconselhável trocar os cabos qd se troca os travões? E os discos? Os meus atuais estão novos, como sei se são compatíveis?
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
#34
Podes aproveitar os discos. O resto é tudo novo. Aliás os travões novos já vêm sangrados e tudo.
Convém saber o comprimento das mangueiras dos travões actuais. Dificilmente arranjas com o mesmo tamanho. O truque é comprar maior e depois cortar ao tamanho necessário.
 
#35
Amigos,
Este fds tive que levar mais uma vez a bicicleta a um mecânico, e mais uma vez sai com uma sensação estranha para não dizer mais nada.

O que pretendia desde o inicio era aprender o básico da manutenção da bicicleta.
Conhecem alguém ou alguma empresa que de formação?

Se alguém do fórum ds região de Lisboa que se sinta a vontade e com disponibilidade se queira aventurar... E para não haver dúvidas, formação remunerada como é óbvio

Obg e abraço.
 

Joseelias

Well-Known Member
#36
Penso que se te apoiares em vídeos na net, e com a ajuda do pessoal aqui do fórum para te esclarecer as dúvidas conseguirás fazer tudo, ou quase tudo o que necessitas para fazer manutenção à bicicleta.

Tens este canal do youtube, em espanhol, que é muitas vezes citado aqui com exemplos de mecânica quando alguém tem dúvidas sobre algo:

https://www.youtube.com/user/MundoMammoth

Mas há muito mais por onde escolher.

Eu aprendi a mexer com as bicicletas através da revista Bike Magazine e de outras revistas espanholas nos anos 90, com base em fotos e descrições escritas. Desde a montagem de componentes; abertura, manutenção afinação de cubos, até à construção de rodas a partir do zero e montagem total de bicicletas fi-lo com base nessas revistas. E o acesso a ferramentas especificas era muito limitado, fosse pela disponibilidade ou preço. Não haviam lojas online nem guerras de preços.

Com o acesso aos videos que há hoje em dia, a ajuda de fóruns como este e a ferramentas especializadas é muitíssimo mais fácil.

Claro que se houver alguém que te dê uma ajuda na prática é sempre melhor, mas não tenhas medo de pôr a mão na massa. Afinal, não estamos a falar de um caça F-16.
 
#37
Penso que se te apoiares em vídeos na net, e com a ajuda do pessoal aqui do fórum para te esclarecer as dúvidas conseguirás fazer tudo, ou quase tudo o que necessitas para fazer manutenção à bicicleta.

Tens este canal do youtube, em espanhol, que é muitas vezes citado aqui com exemplos de mecânica quando alguém tem dúvidas sobre algo:

https://www.youtube.com/user/MundoMammoth

Mas há muito mais por onde escolher.

Eu aprendi a mexer com as bicicletas através da revista Bike Magazine e de outras revistas espanholas nos anos 90, com base em fotos e descrições escritas. Desde a montagem de componentes; abertura, manutenção afinação de cubos, até à construção de rodas a partir do zero e montagem total de bicicletas fi-lo com base nessas revistas. E o acesso a ferramentas especificas era muito limitado, fosse pela disponibilidade ou preço. Não haviam lojas online nem guerras de preços.

Com o acesso aos videos que há hoje em dia, a ajuda de fóruns como este e a ferramentas especializadas é muitíssimo mais fácil.

Claro que se houver alguém que te dê uma ajuda na prática é sempre melhor, mas não tenhas medo de pôr a mão na massa. Afinal, não estamos a falar de um caça F-16.
Obg.
Vou mesmo começar a pensar nisso.
A minha bike de há uns tempos começou a fazer uns barulhos no quadro, uns sons metálicos, ou era da pedaleira ou roda traseira... como hoje ia fazer a prova de Ribamar tinha medo q fosse algo, então lá levei a bike a uma oficina.

Desmontou a pedaleira, limpou tudo e lubrificou, o mesmo na roda, hoje fui andar e nos primeiros 10 min silêncio, mas depois lá começaram aparecer os sons, mas já não tão metálicos e bem menos intensos.

Só faz barulho em esforço, mas só começou a fazer agora....tenho que ver se percebi.

Mas para tirar a pedaleira preciso de uma chave própria q não deve ser muito barata...
 

Joseelias

Well-Known Member
#38
Esses sons podem ser de imensos lados. E o pior é que te podem parecer da pedaleira e virem, por exemplo, do guiador, espigão ou de outro local.

Também ando a ouvir um "click" sempre que pedalo do lado esquerdo. Depois de apertar todos os parafusos, inclusive alavancas e pratos da pedaleira, desapareceu durante um bocado mas regressou. Cheguei à conclusão que deve de ser o movimento pedaleiro, mas ainda não tive oportunidade de tratar do assunto. Também terei que comprar um extractor de pedaleira.

Dado que mexeram na pedaleira e o ruído parou por um bocado, e pela descrição que fizeste que tem semelhanças com o meu caso pode ser do movimento e não da pedaleira. Mas dá um pequenos aperto em todos os parafusos. Nunca se sabe se não vem de outro lado.
 
#40
Frustrante é a bike ser nova ( 6 meses) é já a dar sinais :)

Mas o tecnico desmontou a pedaleira toda e disse q tinha muito "lixo" e no inicio eu tenho a noção que lavava a bicicleta de uma forma errada, inclusive virando-a ao contrario.

Mas concordo, pode ser efetivamente ser de muitos lugares, o barulho q faz hoje está muito melhor, mas ainda falta qq coisa ;)

Vi na net a escola de mecanica Cabra Montêz, alguem daqui conhece? Estou mesmo decidido em aprender um pouco.